Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ALEXANDRE AUGUSTO JATOBA VASCONCELOS

    Na Venezuela é que é bom, né?

    Responda
  2. mauricio b barbosa

    Por que o Estado não é mínimo, quando tem de manter privilégios de agentes políticos e algumas "castas superiores", tais como: parlamentares, ministros, desembargadores e militares que possuem regalias sustentadas pelo suor dos trabalhadores que não se aposentam com 48 anos....

    Responda
  3. mauricio b barbosa

    O que sobrou da mão invisível do mercado, neste momento, para os mais necessitados foi o dedo do meio.

    Responda
  4. Marcos Garcia

    É uma visão bem míope, ou simplesmente desonestidade intelectual, atribuir a reformas recentemente feitas, e que terão efeitos sentidos a médio e longo prazo, um suposto "agravamento" da situação no mercado de trabalho. O buraco em que o lulopetismo nos meteu e essas mesmas reformas, assim como outras, por exemplo a tributária e administrativa, que deixaram de ser feitas neste século é que são os responsáveis por nossa situação.

    Responda
  5. Marcos Garcia

    É visão míope ou desonestidade intelectual atribuir às reformas como a trabalhista e a previdenciária, esta que mal acabou de ser feita, reformas que terão efeitos a médio e longo prazo, a questão das dificuldades econômicas q

    Responda
  6. Wilson de Oliveira

    Ciclos de farra com dinheiro público sempre reforçam a necessidade reduzir o tamanho do Estado empresário, péssimo gestor. Priorizar Copa e Olimpíadas em detrimento da Educação, Saúde, Segurança, Transporte e Saneamento mostram o lado empreendedor de quem já sentou na cadeira e olhou apenas para a próxima eleição e para as comissões dos empreiteiros.

    Responda
  7. Eduardo D

    Amada, que susto vó e me deu. Artigo impecável e necessário. As medidas neoliberais nos deixaram amarrados para lidar com essa crise sem precedentes.

    Responda
  8. ANAZILDA DE BARROS STAUFFER

    Excelente artigo. Infelizmente, o ministro da economia continua achando que vai combater o virus com as "reformas" e o único dinheiro que apareceu até agora foi pra socorrer empresas aéreas que tentam cercear os direitos de seus clientes.

    Responda
  9. Adriano Ferreira

    Excelente análise! Para quem se interessar em entender melhor a jogada das "reformas" em tempos de crise, vale a pena assistir ao documentário "Doutrina do choque", baseado no livro da jornalista Naomi Klein. Disponível gratuitamente no youtube: https://m.youtube.com/watch?v=Y4p6MvwpUeo

    Responda
  10. neli faria

    E os empresários sempre arrumam desculpas, uma panaceia! Panaceia!Os incompetentes políticos sempre arrumam algo para enganar o povo: derrubada do jango,derrubada da ditadura, diretas já, constituinte, eleição direta, reforma da previdência;FHC,reforma da previdência:Lula,mulher na presidência, militar na presidência, reforma da previdência..., E assim vai.

    Responda
  11. Rodrigo Ribeiro

    Vamos estudar o mercado durante a pandemia. Até agora, não vi como ele possa ajudar. Há alguns que acham que ele pode cuidar sozinho de uma situação dessas. O Saci parece que está nessa.

    Responda
  12. João A Silva

    A pandemia provocada pelo coronavírus provocará uma gigantesca mudança de paradigma e irá abalar fortemente o ideal neoliberal do Estado Mínimo. Em situações como esta, ainda mais em países com elevado grau de miséria, a presença o Estado torna-se fundamental. Só que tem que ser um Estado comandado por dirigentes sérios e competentes, que estejam equidistantes da esquerda corrupta que governou o País e da extrema direita tosca, ignorante e atrasada que a sucedeu.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Adiciono ainda a esses fatores responsáveis pela direita tosca no poder, o papel medíocre das instituições brasileiras (STF, por exemplo) em não barrar a sanha oportunista do sr. Sérgio Moro. Logo, a coisa é muito mais complexa. Não dá pra culpar só a corrupção do PT. Ok?!

    2. Adriano Ferreira

      João, achar que a corrupção do PT (não a nego) foi o único ou principal fator responsável pela porcaria que temos no governo hoje, é ser muito simplista e, repito, reforça a mentira propagada pela grande mídia. Adiciono ainda

    3. João A Silva

      Prezado Adriano, de forma alguma quis dizer que a corrupção nasceu no governo petista, só que a corrupção da direita é velha conhecida, enquanto que o PT, desde os meus tempos de faculdade no início dos anos 80 até quando chegou ao poder, sempre desfraldou a bandeira da ética junto com a da justiça social. Essa opção foi imperdoável, deu enorme impulso à extrema direita e, lamentavelmente, ainda é justificada ou minimizada pelos ainda defensores do partido.

    4. Adriano Ferreira

      Esquecestes de dizer que a extrema direita tosca também é corrupta. Ou você acha que a corrupção nasceu ontem no país? Vai reproduzir a grande mentira de que só o PT foi corrupto? Esse tipo de mentira propagada pela grande mídia (para favorecer seu candidato de centro-direita do PSDB) foi um dos vários fatores que ajudaram a direita tosca e corrupta a chegar ao poder.

    5. TIAGO DONOSO

      Lula enfrentaria esse problema como um estadista. Mas o proibimos de concorrer recorrendo à fraude e colocamos um psicopata no comando. Mais um dos danos da Lava Jato.

  13. Elaine Maria Lopes Loureiro

    A mão invisível do mercado está dando bofetadas nos nossos rostos.

    Responda
  14. Joaquim Rocha

    Governo de direita e liberalismo nunca funcionaram em países com desigualdade social tão grande como o Brasil. Só trazem mais desigualdade ainda.

    Responda