Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Martins

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  2. Marina Gutierrez

    As águas dos canais parecem estar mais transparentes sem o enorme tráfico de "vaporettos" outros barcos e os grandes culpados da poluição os gigantescos navios de turistas, que os italianos chamam de turismo morde e assopra, isto é, descem do navio aos milhares e por poucas horas. Tambem a região da China afetada pelo virus mostrou um decréscimo na poluiçãocom o fechamento temporário das fábricas.

    Responda
  3. Adller Sady Rijo Farias Costa

    A matéria está exata. Um amigo me disse que a água está sim clara. Tal informação está em todos os grandes jornais do mundo. Aliás, o texto acima não é da Folha, é da Reuters.

    Responda
  4. Carla Tarab

    Recem escrevi para uma amiga que mora na Venezia e me falou que isso é mentira.. que os canais estão tao sujos como sempre.... Podem explicar?

    Responda
    1. JORALIMA TEXTO

      Sim. Fácil. Sua amiga está enganada (ou te enganando). A imagem é verdadeira. De todo modo, a água não mudou de "suja" para "limpa", apenas ocorreu o fenômeno absolutamente natural da sedimentação de toda a sujeira no fundo. A sujeira está toda lá e vai voltar para a superfície da água tão logo os canais voltem a ter a mesma movimentação fenética de séculos.

  5. André Luiz Monezi Andrade

    Matéria totalmente sem sentido! E qual a razão para este fenômeno??? Vamos ser mais didáticos com os leitores!

    Responda
    1. JORALIMA TEXTO

      A água não mudou de "suja" para "limpa". O fenômeno é absolutamente natural: trata-se da sedimentação de toda a sujeira da água no fundo do canal. A sujeira está toda lá e vai voltar para a superfície da água tão logo os canais voltem a ter a mesma movimentação fenética de sempre.

  6. dilson j gadioli

    A reporter deveria ter procurado explicar a razão do fenômeno. Será que antes a rede de esgotos não suportava a quantidade de turistas?

    Responda
    1. André Luiz Monezi Andrade

      Com certeza, matéria sem cabimento algum.

    2. robinson elvas rosal

      Isso mesmo, Dilson. Sem esclarecimentos, a matéria é inútil e frívola. Jornalista "sem noção'.

  7. LEOPOLDO DE MACEDO CRUZ NETO

    A redução de poluição na China, os canais de Veneza cristalinos, diminuição de poluentes no ar, dimuição de poluição das praias... uma chance para repensarmos como o nosso modelo econômico ainda impacta a natureza e o mundo? Se conseguimos mudar o mundo em razão de uma pandemia podemos mudar o mundo para restabelecer o reequilíbrio do nosso ecossistema.

    Responda
    1. LUCIANO FARIAS DA NOBREGA

      É um momento propício à reflexão. Uma pandemia nos fez parar e mudar hábitos mesmo que temporariamente. Penso também como esse momento nos levará a novos paradigmas de relacionamentos interpessoais já que o contágio da doença está diretamente ligado ao contato entre indivíduos. As crianças vivem um susto onde o contato com o outro é ruim dentro de um contexto já imerso no individualismo e egocentrismo. Caminhamos ainda mais para um mundo fragmentado.

    2. ROSANE ACEDO VIEIRA

      Que essa pandemia possa nos deixar lições. Podemos repensar esse mundo.