Ruy Castro > Anônimos e famosos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Henrique Villaça

    Caro, Ruy, seus textos são sempre incríveis! No entanto, discordo da afirmação central foi mesmo. Estamos no início da pandemia, aqui no Brasil. Os atuais contaminados, pelo menos na sua maioria, são pessoas que estiveram no exterior ou que tiveram contato com pessoas que lá estiveram. A transmissão sustentada está apenas se iniciando, e quando se espalhar pelas periferias e favelas o estrago será ainda maior. Nesse ambiente não haverá como isolar um doente.

    Responda
  2. Antonio Carlos Augusto Gama

    Caríssimo Ruy, havia lido o quadro dantesco tão bem traçado por você sobre a gripe espanhola no capítulo inicial de "Metrópole à Beira-Mar", que hoje você resume na sua coluna. Entretanto, seu colega, não menos brilhantes, Elio Gaspari afirma na coluna dele também de hoje que o Presidente Rodrigues Alves teria morrido vítima da gripe espanhola, ao contrário do que você diz. Como se trata de uma "carta d'álem túmulo" do próprio Rodrigues Alves, fiquei na dúvida... Abraço.

    Responda
  3. Carlos Fico da Silva júnior

    Prezado Ruy Castro: em outubro de 1918, o Dr. Oscar Rodrigues Alves, filho do presidente eleito, confirmou que o pai contraíra uma "gripe benigna", mas que passava bem. Isso foi noticiado em muitos jornais. Certamente, a idade e comorbidades explicam a morte de Rodrigues Alves meses depois. Por essa razão, não é abusivo afirmar-se que ele morreu em decorrência da "Hespanhola", como se escrevia na época.

    Responda
  4. FERNANDO ALVES

    Excelência, Com o devido respeito, ao cargo e à sua condição defunta. De fato, é bem discutível atribuir à gripe a sua morte. Aliás, ao paciente, naqueles tempos, nada era dito, mesmo àqueles em vias de abotoar um excelentíssimo paletó. Outra coisa é dizer que Oswaldo Cruz tinha formação alemã. O ilustre brasileiro era principalmente francês, moderno, experimental e da tradição de Pasteur. De toda forma, excelência, obrigado pela mensagem sobre a história da saúde, ainda que a bozolândia...

    Responda
  5. SERGIO saraceni

    Muito bom, Ruy. Sempre importante o registro!

    Responda
  6. Nilton Silva

    Deixa de ser alarmista, Ruy, a sua comparação é completamente despropositada. Os números não mentem e os famosos de hoje estão bem mais protegidos do que os de outrora.

    Responda
    1. FERNANDO ALVES

      E os pobres, estão na mesma. Bem longe no tempo e agora. Mas pobre é pobre; pobre sempre morreu. Para que tanto alarme?

  7. José Oliveira

    De que morreu Rodrigues Alves? Essa pergunta permanece em aberto. Alguns biógrafos escreveram que foi pela Gripe Espanhola. Esta coluna diz que não. E aí?

    Responda
  8. MARCIO GONCALVES ANTUNES

    Suas informações foram de encontro ao que informou o jornalista Elio Gaspari nesta mesma folha. Digo, sobre o motivo da morte do ex presidente Rodrigues Alves.

    Responda
  9. Peter Janos Wechsler

    Os números são terríveis, mas a proporção não bate. Segundo dados oficiais, na primeira guerra mundial houve 20 milhões de mortos e 21 milhões de feridos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.