Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    a pratica partidaria reflete as praticas e valores que o tecido social produz - nao existe uma segregaçao de 'contratos sociais' Se a sociedade e´ou tolera violencias, desrespeitos à nor ma, desigualdades,corrupçao, etc, a pratica politica que a representa espelhara este status quo Politicos saem de nossas familias, amizades e empresas para a vida 'publica'

    Responda
  2. marcos andrade moraes

    Fisicamente? MAM

    Responda
  3. ricardo fernandes

    Antes, Maia era um exemplo. Agora ele e congresso São tratados como irresponsáveis e voltados para a vinganca pueril. De onde sai isso?

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      Maia não tem a ver com a vingança pueril. MAM

  4. MARCOS BENASSI

    Seu Vinicius, eu quero ver como será nossa transição, a dos cidadãos, da imaturidade à 'adultice' no exercício da democracia e cidadania. Talvez essa situação extrema promova uma rápida 'adultescência' pública que nos leve, como conjunto social, a fazer melhores escolhas futuras, em âmbito individual e coletivo. Parece-me que é apenas assim que poderá dar pé uma liberação dessa política partidária pau-de-galinheiro, imunda de cabo a rabo, antissocial, medíocre e hipócrita.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      a pratica partidaria reflete as praticas e valores que o tecido social produz - nao existe uma segregaçao de 'contratos sociais' Se a sociedade e´ou tolera violencias, desrespeitos à nor ma, desigualdades etc, a pratica politica representativa espelhara´ este status quo Politi cos saem de nossas familias, amizades , empresas para a vida 'publica'

  5. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Pior que ele atropela e mata! É um de.linquente irresponsável!

    Responda
  6. Alan Moacir Ferraz

    Já está passando da hora medidas mais sérias contra a irresponsabilidade do presidente. Não só na questão do coronavirus. Apelos à ponderação, bom senso, diálogo tem sido inúteis. Só entenderá medidas de força. As instituições tem o caminho legal para tanto. Com a palavra o Congresso e o Judiciário. Essa irresponsabilidade levará ao colapso da economia também. Não tenham dúvidas.

    Responda
  7. Ricardo Ferreira

    Mais do que nunca, em épocas de crises é que o país precisa de seus líderes. Já é um caso pacificado que a população não pode depender do presidente, que está mais preocupado em governar para a cada vez menor e mais radical turminha que (ainda) o defende. Estamos jogados a própria sorte.

    Responda
  8. João Batista de Junior

    Concordo. Governo apenas dá mal exemplo. Equipe de saúde tem feito o possivel.

    Responda
  9. Henrique Marinho

    O Brasil não é foco da doença e nem será. A população, com seus smartphones, pode se instruir e se proteger. Esqueça esse governo. A onda passará em 3 meses e tudo volta ao normal. O pior é o subdesenvolvimento. Este sim, mata.

    Responda
  10. benjamim picado

    ainda acho que esse covid19 é o melhor cabo eleitoral de qualquer oposição que souber usá-lo bem: uma boa e organizazada documentação sobre o que certos prefeitos andaram fazendo durante essa temporada pandêmica já é mais da metade do serviço. e acho que 2022 vai pelo mesmo caminho, tanto no congresso quanto no planalto. essa pandemia vai ser muito lembrada até lá.

    Responda
  11. jane oliveira

    E entristece muito.

    Responda
  12. SIDNEY DIAS

    #bandodemaluco.com

    Responda
  13. Claudio L Rocha

    Politico que aposta no caos para se manter... Bolsonaro usa seus fanaticos e alguns evangelicos para tentar poderes de ditador, se der fecha o congresso/stf. Foi o que fez com bebiano, que o ajudou a tornar-se presidente, e faz a tantos outros, destroe , agora tenta destruir nossa democracia. Não é a toa que bolsonaro esta sem partido, e vai minando de forma estratégica as instituições que garantem o convivio democratico. Alguns sabem, mas a maioria não tem noção do que esta apoiando. Triste

    Responda
  14. Waldo Assahi

    O quadro do colunista faz sentido. Se compararmos os períodos de incremento dos casos em países europeus, pode-se dizer que entraremos em abril na casa de dezenas de milhares de contaminados. Um vírus derrubará a economia, e causará muitas mortes, enquanto nosso mito, nosso líder, fica fazendo stand-up na porta do alvorada. Isto não passará impune.

    Responda
  15. Luís Bustamante

    Artigo bastante otimista. Que assim seja

    Responda