Opinião > Solidários venceremos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luís SA

    A Folha vai ter que se definir, considerando a prática do governo Bolsonaro de sabotar as iniciativas de combate à pandemia do coronavírus no país, por conta própria e também dos estados e municípios. Não dá para esse jornal criticar o obscurantismo e oportunismo do governo federal e por outro lado, apoiar 'incondicionalmente' este mesmo governo, por conta de seu programa político/econômico e as reformas como a da Previdência, Trabalhista etc.

    Responda
  2. José Fernando Marques

    Nem tudo é mercadoria. Não há por que pôr em dúvida a sinceridade do texto. Parabéns.

    Responda
  3. reinaldo senna

    esse texto soa completamente falso e cínico... O jornal vem dividindo a população e incitando o ódio diariamente, fabricando matérias falsas e ofensivas, e seus jornalistas desonestos dedicam-se diariamente a ofender, agredir e mentir. Hoje mesmo há várias matérias desse tipo, escritas por jornalistas desonestos. E amanhã haverá outras. De que serve um jornal assim?

    Responda
  4. ROSALICE SILVA

    Nada será resolvido nas próximas semanas. Enquanto não existir uma vacina nada será resolvido, e isso acontecerá, se for o caso, em um ano ou mais. O vírus não vai desaparecer com a quarentena. A quarentena vai ajudar que a propagação seja desacelerada. Muito será exigido de todos, por um longo período.

    Responda
  5. José Bernardo

    Editorial à altura do que se espera da Folha. Solidários certamente venceremos; para que continuemos solidários, contudo, mudanças radicais terão de ocorrer, sobretudo com relação a políticas públicas e econômicas que este jornal por orientação apoia...

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    Proponho que a Folha fale, comente, exija todos os dias que o Congresso Nacional devolva ao Executivo os 19 bilhões do orçamento impositivo para servir ao País, neste difícil momento. Será que parcela dos parlamentares são tão insensíveis, diante desta tragédia, e querem usar este dinheiro em seus currais eleitorais!

    Responda
  7. Nilton Silva

    Mas a Folha não foi veementemente contra a expansão do BPC, que alcançará justamente um parcela da população completamente desassistida pelo poder público, pra ficar num só exemplo? O diário está mudando de posição ou apenas deseja aplausos fáceis?

    Responda
  8. Bruno GABRIEL DE MORAES

    O brasileiro não é solidário, pura ilusão, o brasileiro é uma praga ignorante, sem estudo, arrogante, contra ciência e adoradora do bolsonaro.

    Responda
  9. roberto foz filho

    Já passou da hora de revermos este absurdo que são os penduricalhos dos membros do MP, judiciário e legislativo. Aqui se pratica a justiça social às avessas, que ganha muito, recebe privilégios imorais de quem ganha pouco. Ao ser obrigado a pagar auxílios das mais variadas espécies, os governos municipais, estaduais e federal não conseguem numerário suficiente para investir na educação e saúde.

    Responda
  10. Bruno Elton Carneiro Santiago

    Jornais como o New York Times, Washington Post, El País sugerem aumento nos serviços públicos de saúde e nos servidores públicos. Já, no Brasil, jornais pedem que servidores públicos e serviços de saúde sejam sacrificados para que rentistas , banqueiros tenham lucros exorbitantes. É hora de defender renda mínima e revogação do Teto dos Gastos para que sejam ampliados investimentos em educação e saúde. É preciso o governo socorrer empresas em dificuldade para que milhões não percam o emprego.

    Responda
    1. José Bernardo

      Certíssimo, Bruno. Subscrevo.

  11. Rogerio Silva

    Essa é a hora em que representantes do Legislativo e Judiciário abram mão de parte dos vencimentos, aliviando o Estado e liberando recursos para a Saúde. Vale lembrar que os médicos, agora chamados de "heróis" estão tendo que fechar consultórios, clínicas e adiar cirurgias e terão redução abrupta e intensa dos honorários, tendo em vista que apenas uma minoria é assalariada (geralmente no Serviço Público, onde ganham muito pouco).

    Responda
  12. Mariana da Costa Conde

    Dois leitores/comentaristas da FSP sao difíceis de aturar O douto Cloves que sempre começa com ‘como já dizia/ costumava dizer Fulano” exudando suposta intimidade com famosos e saber enciclopédico - seu sonho e´ser edito rialista da FSP Já Hildebrando Teixeira de Piumhi no interior do interior de MG exerce oficio de caxador de comu xnistas lendo a “Foice” de cabo a rabo para farejar e denunciar mar xxistas ao desavisado publico A dupla Debi e Loide não fariam melhor ...

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Mariana: vê se esquece a oligarquia regional patronal /patriarcal extrativista, misógina, largue de vez sua raiva contra os que pensam diferente de vc e tente praticar as virtudes da tolerância nessa hora em que o planeta inteirinho sofre as consequências da Covid-19. Ataques pessoais insultuosos parecem completamente fora do radar. O inimigo agora é outro. .../Claudia Ferolla.

  13. Mariana da Costa Conde

    A cidade de Piumhi no interior do interior de Minas Gerais não deve ter livraria nem biblioteca e o jornal local deve pertencer à oligarquia regional extrativista patriarcal, miso gina, temente e demen.. te a Deus E´ la que se abriga Hildebrando Teixeira, ativo e ativista leitor e critico mor..tal da FSP e empenhado caça dor de comunistas , uai !

    Responda
  14. Hildebrando Teixeira

    Artigo fake. A Foice adota a ideologia do ódio que gera privilégios, pobreza e morte, a ideólogia que dividiu o País em nome de uma igualdade utópica e impraticável, mas que deixou seus donos milionários. Sua fala de solidariedade é apenas mais propaganda ideólogica

    Responda
  15. Gino Ribas Meneghitti

    Somente uma pandemia para nos fazer refletir sobre o peso do desperdício e do excesso, para nos convencer que temos muito mais do que necessitamos. Está claro, visível e palpável que a produção é bem superior ao consumo. Se restringíssemos a vida humana ao estritamente essencial e necessário com certeza teríamos uma reduzida jornada de trabalho e gozaríamos de mais tempo livre para canalizarmos nossa energia para a família, a arte, a ciência, a filosofia e a religião, resgatando desta forma noss

    Responda
  16. Samuel Mendonça

    Excelente oportunidade a todos nós. Que saibamos o que é essencial e o que é supérfluo. A este respeito, escrevi um texto que compartilho: https://topapensar.blogspot.com/2020/03/essencial-e-superfluo.html Saudações e fiquemos recolhidos!

    Responda
  17. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    A Hora é grave. Acusações não resolverão os problemas. Devemos cobrar ações imediatas dos governantes. Carentes, idosos e crianças devem ter prioridade. O idoso já vive confinado em situações normais pelos próprios familiares, agora então, a desculpa é mais um aliado que prefere o isolamento de pessoas vulneráveis. Os prontos socorros deveriam ter três portas de entradas, uma para as crianças. outra para idosos e por ultimo uma porta para os adultos.

    Responda
  18. Vitor Viola

    A solidariedade brasileira é "o homem cordial" descrito por Sergio Buarque de Holanda. É falsa. Senão, não teríamos um idiota no comando do país. Ele chegou aí exatamente levado por um pensamento de ódio, de divisão, de preconceito, falta de empatia e de falta de...solidariedade.

    Responda
    1. Kevin Ferretti Pereira

      Concordo com sua avaliação do presidente; discordo do motivo que o levou ao lugar que ocupa. Ele chegou lá porque os que prometeram decência e solidariedade se locupletaram e roubaram como nunca antes nesse país...

  19. eli moura

    A expectativa e de muitas perdas para todos, até aos que estão na primeira classe. Uma mentira dizer que todos estão no mesmo barco. Recentemente falsos Liberais de mercado e este editores aplaudiram a destruição de direitos dos mais pobres com reformas,, celebravam o apartheid social. Somos mais de 100 milhões na precariedade prato cheio para o vírus. Solidariedade vai ser isenção de ISS pra serviço funerario e editoriais piegas.

    Responda
  20. Hildebrando Teixeira

    A única união que interessa à Foice é com o Centrão sob o comando de Botafogo e com os comuno-petistas p/ recuperar a bolsa imprensa e vetar a MP que derrubava o imoral confisco de dinheiro de empresas mediante a publicação inútil de balanços financeiros em grandes jornais.

    Responda
  21. JOSE RAMOS VIEIRA

    Mensagem Hipócrita !

    Responda
  22. Geraldo José Geraldo

    E o "mitozinho" vem falar de cripezinha...demagogo!

    Responda
  23. André Sperling Prado

    Ficou faltando o editorial cobrar responsabilidade do 1% mais rico do país. Será que eles vão se safar sempre ?

    Responda
  24. Artur WAGNER

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. ANSELMO TADEU FERREIRA

    Inócuo.

    Responda
  26. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Escutem a ciência. Até aqui vivemos a realidade dos outros. A nossa realidade está apenas começando.

    Responda
  27. wilson thomaz

    Ja dizia Otto Lara Rezende, " O mineiro só é solidário no câncer", podemos dizer isso do brasilero, na média.

    Responda
  28. Diógenes Francisco

    Obrigado FSP pelo lindo posicionamento que sempre norteou sua independência jornalística. Acredito que quando tudo isso passar haverá uma conscientização maior entre nós brasileiros no campo da solidariedade, respeito e Amor ao próximo. Pena que hoje estamos sendo governado por um Presidente totalmente despreparado. Mas relembrando Chico Xavier: Isso vai passar...tudo passa. Desejo que seja o mais rápido possível, especialmente esse desgoverno.

    Responda
    1. Pedro Leon

      É nos anos anteriores por presidentes mal intencionados

    2. Pedro Leon

      É nos anos anteriores por presidentes mal intencionados

  29. Eduardo Giuliani

    O vírus Marco Polo é o da Inclusão Social. Vai unir a Humanidade. Clima e genética humana não tem fronteira. Um Globo. Um Ser Humano. Arregaçar as mangas, manter saúde, higiene, distanciamento social, e vencer a guerra contra o vírus.

    Responda
  30. SILVANA MORAES

    FSP a solidariedade é importantíssima. Mas mais importante é tirarmos Bolsonaro é sua trupe de lunáticos do comando do País. O navio chamado Brasil está afundando com toda tripulação de brasileiros. Socorro

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      A própria eleição de Bolsonaro é fruto do egoísmo e da intolerância que impera por aqui...Que nós possamos refletir melhor sobre nossas atitudes e comece a voltar nossas ações no sentido de tentar melhorar a sociedade em que vivemos.

  31. Luis Ferreira

    Crises podem despertar o melhor e o pior em nós. Solidariedade ou estocagem egoísta de produtos. Coragem dos profissionais da saúde ou o arroubo covarde dos políticos, poderosos de outrora. A gestão equilibrada de um ministro da saúde ou a bazófia de um clã familiar miliciano despreparado. Que sobre algo de nação do outro lado da margem desse rio turbulento que vamos atravessar, que a boçalidade desses tempos seja levada pelo coronavírus.

    Responda
  32. reinaldo senna

    com sua linha editorial de promover o ódio e dividir a população, o jornal atraiu para este espaço de comentários os seres humanos mais desprezíveis de nosso País. São 2 dúzias de haters gravemente enfermos com o vírus do esquerdismo nocivo e incurável... O conteúdo das ofensas gratuitas feitas diariamente ao presidente Bolsonaro é ultrajante, feitas com a cumplicidade do jornal. É degradante a ação dos jornalistas desonestos, insuflando a raiva desses coitados...

    Responda
    1. Jorge Watanabe

      Sampaio parabéns pelo seu comentário. Tenho certeza que sua intenção foi mostrar que os extremos são simétricos. Foi um bom experimento antropológico, mas concordo com a linha editorial da Folha de São Paulo.

    2. OSMIL GARCIA

      Ultrajante e degradante é dia após dia ver e ouvir esse estrupício colocado na presidência desse grande país, vilipendiar as instituições, dividir o país, enojar a nobre função para a qual foi eleito e infelizmente, se não for contido a tempo, conduzir a nossa pátria ao precipício.

    3. OSMIL GARCIA

      Ultrajante e degradante é dia após dia ver e ouvir esse estrupício colocado na presidência desse grande país, vilipendiar as instituições, dividir o país, enojar a nobre função para a qual foi eleito e infelizmente, se não for contido a tempo, conduzir a nossa pátria ao precipício.

    4. Ernesto Solis

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Pedro Martins

      A folha promove o pluralismo de ideias. Quem promove o ódio, assim sempre foi e segue sendo e o amigo dos milicianos.

    6. ROMERO MELO

      Com certeza V.Sa se enquadra em "haters" que pululam nesse espaco. Bom sao veiculos como Record, SBT e Band, defensores das sandices dessa coisa q nos dirige. A Folha tem participacao em sua eleicao, mas tem tido uma postura ponderada, narrando as noticias. Espero q passe logo esse virus q lhe faz enxergar q o q vem da esquerda, é ruim.Cristo, à sua epoca, seria um homem de esquerda - solidario, íntegro, esperançoso, igualitario. .

    7. Sandra Losa

      Suma, pois

  33. José Manoel Martins

    A sociedade está reagindo bem e tomando providências para evitar ao máximo o contágio com o Coronavírus, graças a atuação da imprensa e dos profissionais de saude, não devemos esquecer dos camionheiros que estão nas estradas garantindo o abastecimento de gêneros alimentícios e remédios mesmo sobre grande ameaça de contágio.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Tudo bom, o editorial e o seu comentário... Nossos camioneiros, assim como nossos agentes de saúde são heróis anónimos a quem devemos muito, mas muito mesmo...

  34. Adriana Santos

    Excelente.

    Responda
  35. Rodolfo Maia

    "Que cresça a intolerância a privilégios concedidos a poucos pelo Estado.": frase infeliz pq incompleta. Esse nosso capitalismo produz esses privilégios, ñ é apenas o Estado o responsável pelos privilégios q existe em sua estrutura. Esse é um ponto. O outro é q o editorial ñ tocou no assunto da quantidade de trabalhadoras domésticas q continuam indo trabalhar para ñ perderem renda, ao invés dos empregadores dispensarem p/ a quarentena ainda mantendo seus pagamentos. Tinha q ser explícito.

    Responda
  36. ADONAY ANTHONY EVANS

    É importante, antes tarde do que nunca, o apelo à caridade. à misericórdia e à harmonia. Paixões importantes. Porém, como em 400 a.C. Já dizia Aristóteles, na busca de soluções verdadeiras estabeleça-se o Império da Razão em lugar da Emoção. Quem são e onde estão os vulneráveis por idade, morbidades ou pobreza? Como vão ser monitorados de forma preventiva no sentido de protegê-los e proteger os demais de seu contágio. Não estamos mais no Ano da Peste, nem no Ano da Espanhola.

    Responda
  37. ADONAY ANTHONY EVANS

    Assim como em poucas horas se apurou em 2018 o voto de 104 milhões de eleitores, através das urnas eletrônicas, em poucas horas ou dias se estabelece um quem é quem. E antes que baixem aos hospitais aumentando o sofrimento e o caos, que sejam assistidos por equipes de emergência, e efetivos militares, antecipando e reduzindo soluções efetivas. Longe de menosprezar o Editorial Madre Tereza de Calcutá.

    Responda
  38. Marcos Serra

    Antes tarde do que nunca! Hoje de manhã, o teor do editorial foi completamente diferente, tratando do habitual: atacar o governo ao invés de, com ele, buscar soluções. Fiz uma postagem justamente condenando o foco que vem sendo dado pela FSP. Parece que alguém acordou na redação. Críticas ao governo não só podem como devem ser feitas e não uma campanha sistemática cuja consequência acaba sendo um prejuízo para todos. É hora de nos unirmos para o bem comum. Divergências, solucionamos depois.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Domingos, boa tarde. Só uma pequena observação: o Mandetta é governo; foi nomeado pelo Bolsonaro. Volto a repetir: nesse momento, vamos unir-nos e não dar continuidade a posicionamentos ideológicos. Se há ministros empenhados, soluções em prática ou estudo, vamos incentivar. Posicionamentos como o teu não levam a nada. Deixemos trabalhar quem está produzindo.

    2. domingos savio de oliveira

      Buscar soluções como ele? Em que Brasil você vive? Apenas o Ministro da Saúde tem levado isso a sério, cara, acorda!

  39. reinaldo senna

    esse texto soa completamente falso e cínico... O jornal vem dividindo a população e incitando o ódio diariamente, fabricando matérias falsas e ofensivas, e seus jornalistas desonestos dedicam-se diariamente a ofender, agredir e mentir. Hoje mesmo há duas matérias desse tipo, escritas por mario sergio conti e luis f. carvalho. E agora à tarde foi fabricada mais uma agredindo o presidente Bolsonaro por causa de uma MP.... De que serve um jornal assim?

    Responda
    1. Alysson Barros

      Hipócrita.

    2. Carlos Simaozinho

      Vitimismo?

    3. Jose Souza Lopes

      Caro Marcos, Obrigado pelo comentário. O ser humano pode ter a interpretação que quiser da realidade . Cada um com sua vivência e aprendizado vive e se expressa da maneira como quiser desde de que não prejudique o outro. O que observo nos comentários do sr Mário é uma total desconexão com a realidade .Ele sim só aceita ver o mundo ponto de vista dele. Abraço.

    4. Marcos Serra

      José, boa tarde. Cognição presume aceitação de divergência de ideias. Para você, só tem intelectualidade quem compartilha dos seus posicionamentos? Esse tipo de conduta é nada inteligente e sim radical ou fanático.

    5. Jarbas Vasconcelos

      Mário suas palavras só fazem sentido dentro da sua restrita bolha, fora dela, são absurdas e idiotas. Acorda, cara! Concordo em tudo com o colega abaixo.

    6. Jose Souza Lopes

      Caro Mario, Você ainda não percebeu que você está sozinho? O mundo vai acabar em cima de sua cabeça. Sossega rapaz. Vai ler um livro e relaxa. Para de ler a Folha e começa a ler uma literatura do seu nível. Esse círculo social não faz parte de sua realidade. Precisa ter cognição , entende? Saudações..

  40. Carlos Nunhes

    Podiam os ricos brasileiros defender um imposto emergencial sobre suas fortunas. Que tal?

    Responda
  41. Carlos Nunhes

    Podiam os ricos brasileiros defender um imposto emergencial sobre suas fortunas. Que tal?

    Responda
  42. João Pedro Sousa

    Vejam o canal no Youtube do Biólogo Atila Iamarino. Ele traz informações muito importantes a respeito deste coronavirus e a previsão para os próximos dias. Ele já estudou sobre Zika, Ebola. Vejam o vídeo mais recente intitulado "O que o Brasil precisa fazer nos próximos dias". Ficarão surpresos.

    Responda
  43. reinaldo senna

    esse texto soa completamente falso e cínico... O jornal vem dividindo a população e incitando o ódio diariamente, fabricando matérias falsas e ofensivas, e seus jornalistas desonestos dedicam-se diariamente a ofender, agredir e mentir. Hoje mesmo há duas matérias desse tipo, escritas por mario sergio conti e luis f. carvalho. De que serve um jornal assim?

    Responda
  44. Alysson Barros

    Enquanto existir carnaval, futebol e agora o funk/sertanejo e whatsapp/youtube, nada mais importa. Nem ciência, nem educação, nem cidadania, nem salário digno para quem de fato merece. Político não deveria ser profissão - por vezes vitalícia, como ocorre com os muitos clãs familiares; deveriam ganhar o salário mínimo, já que é tão bom, e um auxílio-refeição e basta. Sem esquecer das bancadas jurássicas predatórias egoístas e anti-modernistas, símbolos do arcaísmo tupiniquim.

    Responda
  45. Eduardo Bagagli

    Nos momentos das maiores dificuldades as pessoas e as instituições se revelam. Fico mais esperançoso e até feliz em ver que o "Grupo Folha" comunga dos valores acima mencionados.

    Responda
  46. Carlos Telles

    Sinto muito pelo meu simplismo, mas conhecendo nosso povo, não só a elite e formadores de opinião, mas todos nós, passado o perigo e vai ser vida que sege no mesmo modelo. Aqui não tem essa, todos somos movidos por interesse e isso infelizmente nos afasta das boas referências. Nossas elites, mídia e tudo o mais, infelizmente faz parte do nosso caráter, ou do caráter da maioria de nós. Minha opinião.

    Responda
  47. Fernando Jose da Costa Brito

    Não estamos em situação pior devido à aca dos governadores . Enquanto eles agiam o mamdatario maior da nação frequentava manifestações e se referia à uma pandemia como sendo gripezonha e a reação como histeria . Até quando aturaremos e aceitaremos isto ?

    Responda
  48. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Não quero ser pessimista, mas a elite econômica e política não merece créditos. Pior somos nós , eleitores, que insistimos em eleger os mesmos grupos e ineptos, e aceitamos bovinamente os privilégios para poucos. Passará está o da de mortalidade e em pouco tempo teremos as mesmas figuras nas cédulas eleitorais , algumas apenas travestidas. A solução está no nosso comportamento, unicamente.

    Responda
    1. ROMERO MELO

      Ayer, Nao se iluda. Basta arrefecer um pouco o quadro pandêmico e esse espaço volta à guerra. Ora, bombardeado pela "robozada ( foi Carla Zambelli quem chamou); ora, pelo gado q tá sereno no pasto.

    2. Ayer Campos

      Também não estou certo de que a projeção/prospecção do editorial vá no rumo certo, mas de imediato dá pra notar um arrefecimento nas pugnas ideológicas e políticas neste espaço de debates (ou de combates). Até mesmo os adeptos do governo mais fervorosos estão mais ponderados... (alguns sumiram). Será o arco de solidariedade em favor da vida?.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.