Luiz Felipe Pondé > Não tem mágica, só ciência e solidariedade em tempos de coronavírus Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente!
Obrigada pela suas palavras p . Se tudo na vida passa, com certeza, esta epidemia tb vai passar, só espero que logo.
Pegou pesado: ..."Que mesmo o crime organizado, neste momento, se una, em silêncio, à população e aos agentes responsáveis dos governos para salvar o maior número possÃvel de vidas."... ???
Este resto que o PT nos deixou de herança... Podem discordar de mim,mas eu vejo três crÃticas aqui: a sociedade não exigiu que o Lula tivesse formação nem habilidades para administrar ou gerenciar um paÃs de dimensões continentais;O Lula e o PT, mesmo com a oportunidade não assumiram essa responsabilidade e Bolsonaro deu provas de que nunca quis ter responsabilidade para nada(talvez não seja capaz mesmo). Enfim, nós não enxergamos as consequências do nosso ato de eleitores.
Mandou bem, Pondé. Que muita gente te ouça
Uma das melhores colunas que o Pondé já escreveu, equilÃbrio é o que vem faltando a um bom tempo no Brasil.
Pondé escreve tão fácil que parece que beira o doping intelectual!
O que mais incomoda é a contÃnua incapacidade do "progressismo" de entender que o fenômeno populista de direita só emergiu por conta da incompetência na gestão da economia, os extremismo na abordagem da pauta identitária e a corrupção sistêmica implantada pela esquerda brasileira na sua década e meia de desastre à frente do Brasil. Uma esquerda que cheira a mofo, presa ao século XX com ideais socialistas que deveriam ter se extinguido das mentes "letradas" junto com a queda do Muro de Berlim.
Instabilidade de opinião.
O direito de criticar Bolsonaro será um monopólio de quem gritava Lula Livre? A ideia de que o atual presidente é uma herança do PT pode até ser discutÃvel. Mas alguém vai negar que o discurso sectário e o desgaste do PT abriram caminho para a polarização e a eleição de Bolsonaro? Se não foi isso, foi o que? Uma transfusão de povo entre 2014 e 2018?
Bom comentário, Marcelo. Acrescento que o foco do texto é a paranóia e a irresponsabilidade de um e de todos. Será que aprenderemos a dura lição que está em curso? E a próxima doença global, seria pior? Entendo que Pondé clama por amadurecimento geral, em especial dos dirigentes. Eis o cerne (primeira linha = discernimento) da questão.
Pondé foi um dos responsáveis por introduzir a alt-right no paÃs e gestar o ovo do bolsonarismo. Como um Barão de Münchhausen quer sair do lodo puxando os próprios cabelos, mas aà percebe que nem cabelos possui.
Quando o navio está afundando os ratos são os primeiros a abandonar o navio. Esse ideólogo da destruição é um deles, vai se juntar a JanaÃna, a louca e muitos outros.
Juntar-se à trupe de JanaÃna, a Louca, nestes dias de peste é a opção mais desvairada, mais desesperada, mais insana. Será que Pondé optou por essa solução?
Esse conhecimento disperso em tempos de redes sociais não é tão disperso assim. Pierre Bourdieu falava de cápsulas de raciocÃnio produzidas pelos meios de comunicação de massa. Agora eu entendo da onde vem as reiteradas besteiras dos bolsominiuns. Tenho visto excertos do senhor ratinho e um outro que fala como se estivesse pregando a dizerem exatamente as mesmas coisas que dizem os apoiadores desse governo. Falam de estádios da copa, dão piruetas mentais para culpar terceiros.
É mais fácil culpar o PT, do que assumir erro.
Muitos eleitores do bozó se identificam com ele,nem todos .Mas o ódio á todos que são diferentes faz com que o presidente tenha adeptos fanáticos
Bolsonaro acabou.. tÃnhamos um candidato e um monte de cocô...Pondé optou pelo monte de cocô...
Pondé, você tem sua grande parcela de culpa pelo descaso aos profissionais da ciência (professores) e a chegada desse governante ao poder. Por sinal, você não desconfiava muito dos que pregavam solidariedade? Não era coisa de comunista inteligentinho?
Irretocável e oportuno. Bravo e bravÃssimo!
Caro filosofo, seu texto decepcionou quando afirmou que o Bolsonaro era herança do PT, parece-me que não aprendeu a lição quando tomou partido pelo que há de pior no meio politico. Não foi herança do PT e sim de eleitores conscientes que optaram pelo ódio e pelo caos. Em todo caso, fico feliz pela critica feita ao atual presidente, que de fato não tem condições de enfrentar a crise do coronavÃrus, bem como: a econômica, social, da educação e principalmente da saúde.
Pondé é sarcástico,ou seja, temos que analisar se a critica dele é direcionada à um lado só. Se analisar no sentido literal do texto, teoricamente Pondé está errado. Considerando o lado sarcástico dele tem uma ironia e uma crÃtica social muito pesada à sociedade dos eleitores. As empresas exigem,um profissional muito habilidoso para gerenciar seus projetos, o tal administrador. Ñ exigimos nada do Lula para ser nosso gerente de projetos (administrador). Porque a culpa é do PT?
Na verdade você que ainda não entendeu!! O boçalnaro é herança do PT sim e é fato que a grande maioria votou nele porque infelizmente apenas ele conseguiu bater de frente com o PT ! Além disso pode apostar que mesmo com todos os defeitos , se o Boçalnaro for em um eventual segundo turno com o PT em 2022 ganha novamente !
"Silenciem os que odeiam ...a direita", e assim vocês ajudaram a criar "o resto que o pt deixou". Pimenta na boca do vizinho eh refresco.
Texto lúcido, está em nossas mãos, como sociedade, o desfecho desse momento trágico. Só discordo da afirmação de que Bolsonaro é herança do PT, não é, seus eleitores são adultos que fizeram essa escolha e por ela devem ser responsáveis, aliás, existiam outros candidatos antipetistas...mas o eleitorado optou por Bolsonaro.
Caro, Pondé. Te confesso que entrei aqui pronto para criticar-lhe; a carga conceitual que formei sobre você todos estes anos me davão oportunidade para tanto. Não tenho nenhuma ilusão sobre você; a amargura e o ressentimento ainda orientam o seu espÃrito. Mas hoje você acertou a mão (tirando, evidentemente, o nonsense de usar o PT como bode expiatório). Parabéns pelo texto!
O partido não é meu Eunice, é dos trabalhadores.
Pq não pode falar do seu PT??!!
Obrigado, Ayrton. O correto é dava e não davão.
O que significa a palavra davão?
Ponde pedindo ciência? Daqui a pouco vai pedir razão e lógica e perder o emprego rsrs. Mais um que gestou o bolsonaro e hj se arrepende. Pelo menos admita.
O Pondé decidiu "lutar por um mundo melhor? Ué, ele não era contra?
Quando as pessoas recobrarem a razão e pararem de brigar por essa gente oportunista que está aÃ, ou que quer voltar, a gente vai poder construir um paÃs. Quando isso acontecer, ciência e solidariedade devem nos guiar. Parabéns Pondé, excelente texto para refletir.
Com o espalhamento de FakeNews alarmistas e enlouquecidos semeando pânico no povo, creio que as bravatas do Bolsonaro [ não votei nele, acho-o tosco, intuitivo e gostaria de vê-lo substituÃdo pelo Mourão ou Augusto Heleno ] são um contraponto bom para que não se instale o pânico no povo. O que está ocorrendo na Cracolândia e favelas? são fortes indicadores do perigo real do coronavÃrus.
Pondé, seu texto tem muito de Humberto Eco, digo, de emoção e de fúria. Atribuir a ascensão e a vitória de Bolsonaro ao PT é de um reducionismo gigantesco. Afinal Bolsonaro teve significativa votação já no primeiro turno. Espero que, assim como Humberto Eco, você recomponha sua razão.
Sim, a eleiçao do Bolsonaro pode ser colocado na conta do Lula com a ajuda do Ministério Público através da Lava Jato.
Bozominion arrependido tenta se justificar acusando o PT. TÃpico. E outra: ou é bozominion ou reconhece a ciência.
Em tantas outras vezes, encerrei a leitura indignada com vc. Mas, agora vejo reconhece o erro que é Bolsonaro. Já é um fruto positivo dessa pandemia. Que Deus nos protege.
Obrigada pelo texto bonito e inspirador.
'' O presidente Bolsonaro (este resto que o PT nos deixou como herança)..'' Mesmo? Não seria... ''31 de mar. de 2018 Esqueçam outubro. O supremo decide. Para as eleições, faltam 4 dias.'' (Mauro Santayana).
A culpa de Bolsonaro ter chegado à presidência é do PT né?! Você se incluà nos paranóico ?!
Os intelectuais de esquerda chamam Bolsonaro de f a c i s t a, os intelectuais com a mente equilibrada o chamam de despreparado e i g n ó b i l e agora um de direita o chamando de d e l i n q u e n t e. Isso se chama unanimidade.
Concordo com sua opinião, desta vez. É um dos poucos intelectuais de direita que merecem atenção. Porém, as consequências dessa crise serão muito graves para os mais pobres, para todos que estão sendo simplesmente demitidos, por exemplo em restaurantes, etc. O Governo, que precisamos ter, deverá salvar o povo da fome, da miséria.
Bolsominion
Quem, Fernando? Só se for você.
Grande artigo, Pondé!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Não tem mágica, só ciência e solidariedade em tempos de coronavírus Voltar
Comente este texto