Turismo > Isolamento por coronavírus deixa canais de Veneza cristalinos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Pedro Martins

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  2. Marina Gutierrez

    As águas dos canais parecem estar mais transparentes sem o enorme tráfico de "vaporettos" outros barcos e os grandes culpados da poluição os gigantescos navios de turistas, que os italianos chamam de turismo morde e assopra, isto é, descem do navio aos milhares e por poucas horas. Tambem a região da China afetada pelo virus mostrou um decréscimo na poluiçãocom o fechamento temporário das fábricas.

    Responda
  3. Adller Sady Rijo Farias Costa

    A matéria está exata. Um amigo me disse que a água está sim clara. Tal informação está em todos os grandes jornais do mundo. Aliás, o texto acima não é da Folha, é da Reuters.

    Responda
  4. Carla Tarab

    Recem escrevi para uma amiga que mora na Venezia e me falou que isso é mentira.. que os canais estão tao sujos como sempre.... Podem explicar?

    Responda
    1. JORALIMA TEXTO

      Sim. Fácil. Sua amiga está enganada (ou te enganando). A imagem é verdadeira. De todo modo, a água não mudou de "suja" para "limpa", apenas ocorreu o fenômeno absolutamente natural da sedimentação de toda a sujeira no fundo. A sujeira está toda lá e vai voltar para a superfície da água tão logo os canais voltem a ter a mesma movimentação fenética de séculos.

  5. André Luiz Monezi Andrade

    Matéria totalmente sem sentido! E qual a razão para este fenômeno??? Vamos ser mais didáticos com os leitores!

    Responda
    1. JORALIMA TEXTO

      A água não mudou de "suja" para "limpa". O fenômeno é absolutamente natural: trata-se da sedimentação de toda a sujeira da água no fundo do canal. A sujeira está toda lá e vai voltar para a superfície da água tão logo os canais voltem a ter a mesma movimentação fenética de sempre.

  6. dilson j gadioli

    A reporter deveria ter procurado explicar a razão do fenômeno. Será que antes a rede de esgotos não suportava a quantidade de turistas?

    Responda
    1. André Luiz Monezi Andrade

      Com certeza, matéria sem cabimento algum.

    2. robinson elvas rosal

      Isso mesmo, Dilson. Sem esclarecimentos, a matéria é inútil e frívola. Jornalista "sem noção'.

  7. LEOPOLDO DE MACEDO CRUZ NETO

    A redução de poluição na China, os canais de Veneza cristalinos, diminuição de poluentes no ar, dimuição de poluição das praias... uma chance para repensarmos como o nosso modelo econômico ainda impacta a natureza e o mundo? Se conseguimos mudar o mundo em razão de uma pandemia podemos mudar o mundo para restabelecer o reequilíbrio do nosso ecossistema.

    Responda
    1. LUCIANO FARIAS DA NOBREGA

      É um momento propício à reflexão. Uma pandemia nos fez parar e mudar hábitos mesmo que temporariamente. Penso também como esse momento nos levará a novos paradigmas de relacionamentos interpessoais já que o contágio da doença está diretamente ligado ao contato entre indivíduos. As crianças vivem um susto onde o contato com o outro é ruim dentro de um contexto já imerso no individualismo e egocentrismo. Caminhamos ainda mais para um mundo fragmentado.

    2. ROSANE ACEDO VIEIRA

      Que essa pandemia possa nos deixar lições. Podemos repensar esse mundo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.