Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Mendonça : "democrático apoio das FFAA ao Gov.". Eita , que belezura de comentario - o virus esta´ se associando ao bolsonavirus ;que sem-vergonha ..

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    Sugerimos, também, que a banda Matilhas&Muares, se junte ao botafogo e seus as seclas do seu centro de excelência, mais meia dúzia de pobres diabos do judiciário, mais o OB, e tentem der rubar o Pres. Terão pela fre nte pouca re sistência, só 59% da pop. e todas as FFAA. Tão com med ynho? Se tão, o melhor a fazer, é só ouvir o som da banda Matilhas&Muares, nos bo tecos da V. Mad alena e do Leb lon.

    Responda
    1. marcos gomes

      Rogério não sei que tipo de matinho voce anda consumindo , anda fora da realidade senão vejamos: onde voce descolou este numero que 59% é bozo ou não viu a ultima pesquisa da datafolha que saiu hoje, o governo bozo não precisa ninguem derrubar, esta caindo sozinho , este governo é igual leite derramado vai desaparecer terra adentro.

  3. Rogério de Mendonça Lima

    O esc revinho, e seus con vertidos, sonham com algo impossível. Se não vejamos, as últimas pesquisas deram 29%de bom, 30%de regular num total de aceitação de 59%. Lad rar e zu rr ar contra, de nada adianta, vendo a realidade destes números. Sem contar o democrático apoio das FFAA ao Gov.. Logo, sugerimos ao escrevinho e assemelhados, a formação da banda Matilhas&Muares. Tem uma emissora de TV, que dará imenso espaço.

    Responda
  4. Maria Isabel Martinez Pons

    Nélson Vidal, defender o ministério de Bolsonar como "técnico" é um pouco demais. Além do ministro laranja e dos aloprados, o único que tem demonstrado serviço é o Mandetta. Que Bolsonaro põe à prova toda hora com sua estupidez. Realmente, vcs vivem.em uma bo.lha de irrealidades e têm expectativas totalmente distorcidas da política.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Vocês quem? Os Brasileiros que amam mais ao Brasil do que a qualquer ex-governante ou partido político,que são contra a corrupção e a mentira e que por isso não permitiram a reeleição do PT,que,até hoje,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros?Se é isso ao que você se refere,estou dentro,feliz da vida!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  5. Wilson de Oliveira

    Corrigindo: Foram vinte anos em que todo mundo fez tudo errado, por motivos que os historiadores desvendarão. Ninguém aqui tem direito à marra. Estamos todos devendo. Vamos para a sala de reunião de cabeça baixa e com atitude humilde para pensar em uma saída.

    Responda
  6. Maria Isabel Martinez Pons

    Concordo totalmente. Ou o bolsonarismo se recolhe e deixa quem pode ajudar agir, ou tem que sair. Tem muita coisa em jogo pra deixar esses im.be.cis desestabilizarem o que já está difícil.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Dona Maria, com todo respeito, quem vai tirar o Pres.? Com 29%bom mais 30%regular tem aceitação de 59%. Isto pesquisa de ontem, 22/03. Mais a garantia das FF AA, à nossa constituição. Quem vai enfrentar isto? O fé tido cen trão? Não nos faça rir. Eleição taí. Agora: Ch ôro, e lá grimas, lib erado. Fa lar m a l, também.

  7. Wagner Santos

    O Brasileiro tem o mau hábito de fazer o mais fácil e não o correto! A saída de Bolsonaro a luz da lei já é mais que urgente, mais do que a de Temer, que devo lembrar, jamais deveriam ter concluído o mandato e talvez estivéssemos livres do Coiso. Brasileiro é leniente e preguiçoso, além de nunca admitir que meteu os pés pelas mãos e as mãos pelos pés!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Fez isso ao eleger por 04 vezes o PT,que quebrou o país,e até hoje,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  8. Ayer Campos

    A volta de Hilde, Sampaio e outros bolsonaristas impenitentes, inclusive sangue novo, é de mau agouro. O pior que pode ocorrer na trajetória da luta contra a ceifa de vidas é um novo e desesperado alento para os propaladores de ideias-zumbis destrambelhadas.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Ayer tenho aqui,cerca de 6 mil comentários,que os fiz com o intuito de trocar ideias,"conhecer pessoas" e exercitar, modestamente,para o bem do Brasil a autonomia de pensamento,que partidos como o PT, ao manipularem as vaidades e as frustrações de pseudo-intelectuais e as injustiças sociais,sem nada o fazer de verdadeiro para alterar-lhes a realidade, impedem de se ter. Jamais me faltou a ferramenta da dialética e nunca ataquei nenhum comentador.Sou diversas vezes atacado,por que será?

    2. Nelson Vidal Gomes

      *Ministério.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Vivemos uma hora peculiar para deixarmos de ser hipócritas.Quem se preocupa com a vida do próximo deve ter em mente que Bolsonaro governa a mais de um ano sem corrupção,que tira a vida,indiretamente,de milhões de irmãos.Montou um mistério técnico sem conchavos políticos,enquanto o partido que o antecedeu no poder, até hoje,não se dignou a mudar de nome de PT para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  9. roberto oliveira melo filho

    A pergunta parece-me mal formulada e perigosa, pois, aparentemente, coloca-nos num dilema. O que não é fato, pois sabemos muito, aos que querem ver a realidade com alguma clareza, que tudo o que foi feito até aqui sobre a covid-19, e não é nada muito excepcional, não foi de sua iniciativa, mas sempre a reboque de seus auxiliares, que mais conhecem os problemas. Em qualquer outra circunstância, o país poderia estar numa condição melhor, do que a produzida por seu "governo". Nada acrescentou.

    Responda
  10. Nelson Vidal Gomes

    O grande sociólogo Talcott Parsons obrigatoriamente conhecido de Celso R.Barros,ao tratar de "autoridade e poder" nas democracias,aduz que "a oposição pode criticar a escolha dos objetivos e a maneira por que o governante emprega a sua autoridade:não questiona porém esta autoridade cujo princípio ela reconheceu".Em outras palavras,o Direito de governar dentro de limites constitucionais,não está sendo respeitado por nossa imprensa desde que Bolsonaro assumiu a Chefia da Nação.Deus nos ilumine!

    Responda
    1. Ayer Campos

      Citação descontextualizada de um sociólogo conservador. 'Legitimidade' é uma disposição ou prontidão generalizada para acatar, sem resistência, os atos da autoridade legal a que se referia Parsons. Como já foi demonstrado pelos governadores, líderes do Congresso e principais meios de comunicação, e vai ficar evidenciado nas próxima pesquisas de opinião, as opções e posições políticas deste governo estão caindo pelo esgoto. Vide mais um recuo no caso da MP capa-salários.

    2. Nelson Vidal Gomes

      A Dilma como todo o povo Brasileiro foi vítima do Lula,sempre usei de complacência com ela.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    3. Maurício Serra

      Só uma pergunta: vc deixou a Dilma governar em 2015? Ou postou #somostodoscunha?

  11. Otto Cabral Mendes Filho

    Se fosse um presidente do PT a imprensa já estaria latindoe exigindon impeachment imediato, mas, como não é...

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      O que é isso!? Todos,absolutamente todos,já perceberam que Bolsonaro é o Presidente mais atacado pela imprensa em toda história da República.A pergunta que cada brasileiro deve se fazer,é por que? Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  12. Nelson Vidal Gomes

    Diante de tantos dados passados pela mídia sobre o Coronavírus,justo que observemos se a preocupação com o seu combate está maior do que a de atacar o atual Presidente da República.Na entrevista coletiva todas as perguntas foram tendentes a questioná-lo por seu gesto em cumprimentar o povo.Somente agora li na Crusoé,uma referência a proposta de se reduzir a remuneração dos congressistas em 50%.Nenhuma acerca dos bilhões destinados à campanha eleitoral e seu possível adiamento.Deus nos ilumine!

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Sr. Nelson permita-me, apresentar ao Sr. uma nova banda, formada pelo pessoal que lad ra e zu rra, enquanto a cara vana do Gov. atual, pa ssa. Trata-se da "magistral"(kkkkk) banda, Matilhas&Muares, cujo vocalista principal deve ser escandinavo, o também "magistral" (kkkk) Uau Q' Furo. Matilhas&Muares, pessoal da hora.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Morreu muita gente por causa da corrupção a que o Brasil foi submetido no passado recente.Que Deus nos ilumine a todos e um.abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    3. Maurício Serra

      Gado sempre será gado. Não importa o tamanho da sandice que o Bozo diga ou faça, não importa se milhares forem morrer por causa disso; sempre estarão aqui para defender o Bozo. Camisa de força no presidente!

  13. Juan Vera

    Em momento de crises é possível notar que conversando sobre todas as convergências dificilmente se chegam as divergências. O bom senso critico tende a aparecer. Aqueles que nunca tiveram bom senso critico como é a triste figura que foi eleita em momento que os interesses eram entendidos como divergências e outros que o acompanham, devem ser declarados em quarentena e isolados do convívio deixando as pessoas com bom senso critico toma as decisões.

    Responda
  14. Eduardo Giuliani

    Keynes. Maximização de demanda agregada: 1. câmbio de competitividade econômica internacional de R$9; 2. Juro taxa neutra de Zero; 3. Taxa na exportação de commodities agrícolas e minerais de 30% (fim de Lei Kandir); 4. Investimentos públicos em moradia popular, saúde, transporte e educação; 5. Priorização de energia limpa que gerem emprego (etanol e eucalipto); O perfil do emprego precisa se adaptar: agro, indústria, serviços/varejo online.

    Responda
  15. wilson kfouri

    Gado coloque nas suas cabeças de reses alienadas: Bolsonaro acabou...

    Responda
  16. Samuel Gueiros Jr

    A unica proposta da esquerda é derrubar Bolsonaro, disse Cristóvão Buarque, um ex aliado do PT. Agora, aproveitando-se do eventual aumento da audiência pelo isolamento social, a grande mídia esquerdista aproveita para manipular pesquisas, induzir o impeachment e tentar recuperar o poder e as fontes de financiamento. Mas no imaginário popular, vão se fixando as entrevistas da grande equipe escalada pelo governo por mérito, e não por conchavos, e que vai mostrando seu valor.

    Responda
    1. Maurício Serra

      O Samuel continua falando da esquerda mesmo 4 anos após o fim do governo do pt. O Bozo está sendo criticando - por todo mundo - pelas besteiras que disse e ainda continua repetindo. O Bozo desautoriza sua própria grande equipe. PS: O Mandetta foi nomeado pelo DEM, na vaga de ministério do DEM. O Bozo nunca foi com a cara do Mandetta, sempre quis exonerá-lo, mas não pode pq o ministério é do DEM. O Bozo deu esse ministério ao DEM em troca do apoio político - famoso toma-lá-dá-cá!

    2. CARLOS EDUARDO GOMES

      Samuel, quando até o Olavo de Carvalho começa a criticar seu presidente, você deveria começar a repensar seu discurso. Os fatos que o colunista da folha descreve - melhor manter a economia ativa do que salvar vidas ou rebater o Data Folha, não estão condizentes com o cargo! Veja as ações que outros países já tomaram e compare com o que nosso governo fez até aqui! Se o Bolsonaro não sabe oque fazer, que ele copie as medidas da Markel ou de outro leader mais sério que ele!

    3. Otto Cabral Mendes Filho

      mimimimi

    4. wilson kfouri

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Romário de Souza Santos

    Conclusão: tem que sair, pra ontem.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Tem que ficar, a boa equipe escalada pelo governo vai mostrando sua competência e valor. Estão aí não por conchavos ou comprados por mensalões e petrolões, mas por mérito. Não está construindo estádios, ou mandando dinheiro para aliados obscuros, mas melhorando a infraestrutura local. A pandemia está inclusive obrigando aos parlamentares fazer de forma coercitiva o que deveriam sempre ter feito: destinar o dinheiro público para prioridades e não Fundo Partidário ou eleições.

  18. Nelson Vidal Gomes

    O que mais tem atrapalhado a nação no combate ao Coronavírus é o "petismo doentio" da imprensa brasileira,como aqui se vê,que a impede de fazer um análise lúcida.Bolsonaro,passa por mal momento,mas nosso passado tenebroso de mentira e corrupção-PT à frente-,não nos autoriza a supor que outro faria melhor do que ele,que a seu turno,montou um ministério técnico que o faz o melhor dos 40 anos de democracia e está há mais de um ano governando sem corrupção.Isso a mídia não vê!Deus nos ilumine!

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Cruuuzes Nelson! montou um ministério oriundo das catacumbas Exceto o da saúde que não é do seu partido. Os demais tresloucados que vc. chama de técnicos ,a maioria indicada por um guru que emergiu das trevas. e reproduzem uma ideologia no mínimo nazifascista . E o que falar da corrupção e ligações perigosas com os milicianos! O Brasil não merece tal cenário!!

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. JAIME ALVES SOBRINHO

      Do jeito que enxerga as coisas no mínimo deve tá usando a máscara de proteção igual ao chefe dele, tapando a visão.

    4. SILVANA MORAES

      Ignorância tem limites

  19. José Bernardo

    Artigo útil e necessário, por tudo o que constata e pelas questões que suscita.

    Responda
  20. marcos andrade moraes

    Por que ele fala em década passada? Para livrar a cara de Lula mensalão, cuecão, petrolão... Ele é um farsante da politica. MAM

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Segundo Einstein existem duas coisas infinitas, o universo e a imbecilidade humana. Da primeira tinha dúvidas. Nelson está aqui para dizer-nos que a segunda é verdadeira.

    2. JAIME ALVES SOBRINHO

      Esse discurso de anti-lulismo já não emplaca mais, o Brasil tá acima de tudo isso e só não é o que essa coisa tem pra nos ofertar! Acorda gado!

    3. SILVANA MORAES

      Ignorância tem limites

  21. Elisabeth Beraldo Faria

    Como disse o grande lider mundial...1° cuidar do povo contra o vírus, depois a gente vê!

    Responda
  22. eli moura

    tristes opções, o vice é tão ruim quanto, não tem o menor preparo para lidar com divergencia a não ser na base da força. Vai levar o país disciplinadamente ao buraco, censurando informações. O atual não consegue fazer isto, embora fosse seu grande desejo. A rejeição internacional a um país comandando por um general, que foi enviado a reserva por indisciplina, só vai deixar o país instável, passaríamos a ser um Egito, mas sem qualquer importancia estratégica. Apoiado por paraguay, honduras...

    Responda
  23. Eduardo Farias

    Ser a favor da saída imediata do presidente despreparado é um dever cívico. Tem até eleitores dele que voltaram à normalidade mental e aderiram à causa.

    Responda
  24. marcos andrade moraes

    Alô Folha. Qual a diferença entre Serra e Sampaio?Quem são eles, quem lhes paga? MAM

    Responda
  25. marcos andrade moraes

    CB é um farsante da politica!Por que 10 anos e não 16? Porque livra LULA!Por que o impeachment foi errado? Foi certíssimo! Eu não devo nada! Eu votei nulo! Eu grito: fora CB, fora PT, fora Bolsonaro! MAM

    Responda
  26. Marcos Serra

    O Celso mentiu inúmeras vezes nessa coluna. Conseguiu bater o recorde da can.alhice. Omitiu, intencionalmente, excelentes medidas que o governo federal vem tomando. Elogiou medidas de governadores que estão sendo questionadas por especialistas. Faz do impeachment uma banalidade tipo comprar ou não um cachorro-quente na esquina. Dissocia o natural inconformismo com as limitações e o sofrimento que o vírus impõe e irá impor. Não critico a pessoa, mas a qualidade do que o CRB produz.

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      quais, quem? MAM

  27. marcos andrade moraes

    Artigo canalha. Celso de Barros, militante do PT - e sustentado por todos nós, pois barnabé federa - só tinha um objetivo com este longo texto, os dois parágrafos abaixo: " Nosso problema atual é que as duas coisas que podem nos ajudar —impeachment e política anticíclica— seriam muito mais fáceis de fazer se não tivessem sido" Foram dez anos em que todo mundo fez tudo errado, por motivos que os historiadores desvendarão. Ninguém aqui tem direito à marra. Estamos todos devendo. "

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Segundo Einstein existem duas coisas infinitas, o universo e a imbecilidade humana. Da primeira tinha dúvidas. Marquinhos está aqui para dizer-nos que a segunda é verdadeira.

    2. SILVANA MORAES

      Fanáticos bolsonaristas de plantão não ajudam em nada. São cegos, surdos e não calam a boca

  28. Hildebrando Teixeira

    O problemas da união Foice-Globo-Centrao-comuno-petistas, é que agora são os brasileiros mesmo quem anda mandando por aqui depois que inventaram as tais mídias sociais que lhes deram liberdade de informação, só que a maioria odeia os inimigos do Governo, exatamente por terem sido por eles enganados por tanto tempo. Então chora pete zada, chora!

    Responda
  29. Hildebrando Teixeira

    Que gracinha! O pete ba quer vingança, só porque o partido qua dr ilha sofreu impeachment agora querem revide? Mas não ache que é só combinar com os #russos# do Centrão, tem que combinar é com os brasileiros mesmo.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Pessoal, esse Hilde é pura flatulência - bem paga, claro - verbal.

    2. Hildebrando Teixeira

      Quer salvar vidas agredindo adversário político ideólogico, Rangel? Seria mais produtivo tentar recuperar os trilhões do erário desviados nos Governos anteriores...

    3. Hildebrando Teixeira

      Parece que tem defensor do ex presidiário incomodado por aqui; querem passar as narrativas enganadoras adiante sem serem desmentidos? Não vão não

    4. Rangel Angelotti

      Nã se trata de vingança. A questão agora é salvar vidas. Do virus ou da fome. Deixem os adultos trabalharem. Saiam da frente e parem de atrapalhar com sua retórica obscura e medieval e voltem imediatamente ao esgoto de onde sairam. Do contrário serão conduzidos para lá. E não será com flores.

    5. Rafael Mendes

      Esse Hildebrando ainda assina a Folha? Cuidado com o corona vírus, se depender do seu micto vc vai pra vala fácil, fácil...

  30. Marcos Serra

    Dei-me ao trabalho de contar e sugiro que os interessados façam o mesmo. Na parte superior dessa edição, em destaque, sete reportagens atacando o Bolsonaro. Como já disse anteriormente, críticas são válidas. Perseguição caluniosa, que distorce fatos e só apresenta o lado ruim das coisas não é jornalismo. A FSP, mentirosa, diz-se isenta. Chega de envenenar! Inúmeras medidas positivas, não só contra o vírus, têm sido tomadas e, simplesmente, são omitidas. Esse é o objetivo da informação?

    Responda
    1. Marcos Serra

      Felício, boa tarde. Acho que você referir-se à pessoa errada. Suponho, pela intimidade, que Marquinhos seja teu filho ou companheiro.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Marcos Serra

      Rafael, bom dia. Ironicamente, fora do campo político, a FSP tem bons colunistas. Depois, o que assino ou não é uma escolha pessoal e não tua. O motivo de continuar aqui? Ver como a maioria dos colunistas e muitos leitores, até hoje inconformados com a derrota nas urnas, adotam o fanatismo cego como forma de vida e agir. Pessimismo exacerbado adoece, mata mesmo. Cuidado!

    4. marcos andrade moraes

      Sou o único marcos que não mente?Qual a diferença entre Serra e Sampaio?O que a Folha está esperando para identificar os dois? Eles falam o que querem, mas se o chamamos pelo que eles são a Folha censura. MAM

    5. Rafael Mendes

      Pq vc ainda assina a Folha então? O zapzap bozonarista está inteiramente à sua disposição, larga o jornal e vai lá se empanturrar de mentira e paranoia, vai!

  31. Francinete Fernandes de Sousa

    Que derrubar ninguém! O país escolheu tem de ir até o fim e mostrar a que veio. O Brasil, corre longe da democracia, até quando quer dar aula. Retiraram Dilma, qdo podiam com ela avançar com uma eleição avaliativa mostrando nas ruas seu descontentamento. Mas brasileiro é sempre radical esquizo!Agora, deixa o capitapismo de terceiro mundo mostrar ao povo o que consegue fazer. Quem viver, verá!

    Responda
  32. Ricardo Azedo

    Fiquemos com "tem que sair". A essa altura já não é mais preciso sequer enumerar os motivos, porque são claros e suficientes. Bolsonaro é seu circo tem que sair. O que preocupa, seguida sua saída, é o que fazer com essa infinidade de seguidores fanáticos e extremistas; será que as ostras voltarão para as conchas de onde nunca deviam ter saído, seu micro ambiente que só existe dentro de suas próprias limitadas cabeças? A ver...

    Responda