Luiz Felipe Pondé > Considero o mundo contemporâneo ridículo na sua boçalidade narcísica Voltar
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Prefiro considerar que o poder,polÃtica e mercado são os donos do mundo.Quem detém um desses itens será admirada(o),bajulada(o),o que importa é poder,polÃtica e mercado. O resto é zero.
Bom, o único efeito que esta coluna causou em mim foi procurar obter mais informações (até mesmo uma literatura) sobre Pelágio. Pecado original, culpa, redenção, se redimir são tudo um verdadeiro porre!
Beto Rezende, hipocrisia sua dizer q não atacou PatrÃcia C. Mello. Depois dela dar seu depoimento em 8/3, revelando as atrocidades q sofreu, vc escreveu - Faltou PCM citar os ataques que Miriam sofreu de petistas em um aeroporto. Nenhuma linha sobre o ataque do canastrão José de Abreu a Regina Duarte. Publicar esse texto no 8 de março soa oporturismo deste jornal - acusou-a de parcialidade e de oportunismo, pois foi ela quem escreveu. Nenhuma Palavra de apoio. E me chama de mentiroso...
A imagem do ermitão transmite uma falsa ideia de poder para algumas pessoas que deduzem que se ele pode viver só eu também posso. Talvez seja por isso que a obra ´Robinson Crusoé' seja uma das mais populares de todos os tempos. Entretanto Crusoé tinha, além do Sexta-Feira, a companhia de um cachorro, dois gatos, algumas cabras e um papagaio. A verdadeira força não reside na capacidade de ser só, mas na coragem de nos abrirmos para a dor e o sofrimento dos outros e tornar-se vulnerável.
Gostei. Muito bom. Bem coerente. Saindo de um extremo perigoso e "perverso".
Você mente, Knudsen. Não ataquei PatrÃcia C Melo. DiscutI jornalismo. Afirmei que a FSP expôs a repórter ao divulgar o trecho da conversa em que ela diz para Hansa "você pode me ajudar e eu posso te ajudar " ). Isso não é ataque. É argumentação. E frisei que não estava insinuando nada em relação a PCM. Seja honesto, rapaz. Suas ilações não me atingem.
Cláudio e Ricardo, Para se discutir Agostinho e o livre arbÃtrio, há que se ter nÃvel. Não vou perder meu tempo e o dos leitores cultos com gente que lê pouco e não sabe, provavelmente, quem foi Calvino. Vocês dois são viciados em agressões. Não caio nessa. Prefiro discussões que acrescentam. Foi a formação que tive dentro de casa. Em tempo: leiam Weber. Talvez melhorem com lições do mestre alemão.
Tanto estudo para acabar defendendo misógenos e fascistóites como Pondé e Bolsonaro...
Mundo contemporâneo e o singular extrato entre a procura do 'summum bonum' e a realidade absoluta de sermos agentes do bem e do mal. Leis da vida. O mar de incertezas que nos cerca. A negociação entre nossas 'partes' coniventes com a violência, controle, subjugação, punição, discórdia e os grandes meios e recursos das dádivas da graça que de algum modo, descendem da matéria da nossa própria existência. Sei lá, parece mais triste que ridÃculo. .../Claudia F.
A velha história de que no passado se tomava leite puro, se comiam frutas colhidas no pé, havia prados e carneirinhos... E, lógico, os homens se importavam uns com os outros. Mas não é o que a história mostra. Sem o sujeito, que se cria após a obscuridade cristã mandar em tudo, e ganha uma dimensão de relevância mesmo sem poder tudo durante o Iluminismo, seja por franceses ou alemães, não se teria hoje a noção de direito, de igualdade mesmo que só nas leis. Há egolatria após a morte do sujeito?
Bravo.
Calvino foi por esse caminho. Max Weber trata de tudo isso e mais um pouco em A Ética Protestante e o EspÃrito do Capitalismo, livro indispensável. Imaginem a cabeça dos crentes na época diante do enunciado de que só os eleitos entrariam no reino dos céus.
Considero o misógino machista Pondé ridÃculo na sua bo ça li da de narcisista.
Beto, vc disse q meu vocabulário é pobre. Vc notou q eu parafraseei o tÃtulo do artigo de Pondé? Se o meu vocabulário é pobre, quão rico seria o vocabulário do seu querido Pondé, q usou praticamente a mesma frase?
Beto, vc está se tornando um lÃder na misoginia e no machismo. Já criticou a jornalista PatrÃcia Campos Melo, qdo ela se defendeu dos ataques de Bolsonaro, agora defende apaixonadamente o misógeno Pondé. Terá sem dúvida lugar de honra no Bloco dos Misógenos, junto com Pondé e Bolsonaro...
Beto, certamente o adorador de misógenos é vc, q merece lugar de honra no Bloco Dos Misógenos. Vc deve concordar com a afirmação de Pondé, de q a pros ti tu ta é a primeira vocação de toda mulher, uma declaração q além de absurda e preconceituosa, é praticamente um convite ao assédio e a violência contra a mulher. Esse é vc, q se diz jornalista mas é incapaz de um argumento inteligente e defende gentalha como Pondé.
Lá vem outro integrante do Bloco dos Misóginos. Vocabulário pobre. Rotulam porque não têm repertório.
Acho a posição de Santo Agostinho teoricamente mais correta, mas desde que se aceite que é impossÃvel saber se alguém foi escolhido ou não, o que a torna irrelevante. É como um lançamento de dados, onde caso se saiba com grande precisão a altura em relação à mesa e o vetor velocidade do lançamento, assim como o efeito do arraste do ar durante a queda, o resultado está determinado. Só que não dá para saber tudo isso, e na prática ele é aleatório.
Querido Pondé, mais uma vez você arrebentou. Ótima percepção.
A felicidade não é um ente, é uma relação, logo, a mulher não deve querer se a felicidade de ninguém.
Tem uma mistura de alhos com bugalhos aÃ. O debate sobre a natureza intrinsecamente boa ou má do homem tem muito mais a ver com o fundamento ético das ações humanas do que com autossuficiência. A salvação pela graça, e não pelos seus próprios mérito, na teologia agostiniana é muito mais uma postura de humildade diante da própria falibilidade do que um olhar determinista sobre a vida. Mesmo porque somos livres, inclusive, para rejeitar a graça de Deus e viver autonomamente sem ela.
Desculpe, mas a ideia da existência de escolhidos por Deus não é de Agostinho, e sim de Jean Calvino, para quem os homens já nasciam predestinados à salvação ou à danação. Agostinho, inclusive, abraçou a graça de Deus por meio de uma conversão dolorosa, quase arrebatadora.
Na teologia agostiniana, não há possibilidade de recusa da graça: você é escolhido e ponto. Quanto a comparação que Pondé faz entre Agostinho e Pelágio, ela é encontrada em outros autores para justificar pelo menos uma comparação entre a visão pessimista de Agostinho e a otimista de Pelágio, com notórios ecos no pensamento polÃtico moderno.
Tu és Bozo.
Fala sério Betão. Discussão seria em comentários de jornais? Então, vou ter de consultar o meu Almanaque Capivarol.
Você está no fórum errado, Silveira. Aqui não há espaço para discussões rasas. Um texto de nÃvel e o cara me vem com panfletagem. Não deve saber nem quem foi Santo Agostinho e suas teses sobre o livre arbÃtrio.
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