Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dea maria Kowalski

    O sistema eleitoral nos EUA eh uma empulhacão. Um faz de conta para a populacão pensar que escolhe o presidente.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Não só o colégio eleitoral que está com dificuldades, mas todos os sistemas eleitorais adotados pelas democracias liberais. Um dos problemas é que a eleição virou sinônimo de democracia. Eleições são apenas uma maneira de fazer parte da democracia e certamente não é a mais importante. Eleição foi idealizada para se conhecer a vontade do povo, mas numa época em que não existiam partidos políticos, sufrágio universal, media comercial de massa ou Internet. Hoje isso pode ser feito em tempo real.

    Responda
  3. Marcos Valério Rocha

    Por aqui , devem lutar para voltar para o Colégio Eleitoral, que foi utilizado pela ditadura, com Senador Biônico e tudo....

    Responda
  4. José Cardoso

    Eles podem ter se inspirado no sistema alemão (sacro império), com diversos principados tendo a prerrogativa de eleger o novo imperador. Não há sistema perfeito, nosso voto direto em 2 turnos por exemplo, elege sistematicamente personagens cuja característica é serem mais divertidos que seus oponentes.

    Responda
    1. fausto almeida

      Uai, mas a culpa é do(a) eleitor(a) e não do sistema.

  5. Vanderli Gomes Camorim

    Na época ñ passava pela mente dos que elaboraram a constituição é o processo eleitoral que o governo iria intervir na economia, fato que anula o princípio da igualdade de todos perante a lei fazendo o retorno ao regime de interesses de castas e grupos especiais. Pensava-se que se escolhia por esse meio a melhor política para o país. O problema nao é o colégio eleitoral, mas a filosofia que hj prevalece de favor a grupos de pressão.

    Responda
    1. fausto almeida

      Concordo contigo. Acontece que em países como Cuba e China existem somente um partido político, nos Estados Unidos e Inglaterra somente dois, no Brasil existem vários, e em todos eles o poder econômico toma conta. E assim caminha a humanidade.