Painel SA. > Declarações de empresários sobre desemprego assustam trabalhadores Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Flavio Alves

    Liberal tupiniquim usa pandemia para ameaçar empregos. Empresário tupiniquim diz que pra ele é simples mandar embora, afinal de contas existe um exército industrial de reserva. Empresariado brasileiro não tem o mínimo de solidariedade e nem senso de humanidade. Vamos celebrar a estupidez humana!

    Responda
  2. DOUGLAS FERREIRA

    O isolamento social já desempregou uma massa imensa de trabalhadores informais. Eles recebem seus rendimentos das pessoas na rua. Calcula-se 40 % de trabalhadores informais que vivem fazendo bico, trabalhando de ambulantes, etc. Quantos meses vocês acham que esses trabalhadores aguentam ficar sem rendimento? Meses não, semanas!Isolamento social de todo o mundo é o remédio errado. Tem de isolar o grupo de risco. Os mais velhos, não por 1, mas por 3 meses ao menos.

    Responda
  3. Flavio Alves

    Quando só visa o lucro e trata pessoas apenas como um número ou uma máquina que se desfaz e substitui, as consequências ECONÔMICAS são mais importantes. Mas para quem tem respeito pelo próximo, senso mínimo de humanidade e solidariedade, fará o maior esforço possível para reduzir mortes e mitigar o avanço da contaminação. Porque um país com pessoas saudáveis é possível fazer tudo, inclusive produzir mais. Com o amor ao próximo o pobre é rico, sem este amor, o rico é pobre.

    Responda
  4. JOEL DE COL FRANCISCO

    Alguém acha que as empresas conseguirão manter os empregos? É óbvio que a queda de receitas vai gerar impacto negativo em toda cadeia da economia. O governo de São Paulo e da capital não anunciaram qualquer medida para ajudar as empresas. As micros e pequenas certamente enfrentarão muita dificuldade para sobreviver. Aliás, são as maiores empregadoras. Sem isolar e tratar os casos confirmados ou suspeitos, o isolamento da população só vai retardar o aumento da epidemia.

    Responda
  5. bagdassar minassian

    ... na penumbra para criarem leis predatórias poderiam, mais descarados que estão, fazer a Lei Bolsonaro-Guedes da Revogação da Lei Ãurea que, de casquinha em casquinha, tiram proteção de sobrevivência dos trabalhadores.

    Responda
  6. Rodrigo Alves Rios Dias

    Os empresários estão certos, precisam se preocupar com a manutenção dos níveis de emprego e renda. Mas nessas situações, os líderes devem liderar pelo exemplo. O do Giraffa's tem que ir para a chapa de hambúrguer. O da Havan para um caixa da loja. O do Santander poderia ir para a sala de autoatendimento em uma agência na Rocinha ou em Paraisópolis. Vamos! Em cada loja, nas linhas de produção, um vice-presidente, um diretor, alguém do conselho de administração.

    Responda
    1. Ale Schunck

      Excelente comentário Rodrigo.

    2. bagdassar minassian

      ... o coroa virus da Havam que é um perigo para o contágios para seus funcionários. Já que esta no bem bão, mesmo com esta crise, quer fazer o que, concentrados todos nas loja fechadas? Quem esta frequentando o Giraffas ou o madeiro ou qualquer outra?

    3. Ale Schunck

      Parabéns pelo comentário Rodrigo!!

  7. Tadeu Zomer Locatelli

    A elite brasileira é mais ignorante e mais desumana que a elite dos outros países, vivemos um verdadeiro apartheid social nesse país

    Responda
  8. JOAO KOITI INOUE

    Cada um querendo impor suas verdades. A única verdade é que o vírus está matando. Tipo, todo mundo em um cercado fechado aterrorizados e culpando-se uns aos outros. Ninguém está apontando uma saída. Nem eu, pobre mortal.

    Responda
  9. Carlos Simaozinho

    Boa parte dessas empresas lucraram e cresceram muito nos tempos do Partido dos Trabalhadores no poder.. Muitos fizeram polpudos empréstimos junto ao BNDES, a juros subsidiados, naquela época. Na primeira crise mais séria, abandonaram o barco, viraram a casaca e, ainda por cima, financiaram campanhas ultraconservadoras, principalmente a do capitão. Esse é o caráter desse pessoal...

    Responda
  10. AMAURY APARECIDO FERNANDES

    Matéria dispensável. Não precisa ninguém falar em perda de emprego. Todos nós que trabalhamos, empresários e funcionários, sabemos que a situação é grave. Portanto, fazer uma matéria dessa que não aborda o assunto mais a fundo, na minha opinião é desnecessária e inoportuna.

    Responda
    1. Marcos Moretti

      Se você perdeu tempo lendo a matéria, é que de certa forma te interessou. Mas o gado não sabe comer sal e não mugir... bbbbeeeeee...

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Claro, bota o lixo para baixo do tapete.

    3. Carlos Simaozinho

      É desnecessário mostrar o caráter de determinados empresários?

  11. Odete Borges

    Típico raciocínio dos nazistasescravocatas.com, sempre tocando o terror para esconder sua incompetência,implantar sua ideologia gananciosa da Idade Média,desprezando a Ciência,sem um pingo de empatia pela humanidade.Gente assim não precisa sobreviver a nenhuma crise, é preferível que aceitem o conselho do general heleno e F.O.D.am -se!! O mundo já atravessou duas guerras, quebra de bolsa e sobreviveu. Estes são os mesmos empresários que juntaram-se a políticos nefastos e tentaram quebrar...

    Responda
    1. Odete Borges

      ...o Brasil,mas as pessoas não fraquejaram partiram para a Economia Informal e bem ou mal resistiram e com certeza resistirão a pseudo empresários inescrupulosos como estes. O segredo é manter a calma,tomar os cuidados necessários neste momento, acreditar na Ciência e lembrar que esta crise é mundial e pessoas muito mais inteligentes que esta corja estão buscando soluções e principalmente que todos tem direito a vida,não importa se já passou dos 60, 80, 100 anos...Vamos voltar a civilização.

  12. Ricardo Knudsen

    Mesmo q fosse possível proteger todas as pessoas acima de 70 anos, o q é praticamente impossível, sem medidas de contenção devemos pensar em algo entre 200 e 600 mil mortes, qdo cerca da metade da população brasileira (100 milhões) tiver sido infectada. A taxa de mortalidade estaria, neste caso, entre 0,2% e 0,6%, a OMS estima q a mortalidade seja de fato 1,4%. Em qquer caso, seria um genocídio. Quem quer assumir a responsabilidade por isso?

    Responda
    1. DOUGLAS FERREIRA

      A política de isolamento social não está ai para evitar o contagio. Ponha isso na sua cabeça. Essas mortes que você citou, são inerentes à doença. Ponha na conta da China e dos chineses. O que estamos tentando evitar é que o contagio aconteça num pico tal que provoque o colapso do serviço hospitalar. Mas achatar não significa suprimir. Todos seremos contagiados, mais hora menos hora. O problema é se vamos destruir a economia tentando evitar o inevitável.

    2. DOUGLAS FERREIRA

      É mais factível isolar por 3 meses das pessoas com mais de 50 anos, do que fazer o isolamento da população inteira. Mostrei os dados da Itália. a média de idade das vítimas é de 80 anos, de média de idade. Quase ninguém abaixo de 50 morreu e mesmo assim portadores de doenças graves. Agora me diga. Quantos meses você estima que o isolamento total deva ser extendido para poupar a vida da população mais idosa? 3, 4 meses? É factível? Estamos discutindo sexo dos anjos. Ponha os pés no chão.

    3. Ale Schunck

      Na Itália a mortalidade chega a quase 10%. Espanha idem. Vc acha q aqui teremos 0,2%, menos que a Alemanha com 0,3%? Numa perspectiva conservadora que tenhamos 6% de letalidade teríamos 6.000.000 de mortos. Brasil, Ãndia e Indonésia, devido ao seu perfil e população, serão os países mais afetados.

    4. Ale Schunck

      Ricardo, vc diz 0,2%? A Alemanha que é o país com maior sucesso no tratamento tem índice de mortes de 0,3%!! Na Itália são pouco mais 60.000 infectados e + de 6.000 mortes, o que dá quase 10%! Em Wuhan a taxa foi de 4 a 5% e a OMS estima q/uma letalidade de 3,5 a 4%. Um estudo na Inglaterra feito pelo Depto de Saúde estima que 70% dos ingleses serão contaminados. Esses números que vc trouxe são irreais. Aqui no Brasil teremos uma tragédia sem precedentes.

    5. Carlos Simaozinho

      Bozo e Guedes até que assumiriam, mas a parte sensata dos governantes tá conseguindo frear a sanha dos dois...

  13. Samuel Machado

    Cada declaração dessas é um tapa na cara do povo trabalhador. No primeiro aperto, se apressam em jogar a conta nosso colo. Eu, que também sou trabalhador, não compro nada nas redes desses abutres. Se todo mundo fizesse isso, queria ver se esses ultraliberais sobreviveriam, vendendo somente para os ricos como eles.

    Responda
  14. Fernando H

    Ué, gente... vocês não queriam neoliberalismo? Não acharam que mega empresários e banqueiros neoliberais de direita eram as pessoas mais indicadas para conduzir o país? Não acharam que ninguém precisa de estado, é só deixar o mercado livre que ele regulará tudo sempre visando o bem social? Taí os mega empresários neoliberais sendo exatamente o que eles são: neoliberais. E agora? Ainda tem certeza que foi uma boa ideia entregar o país nas mãos desse povo? Vão insistir no erro em 2022?

    Responda
  15. Juliano Marques

    Esta é a face mais limpa, clara e transparente. O capitalismo nunca esteve - e nunca estará preocupados com vidas. Para o capital, o ser humano é um objeto passível de lucro e exploração. Não é novidade para mim declarações como essa. O capitalismo nunca será humano. Não há humanidade neste sistema que vive da exploração do homem pelo homem.

    Responda
  16. DOUGLAS FERREIRA

    Noticia da Italia: Em uma amostra de 2.003 mortes, das 2.503 que o país registrou até terça-feira, 707 estavam na faixa etária de 70 a 79 anos, 852 na faixa de 80 a 89 anos e 198 têm mais de 90 anos, de acordo com uma declaração da ISS. O isolamento social não evita essas mortes apenas as distribui ao longo do tempo, a não ser que esse isolamento se prolongue por vários meses. Alguém acha que dá para manter todos isolados por 3, 4 meses? Não é melhor estudar uma solução mais inteligente?

    Responda
    1. DOUGLAS FERREIRA

      Ricardo, o isolamento social só procura evitar um pico de contaminação com o colapso dos hospitais. Para tentarmos diminuir as mortes temos de isolar o grupo dos 50 anos pra cima. É impossível parar a economia por mais de 1 mes. Quando o isolamento acabar os nossos idosos vão morrer se não tivermos o plano B. Concentremos os esforços para isolar esse grupo de 50+ anos por 3 meses. Já. O resto da população tem condições de aguentar. Vamos fazer albergues. Isso é sustentável. parar a economia não.

    2. Ricardo Knudsen

      Bykoff, havia entendido errado alguns dos seus dados. Refazendo, o número de mortos, sem considerar a saturação dos hospitais, seria de 180 mil. Com a saturação dos hospitais, seria razoável considerar 2 ou 3 vezes mais. Na melhor das hipóteses, até setembro, como quer Mandetta. Vc deve achar pouco.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Justamente, distribuir ao longo do tempo é o que se procura com o isolamento. Caso contrário haverá um caos no sistema de saúde. Se isso está acontecendo na Itália, França, Espanha e outros países muito mais ricos e com sistema de saúde pública melhor estruturados, imagine você o caos que nos aguarda aqui no Brasil. Sim, existe uma outra solucão, matar de uma vez todos os 5% que necessitaram de atendimento em UTI.

    4. Ricardo Knudsen

      Os seus números dizem q 20% dos infectados são pessoas mais jovens. Ainda q vc conseguisse proteger todos os velhos (impossível) a mortalidade seria de 0,28%. Isso, sem considerar a saturação do sistema de saúde. Sem medidas de contenção, teríamos 100 milhões de infectados em menos de 40 dias. Mandetta, com suas idéias genocidas, planeja 100 milhões de contaminados em setembro. Mesmo em suas contas, seriam 280 mil mortos. Com a saturação dos hospitais, tvez o dobro ou triplo. Vc acha pouco?

    5. Fatima Marinho

      Douglas, sua estatística deve considerar que no Brasil a expectativa de vida é 10 anos menor que na Itália. Que a Itália tem população mais saudável, por isso vive mais. Aqui a estatística será diferente, vai atingir gente mais jovem com doença crônica, gente com menos de 60 anos, que até agora vivia bem, trabalhava, mas é vulnerável ao covid-19. Concordo em usar a inteligência em vez da força bruta, mas temos um governo com gente pouco inteligente, podiam ter agido antes, por que não fizeram?

    6. Carlos Simaozinho

      Os mais jovens não morrem, mas transmitem a doença, capice? Ou vocês são favoráveis a, deliberadamente, voltarmos ao trabalho e que se danem os mais velhos?

    7. DOUGLAS FERREIRA

      "Dezessete pessoas com menos de 50 anos de idade positivas para a Covid-19 morreram. Em particular, cinco delas tinham menos de 40 anos, todas do sexo masculino, entre 31 e 39 anos, com sérias patologias anteriores", afirma o ISS.

  17. Rodrigo Almeida Silva Ferreira

    Um absurdo completo e falta de humanidade. Todos as pessoas estão sofrendo com a crise. Agora seria a hora de os empresarios colocaram a mão na consiência. Graças a Deus trabalho em uma empresa séria que pensa em seus funcionarios, não essa corja de aproveitadores. Eles obrigam a ir, não dão nem alcool gel ou mascaras, trabalham amontoadas no mesmo espaço e as pessoas que estão com sintomas são obrigadas a sair de casa para pegar atestado(contrariando a indicação do Mins Saude)ou ir trabalhar .

    Responda
  18. Richard Lins

    Estão querendo transformar as relações de trabalho em regime análogo à escravidão. Para manter suas empresas e negócios, no mesmo nível de lucro, querem impor aos funcionários humilhações. Ninguém pediu para serem empresários. Mas, infelizmente, todos os outros precisam trabalhar!

    Responda
  19. Richard Lins

    Estão querendo transformar as relações de trabalho em regime análogo à escravidão. Para manter suas empresas e negócios, no mesmo nível de lucro, querem impor aos funcionários humilhações. Ninguém pediu para serem empresários. Mas, infelizmente, todos os outros precisam trabalhar!

    Responda
  20. Carlos Simaozinho

    Custa, ao menos uma vez, essas empresas de grande porte pensarem em destinar seus vultosos lucros para o bem estar de seus funcionários, num momento tão grave, em vez de tratá-los como preguiçosos, irresponsáveis?

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Senhores Rodrigo e Kreuza, certamente o Estado não dará conta de tudo. Terá que priorizar ajuda a pequenas e médias empresas, que estão em situação mais delicada e que, proporcionalmente, empregam mais gente. As grandes, em geral, estão capitalizadas e possuem lastro para garantir estabilidade de seus empregados por um bom período. Elas, em suas propagandas, costumam apoiar a inclusão social, mas, na prática...

    2. Carlos Simaozinho

      Senhor Douglas, todas as empresas tratadas na matéria são de grande porte, entende?

    3. Carlos Simaozinho

      Senhor Douglas, as empresas tratadas na matéria são TODAS de grande porte. Leia a matéria...

    4. Rodrigo Almeida Silva Ferreira

      Então. A essas pessoas cabe o governo ajudar. O que não da para as pessoas terem vida normal e uma doença que tem um indice de letalidade entre 3 a 5% e se espalha como rastilho de polvora . Ja imaginou um pilha de defunto na descida da rocinha ou do vidigal . Vc muito provavel mora em SP e não convivve com a carencia como nos do Rio. Para v provavelmente é facil se Isolar em pinheiros ou no Jardins

    5. Vivaldi Figueiras

      Quem deveria pagar ao trabalhador durante a suspensão do contrato de trabalho ,é o Governo Federal, esse dinheiro voltará para economia em forma de consumo. Metade de tudo que se arrecada todos boa anos é destinado ao pagamento de juros da dívida, nunca auditada, nem sabemos se devemos! Aos (bancos) nunca há falta de dinheiro.

    6. DOUGLAS FERREIRA

      Voce está olhando para empresas grandes e não está vendo que a maioria dos empregos do Brasil são de micro ou pequenas empresas. E mais, os trabalhadores informais, que é de 30 a 40% da força de trabalho já estão sem empregos por causa do isolamento social. Pensou neles por acaso?

  21. Jarbas Vasconcelos

    O duscurso do empresariado é o mesmo do Jair que certa vez disse que era preciso uma guera civil com 30 mil mortes para resolver a situação do país. Para eles, vidas não importam; é só número. Vejam o exemplo de El Salvador, um país pobre, mas solidário ao seu povo. Lá o Estado está a serviço de sua população. Aqui, esses genocidas querem que o Estado e o povo se dobrem ao mercado. Nada mais cruel, nada mais injusto. Nos lembraremos de vocês quando essa crise passar.

    Responda
  22. EDUARDO APARECIDO PORTO

    Por acaso foi dito alguma mentira? Como uma empresa vai ter condições de honrar seus compromissos sendo que está fechada sem gerar renda? Ficam taxando os empresários mas esquecem que os empregos são gerados por eles. Quem coloca a cara a tapa são os que investem aquilo que tem para conseguir uma vida melhor. Está errado isso? Funcionário tem seu salário todo mês, independente da empresa ter faturamento bom ou ruim. Falar mal é fácil, difícil é produzir algo de útil.

    Responda
    1. EDUARDO APARECIDO PORTO

      Fátima, onde está a democracia te obrigando a utilizar seus bens para uma crise dessas? Acho que seu conceito está muito errado.

    2. Fatima Marinho

      Eduardo, não existe país comunista hoje em dia, no Máximo temos capitalismo de estado. O sacrifico deve ser distribuído entre os mais ricos, não pode o despossuído pagar, nem com a vida.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Eduardo, pode que você seja pequeno ou médio empresário. Seus rendimentos vem do trabalho dessa empresa. Os grandes, grandes - que estão se lixando para o resto - estes estão ganhando dinheiro, muito dinheiro no mercado financeiro. Só as Organizações Globo ganharam R$ 1,06 bilhão em 2018 no mercado financeiro. De onde vem esse dinheiro? Do seu, do nosso bolso em impostos. Procure no google "juros dívida pública taxa selic".

    4. Fatima Marinho

      Eduardo, insisto que vc separe os pequenos dos grandes. O que vc chama de empresa? O veio da Havan entra no seu comentário de prejudicado? Já fez as contas do lucro que Havan obteve não últimos anos? Ele pode aguentar alguns meses, vai usar parte dos lucros para garantir que no futuro tenha consumidores para seu negócio. Isso se chama capitalismo inteligente. Os empresários super ricos terão que ajudar a pagar pela crise, isso se chama democracia.

    5. EDUARDO APARECIDO PORTO

      A maioria aqui me parece não ter a mínima ideia do que é manter uma empresa. Devem receber seu salário mas não se preocupam com a saúde da empresa. Uma empresa mesmo parada vai gerar despesas: aluguel, água, luz, manutenção de maquinário, insumos que serão perdidos. Temos é que torcer para que as empresas existam quando tudo isso passar para que ainda tenhamos empregos. Pensem nisso.

    6. EDUARDO APARECIDO PORTO

      Então é melhor você ir viver em um país comunista. Fazer socialismo com os bens dos outros é fácil.

    7. Fatima Marinho

      Eduardo, separe quem vc chama de empresário. Tenho uma amiga que abriu um café que serve comida no almoço, vinha vindo bem o negócio dela, mas agora não vai resistir a crise. Essa situação é diferente do veio da Havan. Pequenos negócios precisam ser socorridos o veio da Havan, Ambev, bancos etc não precisam de ajuda e devem, sim, ajudar a pagar a crise mantendo seus funcionários. Melhore seu comentário e separe o que é diferente. Não se pode ter a mesma política quando existe desigualdade.

    8. EDUARDO APARECIDO PORTO

      Como você acabou de dizer Fátima: com política pública. Pagamos impostos para isso e não é pouco. Não jogue essa culpa nas costas dos empresários que em sua maioria são pequenos e lutam todos os dias para se manterem.

    9. EDUARDO APARECIDO PORTO

      Eu gostaria saber onde está essa quantia toda que você está dizendo Netto. Na conta da minha empresa nunca entrou um centavo do governo.

    10. Agnel Neto

      Na verdade falamos de vidas, estes empresários tão preocupados com suas empresas e com a economia estão e receberam vultuosas quantias do governo federal para sobreviverem, o que é necessário é parar de tratar pessoas como números, e lembrar que não é o Brasil que esta em quarentena é o mundo, duvido que estes empresários tão preocupados com a economia estejam manifestando estas opiniões em outros paises.

    11. EDUARDO APARECIDO PORTO

      Minha proposta é para pararem de querer colocar empresário como sendo bandido. Fui obrigado a dispensar um funcionário que estava em experiência porque não teria sentido ele ficar em casa. O outro disponibilizei estrutura para trabalhar de casa sem nenhum corte de salário enquanto eu tiver condição de pagar. Deveriam todos nós cobrar de quem realmente tem culpa que são os políticos, independente de partido. Cadê a sociedade para criticar agora todo o dinheiro público gasto em copa do mundo?

    12. Fatima Marinho

      Com política pública, veja o exemplo da Itália, França e Espanha. Sem ajuda da política pública um pequeno negócio não sobreviverá. Os grandes negócios, os 6 brasileiros que ganham o mesmo que 100 milhões de pessoas nesse país, devem ajudar a pagar a conta. Isso se chama justiça.

    13. Vivaldi Figueiras

      Empresários medíocres e falastrões, só reclamam, porque não lutam por uma reforma tributária e política JUSTA e PAGÃVEL? O risco do empreendimento é de vocês, agora também querem culpar a vítima pelo ato do criminoso, muita má-fé desse bando abutres. Vocês só existem porque o povo faz a roda da economia girar. Não invertam as coisas.

    14. Mauricio Nunes

      Se vc coloca a cara a tapa, se importaria em assumir a posição de algum trabalhador na empresa? Se sim,Aproveita e leva toda sua família pra trabalhar e correr o risco de se infectar também.

    15. Carlos Simaozinho

      Custa, ao menos uma vez, essas empresas de grande porte pensarem em destinar seus vultosos lucros para o bem estar de seus funcionários, num momento tão grave, em vez de tratá-los como preguiçosos, irresponsáveis? Você está tentando defender o indefensável, por conta de certo radicalismo ideológico...

    16. Fatima Marinho

      Outra pergunta, qual a sua proposta? Seu comentário não contribui em nada, todos entendem que os pequenos negócios estão fritos com essa crise, devem ser protegidos pela política pública, assim como os mais pobres. Ricos empresários, principalmente aqueles mais ricos, devem ajudar a pagar pela crise. Isso é justo ou não? Responda

    17. Jarbas Vasconcelos

      Qual sua sugestão, Eduardo? Todos na rua? É isso? Negaremos a ciência a custa da mor-te de milhões? O que é mais importante a vida ou o mercado? Por que o Brasil não deixa de pagar os juros da dívida por esse período e socorre o seu povo? Por que não usar das reservas acumuladas a favor da população? É preciso sensibilidade, humanismo e bom senso neste momento.

    18. EDUARDO APARECIDO PORTO

      Fátima, como uma empresa vai pagar salário estando fechada?

    19. Fatima Marinho

      Uma pergunta Eduardo, quem vai passar fome sem salário?

  23. FLAVIO GODEMIR VAZ DO COUTO

    A Itália tem 60 milhoes de habitantes .. Mesmo após tomarem medidas de reclusão .. o número de mortos já bateu hoje em 6.000 mortos . Agora imaginem o Brasil com 210 milhões de habitantes .. muitos vivendo em situação precária .Assistindo o pronunciamento destes “empresários “ da para entender por que 1% da população detém metade da riqueza nacional ...

    Responda
    1. FLAVIO GODEMIR VAZ DO COUTO

      Não entendi seu comentário . Quer dizer então que por serem idosos, podem morrer. Sei que vai ser muito complicado e com certeza todos os países , vão enfrentar uma crise muito grande depois . Mas penso que quando trata-se de vidas humanas, não há o que negociar. Todos os países , estão tomando como medida principal a quarentena .

    2. DOUGLAS FERREIRA

      A grande maioria dos mortos são de idosos. Li que a média, a média de idade dos mortos na itália supera os 80 anos. Além do mais o isolamento não vai resolver as mortes, vai apenas resolver o colapso dos hospitais, mas mesmo assim os idosos vão continuar a morrer. Unica forma seria a de fazer o isolamento por vários meses. VC acha viável ficarmos em isolamento por 3, 4 meses?

    3. Fatima Marinho

      E não querem perder seus lucros mesmo na crise, por isso cortam salários, são indiferentes para os que será duramente atingidos pela fome e desesperança

  24. roque alves

    O uso do cachimbo faz a boca torta , estão acostumados ,desde sempre , com o mandonismo escravocrata , não tem escrúpulos, tampouco empatia com os trabalhadores. Escondem-se atrás de uma falsa moral de "empreendedores", na verdade só visam o lucro ,a custa do suor alheio, pouco se importando com a saúde ou a vida dos assalariados. Víboras!

    Responda
    1. Agnel Neto

      Verdade, basta recorrer ao passado para verificar como funciona este meio, o governo retira ou flexibiliza regras trabalhista, quantos empregos mais foram gerados, ou por outro lado quanto da economia gerada foi repassada para os preços para que toda a sociedade fosse beneficiada? Virou lucro?

    2. Fatima Marinho

      Eduardo Porto, qual a sua proposta? Deixar morrer alguns milhares pelo vírus? Deixar morrer de fome? Exatamente qual o seu plano? Por que os mais pobres tem que ser sacrificados? São descartáveis?

    3. EDUARDO APARECIDO PORTO

      Por que você não cria uma empresa? Vai lé enfrentar os desafios de mercado, concorrência e tudo o mais que uma empresa precisa enfrentar para se manter.

  25. Mauricio Nunes

    Que grande imbecil, se estou de home office não estou em um “descanso forçado”. Tem que quebrar o Giraffas mesmo.

    Responda
  26. carlos cardillo

    Alguns empresários poderiam passar pelo menos uma semana numa comunidade ao invés de ir à praia. Talvez aprendessem alguma coisa sobre o Brasil real e parassem de falar bobagens.

    Responda
  27. lucia caetano

    Agora é que veremos quem são realmente os empresários que merecem ser chamados de “Empresários”, com E maiúsculo. Luciano Havan, esse do Giraffa's, Junior Durski (Madero), Flavio Rocha (Riachuelo), desculpem, mas esses aí não merecem nenhum respeito. Aproveitadores.

    Responda
  28. Marco Aurelio Colnaghi Vargas

    Não são todos, eu tenho certeza, mas o pensamento de alguns dirigentes empresariais deste país é de dar nojo. Cobrem das autoridades sobre o confinamento. É necessário ou não? Ninguém em sã consciência quer ficar em casa ao invés de estar no seu local trabalhando, se não se faz necessário. Quanta hipocrisia. Mirem-se pelo menos uma vez na vida em seus pares no exterior. O exemplo que vem de fora da classe empresarial é de dar INVEJA. BANDO de exploradores. Vamos marcar na paleta essas marcas.

    Responda
  29. Antonio Marcos Mendes Augusto

    Gostaria de saber se os trabalhadores do resto do mundo estão sofrendo, além do terror provocado por esta tragédia mundial chamada covid-19, o terror disseminado por esses "patriotas" empresários brasileiros. O veio da Havan, que custuma se vestir de verde e amarelo para demonstrar o seu amor à pátria, mostra que não passa de um hipócrita, aliás como a maioria desses empresários bolsonaristas. Por outro lado, onde está a competência do setor privado que não se planeja para momentos de crise?

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Te dou um exemplo. Minha irmã mora na Espanha e da aulas em curso de fotografia. O curso fechou, o governo garantiu um seguro desemprego para ela pelo tempo da crise e aumentou o valor pago. Isso se chama política pública. Um pequeno empresário dono de uma escola não consegue se manter nessa crise, mas teve empréstimo para sobreviver.

    2. WILSON HAUSCHILD

      como e facil falar

  30. Amaral Neto

    Espero que, quando tudo isto passar, o mercado consumidor lembre-se de como cada empresário (e suas marcas) reagiram neste momento.

    Responda
  31. Marcelo Santana

    Eu concordo com a adoção dos testes em massa, criação de mais leitos e isolamento para controle da doença. Mas pq não dar o benefício da dúvida aos céticos e fazer um experimento a la Mengele, bota todo mundo pra produzir e zero confinamento em um grupo, no outro grupo poe confinamento social e o resto trabalhando no outro grupo e no ultimo grupo me deixa com os testes, confinamento e investimento em leitos? Mas cada um fica no grupo q defende...

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Isso é antiético. Vc não pode expor pessoas a um risco conhecido, o nazismo fez isso e governos supostamente democráticos, também, em tempo de guerra.

  32. DOUGLAS FERREIRA

    Pensem em quando o isolamento for levantado. Por acaso a doença vai sumir? Achatar a curva de contaminação distribuirá as mortes ao longo dos meses mas não evitará as mortes dos idosos. A não ser que ele dure até a doença acabar, pelo menos 3 meses. Por isso por que não aproveitar essa última semana e preparar escolas para servirem de albergues e quando chegar ao fim o isolamento, manter os mais idosos no isolamento e quem não puder se isolar fazer o teste e internar em albergues?

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Com essas medidas se ganha tempo para produzir uma vacina, testar medicamentos para os casos hospitalizados. Não tem outro jeito, ou vc defende que se deixe alguma milhares morrem agora?

  33. LIVIA DOS SANTOS OSHIRO

    Muito engraçado a mídia e as pessoas condenarem ques estão fazendo declarações honestas. Após a quarentena comecará uma crise sem precedentes... Todos estão querendo "tampar o sol com a peneira", afinal de contas, economia nenhum no mundo pode se sustentar se estiver congelada. Qualquer pessoa com inteligência saberia que teremos demissões em massa e para aqueles que estão defendendo o fechamento de tudo, deveriam refletir mais no que isso significará.

    Responda
    1. maria gouvea

      Voce certamente não está no grupo dos empresários ricos que vão para as redes assediar funcionários... é do grupo que , sem consciência do seu lugar no mundo, fantasia-se num mundo que não é seu, que te explora, se aproveita e ri de sua falta de noção .. escuta, zé ninguém, quem é voce?

    2. Marli Moras Garcia

      Demissões em massa te preocupa. E mortes em massa, não? Temos que seguir as recomendações à luz da Ciência. Negar isso demonstra pouca inteligência.

    3. Marli Moras Garcia

      Demissões em massa te preocupa. E mortes em massa, não? Temos que seguir as recomendações à luz da Ciência. Negar isso demonstra pouca inteligência.

  34. jose vanzo

    Dar as costas à força: da Razão, da Ciência, do Humanismo e da crença no Progresso,diante do desafio causado pelo novo corona vírus é marchar rumo à barbárie.

    Responda
  35. Waldo Assahi

    Quero respeitosamente discordar de colegas que argumentam que muitos trabalhadores de baixa renda votaram no bozo e, portanto, merecem colher a miséria que plantaram. Não creio que progressistas deveriam pensar assim, até porque muitos trabalhadores NÃO votaram no bozo e estão pagando também.

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Concordo, mas o brasileiro quando a coisa aperta tem a péssima cultura que culpar o outro. Como nunca é ele, então continua errando. Não assumir nossas atitudes e culpar o outro é mais fácil, assim, não preciso mudar. Bom dia a todos!

  36. DOUGLAS FERREIRA

    Da BBC: Mas o que os dados mostram até agora sobre a relação entre os mais jovens e a doença? Basicamente, o risco de morte por covid-19 entre aqueles abaixo de 50 anos, especialmente os mais jovens, de até 30 anos, é extremamente raro.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Bykoff: se o sistema público de saúde colapsar, não serão apenas aqueles contidos nesses seus números estatísticos que vão morrer. Também todos aqueles que necessitam de atendimento médico de urgência e não afetados pelo coronavírus serão mortos. Ah, mas os chineses são os culpados,... que perda de tempo o meu de te responder.

    2. Ricardo Knudsen

      Bykoff, o ideológico aqui é vc, avesso à ciência e aosnúmeros. A sua afirmação sobre os chineses é completamente estúpida. Vc deve realmente ser um admirador de Trump e Bolsonaro, os irresponsáveis q retardaram a tomada de medidas contra a pandemia, e terão por isso a responsabilidade por milhares de mortes em suas mãos. Se vc se preocupasse com as pessoas, estaria vendo o q deu certo na Coréia, Japão e Hong-Kong, vendo o q o cientistas concluíram até agora, em vez das propostas medíocres q faz.

    3. Ricardo Knudsen

      Bykoff, que criativo e inteligente vc é! Não sei pq precisamos da OMS e dos cientistas para definir a mortalidade da doença, se vc já profetizou q ela é de 0,2%. Ainda assim, seriam 200 mil mortos em 36 dias, vc deve achar pouco. O interessante é q depois vc diz q a taxa seria de 0,7% (?) então eu fico em dúvida se não seriam 700 mil mortos. No fim, concluo q vc sequer sabe calcular médias. Vc é um chutador irresponsável, q fala qquer bobagem para defender seus argumentos fascistóides.

    4. Fatima Marinho

      Douglas, uma informação que vc não tem. O Brasil tem um grande número de pessoas jovens com doença crônica, por exemplo diabetes, HIV/Aids, doença cardiovascular, asma, bronquite etc. Essas pessoas têm entre 30-59 anos. Além disso, tem 2 milhões de pessoas em quimioterapia, a maioria tem menos de 70 anos. Isso é diferente dos países desenvolvidos, como Itália, onde a população tem 10 anos mais de expectativa de vida que no Brasil, o impacto aqui será em grupos mais jovens

    5. DOUGLAS FERREIRA

      Tanta besteira no seu comentário que preciso de duas respostas. Mortalidade vai de 0 a 0,4% de 0 a 10 ate 40 a 50 anos. A mortalidade media dificilmente será superior a 0,2%. Além do mais para cada infectado com testado tem ao menos 1, senão 2 infectado sem sintomas. Assim a mortalidade total seria inferior a 0,7%. Menor que a Dengue. Pra evitar essas mortes só com isolamento total por três meses ou mais, o que é inviável. Mas dá pra isolar os mais vulneráveis por 3 meses se a economia não parar

    6. DOUGLAS FERREIRA

      Não leve pro lado ideológico. Quem incubou o virus foram os chineses. Coloque os mortos na conta deles. Não será o isolamento que acabará com a doença, apenas distribuirá os doentes ao longo do tempo de forma a não provocar o calapso dos hospitais. mesmo sem hospitais colapsados vai continuar as mortes dos idosos.A não ser que o isolamento perdure por meses. A função do isolamento é menos salvar vidas e mais evitar o colapso. Mas uma hora teremos de sair do isolamento. Não temos plano B.

    7. Ricardo Knudsen

      Bykoff, q humanitário você é. Está dizendo q se isolarmos os velhos, teremos só uns 0,4% de mortos. Mandetta espera chegar à imunização de manada até setembro, com 100 milhões de infectados. Com sua estratégia, teríamos então, vejam só: Apenas 400 mil mortos! Claro q vc não considerou o colapso do sistema de saúde, pois 15%, ou 15 milhões, precisariam de hospitalização. Esse colapso certamente multiplicaria muito o número de mortos.

    8. DOUGLAS FERREIRA

      Por esse motivo eu defendo o isolamento social dos que tem acima de 50 anos. Se puder fazer o isolamento em casa ok, já está fazendo. Para quem não tem condições, incluindo moradores de rua, pedintes, etc. fazer albergues nas escolas e colocar essas pessoas lá após testar negativo. Não prejudica a economia, mantem os empregos e preserva a população idosa. Isso se dará ao fim desses 15 dias iniciais, mas tem de ser decidido e trabalhado hoje.

  37. Vivaldi Figueiras

    Penso também, que é na dificuldade, que temos uma nova chance de melhorar, rever nossa postura de cidadão, quem sabe, amadurecer e crescer! Sinceramente, torço para todos meus irmãos brasileiros superem esta crise com bravura, coragem e que compreendam que nossas vidas serão impactadas pela nossas escolhas! Toda ação terá um reativo!

    Responda
  38. Ricardo Knudsen

    Os empresários deveriam estar pedindo testagem intensiva, de todos com sintomas, mesmo leves, e de todos q tiveram contato com eles. Deveria já haver a possibilidade de testes voluntários. Foi assim q a Coréia do Sul conseguiu identificar e isolar mesmo os infectados assintomáticos.Com isso, após cerca de 1 mês a Coréia voltou à uma relativa normalidade. Bolsonaro e Mandetta fazem o oposto da Coréia, só se testam pacientes graves, e Mandetta aguarda q 50% da população seja contaminada...

    Responda
  39. Ricardo Knudsen

    Preocupados com empregos e empresas estamos todos. O q ele está fazendo é terrorismo, para q trabalhadores desrespeitem preceitos científicos e arrisquem suas vidas. É leviandade não considerar q, sem medidas massivas de contenção, a curva da epidemia é exponencial, o número dobra a cada 2 dias. Partindo de 50 casos, tipicamente qdo começa a transmissão sustentada, em 36 dias chega-se a 100 milhões de infectados e 1,4 milhão de mortos, pois a mortalidade é de 1,4%.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Douglas, sua estatística tem equívocos, vc está considerando que a mortalidade no Brasil seguirá a de países desenvolvidos. Considere que a expectativa de vida na Europa e China é 10 anos maior que no Brasil, considere que no Brasil a população é menos saudável, há um grande número de doentes crônicos que tem menos de 60 anos: obesos, diabéticos, Aids, cardiopatas, hipertensos, asmáticos, bronquite, graves malformações congênitas, câncer etc.. Outra realidade

    2. Ricardo Knudsen

      Bykoff, q humanitário você é. Está dizendo q se isolarmos os velhos, teremos só uns 0,4% de mortos. Mandetta espera chegar à imunização de manada até setembro, com 100 milhões de infectados. Com sua estratégia, teríamos então, vejam só: Apenas 400 mil mortos! Claro q vc não cinsiderou o colapso do sistema de saúde, pois 15%, ou 15 milhões, precisariam de hospitalização. Esse colapso certamente multiplicaria muito o número de mortos.

    3. DOUGLAS FERREIRA

      Estou pensando. Você acha que, após os 15 dias de isolamento a doença vai acabar como por milagre? Que mesmo com os hospitais funcionando a taxa de mortalidade dos mais idosos vai cair? Então essa solução não salva vidas, evita o colapso hospitalar mas os idosos vão continuar a morrer, a não ser que se prolongue por até 3 meses. Mas aí a economia estará destruida e viraremos uma Venezuela. Pense fora da caixa.

    4. Ricardo Knudsen

      Bykoff, pense fora da sua caixa registradora. Peça testagem intensiva e rastreamento/isolamento de infectados assintomáticos. Foi isso q fez a Coréia parar o crescimento exponencial em duas semanas e voltar a uma relativa normalidade em 3-4 semanas, com relativamente poucas mortes. Se vc não vai considerar experiências de outros países e argumentos científicos, pare de fingir q se preocupa com a saúde e o emprego dos outros.

    5. DOUGLAS FERREIRA

      Da BBC: Contudo, adultos acima de 65 anos eram a maioria dos mortos (80%). Menos de 1% dos óbitos era de pacientes entre 20 e 54 anos, e não houve mortes entre aqueles abaixo de 19 anos, acrescentou o órgão.

    6. DOUGLAS FERREIRA

      Essa sua estatística está furada. Os graficos mostram que a mortalidade sai de 0 na faixa ate dez anos para 0,4 até 50 anos. Alem do mais para cada caso positivo existe ao menos 1 sem sintomas. A moortalidad para acima de 50 anos vai de 1,4 até os 60 para 14% acima de 80 anos. Por isso pensar fora daa caixa é fazer um isolamento social para pessoas acima de 50 anos e quem não puder se isolar, levar para alberges feitos nas escolas a um custo mínimo, incluindo aí os pedintes, moradores de rua.

  40. Alexandre Anello dos Santos

    Como não vomitar quando o cretino da Havan abre a boca?

    Responda
  41. Mario Donizete Pelissaro

    É esta a classe empresarial brasileira. Incompetente, incapaz de lidar com crises. Sedenta por lucros, derrubou governo Dilma (lembra do pato?) e ascendeu este governo q tira direitos trabalhistas e previdenciarios do trabalhador e previlegia os empresarios.

    Responda
  42. Marli Moras Garcia

    Vivemos num país onde dinheiro vale mais do que vidas. Para o dono do Madero, por exemplo, a decisão de limitar a circulação e fechar comércios não essenciais é mais prejudicial ao Brasil do que a morte de 5 ou 7 mil pessoas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Bykoff, pense fora da sua caixa registradora. Peça testagem intensiva e rastreamento/isolamento de infectados assintomáticos. Foi isso q fez a Coréia parar o crescimento exponencial em duas semanas e voltar a uma relativa normalidade em 3-4 semanas, com relativamente poucas mortes. Se vc não vai considerar experiências de outros países e argumentos científicos, pare de fingir q se preocupa com a saúde e o emprego dos outros.

    2. Marli Moras Garcia

      Douglas, só espero que você ou um dos seus parentes e amigos não sejam uma dessas 7 mil pessoas possíveis vítimas do coronavirus. Acho que a prioridade neste momento é conter a pandemia que afeta o mundo todo, com a união de todos. Não se sabe como ficará o mundo depois desta catástrofe.

    3. Waldo Assahi

      Este cara é um carniceiro. Espero que cada pessoa que ainda tenha estômago pra comer aquela sujeira que ele chama de sanduíche, entenda que o empresário trocaria alegremente 7 mil vidas por uma porcaria como aquela. Bom apetite.

    4. DOUGLAS FERREIRA

      Esse debatezinho infantil de vidas x empregos que stá impedindo as pessoas de pensar fora da caixa. Os trabalhadores informais, vendedores ambulantes, pedintes de ruas ficaram desempregados porque os patrões, nós, não aparecemos. Pequenos comerciantes, como vão pagar os salarios dos trabalhadores sem faturamento? Pequenas e médias empresas que já estão na corda bamba, um assoprão e já caem sem rede. Eles não estão preocupados com suas empresas. As grandes tem Bndes. Bancos tem o Banco Central.

  43. JANE GOI VICTORINO GANDARA

    Impressionante o descaso desses “patrões”! Mas, o que esperar depois dessa MP capenga? Pelo jeito, os empregados pagarão a conta.

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Tudo que está posto é obra do povo, ou vão dizer que foram enganados, cada um que votou no atual governo é responsável pelos problemas que causa dia após dia e pela crise sem precedentes que se avizinha! O Bolsonaro não enganou ninguém! Portanto, assumam que fizeram merda!!! Fingir demência agora não cola.

  44. JANE GOI VICTORINO GANDARA

    Impressionante o descaso desses “patrões”! Mas, o que esperar depois dessa MP capenga? Pelo jeito, os empregados pagarão a conta.

    Responda
  45. Marcílio Gonçalves Filho

    Isso considerando que o senhor empresário da havan sugere ser patriota! Se veste de verde-amarelo, dentre outras aparições e ou manifestações! Agora, na primeira oportunidade em que o cinto aperta, a crise é humanitária e invoca abstinências e renúncias pessoais, o abastado senhor aparece com espada na mão! Tenha fé senhor. Ofereça trabalho e esforço pessoal. Verás recompensa inimaginável!

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Douglas, é em momentos de crise que precisamos de um Bom governo, com capacidade de liderar. Infelizmente estamos em um mato sem cachorro, o atual presidente e seu ministro da economia não estão à altura do desafio. Por isso o desespero. Falas como do veio da Havan só joga gasolina no fogo. Onde está a responsabilidade social? Por que o Bozo não lidera? Mal consegue se expressar com um mínimo de clareza.

    2. DOUGLAS FERREIRA

      Patriotismo é por a cara a bater contra o debate ideológico de vidas x desastre economico. EUA, Europa, Japão, China tem como segurar 1 mes de parada. O Brasil não. Que tal pensar nos 30 milhões de desempregados que teremos em pouco tempo. O que aconteceu quando tivemos a recessão da Dilma foi que junto com o desemprego centenas de milhares de pequenos negócios foram fechados. Recuperar empregos com negócios fechados é muito mais demorado do que com empresas abertas.

  46. Paulo Sales

    É Cazuza... Como dizia você. Brasil, mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim!

    Responda
  47. Jorge Alves

    A maioria dos brasileiros são empregados ou patrões? Quem ganha as eleições, maioria ou minoria? Não votaram naqueles que defendem os patrões para o Brasil tomar jeito? Então boa colheita queridos!! Bem feito! Larguem mão de serem bu.rros!

    Responda
    1. Vivaldi Figueiras

      Em 2018, surgiu repentinamente tantos pobres de direita, empoderados e orgulhosos de dar seus votos a sujeito que estava a quase três décadas no Congresso, só causando tumulto e rindo do povo! Não tinha plano de Governo, aliás tinha um, carteira verde amarela para retirar a dignidade do trabalhafor! Foi sua bandeira de campanha! Não participou de debate! E Agora? Estão satisfeitos?

  48. RUBENS Xavier martins

    Estes dois empresários (Haven e Girafas) sao dois desqualificados, não tem compromisso algum com o Brasil. Quando em um momento como este eles falam do trabalhadores como se estivessem de férias e os ameaçam, fica comprovado, que eles, como o Bolsonaro, o presidente deles. "Querem que o Brasil se explodam" como diria a personagem do Chico Anísio.

    Responda
  49. RUBENS Xavier martins

    Estes dois empresários (Haven e Girafas) sao dois desqualificados, não tem compromisso algum com o Brasil. Quando em um momento como este eles falam do trabalhadores como se estivessem de férias e os ameaçam, fica comprovado, que eles, como o Bolsonaro, o presidente deles. "Querem que o Brasil se explodam" como diria a personagem do Chico Anísio.

    Responda
  50. Francinete Fernandes de Sousa

    Que bom. Mais declaraçoes como essas,por favor! Dessa forma fica clara importancia dos trabalhadores para os patrões! Aula de Economia, de História, de Sociologia "de grátis"!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.