Opinião > Coronavírus no Brasil: a pandemia e os pandemônios Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Santana

    Ontem ao ir ao supermercado a noite, enquanto usava mascara vi gente enfiando o dedo no nariz, metendo a mão na boca, espirrando na gôndola de produtos, um verdadeiro inferno. Então pensei se Deus for brasileiro, torcer pUo Flamengo e Corinthians, gostar de samba e adorar praia não precisaremos nos preocupar. Caso contrário...

    Responda
  2. Ricardo Knudsen

    Não entendo pq o autor considera as autoridades de saúde decentes e competentes. O ministro Mandetta está buscando a Imunidade de Rebanho. Em entrevista, declarou - “.. setembro a gente deve estar voltando desde que a gente construa a chamada imunidade de mais de 50% das pessoas" - significa q até setembro, Madetta espera q 100 milhões de brasileiros terão contraído o vírus. Como a última estimativa de mortalidade é de 1,4%, Mandetta está construindo um genocídio de 1,4 milhão de brasileiros.

    Responda
    1. João Hurtado

      Como a maioria dos mortos tem mais de 60 anos muitas aposentadorias e pensões poderiam deixar de serem pagas, aliviando os cofres da quebrada previdência. Mas não acredito, apesar do grande pragmatismo das autoridades econômicas, que o governo agiria de forma tão ignominiosa e sórdida, pois ainda acredito nos juízes de "Berlin". Mas das cabeças dos amalucados que nos governam tudo é possível sair. O ministro Mandetta ainda mantém meu voto de confiança.

  3. João Hurtado

    Temos ainda a esperança que nosso clima tropical diminua a velocidade de contágio do covid-19. Mas a cada dia que passa com aumento das internações e mortes nos faz ficar cada vez mais temerosos e pessimistas. Se o vírus que começou a transitar por aqui trazido por brasileiros que vieram do exterior, portanto camada mais rica da população, chegar às comunidades mais carentes como, teremos 3 grandes catástrofes, de saúde, social e econômica, começando por São Paulo e Rio de Janeiro.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A esperança no clima já foi frustrada. Graças à inação dos governos federal e estaduais, o número de casos está dobrando em menos de 2 dias. A sequência foi 98, 191, 421 e hoje 904 casos, mais do q o dobro de anteontem (2 dias entre valores). Em sua pior fase, o numero de casos na Itália dobrava a cada 3 dias, hoje dobra a cada 4 dias. O que funciona é manter as pessoas em casa, proibindo atividades, reduzindo-as ao essencial, o q o governo federal não tornou compulsório.

  4. Helano Timbó

    Verdadeiro e triste artigo.

    Responda
  5. cleomar josé cordeiro

    "Pior ainda, dirigidos por governantes irresponsáveis, desprovidos de compaixão e incapazes de prover dignidade à existência humana". É o que eu gostaria de sair gritando para todos que podem ouvir.

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Médicos e vírus têm algo em comum: ambos desconhecem a Estatística. O espirro um doente pode atingir velocidades de até 300 km/h. dispersando no ar milhões de partículas, algumas com diâmetro de até 100 microns, ou seja, a largura de um fio de cabelo que atraídas pela gravidade se acumulam nas superfícies. Outras bem menores viajam grandes distâncias dependendo das condições atmosféricas. De uma pessoa doente, centenas de milhões de vírus podem ser liberadas. Oito é um número modesto.

    Responda
  7. Marcelo Guimarães Freitas

    Quando a epidemia na China estava no auge o Governo brasileiro montou uma operação para resgatar os brasileiros da região do epicentro da doença . Parecia que estávamos no caminho certo. Quando estourou na Europa, os aeroportos estavam abertos para quem chegava. Não houve fiscalização e tampouco quarenta pra quem chegava. E o vírus entrou graças a incompetência do seu governante que repetindo a fala do seu colega americano, fez pouco caso. Agora é esperar pelo pior.

    Responda
    1. Vera Maria da Costa Dias

      A notícia que eu tenho é que os aeroportos ainda estão abertos e os viajantes desembarcam sem nenhum controle, pelo menos assim estavam até ontem. É o cúmulo da incompetência.

    2. João Hurtado

      As Forças Armadas já devem estar se preparando para montar hospitais de campanha em áreas como Parque do Ibirapuera em São Paulo e aterro do Flamengo no Rio para atender a grande demanda por internações, já que sistema público e particular já estão colapsando antes mesmo do auge da crise. Não poderemos construir um hospital de emergência em 10 dias como Wuhan o fez.

  8. Said Ahmed

    Fiquei assustado com a nova informação de que uma pessoa infectada pode contaminar até oito pessoas. Fora isso, o vírus permanece ativo em superfícies materiais por alguns dias. Espero que o doutor esteja redondamente errado em seu prognóstico, apesar de realista.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.