Elio Gaspari > De Rodrigues.Alves@com para Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Braga

    Sejamos justos, o pau que bate em.... Maia e Alcolumbre foram em uma festa , em ambiente fechado, com 1300 pessoas. Péssimo exemplo. Contrariando todas recomendações. Hoje, esse último deu Positivo para coronavirus. Seguindo a lógica vigente, impeachment para os dois. Ou só a atitude do o presidente causa inconformismo? Hipocrisia!

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Pare de espalhar essas mentiras ridículas. A tal "notícia" é um fake, mostrando um evento que aconteceu no dia 09 de março, portanto dois dias antes de a OMS declarar pandemia. Não seja desonesto, ou se acreditou nisso, acorde, o país precisa de todos nós para combater um mal real, e esse mentecapto no planalto só atrapalha.

  2. João Braga

    Sejamos justos, o pau que bate em.... Maia e Alcolumbre foram em uma festa , em ambiente fechado, com 1300 pessoas. Péssimo exemplo. Contrariando todas recomendações. Hoje, esse último deu Positivo para coronavirus. Seguindo a lógica vigente, impeachment para os dois. Ou só a atitude do o presidente causa inconformismo? Hipocrisia!

    Responda
  3. Antonio Carlos Augusto Gama

    Mestre Gaspari, não obstante o brilhantismo e a graça de sempre dessas suas colunas à moda de cartas d´álem túmulo, o seu colega Ruy Castro, não menos brilhante e criterioso, desmente na sua coluna de hoje que o Presidente Rodrigues Alves tenha morrido de gripe espanhola. O que, aliás, não invalida em nada as considerações feitas na carta. E como foi ele quem escreveu, deve saber do que morreu...

    Responda
  4. moacyr da Silva

    Que texto brilhante e comovente, Gaspari. Cai como uma luva sobre os fanáticos seguidores de um lunático na presidência! Será que os neurônios le e cré dele e dos filhos conseguiram se ligar para entender o artigo???

    Responda
  5. MARCELIA GUIMARAES PAIVA

    Gostaria que Elio Gaspari enviasse essa carta aos generais "velhinhos". Eles também precisam ser protegidos, pois, como o general Heleno, não se dão conta da gravidade da situação.

    Responda
  6. roberto oliveira melo filho

    Tratamento não condizente com a gravidade da situação, pelo acúmulo de asneiras ditas e procedimentos de confronto direto aos parâmetros legais, republicanos e constitucionais. Em verdade, ou a bem dela, está se tomando a atitude inconsequente do senhor que ocupa a presidência na crise do covid-19, esquecendo-se que ele se expos para manifestar apoio irrestrito àqueles que pedem o fechamento do Congresso, do STF, além da volta dos militares. Eles já voltaram, estão em todos os escalões, calados.

    Responda
  7. benjamim picado

    o ganho político disso tudo para o atual ocupante do planalto é arte secreta a ser comprovada. ou então fruto de pura insanidade. enquanto isto, para aqueles que perguntam sobre cenários passados (*e o pt, hein?*), rogo olhar para as notícias da bolsa caindo 8% e o dolar avançando para os 5,20. reality bites.

    Responda
  8. jose roberto alferes siqueira

    Congresso precisa aprovar com urgência o extra limite de gastos, precisa também o congresso junto com o judiciário acompanhar a real aplicação deste bilionário recurso, visto que no passado este dinheiro era desviado, vide enchentes Teresópolis e R J , compras e aluguéis de usinas elétricas a diesel no apagão do lula ou Dilma, e demais calamidades, aonde os recursos chegavam a menos da metade para benefício da população.

    Responda
  9. Olavo Cardoso Jr

    E qunado interessar, vão voltar a falar o contrário do que estão dizendo agora. A imprensa faz a mesma coisa. Por isso o presidente é Bolsonaro.

    Responda
    1. niemeyer franco

      *brincar de moleque.

    2. niemeyer franco

      A imprensa fala o quer quiser, acredita quem quer. Já o presidente precisa parar de brincar com moleque.

  10. Olavo Cardoso Jr

    Leitores de esquerda, no mínimo coerência. No impedimento da Dilma e nas condenações de Lula vcs falavam exatamente o contrário.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Tchau Bolsonaro

  11. Olavo Cardoso Jr

    Esse jornalista cada vez mais minúsculo. Basta ver a série de seus artigos para ver, com nitidez, q ele cumpre uma agenda. Nem precisa dizer qual é.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Helio Gaspari é nitidamenre um jornalista engajado com a esquerda, e, demonstra isso em cada artigo q escreve. Basta ler.

    2. THOMAZ MARTINHO DA SILVA

      Não tenho procuração para defender Gáspari e nem ele sabe quem sou eu. c até pode discordar de Gáspari é um direito seu. No entanto, trata-se de um dos maiores intelectuais brasileiro, um dos jornalistas mais bem informados, autor de vários livros e é reconhecido mundialmente.

  12. Christian Robert Charles Dormard

    Excellent

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    Infelizmente o Brasileiro tem aversão aos especialistas, talvez porque muitos dos nossos especialistas sejam de fachada. Existem os Advogados que acham que são doutores e podem se tornar administradores de qualquer coisa. E os médicos falando de tecnologia de alimentos quando nunca estudaram o assunto. Ator dando palpite em ciências políticas e jornalistas bancando o Psicólogo. A profissão de Professor é a mais aviltada. Até o dicionário do Aurélio se refere à 'professor de capoeira'.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Tchau Bolsonaro

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sem falar dos economistas. Temos um de fachada no comando da economia.

    3. FERNANDO ALVES

      Rapaz, vc estava indo bem. Mas a bronca com "professor" de qualquer coisa, tenha a santa paciência. Vá lá que fosse bronquear o uso de professor para o tecnicos de futebol e árbitros, que não ensinam nada.

  14. Ricardo Vieiralves

    Considero que a comparação do senhor mandatário com pajés não foi muito feliz. Os pajés das tribos brasileiras tinham o conhecimento de práticas seculares de cura e tratamento de males tropicais. O Sr. mandatário não possui nada, a não ser posição ideológica e que beira a patologia psíquica. Muitas das observações dos pajés sobre as plantas, ciclo de doenças e outras mais, das que ficaram na memória, hoje são recuperadas em estudos farmacológicos contemporâneos. O Sr. mandatário odeia a ciência

    Responda
  15. MARCIO GONCALVES ANTUNES

    Excelente coluna! No entanto, há divergência de informação acerca da morte do ex-presidente Rodrigues Alves, inclusive se chocando com a coluna de hoje nessa mesma folha, de outro brilhante colunista, Rui castro.

    Responda
  16. Ivan Cunha

    Ou se impede o “bullshitter” Bozo de continuar destruindo o país e todos nós ou o “bullshitter” alcança sua meta: destruição total como sempre afirmou.

    Responda
  17. Willian Marques

    bolsonaro já era, deveria ter o mínimo de respeito pelos brasileiros e renunciar para nos poupar tempo para assuntos muito mais importantes. mas conhecendo a figura, o receio é que ele tente "cair atirando" e prejudique ainda mais o país nesse momento delicado.

    Responda
  18. ADRIANA QUEIROZ

    Genial! Realmente, a burrice mata. Panelaço hoje, às 20:30 hs.

    Responda
  19. Bolívar Arsênio Silva

    Reação já começou: teve panelaço ontem à noite “Fora, Bolsonaro” em vários bairros de Sampa e em outras cidades (Rio, Brasília, Recife). Bolsonaro e sua claque, tão atrasada quanto ele, são petralhas com o sinal trocado. Está aí a obra-prima do pettê e sua governança ruinosa.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Carlos Frderico, vc votu no Lula e na Dilma???

    2. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Deixe dessa ladainha, sujeito ! Esqueça o Petê ! A eleição deste de generado que se encontra na presidência é a prova cabal de que o analfabetismo politico do brasileiro é maior, mais grave e mais profundo do que se pensava. Se se queria conservadorismo, dispunha-se das opções Geraldo Alckmin, Henrique Meireles e Alvaro Dias ! Mas não, foram eleger este estru pício que hoje infelicita o país !

  20. Marcílio Gonçalves Filho

    Caro Gaspari! Invocar a palavra Capitão implica chamar de Militar. O homem a que referes não é isso. Militar é homem de disciplina e vê longe. Tipo General americano que se inspirou na história do Gen. Epaminondas para lançar misseis no Iraque, isto é, militar estuda a História e vê longe. Precisaríamos de gente assim. Talvez nem com tanto brilhantismo do Americano. Já ele saber da pessoa a quem o Sr. fala, acho que só explicando a ele, com 2, 3, 4 ou 5 aulas. Intensivas, ao que se percebe!

    Responda
  21. José Manoel Martins

    Quem diria, as panelas soaram novamente, e o fora Bolsonaro se fez presente, JÃERA

    Responda
  22. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    Genial o artigo do Elio Gaspari, seria bom se nossos políticos fossem mais conhecedores da história nacional. Concordo também com o comentário do leitor, pelo qual o parlamentarismo seria muito melhor para o Brasil do que esse sistema presidencialista que importamos dos americanos. Um parlamentarismo bem ajustado nos permitiria controlar em tempo descalabros como as Dilmas e os Bolsonaros.

    Responda
  23. Jove Bernardes

    No fim, era só mesmo dar corda que o Palhaço da Alvorada se enforcaria sozinho. Desdenhar da COVID-19 e expor a população ao desespero por ver o próprio governo afundar - afundaria de qualquer jeito, capitão - é de uma pequenez atroz. O que mais dizer? Ele não surpreende ninguém.

    Responda
  24. Nelson Oliveira

    Me lembro do argumento de muitos direitistas para votarem no Coiso: melhor votar nele que num presidiário. E se não der certo, a gente tira ele também. Está na hora de cumprirem a promessa!

    Responda
  25. Jose Rabelo Sampaio Neto

    Sensacional o texto do Gaspari. A revolta das vacinas foi uma das principais do BR República. Fiz um levantamento dos jornais da época sobre a cobertura. O uso político da revolta fica muito claro, como bem apontou. Parte da imprensa criminalizou Oswaldo Cruz e sua vacina pq queria derrubar o presidente. Depois do surto de varíola erradicado, Oswaldo Cruz seria reconhecido como herói

    Responda
  26. Nelson Oliveira

    Mais uma crise desse nosso presidencialismo jeca. Toda figura problemática que acampa no Palácio do Planalto custa ao país uma eternidade de tempo e recursos públicos para tirá-la. Já deveríamos estar convencidos de que o parlamentarismo é um caminho menos custoso.

    Responda
    1. THOMAZ MARTINHO DA SILVA

      Entro em sena somente para corroborar com o comentário. Não entanto, fico com um pé atrás sobre as possíveis soluções dos problemas. Com o povo que temos, e principalmente os políticos, o tal parlamentarismo que muitos acham ser a solução, não tenho tanta certeza.Basta ver o que está acontecendo no momento e em pleno regime presidencialista. Parlamentares querem verbas elevadas para que? alguém sabe?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo, irrestritamente. O problema é a população deixar de ser iconoclasta. Por duas recentes vezes, ao menos, naufragou o intento parlamentarista por força de campanha contrária liderada por aspirantes à presidência, inclusive Lula. Todo o trauma do governo Dilma, do sucessor Temer e eleição desse troço que aí está poderia inexistir. No parlamentarismo os impasses políticos resolvem-se rápido, para qualquer lado que seja, e retroage e se retifica. Não perdura esse blá blá blá tolo.

  27. Rodrigo Ribeiro

    Ate acho adequado chamá-lo de mito... talvez Kraken seria o mais correto.

    Responda
  28. EDUARDO SOUZA

    "(esse estado de coisas) não deveria durar. Mas durará para sempre. O sempre humano. 100 ou 200 anos. Depois tudo será diverso, e PIOR. Nós fomos os leões, os leopardos. Quem nos sucederá seram as hienas e os pequenos chacais. Todos, leões, hienas e ovelhas, continuaremos a crer que somos o sal da terra..." Tommasi di Lampeduza

    Responda
  29. Nelson Oliveira

    Não é mito. É minto.

    Responda
  30. José Oliveira

    Parabéns, Elio, o Sr. acertou na mosca, ou foi no vírus, no vírus da ignorância. Infelizmente, meu caro, não existe vacina contra esse tipo de vírus, nem por isso devemos deixar de combatê-lo e se possível erradicá-lo. PS., esse é o pior dos vírus, quem está infectado não vê e nem aceita que tem.

    Responda
  31. José Oliveira

    Parabéns, Elio, o Sr. acertou na mosca, ou foi no vírus, no vírus da ignorância. Infelizmente, meu caro, não existe vacina contra esse tipo de vírus, nem por isso devemos deixar de combatê-lo e se possível erradicá-lo. PS., esse é o pior de todos os vírus quem o possui não sente ou não aceita que tem!

    Responda
  32. Dartagnan Santos

    Renuncia, Bozonaro! Você não tem grandeza, sabedoria ou decência para estar aonde está! Pede para sair, fracassado bobalhão!

    Responda
  33. jalber camilo

    O Brasil precisa de um líder competente. Não dá para deixar a administração dessa crise sanitária sob o comando de um governo que põe ideologias malucas acima das recomendações técnicas dos médicos e profissionais da saúde!

    Responda
  34. FRANKLIN DE PAULA

    Cronica EXCELENTE. Obrigado Élio Gaspari.

    Responda
  35. Marcio de Mattos

    Oh decadência, mas nosso presidente é um mito...

    Responda
  36. Maria Lopes

    Tão bem lembrado. Meus pais contavam que na década de 50, funcionários mata-mosquitos da prefeitura ainda iam às casas para esse trabalho. E nos anos 80 havia carros fumegadores nas ruas da zona sul do RJ.

    Responda
  37. JO ALMEIDA

    Segundo o meu horóscopo em 2021 teremos um novo pr.

    Responda
    1. Dartagnan Santos

      Antes do fim do surto de coronavírus já o teremos!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.