Hélio Schwartsman > Bolsonaro, um risco ambulante Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bolsonaro deve ser removido do cargo o quanto antes possÃvel.
Sim senhor Hernandez, a imprensa nunca escondeu quem era Bolsonaro, por isso afirmei que ela sabia muito bem quem ele era. O que ela fez foi vender o peixe de que era tudo farinha do mesmo saco achando que colocaria no poder o seu candidato. Como você com a desgastada ladainha "das esquerdas".Agora me diga, como você se posiciona na comparação do governo fascista que temos e o de esquerda que tÃnhamos? Tem coragem de dizer que o tratamento dado a mÃdia era o mesmo? Senão tem, muda seu discurso.
O voto tem consequências, concordo, sofremos e ainda vamos sofrer anos os efeitos do lulopetismo.
O presidente é tudo o que diz o jornalista e ainda mais. Bronco, tosco e boçal. Carece de princÃpios éticos. Sem dúvida o mais despreparado presidente da história.Figueiredo, junto dele, parece um princÃpe do Iluminismo. Todavia, a ideia de impeachment não é boa. Afinal, três impeachments num um curto intervalo de 30 anos é mais do que pode suportar a reputação da Nação. Talvez a melhor solução é que ele seja "emparedado" pelos demais Poderes e tornado irrelevante, como insinua o articulista.
Voto tem consequências. Tem gente que não entendeu isso ainda. E a culpa não é do colunista.
Senhor Hélio, com certeza vocês sabiam da incapacidade de Bolsonaro para ser presidente. Mas dito assim com a cara mais deslavada soa com uma hipocrisia desmedida, pois embora soubessem bem o que ele era, a confissão tardia sem reconhecimento da grande responsabilidade que a imprensa teve na sua eleição não os absolve, a apenas soa como uma verdadeira patetice que só contribui para o descrédito dessa mesma imprensa.
A imprensa nunca escondeu o que era Bolsonaro. Pelo contrário, ela deixou muito claro quem era o então deputado e qual fora sua trajetória. Até tolices de anos foram recuperadas durante a campanha, como a declaração a respeito da pretensa necessidade de 15 mil mortes para regenerar o Brasil. Este discursinho contra a imprensa brasileira é tática da extrema-esquerda, que também não morre de amores pela liberdade de imprensa.
Artigo tolo, comentario de um doente, tipo Bolsonaro - Para demitir Mandeta usaria minha caneta (azul, azul caneta)
Bolsonaro já cometeu vários crimes de responsabilidade. As circunstâncias polÃticas estão se alinhando para o impeachment. É só uma questão de tempo.
Estamos em uma democracia e não em um golpismo, como você e este jornal alimentaram e continuam alimentando! Mesmo não concordando com as barbaridades do ac.éfalo do presidente, impeachment não vai resolver! Se votou, aguenta até o mandato terminar! Eu não votei nele e nem no Haddad, mas defendo as instituições, e não você que se não gostou, tira!
Hélio, tenho sido bastante camarada com você. Suas idiossincrasias semanais me enchem de curiosidade em saber o que leva um jornal longevo e equipado como a Folha, ter como colunista um diversionista involuntário como você. Bolsonaro é o presidente, eleito democraticamente, que nomeou Henrique Mandetta ministro da saúde, que tem feito um trabalho à altura da dignidade da nação. Fique em casa. Desligue o computador.
Antes que o mal cresça, corta-lhe a cabeça, já diziam nossos bisavós. Deixaram o mal crescer, e até o alimentaram; agora... cada dia ele cresce mais.
Bolsonaro com seus pitbus nas redes sociais abusaram das fake news, mentiras, pregação odio, nas ruas o odio se materializava com provocação, arrogancia e intimidação a quem pensava diferente. Propagaram odio para chegar ao governo, a mascara caiu, poristo agora apostam na destruição do estado democratico, no fechamento congresso/stf, no enfrentamento entre brasileiros para justificar seu idolo decrete estado de escessão e auto proclame. Nao conseguiram, vcs sairao pela politica. Panelaço neles
Claudio...a sugestão do panelaço pode ser boa p aumentar sua impopularidade mas o risco de se auto proclamar presidente vitalÃcio e fechar congresso/judiciário .....ele já vem ensaiando a um bomtempo. Neste final de semana mais uma vez a imprensa divulga consulta aos ministros sobre a decretação do estado de sÃtio. Certamente ele vê no horizonte momento propÃcio com o turbilhão de notÃcias do Corona vÃrus e deem o golpe.
Ótima dissertação. Mas voto é voto, e pelo voto repararmos o que foi danificado.
Eu voto pela renúncia! Mourão, já! A renúncia é ato de grandeza.
Eu voto pelo #impeachment.
Impeachment, já! Fora Bozo!
Aqui na FSP está publicado que há quem acredite que esta "bactéria" sic nasceu no Japão, uma ilha no Mediterrâneo ( e o culto cidadão disse ser estudante universitário) . Como disse o Reagan , quando desembarcou em BrasÃlia: "Bolivian people, I'm very happy to visit Buenos Aires" .
Quando a Educação puder efetivamente fazer parte da vida da maioria dos brasileiros, o voto será o bem mais caro de todos os cidadãos. A barganha a que se submete o voto hoje não mais será plausÃvel e os manipuladores de consciência não terão mais nenhum papel. Os fundamentalistas e guiadores de gado haverão de ser minoria e o paÃs poderá caminhar para uma escolha acertada para que jamais se eleja um aloprado, cruel e desequilibrado para comandar qualquer instância do poder nacional.
Os fatos mostram que a fase de avaliação acabou. Nada mudará o dignóstico da atuação do presidente incapacitado para o cargo. Temos de passar para a fase de ações. O congresso tem de botar em pauta o processo de análise dos pedidos de impeachment já entregues por vários partidos. Não podemos adiar esta ação, que depende de Rodrigo Maia.
Renato...esqueça isso pq o momento não é propÃcio...na última semana os outros dois poderes q ele pretende alijar p governar sozinho ,bem como governadores ,estão mudando de tática p deixá-lo isolado..ele quer o confronto p justificar o golpe através da decretação do estado de sÃtio cuja consulta já fez aos seus ministros.....entenda-se ,militares.
O pai do Ed Bananinha é um palhaço que perdeu a graça - se é que já a teve.
IncrÃvel haver defensores de Bolsonaro mesmo após ele colocar em risco a vida de brasileiros após sua volta dos EUA. Lunáticos seguidos por fanáticos.
Bolsonaro é mais do que isso, é uma bomba relógio que poderá explodir no nosso colo.
A imprensa militante-na qual não se insere esse brilhante articulista-precisa entender que nada do que disser contra Bolsonaro o tornará pior do que o PT,razão de ser de sua força em face da mentira na qual este se constituiu,tanto que até hoje não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros e Bolsonaro a seu turno,montou um ministério técnico fora do Toma-la-da Cá.O povo agora quer um governo de verdade!Deus nos ilumine, abraço fraterno nos agnósticos e ateus!
Corrigindo: sem contar a falange de centenas de militantes de extrema-direita em a menor capacidade técnica nos cargos de segundo e terceiro escalão
Um ministério técnico com Weintraub, Damares, o Laranjeiro-Mor do Turismo, Ricardo Sales, vulgo Desmatador-Geral da República, a Menina-Veneno da Agricultura e o Beato Olavista das Relações Exteriores, sem contar a falange de centenas de militantes de extrema-direita em a menor capacidade técnica nos cargos de segundo e terceiro escalão. Há gente que só vê o mal onde deseja.
Até na pandemia de covid tem maluco que vem falar de pt?
mas ele não só tá muito pior que o pt, como tá pior que o dória, o witzel, o fhc, o sarney, a ditadura militar ou qualquer vilão de desenho animado.
Se o ministro for menos incompetente que o Bolsonaro, ele demite.
"Se o ministro for...". Menos incompetente que Bolsonaro, só Dudu Bananinha.
Espernear, expressar divergências e similares são fatos permitidos em uma democracia. Continuar chamando o Jair Bolsonaro de Presidente do Brasil até, pelo menos, 2022, da mesma forma. É o dever de todos os brasileiros. Será assim, pois provavelmente o Bolsonaro continuará obedecendo a Carta Magna. Como ocorreu em outubro de 2018, difÃcil será encontrar um candidato mais adequado para o cargo. Entre os antigos e os novos que já começaram a se apresentar para tal, o eleitor continuará sem opção.
Melhor do que bolsonaro? Qualquer um! Despreparado, incompetente, sem postura , não respeita à Instituição. Aliás, muito me admira ter sido oficial do Exército. Fora bolsonaro . Mourão, já!
Q bom . Agora todos querem boicotar um presidente eleito democraticamente. Os que prestam são só os do PT, PSDboa. Q ironia kk . Acusam da morte da Marielle, simples vereadora do Rio. Quais as provas? . Mas até agora de uma coisa nunca vão acusa lo. Ladrão. Por isso odeiam ele
"Mas até agora de uma coisa nunca vão acusá-lo. Ladrão". E o dinheiro que sua mulher recebeu em depósito na sua conta bancária, do miliciano Queiroz? Foi pouco? Não interessa. Ladrão é ladrão, não importa o quinhão.
Você ainda tá nessa?
O cara ficou trinta anos no Congresso e não fez nada. Não ser ladrão não é o suficiente para assumir cargo tão sensÃvel. Sem dizer as ligações até agora não explicadas com a rede de milÃcias.
Rachadinhas, cheques nas contas da familia, homenagens a torturadores e pedofilia, famÃlias de milicianos atuando nos gabinetes. É, tá tudo certo.
O que pensar de uma familia que há 26 anos tira o seu rendimento do poder público, seus filhos seguem o exemplo do pai e sugam o estado a troco de nada e nos dão apenas ódio, confusão e aliança com milÃcianos. São a pior parte da humanidade, assim como o Lula e sua trupe.
Deixa de ser tolo , rapaz! E o cheque para a primeira-dama, até agora sem explicações? As rachadinhas da famÃlia? E o Queiroz? E, coisa muito pior, as fortes evidências de que a famÃlia tem ligação com milicianos as sa ssi nos? Bolsolini é inepto, medÃocre, incapaz, mentiroso (cadê as provas da fraude nas eleições?) um desastre pavoroso!
O problema é que o atual presidente era deputado federal pelo PP. Só mudou para o PSL em maio de 2018. PP era da base de apoio do governo PT. No caso da lavajato , houve o envolvimento de 30 polÃticos do PP. Vários deles foram presos. Maluf não estava envolvido. Uma pergunta séria: Por que Bolsonaro não denunciou as negociatas da Petrobras? A operação lavajato começou com a investigação sobre o diretor Paulo Roberto Costa, indicado ao cargo de diretor da Petrobras pelo PP.
Ele podia se licenciar por 6 (seis) meses, talvez por saúde. E o vice assumiria por 6 meses... Que tal? Depois quando normalizasse, ele voltaria.
Não!!!!!! Não precisava voltar. A crise epidêmica um dia vai se normalizar, ele não.
Que tal se a imprensa, toda ela, se juntasse num boicote ao insano? Continuaria, claro, a divulgar as notÃcias de interesse do público, mas sem lhe dar câmeras e microfones. Bora lá?
Acho isso uma ótima ideia.
Na mosca!
Impeachment é muito custoso e demorado. O melhor no momento é a renúncia deste celerado.
Bolzonaro, um Risco Ambulante ***A Democracia é um Sistema que Faz com que Nunca Tenhamos um Governo Melhor do que Merecemos. - George B. Shaw
Quem sabe não será o caminho mais inteligente a ser trilhado pelo povo brasileiro - a desobediência civil a um governo insano e incompentente, e que mais tarde certamente levará a uma reação dos polÃticos na direção do impeachment?
O texto de Hélio é de uma lucidez estonteante. Que catástrofe! Lideranças legÃtimas e democraticamente constituidas que se apresentem, incontinentis e imediatame!
E ontem, esse senhor se auto-entitulou “estadista” ao vivo na TV ontem à tarde! O Churchill deve estar se revirando no túmulo com tamanha ousadia. Ofende a todos os verdadeiros estadistas que se preocupam mais com seu povo que com sua famÃlia, que abrem mão das suas vaidades em nome do povo que representam. É uma vergonha mesmo!
Era uma vez uma escolha muito difÃcil entre um candidato e um monte de cocô. O monte de cocô ganhou. Fim.
#ForaBolsonaro
O Mercado,banqueiros,ruralistas,economistas,oportunistas e,principalmente,a mÃdia, a qual o articulista faz parte,optou por ajudar eleger um miliciano psicopata com 28 anos inúteis de vida pública ao invés de um professor universitário,bacharel em Direito,mestre em Economia,doutor em Filosofia e com grandes legados no MEC e Prefeitura de SP. Agora, diante do descalabro da atuação do miliciano psicopata,dão uma de madalena arrependida.
Wilson. Se você se refere ao Haddad como opção, engana-se redondamente. Ele foi o pior prefeito que São Paulo já teve, e ajudou, com sua ideologia marxista, eleger bolsonaro, com o seu obscurantismo primitivo. No primeiro turno das eleições existiam outras opções para derrotar bolsonaro. O eleitor não escolheu porque não quis.
Haviam alternativas melhores que seu professor, que juntamente com a cúpula do PT, estavam e continuam respondendo pela rapinagem contra o povo.
Curriculum vitae inútil para governar.
Perfeito, Wilson ! Faço minhas as suas palavras !
O que seria hoje dos: Mercado, banqueiros,ruralistas,economistas,oportunistas e,principalmente,a mÃdia se não fosse a palavra Bolsonaro.
A "Teoria do Cisne Negro" foi elaborada pelo matemático Nassim Nicholas Taleb. Ele chama de "cisnes negros" grandes acontecimentos que são inesperados e que trazem junto grandes consequências, boas ou ruins. A epidemia do covid-19 é exatamente isso.
Há muito chovemos no molhado. O fato de ter sido eleito, não atesta sua capacidade para o cargo. Sem nenhuma ofensa, vide o caso do Tiririca, que teve de fazer teste para demonstrar que mão era analfabeto. As absurdidades, no e do Brasil, foram se incorporando como naturais. Tanto é assim, que se elegeu isso que aà está. Uma espécie de banda, cujos integrantes foram sendo convocados sem se saber, de fato, que instrumentos tocavam. O maestro nada conhece de instrumentos e partituras. Logo...
Normalmente, a sobreivvência de um virus depende da existência de uma população de hospedeiros. No caso brasileiro, bastaria o desaparecimento de um determinado indivÃduo, para que as changes de sobrevivência do novo corona diminuissem consideravelmente.
O colunista nos informe como se preparam presidentes, ou pelo menos, como se escolhe tal virtuoso. Ñ tem e ñ tem como! O poder e corrupto,e, via de regra, quem quer participar de tal jogo sujo são de fato os menos virtuosos. Nosso congresso ñ nos deixa mentir. O judiciario com seu aparato de merito academico é o maior corru+pto legal, subverteu a rotação de poder. Por isso, democracia ñ e governança mas limite ao poder. Bnaro e seus limites é o q se pode ter qdo se endeusa poder, e estado.
Aposto que o senhor votou nele ou, o que dá no mesmo, anulou o voto. São daqueles que se apegam ao que de mais retrógrado existe em termos de "polÃtica econômica"! Só um adendo: comparar o belo cisne negro a está situação ?
No contexto apresentado cisne negro se refere a eventos raros com impactos enormes, como é o caso do COVID-19
A asserção conclamatória final, "o voto tem consequências", é quase um gemido do colunista - demasiado humano, mas quiçá enviesado pelo fetiche da democracia como soberania popular. A democracia representativa é uma concessão pragmática e inevitável ante a massificação do eleitorado, mas é uma 'oligarquia'. E pior: sem garantia de que serão escolhidos os menos ruins. É por isso que, num futuro utópico e mantidas as coordenadas Fukuyama, vamos ter que aprender a ensinar Montesquieu nas escolas.
Há um vÃdeo em que o presidente fala na necessidade de se matar trinta mil pessoas no Brasil, incluindo FHC. É possÃvel que realize o seu grande desejo. Quando a população deixar a quarentena, talvez seja a hora do atual presidente entrar nela.
O único problema em escantear o presidente é que seu entorno também governa com o ódio a Incompetência e a ignorância, que é o tripé que norteia este governo. Veja o golpista Heleno por exemplo
O articulista apenas reforça o fato que pessoas um pouco mais esclarecidas e intelectualmente honestas já sabem. Aqueles com quem eu convivia há até pouco tempo eram (e ainda devem ser) unânimes. Taxistas, garçons, faxineiras, atendentes, e outras pessoas comuns, talvez menos intelectualizadas mas não menos atentas. Sempre gostei de conversar com estes para saber sua opinião sobre a realidade. Que Bolsonaro e seus bolsomÃnions não se enganem. A pesquisa de popularidade está próxima.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro, um risco ambulante Voltar
Comente este texto