Ilustríssima > Coronavírus anuncia revolução no modo de vida que conhecemos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É a ambição, nada muda somente os mortos! A quase morte não muda nada!
Planejamento, essa é a palavra chave que o neoliberalismo baniu dos governos, panejamento econômico e sanitário é fundamental, senão essencial para enfrentar as consequências da pandemia. Bem vindos ao mundo de Keynes.
InvisÃvel e intocável o coronavÃrus atua pela dor e sofrimento como misterioso emissário da Natureza forçando o ser humano a despertar escaninhos ainda adormecidos da sua razão para novos horizontes de convivência humana além do impessoal e frio do capitalismo terminal, o do lucro acima de tudo. O isolamento social forçado é tempo para reflexão e o futuro próximo, tempo de renovação. Quem sobreviver verá ! Fiquemos em casa, para tanto.
Infelizmente, vai ficar tudo igual. A Europa teve a Primeira Guerra e a Gripe de 18, depois o mundo teve a Segunda. Guerra. China, Japão e Europa devastadas. 70 milhões de mortos. Deu uma remexida e continuou tudo igual. Infelizmente.
Que texto incrÃvel, brilhante! Obrigada Folha
Com relação ao endividamento do estado, lembrei daquela velha máxima: ''se você deve mil reais para o banco, o problema é seu, mas, se você deve um bilhão de reais para o banco, o problema é do banco''. Os únicos que enxergam problemas no endividamento do estado são os rentistas. Foram eles que levaram o estado a criar a dÃvida, e fazem de tudo para que o estado continue se endividando, para que eles vivam. Deixe que o estado se endivide até o limite, quem quebra são eles, o estado sobrevive.
Essa talvez tenha sido a coisa mais sem noção que eu já li recentemente. O Governo não cabe dentro das suas despesas, portanto, endivida-se. Se não tiver quem o financie, imediatamente tem que cortar. Com uma folha de funcionários obesa, mas principalmente corporativista e incapaz de qualquer sacrifÃcios (vide judiciário), as primeiras vÃtimas seriam o SUS e a educação.
O autor mencionado no final do artigo é Kenneth Boulding e não Kennet Building!
Meus sentimentos à s famÃlias italianas e meus agradecimentos ao #mercados# pela sua confiança e investimento em indústrias farmacêuticas que, além de emprego e renda, nos proverá dos remédios e vacinas que nos livrarão desse mal. Não, a cura não virá de Cuba.
Como em comentários abaixo, somente alienados por ignorância ou crença ideólogica pômodem desconsiderar o efeito da postura amistosa aos mercados na viabilidade da riqueza dos Estados e do emprego e renda das famÃlias. Quanto as igrejas são questão do indivÃduo e não assunto público
Bolsonaro não comete apenas erros, mas crimes contra a humanidade: deliberadamente falsifica a realidade, convocou e participou de atos, convida o povo a cultos, produz fake news sobre medicamentos. A luta contra a pandemia no Brasil a curto prazo e a retomada de um paÃs mais digno, a médio prazo, exige o impeachment urgente ou a interdição de Jair Bolsonaro.
Entre Nós e o Inferno e o Céu, há Somente a Vida entre os Dois, que é a Coisa Mais Frágil do Mundo. - Blaise Pascal
Bastava que a China, fabricante do vÃrus, fosse uma democracia como a Itália e tivesse liberado as informações para o mundo e não as escondido e forçado seus médicos não falarem, que os problemas para o mundo teriam sido muito menores. O Domenico deveria ir para a China convencer a ditadura chinesa ser igual à quela que ele vive em Roma.
Na crise severa não nos socorrerá o mercado e sim o estado, a famÃlia e a igreja.
Somente alienados por ignorância ou crença ideólogica pômodem desconsiderar o efeito da postura amistosa aos mercados na viabilidade da riqueza dos Estados e do emprego e renda das famÃlias. Quanto as igrejas são questão do indivÃduo e não assunto público.
Agradecemos por compartilhar um pouco de conhecimento nesse momento tão angustiante. Força ao Povo da Itália.
Uma leitura complementar: O coronavÃrus: o perfeito desastre para o capitalismo do desastre (Artigo de Leonardo Boff no Jornal do Brasil).
Tem que acabar é com a lógica dele, a lógica neo marxista, que está destruindo Ocidente e facilitando o avanço mundial da China.
Quem não se adaptar a um mundo com maior presença estatal e valores sociais vai ficar se debatendo por um estilo de vida capitalista e individualista que está em extinção!
O seu tempo passou, Hildebrando. Suas ideias estão falidas, mortas e enterradas. Talvez um dia você entenda isso, mas será difÃcil.
Como você é pequeno. Um robozinho humano. Bençãos a sua famÃlia e pessoas próximas diante de sua obtusidade mental - elas devem precisar.
Nasci em 64, a geração que,- a duras penas -, foi à s ruas reconquistar direitos que o regime militar surrupiou, não obstante os tempos de bonança dos anos 70 (petrodólares, apadrinhamento dos EUA, ...). Não obstante as facilidades ofertadas, pouco se traduziu em benefÃcio aos brasileiros. Em sã consciência, quem acredita que esse ex-capitão de meia pataca, com sua equipe desastrada, vai nos levara a algum lugar? Mandetta já sentenciou: colapso (até meados de abril). Vamos esperar pra ver?
Dessa vez os minions descabeçados não terão mais nem Cumbica e Galeão como saÃda! Sequer como possibilidade.
Grazie mille!
Resumindo: um vÃrus fazendo com que os grandes lÃderes mundiais coloquem os chinelos da humildade....a natureza mostrando a cada um que a vida vale mais do que mercadorias... tempo de reflexão!
Obrigado, Domenico!
Texto genial de De Masi. Que mundo diverso é esse ! Como podem habitar o mesmo planeta um gênio maravilhoso como De Masi e bestas feras como Bolsonaro, Trump e os seguidores dessas duas cavalg aduras. Esse texto é pra guardar pra vida.
Mistérios da Natureza para os quais a razão humana ainda não despertou. Quem sabe as dores, sofrimentos e o isolamento social forçados pelo invisÃvel e intocável coronavÃrus possa ser o inÃcio do despertar humano para uma nova vida? É viver para ver! Fiquem- mos em casa para tanto.
(...) nessas semanas trágicas, a reação eficiente dos hospitais e dos funcionários públicos diante do surgimento da pandemia nos ensinou que a nossa saúde pública, da mesma forma que outras funções públicas, dispõe, muito mais do que o setor privado, de pessoas preparadas profissionalmente, motivadas e generosas até o heroÃsmo. - De Masi. Genial!
Quem sabe dessa vez não resolvem estruturar melhor o SUS. Depois desta pandemia a saúde no Brasil se mostrou ainda mais precária. Pessoas indo procurar atendimento e retornando para casa sem ao menos realizar teste do covid-19 e o vÃrus se espalhando. Pior trabalhadores da saúde atuando sem epi adequados. O Estado precisa dar condição para o paciente e aqueles que trabalham na saúde. Isso é o mÃnimo que se espera.
Quem sabe dessa vez não resolvem estruturar melhor o SUS. Depois desta pandemia a saúde no Brasil se mostrou ainda mais precária. Pessoas indo procurar atendimento e retornando para casa sem ao menos realizar teste do COVID-19 e o vÃrus se espalhando. Pior trabalhadores da saúde atuando sem EPI adequados. O Estado precisa dar condição para o paciente e aqueles que trabalham na saúde. Isso é o mÃnimo que se espera.
Legal, vou avisar aos trabalhadores que dispõe de Plano de saúde particular,nas empresas que trabalham,cancelar. Não sei porque eles não preferem o SUS.Incrivel isso.
Sem adentrar nos dramas perspectivos ou já existentes dessa pandemia, ela interrompeu um projeto polÃtico econômico ultra liberal de extrema direita, em curso no mundo e especialmente no Brasil, e após o caos, a presença do Estado na economia não será mais questionável, ou, ao revés, será a única salvação.
O problema é que os empresários e banqueiros querem um estado máximo para eles e lutam para manter estado mÃnimo para o resto do mundo e não veem que isso gera atraso social e econômico devido a enorme concentração de renda. A Câmara e o Senado entenderam que é preciso intervir auxiliando os mais necessitados com benefÃcio de 600 reais. Isso foi uma grande vitória para os brasileiros pois se dependesse do presidente, este teria decidido que dinheiro vale mais que vidas e mandaria o povo suar.
"Funcionário público e parasita que suga o hospedeiro (governo)" Paulo Guedes.
DifÃcil acreditar em aprendizado quando a matéria jornalÃstica que trata do assunto e que pretende ser séria, insere em seu contexto uma publicidade anunciando uma luminária de mesa por mÃseros 988 reais. Quem precisa disso neste momento?
Fenomenal!!! Que dizer depois desta reflexão? Continuaremos lutando por um mundo melhor, que com certeza não é neoliberal.
Talvez não tenhamos aprendido nada, a não ser proteção para sobreviver. Talvez não tenhamos aprendido nada sobre toda a história contada das sociedades humanas. Talvez não tenhamos aprendido nada sobre "aldeia global". Talvez não tenhamos aprendido nada sobre exploração e trabalho. Talvez não tenhamos aprendido nada sobre desigualdades e injustiças. Talvez não tenhamos aprendido nada com as guerras, as pandemias e as tragédias tão bem a gosto dos humanos. E se não fosse na Itália?
Só alguém muito ingênuo para acreditar que a lógica capitalista vai mudar na sociedade pos-coronavÃrus.
Fim de linha, Jorge, a mãe natureza já cansou de tanto desaforo! Será que você precisa de algo mais forte que o corona para compreender isso? Ou mudamos, ou iremos perecer.
Concordo. Assim que a poeira baixar tudo voltará a ser como antes.
Excelente reflexão, belo e suave manifesto. Porém, vendo o que vejo à minha volta(nem precisando ir muito longe, basta acessar uma rede social qualquer), penso que, passado o perigo iminente, voltemos ao ”business as usual”, com talvez um pouco mais de consciência, que irá se dissipando, imperceptivelmente, à medida que o rumor da atividade humana retome, e a abafe. Algo já entendido por Cortázar, no seu conto “La Autopista del Sur”
VoIce tem razão mas o vÃrus vai estar ameaçando a todos, enquanto uma vacina não for produzida. E isso vai demorar um certo tempo. Que não tenhamos a ilusão de que após a quarentena o vÃrus irá desaparecer, vai demorar, e assim, quem, algo melhore.
A pandemia esta trazendo uma certeza e um alerta para muitos, eleger um ignorante, pode ser pra qualquer cargo, nao ajuda ninguem, so atrapalha, so nos regride no caminho para o progresso!
Vamos ver... um vÃrus, esse ser tão simples e invisÃvel está fazendo as economias mundiais despencarem, irem para o ralo? isso é uma ficção? Qual nada, isso aponta para a nossa prepotência, para a nossa arrogância. Nos consideramos seres inteligentes, superiores e controladores da Natureza. Não somos! O momento é de mudança, seremos forçados a desacelerar; seremos forçados a pensar no outro, do contrário não sobrevivermos. Nestes próximos dias vamos aprender muitas coisas, acreditem!
A devoção ao neoliberalismo e o entendimento do mercado como a grande bússola da humanidade equivalem a acreditar que uma criança de rua vive melhor do que aquela que está em casa com os pais. O estado é pai. Pode até ser um pai liberal, mas não pode deixar de ser pai. Quando o estado deixa de ser pai, aparecem os lunáticos que dizem coisas assim: pera aÃ, vai conhecer Cachoeiro do Itapemirim... Um NÃO rotundo e contumaz ao totalitarismo financeiro e à plêiade de boçais que se instalou no poder.
...Latouche propõe abandonar a sociedade de consumo com um de crescimento planificado, progressivo e sereno." Concordo. Haverá uma mudança de comportamento mas isso será por quanto tempo? Como será esta mudança, que lições apenderemos, se o primeiro passo para o socialismo, o comunismo como sociedade não foi assertivo, existirá outra forma de organização social com o consumo baseado na necessidade, qual será o paradigma motivacional?
O difÃcil é explicar para o gado que déficit público para o PauMandado Guedes deve ser evitado somente para sobrar caixa para o pagamento de juros aos rentistas
O governo Bolsonaro tá sepultado! Tudo o que pregou e escreveu, vai para o fundo do aterro sanitário; não serve nem para reciclagem.
Bela reflexão. Com certeza nada será como antes. Só espero que a humanidade e no particular nosso Brasil abra sua mente, mas com certeza existe um grande risco de cairmos no fundamentalismo.
BelÃssimo Domenico, mas esquecestes de Hobbes, "o homem é o lobo do próprio homem", que se contrapõe ao liberalismo exacerbado de nossos dias.
O fato lamentável de seu erro (de julgar bom lÃder um ex-presidente sem caráter) não invalida seu pensamento sobre a possÃvel e imprescindÃvel organização da humanidade. Relevemos este erro, visto ser ancorado na miopia de intelectuais brasileiros. Domenico de Masi situa-se por mérito entre as mentes mais brilhantes desta civilização, em decadência inevitável. É imprescindÃvel pensar em cada elemento ou ângulo de sua visão de mundo e humanidade, se se almeja sua sobrevivência. Sinto-me grato.
Matéria de 24/04/2019: " Lula é o lider mais importante do mundo:"De Masi é mais uma personalidade internacional que aportou em Curitiba, não por suas obras, mas para visitar o ex-presidente O sociólogo saiu do encontro impressionado. “Lula está muito bem psicologicamente e intelectualmente”, disse aos jornalistas e manifestantes que o esperavam na VigÃlia Lula Livre.
Wilson, acho que você se confundiu. Creio que o comentário original se referia a outra pessoa, também sociólogo...
Seu pessimismo arruina seus argumentos. Vc não sonha não? A pessoa de coração duro, sofre de frieza intelectual. Lembre-se o frio lembra a inérica d esta lembra a morte. Se alegre, vc ainda está vivo. Sonhe, por que não??
Quem é vc para perdoar o sociólogo Domenico de Masi,o prêmio Nobel Adolfo Pérez Esquivel, o filósofo Noam Chomsky,o escritor Raduan Nassar,o Papa Francisco e outras renomadas personalidades?
Texto brilhante! Pincei um trecho: " É necessária uma cabine de comando, um governo competente que tenha autoridade, uma equipe formada por um vértice polÃtico de grande inteligência e apoiada pelos máximos representantes das ciências médicas, da economia, da sociologia, da psicologia social e da comunicação."
Agora espero que dêm importância ao que Domênico De Masi escrevia, embora sei que, para muitos, as redes sociais, Netflix etc. não permitirão momentos para o ócio criativo...
Muito do que pode ser feito de casa não é a rigor trabalho no conceito famoso de Bertrand Russel: mover coisas de um lado para outro na superfÃcie da terra ou perto dela. Há certamente exceções como um projetista numa tela de CAD. Mas quase sempre não se trata de trabalho, mas de palpites sobre como o trabalho deve ser feito, o que é o caso dos jornalistas, escritores e parlamentares.
Excelente texto. O Globo publicou na semana passada um texto dele, menos angustiante, até mesmo porque a Itália não tinha superado os recordes de óbitos. Deus nos ajude a superar e que a crise provoque em nós um revigoramento humano.
Como sempre, cirúrgico, meticuloso e lúcido! Se, de um lado, a pandemia que ora exaspera sentimentos ao redor do medo ceifa vidas, por outro, ilumina horizontes a caminho de uma sociabilidade possÃvel e salutar.
Texto brilhante, super pertinente e provocador. Não conhecia esse brilhante autor. Por sorte, irei aprofundar em suas obras. Obrigado a FSP.
Uma reflexão e tanto! Excelente texto, que acena com uma possÃvel promessa de sairmos dessa crise amando mais o nosso planeta e nossas comunidades. Realmente não precisamos dessa opulência de produção, consumo e modalidades de serviços que ultrapassam, pelo excesso, a nossa capacidade humana de usufruir deles, enquanto são também favorecedores de uma concentração de renda jamais vista em nossa história. Que Domenico esteja certo. Vou usar esse texto como uma espécie de oração.
Texto belÃssimo, como tudo o que vc, Domênico , escreve. Um grande humanista. Queria poder compartilha-lo nas redes, mas desisti delas porque são o que há de mais repugnante na internet, tanto na direita quanto na esquerda.
Verdade, Paulo.
Excelente. Intrigante que ninguém comente e, pior, talvez apenas poucos leiam.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Coronavírus anuncia revolução no modo de vida que conhecemos Voltar
Comente este texto