UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João F G Piragine

    Bom dia, não vi um comentário que foi Cuba quem retirou os médicos ainda em novembro de 2019.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Recomendo uma lida no início da reportagem para ver como funcionava o programa. Sobre Cuba, fizeram algo previsível: trataram a bravata do recém eleito da para responder mais uma ofensa gratuita. E, pelas declarações recentes do "quase embaixador dos EUA" e a defesa dele pelos subalternos do presidente, aduz-se que respeito aos países não é uma habilidade corrente do governo. E incorreremos ainda em mais problemas diplomáticos se mantidos estes padrões quinta série de comportamento.

    2. WILSON FILHO

      Sr. Roberto, médicos não, no máximo enfermeiros.

    3. Roberto Souza

      E era pra Cuba fazer o que, cara pálida? Esperar Bolsonaro expulsar os seus médicos?

    4. wilson kfouri

      Retirou devido à flagrante hostilidade do miliciano psicopata com os médicos cubanos chegando à chamá-los de terrorristas à serviço de Cuba..A minoria que ficou foi proibida de exercer a profissão por esse ser abjeto que chama a Covid19 de gripezinha...

  2. geraldo magela sobrinho

    Será que essa familia bolsonaro nao tem uma pessoa com sanidade mental nornal?

    Responda
  3. EDSON CARLOS MOROTTI

    Falem o que quiserem mas o Programa Mais Médicos foi um sucesso. As comunidades distantes realmente tinha uma assistência médica. E não era uma assistência incompetente como a desse governo. Era eficiente e competente. Antes que digam o contrário, consultem a internet e vejam os comentários de quem era realmente atendido por esses médicos. Mas nosso Presidente desqualificado e despreparado desmontou algo que funcionava e até hoje não consegue fazer nada que o substitua. Fora Bolsonaro!

    Responda
    1. Juan Vera

      E isso mesmo Edson, era eficiente e competente pois em quanto os médicos e residentes formados aqui diziam que a esses interiores onde os cubanos chegavam eles não iam porque não tinham recursos técnicos, os cubanos mostraram toda sua competência alem do atendimento de pacientes doentes, ensinando como a limpeza minima traz o resultado de eliminar a doença. Veja que hoje mandam lavar as mãos.Os médicos formados aqui não estão preparados para enfrentar a mazela da pobreza.

  4. Ricardo Ferreira

    O cancelamento do Mais Médicos foi uma crueldade para com aquelas populações, e fruto do desprezo de Bozo pelos mais carentes. Agora, esse negócio de pagar os profissionais via OPAS....pelo amor, isso é escravismo disfarçado. Deve-se pagar-se ao profissional, e aí é problema dele o quanto ele envia (ou não) à família.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Não entendo a diferença do mercado em geral. Um atendente de uma rede de fast food recebe parcela ínfima do que o patrão ganha. Aí é normal. Um engenheiro recebe uma parcela ínfima do que recebe a empreiteira para a qual ele trabalha. Normal. Agora, para os médicos isso não pode? É ainda melhor do que o que ocorre em muitas instâncias do capitalismo: sabe-se que a família receberá uma parte. Já em outros trabalhos, o empregado ganha aquela miséria e é aquilo que fica com ele e família.

  5. CARLOS ALBERTO PERRETTI

    Eu não votei no Bolsonaro e nunca votarei nele. Vejo que boa parte de seus seguidores sempre apresentam os mesmos argumentos - que na maioria são informações deturpadas, desconexas e inverídicas. Não sei até quando isso vai persistir. O que me deixa mais indignado é a falta de empatia, fraternidade e até de amor dessas pessoas - parece até uma doença, pior até que o coronavírus - afeta o coração.

    Responda
    1. Juliana Ribeiro

      Sim, e verdade. Mas a doença não está no coração e ainda cabeça.

  6. Matheus de Oliveira Melo

    Coitado do Jânio, com a parte de comentários infestada pelo gado radioativo. Quero ver se os bovinos vão continuar desfilando sua ignorância e má-fé se (tomara que não) os corpos vitimados pelo coronavirus começarem a fazer pilhas, como infelizmente já ocorre na Itália e Espanha. Ah, já sei: a culpa será do PT!

    Responda
  7. Herculano JR 70

    A visão do Sr Janio e sectaria. De fato o Mais Medicos-M m e um bom programa, mas e artificial e paliativo. Bo a ação d Dilma vetando o ato medico. Mas, o Mm foi excluido por Bnaro pela pressão da corporações medicas e pelo vicio das relações com Cuba. Tão forte q antes Temer ja havia decretado a limitação as vagas de medicina por 6 anos. Mas ao inves de se queixar proponha, corajosamente, nesse canal, a diminuição da regulamentação medica e da etica medica verdadeiros genocidios

    Responda
  8. edilson borges

    Parabéns. Combater os bozos, sempre, de todas as formas. A verdade sempre será uma faca afiada contra bozolóides.

    Responda
  9. Osvaldo Alves Rodrigues

    Excelente artigo! Só o gado que ocupa-se apenas em pastar pode achar que o colunista não possui criatividade.

    Responda
  10. Marcos Serra

    O jurássico JF passa uma borracha por cima dos assassinos culposos de um número de vítimas muito maior do que o vírus provocará. Ao instalar no Brasil um regime de corrupção endêmica, para enriquecimento próprio e de terceiros, o governo petista abençoou, com alegria, o desvio de recursos da saúde, educação e segurança. Pergunto-me quantos terão falecido por conta disso em hospitais, pelo crescimento da violência e no sequestro do futuro dos jovens, particularmente nas comunidades mais carentes.

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO GOMES

      Até quando Marcos você vai fechar seus olhos para e péssima administração de crise do Bolsonaro? Veja a curva de contágio da doença! Ao invés de se preocupar em defender-se da opinião pública o Bolsonaro deveria exercer seu papel de presidente! Suas recentes entrevistas são de um vazio de dar dó! E não me venha com os clichês de corrupção pois ela ainda está presente neste governo! Casos como o Queiroz com a “rachadinha”, a lavagem de dinheiro na loja de chocolates, lista de Furnas, etc...

    2. Marcos Serra

      Matheus, boa tarde. Que contorcionismo ilógico os fanáticos nunca admitirem que o Brasil foi saqueado pela qual.drilha pe.tralha por treze anos, que estamos pagando a conta e que levaremos um bom tempo para quitar o saldo que nos deixaram.

    3. Marcos Serra

      Escuta qui seu Carlos Eduardo, em vez de falar do Temer e das tentativas que o atual governo vem fazendo para corrigir a lambança dos treze anos de governo pe.tralha, que tal admitir, o que você não desmentiu, que o Brasil foi saqueado por uma qua.drilha e que ainda levaremos um bom tempo para recuperar o prejuízo? Será que o seu cérebro (tens?) entende que corrupção mata e que os criminosos deveriam ser punidos como homicidas?

    4. CARLOS EDUARDO GOMES

      Escuta aqui seu Marcos, os dois anos do nefasto Temer produziram resultados econômicos melhores do que um ano e meio do Guedes, seu presidente preferiu viajar enquanto a crise se estabelecia, aliás até agora 23 pessoas da comitiva já se contaminaram, seu presidente participou de uma manifestação temerária na semana passada e enquanto outros líderes de nações tomavam atitudes para resolver o problema seu presidente fazia festinha! Só espero que sua miopia seja menor do que lhe restou no cérebro!

    5. benjamim picado

      barganha, terceira fase do luto.

    6. Matheus de Oliveira Melo

      Que contorcionismo lógico.

    7. CL UDIO DE SOUSA CRUZ

      E ainda faltou dizer sobre os estádios da Copa, do parque olímpico. Quantos leitos deixaram de ser criados com esses recursos, que hoje pouca utilidade tem. Faltou falar da ruivinha americana. Faltou falar da dívida impagável que a Petrobras tem. Esse gado comedor de mortadela.....

    8. Marcos Serra

      José Padilha, bom dia. Em momento algum falei isso. Lógico que havia corrupção. Porém, como dizia o próprio chefe da qua.drilha: '' ... nunca antes nesse país ... ''. Só tens que raciocinar com o seguinte: a sociedade, você, eu, todos enfim fomos enganados por um mentiroso que permitiu desvios, enriqueceu a si, familiares e amigos de forma absurda e incontrolável. A conta chegou no governo Dilma mas é tão grande que estamos pagando até agora. Será que vale a pena insistir em defender ban.dido?

    9. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É claro que antes do PT o Brasil era um país de freiras, tão imaculado e livre da corrupção, corrompido que foi por um bando de esquerdistas ! Nunca antes neste país tinha havido corrupção! Qualquer idiota sabe disso!

    10. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É claro que antes do PT o Brasil era um país de freiras, tão imaculado e livre da corrupção, corrompido que foi por um bando de esquerdistas ! Nunca antes neste país tinha havido corrupção! Qualquer idiota sabe disso!

  11. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Este colunista comunista sabe que a OPAS funcionava como laranja de Cuba. Na verdade o acordo era entre Cuba e o governo petista. Trabalho escravo puro para mandar dinheiro pra Cuba. Veja a alegria dos médicos cubanos agora no Governo Bolsonaro, que estão trabalhando no programa e recebendo integralmente o dinheiro pelo suor do seu trabalho. Jânio o muro de Berlim caiu pra todo o mundo , menos pra você, demais petistas e puxadinhos .

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A alegria de todos os dois? Gado é gado! Se fosse assim maravilhoso os milhares não teriam voltado para o lugar que vocês insistem que seria um inferno!

  12. Marcos Serra

    O JF deveria ser afastado da FSP. Mesmo com o viés de calúnia que esse jornal adota contra o governo, suas matérias são repetitivas, cansativas, sempre mais do mesmo. Zero criatividade, nenhuma inspiração. O ser humano deve aceitar quando bate o ocaso seja ele mental ou físico. A hora do JF já passou. Defender a exploração humana para patrocinar um regime de esquerda ou enriquecer o bolso dos governantes é indefensável. Apenas tresloucados podem encontrar alguma justificativa nessa conduta.

    Responda
    1. benjamim picado

      e vc. sempre lendo ele. a folha publica e até vc. replica. rá.

    2. JORALIMA TEXTO

      Se, com todos esses problemas listados pelo senhor, antes das 11 horas da manhã, a coluna já atraiu a atenção de quase uma centena de comentaristas, inclusive a sua, o senhor realmente acredita no que está falando: sinceramente acha que a Folha deve seguir o seu pedido de afastamento do jornalista? Faz sentido?

    3. Matheus de Oliveira Melo

      Marcos, bom dia. O dia está ensolarado, a grama está verdinha; por que não vai pastar um pouco? Obrigado.

    4. Marcos Serra

      Ernesto, bom dia. Favor rever teu conceito do que seja jornalismo. Bom domingo.

    5. Wesley Lopes

      A verdade incomoda, machuca, atordoa bolsominon robotizado? A "gripezinha", "fantasia" esta aí para mostrar quem tem viés de calúnia.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Trouxe à tona um assunto ja esquecido pelos que não sofreram as suas consequências e que foi o primeiro ato de uma série de ataques contra os mais pobres e desprotegidos. Este povo sem memória logo esquece até mesmo dos atos que o ferem profundamente, a não ser que tenham sido praticado por petistas.

    7. Marksh Zêniton

      "Zero criatividade"? Acho que você tá confundindo jornalismo com twitter de Bolsonaro.

  13. florentina alves

    Excelente artigo, publicado em momento vital no qual esses médicos farão muita falta. Na pandemia, a população desassistida é quem sentirá na pele o preço de uma gestão política movida pela cólera irrefletida.

    Responda
  14. roque alves

    Acordar no domingo de manhã, sob quarentena , e ler o artigo impecável de Jânio de Freitas, não tem preço. Obrigado , Jânio de Freitas, infelizmente a sua elegância e a apresentação da verdade factual , nem sempre encontram guarida entre os leitores. Sinto falta de lê-lo mais vezes na semana.

    Responda
  15. Mérope Bernacchi

    E, como sempre, Jânio de Freitas nos fala com fundamento, com conhecimento de causa. Agora, essas pessoas abandonadas pelo governo no interiorzão brasileiro estão absolutamente vulneráveis e desprotegidas. Nesse contexto,Bolsonaro é o maior vírus que poderia nos sobrevir. E sobreveio!

    Responda
  16. THADEU DE ALMEIDA CASCELLI

    O Mais Médicos era uma exploração de médicos cubanos patrocinado pelo governo corrupto brasileiro. Foi a melhor coisa que Bolsonaro fez.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Outras coisa que o Bolsonaro fez muito bem foi ignorar a pandemia, ( uma gripezinha" ) portanto fique em casa, pois se contrair o virus voce vai ver o que te espera nos hospitais brasileiros, a menos que voce seja paciente de hospitais particulares tipo A. Eisntein.

    2. benjamim picado

      e pensar que ainda se encontram eremildos por aqui na mais doce face da negação.

    3. Matheus de Oliveira Melo

      Fale por você. Morei no interior do Amazonas, na Tríplice Fronteira com Colômbia e Peru, e dos 30 médicos que assistiam a saúde indígena da região, 27 foram embora com o fim do programa. Os cubanos eram pau pra toda obra, não são como comentarista boca aberta que nada fazem pra quem precisa.

    4. Marcos Serra

      Thadeu, bom dia. Perfeito o comentário. Faltou dizer uma coisa. Como o daqui, o governo de lá também é corrup.to; que sabe mais ainda. Difícil mensurar qual dos dois saqueou mais a população, mais prejudicou sua sociedade.

    5. Mérope Bernacchi

      Não sabe o que está falando! Como o presidente a quem que admira, sofre de incontinência verborrágica virulenta e sem fundamento. Receita: um shut up de hora em hora.

    6. Marksh Zêniton

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. José Bernardo

    A atuação do desgoverno no caso do Mais Médicos é a divisa "ideologia acima de tudo", inclusive da razão e dos fatos, elevada ao estado de arte. Quanto a Eduardo, espero que o governo chinês não recue de sua exigência de um pedido formal de desculpas - seria pedagógico para a família...

    Responda
  18. Nelson Vidal Gomes

    O que a imprensa militante-da qual o respeitável articulista Jânio de Freitas é um dos maiores expoentes-precisa compreender,é que nada do que disser contra Bolsonaro o fará pior do que o PT,cujo nível de corrupção e mentiras traumatizou a nação,salvo se este mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. benjamim picado

      barganha, barganha, o resto da rima tu sabes, né, nelson?

    2. Nelson Vidal Gomes

      José Padilha nada mata mais pobres do que a corrupção!Outro abraço!

    3. Nelson Vidal Gomes

      José Padilha nada mata mais pobres do a corrupção!Outro abraço!

    4. benjamim picado

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nem mesmo a morte e o sofrimento de milhares, de pobres, é claro! Não é mesmo?

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nem mesmo a morte e o sofrimento de milhares, de pobres, é claro! Não é mesmo?

  19. Agricio de Jesus Silveira

    Bom dia Janio de Freitas, sem dúvida o senhor é a nossa esperança!!!

    Responda
  20. Beto Rezende Rezende

    Já me libertei, Marinho. Só não sou gado. Nem de esquerda nem de direita.

    Responda
  21. Beto Rezende Rezende

    Não tenho plano de saúde, Édson. E dediquei anos da minha vida - inclusive na clandestinidade - lutando pelos mais pobres.

    Responda
  22. Jackson de Moura Ferro Silva

    O jornalista Jânio de Freitas está defendendo o programa mais Médicos do jeito que era antes . Gostaria de saber se o jornalista ficaria satisfeito se 70% do salário dele fosse para o governo de Cuba ? Conheço cubanos que fizeram a prova do revalida , passaram e estão muito satisfeitos com o novo salário.

    Responda
  23. Beto Rezende Rezende

    Releia o que escrevi, Almeida. Disse que Bolsonaro é um imbecil. Se há uma coisa que eu deploro, é falta de educação. Apenas não concordo com Jânio. E tenho argumentos para isso. Vivi muito tempo em redações. Sempre enfrentei medalhões. E medalhões manipulam, Almeida. Infelizmente.

    Responda
  24. Beto Rezende Rezende

    Não estou defendendo JB, Marinho. Você não leu o que escrevi. Se o defendesse, teria coragem de me posicionar. Sou jornalista. Meu dever como cidadão é difundir o que vejo como manipulação. E JF manipula. Ponto. E se Mandetta sair agora, moça, como ficamos? Reflita. Discursos ideológicos cegam. E estamos diante da sobrevivência ou a morte.

    Responda
  25. Fatima Marinho

    Bem colocado Janio de Freitas. Parabéns pelo artigo.

    Responda
  26. Angelo Batista Goulart

    As manifestações recentes do 15 de março de apoio ão governo e contra as instituições brasileiras e que de verde amarelos foram para as ruas e praças e com presenças cada vez mais reduzidas , e olha muita gente com protetores faciais contribuirão para amenizar a gravidade da pandemia COVID 19 , essa mensagem de tudo normal já transmitida pelo Governo! E agora? os infectados aumenta ! tudo é real !a população esta amedrontada !

    Responda
  27. Beto Rezende Rezende

    Em tempo: leiam Elio Gaspari hoje e vejam a diferença entre jornalismo com J maiúsculo e jornalismo dito engajado. Gaspari elogia o trabalho de Mandetta. Lembra que, como todo ser humano, pode encher o saco de JB e pedir pra sair. JF: ser de esquerda hoje no Brasil não significa muita coisa. Culpa de quem? Ele sabe. Só não tem peito para dar os nomes.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Mandetta não abre os mais médicos para os cubanos que ficaram no Brasil porque o chefe dele não deixa. Não tem coragem e vai pagar o preço. Todo o sucesso do Mandetta está em usar a estrutura técnica deixada pelos governos anteriores, muito sábio. Diferente do deseducador Weintraub que resolveu destruir . Acorda Beto, não da para defender Bolsonaro, ele está surtado.

  28. Beto Rezende Rezende

    O que JF não cita é que muitos médicos não quiseram retornar a Cuba por causa da ditadura. Que JB é um imbecil, todos sabemos. Mas não venha falar do governo Dilma, meu caro. O brasileiro não se esquece de Pasadena; do roubo na Petrobras; do desastre que foi a gestão daquela senhora. E que tal falar do trabalho de Mandetta, Jânio? Não pode. É de direita. Cuba é uma ditadura. Ponto final. E quem fala aqui é um ex-comunista. Mas que lê. E que não acredita em jornalismo panfletário e enganador.

    Responda
    1. Edson Saito

      Enquanto isso nos rincões nao tem medicos desde a saída dos cubanos. Fácil é ter plano de saúde e ficar discutindo ideologia no ar condicionado. A matéria é excelente e disse a verdade. Preocupe se com os pobres, será um humano melhor, garanto.

    2. Fatima Marinho

      O programa mais médicos foi um grande sucesso, sua interrupção foi ideológica e não técnica. Os cubanos que ficaram no Brasil poderiam ter sido chamados e não foram, por que? Deixar o povo sem médico está correto? Vcs excomunistas são estranhos, apoiaram ditaduras sanguinárias e não conseguem ver o bem em um programa técnico somente porque os médicos são cubanos. Acorda Beto, continuas persistindo no erro, liberte-se de ideologias

    3. Luiz Almeida

      Educação é sempre bom, não li em nenhum momento o Janio se referindo ao sr. Beto com um leitor imbecil.

  29. eli moura

    Itália solicitou apoio a Cuba e esta levando médicos cubanos

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Com salário todo para os médicos. Não a imoralidade que este JF, defende. E tem mais, o autor artigo ou é m au car ácter, ou m al inforbmado, pois, afirmar que com os médicos cub anos a crise do Corona seria menor, é a mesma coisa que dizer que com um copo d'água apagaremos todos os incên dios no Brasil. Quem isto afirma ou é és tú pi do ou deso nesto.

    2. Marcos Serra

      Até aí, decisão acertada. Li a respeito. O salário, obrigatoriamente, vai todo para os médicos. Aqui, eram explorados. Foi dada a eles a oportunidade de aqui permanecerem com tal que passassem no exame do Revalida.

  30. eli moura

    Acrescente se a solicitação recente desesperada da Itália pra Cuba enviar seus médicos. Logo a Espanha fará o mesmo.

    Responda
  31. cleomar josé cordeiro

    Os que são contra o Mais Médicos sequer sabem aonde fica o interior deste país, tão necessitado deste profissional.

    Responda
  32. eli moura

    Acrescente se a solicitação recente desesperada da Itália pra Cuba enviar seus médicos. Logo a Espanha fará o mesmo.

    Responda
  33. eli moura

    Acrescente se a solicitação recente desesperada da Itália pra Cuba enviar seus médicos. Logo a Espanha fará o mesmo.

    Responda
  34. MARCOS BENASSI

    Prezado colega José, devo informá-lo de que pesquisa seriíssima encontrou DNA de camelo na família do Cavalão e na horda circundante: escoicearam os médicos cubanos e os antípodas xinguelingues, mas isso foi ato reflexo, como nos parentes de corcovas. Quanto à tua hipótese de redução de desemprego, não precisa ser vermelho para ler Marx e usar bom pensamento como chave interpretativa; eles, dado analfabetos, esqueceram que para o bem-explorar é preciso excesso de mão-de-obra, estão na contramão

    Responda
  35. José Manoel Martins

    O custo da maldade. O governo de Bolsonaro não tem a menor intenção de agir no combate ao Coronavírus, prefere mentir para população que é apenas uma gripezinha, e porque? A resposta é simples porque morrerão milhares de brasileiros, e com isto a taxa de desemprego cai, os gastos com a previdência, da saúde, da educação caem melhorando assim as contas públicas e depois disto será sua plataforma politica para reeleição. Fica evidenciado o porquê o seu gesto de arminha. Igual a ele só Hitler.

    Responda
    1. Quintiliano Silva

      Exatamente, incompetentes foram os governos da Itália, da Espanha, dos USA... Aqui é muito pior, é genocídio dos mais pobres.

    2. MARCOS BENASSI

      Iguais a esteS, no plural, só um bando de hienas sorridentes

  36. Carlos Lopes

    Sr. Jânio, concordo com o senhor.

    Responda
  37. Carlos Lopes

    Sr. Jânio, concordo com o senhor.

    Responda
  38. José Manoel Martins

    O programa mais médicos tratava os pobres, este governo não é para eles. A frase do personagem de Chico Anísio Justo Veríssimo é emblemática, definindo o atul governo " pobre, quero mais que se explodam"

    Responda
  39. Joás Santiago Silva

    Alguém colocou a tartaruga em cima do poste. A culpa é direta de muitos id*iotas que hoje batem panelas. E certos jornalistas que agora sofrem ataques infames têm muita responsabilidade pelo conjunto da me*rda. Arrogantes, cegos e surdos, duvido que aprendam a lição. Relativizaram todo o histórico da escória bolsonarista porque ainda não haviam sido atingidos. Vide Vera Magalhães e até o grupo Band, que está irritado porque a água de bo*sta bateu na bun-da fofa do João Saad. Antes tava bom.

    Responda