Marcus Melo > Por que os EUA não abandonam o colégio eleitoral? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O sistema eleitoral nos EUA eh uma empulhacão. Um faz de conta para a populacão pensar que escolhe o presidente.
Não só o colégio eleitoral que está com dificuldades, mas todos os sistemas eleitorais adotados pelas democracias liberais. Um dos problemas é que a eleição virou sinônimo de democracia. Eleições são apenas uma maneira de fazer parte da democracia e certamente não é a mais importante. Eleição foi idealizada para se conhecer a vontade do povo, mas numa época em que não existiam partidos polÃticos, sufrágio universal, media comercial de massa ou Internet. Hoje isso pode ser feito em tempo real.
Por aqui , devem lutar para voltar para o Colégio Eleitoral, que foi utilizado pela ditadura, com Senador Biônico e tudo....
Eles podem ter se inspirado no sistema alemão (sacro império), com diversos principados tendo a prerrogativa de eleger o novo imperador. Não há sistema perfeito, nosso voto direto em 2 turnos por exemplo, elege sistematicamente personagens cuja caracterÃstica é serem mais divertidos que seus oponentes.
Uai, mas a culpa é do(a) eleitor(a) e não do sistema.
Na época ñ passava pela mente dos que elaboraram a constituição é o processo eleitoral que o governo iria intervir na economia, fato que anula o princÃpio da igualdade de todos perante a lei fazendo o retorno ao regime de interesses de castas e grupos especiais. Pensava-se que se escolhia por esse meio a melhor polÃtica para o paÃs. O problema nao é o colégio eleitoral, mas a filosofia que hj prevalece de favor a grupos de pressão.
Concordo contigo. Acontece que em paÃses como Cuba e China existem somente um partido polÃtico, nos Estados Unidos e Inglaterra somente dois, no Brasil existem vários, e em todos eles o poder econômico toma conta. E assim caminha a humanidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcus Melo > Por que os EUA não abandonam o colégio eleitoral? Voltar
Comente este texto