Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Henrique Marinho

    O que é o homem senão o sobrevivente de milhares de pandemias, desde a pré história? Esta é apenas mais uma, onde a informação e o pânico se disseminam mais rápido que o vírus. Você esqueceu de mencionar que a moral da estória do Livro foi o abandono da busca ilusória da felicidade, e a volta à rotina e à vida lúdica, cuidando do no nosso jardim.

    Responda
  2. Nelson Vidal Gomes

    Feliz artigo!Ouso acrescentar-lhe como foi efeito colateral positivo da passagem da pandemia,o do início da associação entre ciência e espiritualidade,talvez a primeira,por si só,não conseguirá explicar tantas variações de gravidade nos diversos grupos étnicos atingidos.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  3. Vitor Tadeu Carramão Mello

    Concordo plenamente, só faltou falar dos efeitos positivos que estão tendo sobre o meio ambiente ( canais limpos em, Veneza, redução da poluição na China) e da solidariedade entre as pessoas que está aumentando progressivamente em uma época marcada por tantos radicalismos e ideologias extremistas.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Os canais só estão limpos em Veneza, Vitor, porque a ausência de trânsito por dias seguidos permitiu que decantasse lentamente a sujeira de séculos. Me diga da limpeza dos canais depois que o tráfego normal voltar, ok?

  4. Ruziany Louzada

    Perfeito. Leu meus pensamentos ou eu li meus pensamentos na reportagem???

    Responda
  5. Tersio Gorrasi

    Um aspecto importante, e que chega a até a ser um lado positivo nesta tragédia é o que foi postado por André Trigueiro no twitter, quando ele chama a atenção para as pessoas agora se conscientizarem que possuem uma família e um lar, até mesmo pets, para dar a devida atenção a eles que antes na correria louca do dia a dia não tinham tempo. Começa a despertar o altruismo, a generosidade e o amor ao semelhante, deixando o ódio e as desavenças de lado

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Não quero ser pessimista mas, no dia seguinte ao "fim" da pandemia, esquecem tudo de novo.

  6. JORGE ANTONIO MERCANTI

    Excelente artigo do Hélio Schwartsman. Preciso, científico e contundente. Não deve agradar aqueles que só pensam de modo ideológico. Aliás, nota 10 para a edição da Folha de hoje. Um editorial de primeira página digno deste jornal. Ainda bem que eu não cancelei a minha assinatura. A melhor edição dos últimos tempos.

    Responda
  7. OSWALDO COIMBRA DE OLIVEIRA

    Sou cidadão brasileiro, tenho direito à liberdade de expressão. Sou jornalista, exerço um ofício para o qual a liberdade de expressão é sustentáculo. Sou assinante da FSP, há mais de vinte anos, devo poder de me manifestar sobre um produto cultural pelo qual pago há tanto tempo. Invoco todas estas possíveis prerrogativas, para ter fundamentos com os quais possa escrever isto: nunca vi nas páginas deste jornal um colunista tão asnático, inexpressivo, e, irrelevante como Hélio Schwartsman.

    Responda
    1. OSWALDO COIMBRA DE OLIVEIRA

      O senhor Jove Bernardes se dá o trabalho de ocupar um espaço, nesta seção, para informar, depois que manifestei insatisfação com o trabalho de Hélio Schwartsman: prefere este colunista a mim. Como não sou colunista deste jornal, fiquei sem entender como poderia disputar com Hélio a preferência dele, em relação a qualquer coisa. De qualquer modo, não vou subestimar o valor da capacidade de escolha deste senhor que não conheço e não me conhece. Talvez ele goste de sobrenome complicado.

    2. Jove Bernardes

      Asnático, inexpressivo e irrelevante. Ok, anotado. Mas prefiro ele a ti, cidadão brasileiro, jornalista e assinante da Folha de S. Paulo.

  8. Arnaldo Lopes

    Eu gostava tanto do Hélio, até que ele apoiou o golpe. Hoje ele foi muito infeliz com o Darwinismo social, mesmo disfarçando.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Darwinismo social patrocinado pelo omisso e incrédulo e desdenhador presidente Bolsonaro, não se esqueça.

    2. Arnaldo Lopes

      Texto de grande insensibilidade com os dezenas de milhares de mortos nos próximos meses que hoje estão vivos. Quantos leram essa coluna e serão cadáveres até agosto?

  9. Tersio Gorrasi

    A ciência está se esforçando, mas até agora não apresentou nada de concreto neste episódio, a não ser pesquisas para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos (até lá, sabe-se quantos ainda perderemos). As medidas de isolamento e quarentena, bem como as de higiene pessoal já são padrão para todas as moléstias transmissíveis, e não precisaram da ciência para isso, apenas do bom senso

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Felipe, estou da falando da ciência especificamente neste caso, não do conhecimento que já adquirimos através dela. Se isso não ficou claro no comentário, considere esta correção

    2. FELIPE HERRMANN

      As medidas de higiene já existentes são baseadas na ciência. Boa tentativa em fazer propaganda anti-ciência.

  10. wilson kfouri

    Texto bom mas tardio. Bolsonaro nunca enganou ninguém e foi eleito pela soma de quem pensa e continua, pensando como ele mais as madalenas arrependidas, que agora o atacam,tipo Doria,Huck,Amoedo ,Globo,Estadão etc e jornalistas como vc que não se colocaram ,claramente, no 2º turno.

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Wilson, please. Esquece um pouco suas ideias, princípios e certezas. Covid-19 não tem lado, não é da esquerda e nem direita. Temos de ter todas as grandes qualidades nesse transe louco que caiu feito um raio no planeta inteiro. Intolerância não ajuda, só atrapalha. .../Claudia Ferolla.

    2. Roberto Freire

      Cara, na boa, deixa passar essa tragédia e você já pode voltar a fazer campanha pro Lula. E os bolsominions podem voltar a fazer campanha pro Bozo. Por enquanto, deixa a gente viver nossa quarentena sem essa torração de saco.

  11. Antonio Marcos Mendes Augusto

    Discordo totalmente. Nem mesmo a queda do Bolsonaro seria suficiente para compensar os dias preocupantes pelos quais estamos passando. As vantagens citadas poderiam ser imaginadas sem a necessidade de termos famílias enlutadas pela morte de seus entes queridos. A morte de cada pessoa por causa deste coronavírus me entristece.

    Responda
  12. Galdino Formiga

    Pandemias trazem aspectos positivos mínimos (por exemplo, na ciência). Os prejuízos são imensos e irreversíveis na saúde, econômicos, sociais, turísticos, políticos.

    Responda
  13. José Ramon

    A Peste Negra de 1350(+/-) foi uns dois motores do Renascimento

    Responda
  14. José Cardoso

    Se as mortes forem "apenas" na casa dos milhares, é possível realmente que a redução nos acidentes de trânsito deixe tudo no zero a zero.

    Responda
  15. Cloves Oliveira

    Não existe 'bright side' quando se trata de pandemia, principalmente por que a expressão 'cura' é no mínimo enganosa. Estudos do Japão indicam que mesmo as pessoas que se recuperam da doença, sofrem danos irreparáveis aos pulmões e sistema respiratório. Países não aprendem, só as pessoas aprendem. O único ponto positivo dessa experiência deveria ser o fato de que as reações devem ser rápidas e fulminantes, pois a única missão de vida do vírus e se espalhar na maior velocidade possível.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Pois é, mas as coisas não são tão simples. Quem dá sempre acha muito, quem recebe sempre acha pouco. Quem reage a tempo sempre é criticada por precipitar-se, quem reage no tempo sempre arrisca-se a ser julgada como lenta e inepta. Quanto a "países não aprendem, só as pessoas aprendem", considere: não seriam países, mas nações, e nações, sim, aprendem, são formadas por pessoas. Nações aprendem, sim. É por isso que as nações europeias estão à nossa frente, a dor as ensinou.

  16. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Compare-se esse texto fraquíssimo e irrelevante com o do italiano Domenico do Masi logo aí embaixo, nas que sintomaticamente não recebeu um único comentário.

    Responda
  17. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Faltou observar a evidência mais gritante, a constatação de que o modelo neo liberal é uma falácia perigosa para a nossa sobrevivência, sem os sistemas públicos de saúde vigentes nos países mais afetados pela pandemia, incluindo o Brasil, a catástrofe atingiria proporções inimagináveis. Vamos ficar atentos ao que ocorrerá nos EUA, cuja única saída será a sua riqueza e mesmo assim dependente do Estado. Precisamos aprofundar o modelo de saúde pública e universal. Essa é uma lição inestimável!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Viva o SUS!

    2. José Brás Barreto de Oliveira

      Concordo!

  18. reinaldo senna

    quem sabe o coronavírus não ajuda a dar uma renovada no quadro de jornalistas, né? Vamos aguardar... Dizem que há ainda há alguns meses para atuação do vírus... Quem sabe...

    Responda
    1. wilson kfouri

      A ciência diz em relação ao Covid19 que para 80% das pessoas serão assintomáticas e das 20% restantes,uma boa parte se curará em casa ,obedecendo certos protocolos,e uma minoria necessitará de ser hospitalizada e haverá mortos com maior probabilidade entre os idosos com problemas de saúde. Infelizmente, mesmo sendo uma porcentagem pequena haverá muitos mortos. O seu comentário infeliz e grosseiro indica que, mesmo que vc não seja atingida pelo Covid19 19 já o foi por um vírus mental...

  19. Ayer Campos

    Pocurando bem, em situação de pandemia até adeptos bolsonaristas podem ter ideias rezoáveis.

    Responda
  20. Mariana da Costa Conde

    Por que a FSP continua veiculando em suas paginas/site propagandas de produtos/remédios que supostamente garantem fortalecer ou blindar o sistema imunológico e combater vírus no exato momento em que a pandemia se alastra no pais?

    Responda
  21. Francis Bernado do Nascimento

    Ótimo texto, Hélio! Precisamos tirar lições das crises e repensar os modelos.

    Responda
  22. Francinete Fernandes de Sousa

    Quase chorei com importancia deste escrito. Q profundidade. Já dizia um: "quando se tem o que falar, deve calar-se".

    Responda
  23. Herculano JR 70

    Cada dia me aproximo da opinião de Bnaro e Trump q essa e uma doencinha, pra ñ dizer gripinha. Q e muito sensacionalismo midiatico arruinando o pais. Helio, p ex. escreveu alguns artigos sobre. Artigo de hoje, nessa Fsp, diz q o tratamento, em nome de q tanto se fala, e apenas paliativo com antitermico, hidratação e repouso. Nos caso mais graves ventilação. Ou seja ñ ha remedio. Mas 80% nem percebem a doença q tem. Morrem os q sempre morrem em qq gripinha: os debilitados ja com pe na cova.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Você tem razão, Herculano. Para não arruinar o país, vamos fingir que não é nada. Não precisa desculpar-se dizendo que você se "aproxima" da opinião de Bnaro (Bnaro? Que chique!) e Trump, diga que já as encampou e que é tão im.be-cil quando eles. Vamos, solte-se, seja feliz!

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Já vacinou contra aftosa?

    3. Matheus de Oliveira Melo

      Ê e.ô vida de gad.o. Povo marcado ê. Povo feliz!

    4. Mariana da Costa Conde

      ceus;a epidemia do bolsonavirus resiste à tudo ?

  24. Paulo Azevedo

    Discos do Amado Batista não têm lado bom. Bolsonaro não tem lado bom, ser eleitor dele tem um lado bom: arrependimento pode matar.

    Responda
  25. Beto Rezende Rezende

    Isso, Hélio. Tudo na vida tem um lado bom, menos o disco do Engenheiros do Havaí.

    Responda
  26. Eldo Fernando da Silva

    Mais se fosse o presidente falar uma coisa dessas,aí a turma da patrulha vai pra cima, pedindo impeachment e o diabo a quatro, realmente esse jornal presta um desserviço ao público com o mínimo de senso crítico. Da vergonha!!!!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      O Bozo acabou! Tem que ser interditado por inépcia! Você seria o dr. Pangloss?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Considere que há franca distinção entre um que argumenta fundamentadamente e outro que diz aquilo que pensa mas é de intelectualidade e capacidade de raciocínio inegavelmente restritos. Alheio a isso, considere a dimensão institucional que cada qual representa.

    3. Julio Shiogi Honjo

      Gustavo, só não será pior porque governadores e prefeitos avocaram para si também responsabilidades que seria do presidente.

    4. Wilson Souza

      Primeiramente, sua frase começa com "mais" e neste caso o correto seria "mas", segundo, você disse que, se fosse Bolsonaro falando isso... esperar que Bolsonaro verbalize uma frase tão "complexa" como essa

    5. Gustavo Silveira Costa

      Aparentemente você não leu o artigo com atenção, que é bem humorado sem zombar da situação. O que o presidente faz é diferente, é irresponsável, e nós vamos colher os frutos desse desleixo em muito breve.

  27. eli moura

    Positivo pra quem cara pálida. Só teria algo positivo se as fatalidades concentrassem nos que não conseguem ter empatia com os que estão sofrendo. A relação entre fatalidades e contaminações esta próxima a 1,5%.

    Responda
  28. Beatriz R Alvares

    O único aspecto positivo que eu vejo no que está acontecendo no Brasil é ver as pessoas que votaram em Bolsonaro bater panelas contra ele. Mas isto é muito pouco face ao que este homem fez e vem fazendo. Se estamos vivendo uma guerra, como alguns dirigentes políticos falam, Boldonaro deveria ser julgado como criminoso de guerra!

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Bolsonaro.

  29. MARCIA CRISTINA POLON

    Aspectos positivos, desde que quem morra nao seja seu familiares, certo sr. hélio. no aspecto positivo do bolsonaro, Brasil em 2 meses fica imune ao coronavirus com 150 milhões de pessoas infectadas e 6 milhões de mortes, ou seja, 5 milhões de idosos, 4 milhões de aposentados. O governo teria um lucro de 12 bi - 50% de pensão = 6 bi por mes, 72 bi por ano, em 20 anos, 1 trilhão e 440 bilhões. uma jogada que custa 5 milhões de mortes para conta do bolsonaro, e antes que aconteça, fora bolsonaro

    Responda