Hélio Schwartsman > Surgem os buracos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Juan Vera

    Helio, boa a questão: "há alguém cuidando disso"? Existem possivelmente várias soluções simples para ajudar a respirar que podem ser multiplicadas por mecânicos ou pessoas habilidosas. Vi hoje um medico cardiologista transformando um respirados manual daqueles usados preliminarmente em emergências, em respiradores automáticos com algumas ferramentas tipo professor pardal.

    Responda
  2. Galdino Formiga

    Desinformação de fatos e constatação tardia.

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      O vírus letal que veio da China como FU-Manchu, tal como o perigo amarelo do século XIX, descadeirou a politicalha que defende seus empregos, negócios e ET – caterva..

  3. Herculano JR 70

    O q articulista quer e uma boa administração da catastrofe em um pais q tem dificuldades em administrar a normal/e. Uma causa é a regula/ão de medicina q simples/e nega o q essencial: o medico. E impede outros profissionais de assumir diagnosticos. E centraliza no estado a medicina. Mas,hospital cura? Acho q ñ. Ate o momento o tratamento e o paliativo: atua nos sintomas pra evitar sofrimento. Enquanto 70% ñ tiver contato com virus, ele ñ para de esparramar. Salva-se quem tiver imunologico alto.

    Responda
  4. josé Roberto de Menezes

    As notícias de 2019/20 demontram que seguimentos da sociedade brasileira não aceitam a democracia com deveres e direitos. Lutam e agridem pelas mordomias socialistas do poder da cúpula. Privilégios de poucos, sacrifícios de muitos.

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Prezado colega Ricardo Knudsen, será esta mesmo a matemática correta? Percebe-se adesão da população ao recolhimento doméstico; num cenário assim, será que a mortalidade se mantém em 1,4% ou ela pode vir a se reduzir? Por outro lado, o congestionamento do sistema de saúde pode ser traduzir em mortes por variadas outras causas; neste caso, a conta pode ser expressivamente maior. Será que uma aritmética simples consegue expressar com fidedignidade as possibilidades? Apenas um exercício de dúvida.

    Responda
  6. Ricardo Knudsen

    o plano do MS sempre foi péssimo, o mesmo q seguia Boris Johnson, até q os cientistas do Imperial College esfregaram em sua cara os números do genocídio q ela produziria. Deve-se achatar a curva para aguardar o desenvolvimento de uma vacina ou tratamento. Mandetta no entanto, busca 50% da população contaminada, diz q está construindo isso. É impossível criar imunidade de manada sem um genocídio, mas ninguém na imprensa parece ter percebido.

    Responda
  7. Ricardo Knudsen

    Mandetta não aprendeu nada com à experiência em outros países. Os países mais bem sucedidos, como a Coréia, partiram para a testagem intensiva, testando não só pessoas com sintomas leves, mas tbém quem esteve em contato com eles, isolando os contaminados, mesmo q assintomáticos. Assim, conseguiram voltar a uma relativa normalidade após 1 mês de epidemia. O Brasil faz o oposto, só testa casos graves. O resultado será uma crise longa, trágica e com alto custo econômico.

    Responda
  8. Ricardo Knudsen

    O ministro está buscando a dita Imunidade de Manada, o modo fascista de acabar com a epidemia. Em entrevista, declarou - ... setembro a gente deve estar voltando desde que a gente construa a chamada imunidade de mais de 50% das pessoas - significa q até setembro, Madetta espera q 100 milhões de brasileiros tenham contraído o vírus. Como a última estimativa de mortalidade é de 1,4%, Mandetta está construindo um genocídio de 1,4 milhão de brasileiros.

    Responda
    1. Jose Carlos

      O ministro é bom de retórica mas é incompetente e está em coordenação com o ministério da economia. A cifra de letalidade pode até dobrar qdo hospitais estiverem lotados e misturando pacientes com diferentes enfermidades com portadores de coronavirus.

  9. MARCELO L MARIANO

    Engraçado , meu comentario tem que ser analisado pela folha. Onde esta a Liberdade??? Que a folha prega ???!

    Responda
  10. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    QQ plano, providência, estratégia e boa intensão, além de serem necessários, tem que te uma cabeça pensante , no topo da pirâmide executiva Ãgil, contundente, inteligente, líder e imediata. Não há nem um dia a perder. E já perdemos muitos. São vidas e mais vidas que se irão nestes próximos dias. Mas nossa cadeira maior está acéfala. Interdição já.

    Responda
  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    QQ plano, providência, estratégia e boa intensão, além de serem necessários, exige uma cabeça pensante , no topo da cadeia executiva. Ãgil, contundente, inteligente, líder e imediata. Não há nem um dia a perder. E já perdemos muitos. São vidas e mais vidas que se irão nestes próximos dias. Não temos lá. Só uma interdição imediata do incapaz e uma intervenção com uma cabeça, ao menos, sadia para coordenar o executivo.senao, muitas vidas serão jogadas no lixo

    Responda
  12. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Matéria interessante: Um novo ramo da ciência - o estudo da sincronicidade - sugere que o acaso não existe. Eventos inesperados regulariam desde átomos até a nossa vida.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    Não adianta culpar o governo quando a população é negligente com a própria saúde. Apesar das vacinas serem de graças muitos não se dão ao trabalho de ir a um posto de saúde para atualizar a carteira de vacinação. Dez por cento da população insiste na prática do tabagismo. Dezoito por cento da população adulta faz uso abusivo do álcool e o consumo inicia cada vez mais cedo entre os jovens. O Brasil tem tudo para se transformar num EUA pobre, bom para ficar doente, mas péssimo para ficar sadio.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cloves, a coisa mais doentia que a nossa população já fez(es) na vida, foi feita na urna.

  14. Claudio L Rocha

    Todos neste momento deveriamos estar pressionando autoridades, governos e politicos para criar uma malha de proteção, inclusive alimentar, aos mais pobres, isso vai dar problema para todo mundo. Quando a fome chegar ninguem mais estara seguro. É preciso acordar e fazer alguma coisa. Quem vai levar comida para a mulher e o filho do camarada que ta desempregado e resolveu vender uma bijouterias na rua, ou o pedreiro, servente que ganha por dia e tem mulher e filhos.. Gente!

    Responda
  15. ORLANDO MARETTI

    O ministro foi irremediavelmente enquadrado pelo atual presidente, que exigiu dele posicionamentos mais políticos. Não deu outra: Mandetta não só mudou o tom de seu discurso como recomendou que as eleições municipais, previstas para Outubro, sejam adiadas. Não é exatamente uma recomendação técnica, da área da Saúde. A razão é simples: o PSL encolheu e o Aliança para o Brasil não decolou nem poderia se viabilizar este ano.

    Responda
  16. denise messer

    Mandetta é médico, mas antes de tudo é político, bom de discurso. Durante um ano, não fez nada na gestão dos hospitais federais, continuaram sucateados,com enfermarias desativadas. Agora na pandemia começou bem, mas já começa a derrapar, porque o discurso pra mídia é um, mas a realidade de quem está nos hospitais é outra. Os dados estão subnotificados, não são reais.

    Responda
  17. PAULO EDUARDO NUNES DE MOURA ROCHA

    Importante lembrar também da falta de monitoramento e controle da Anvisa nos aeroportos, sob o argumento de que é ineficaz porque muitos contagiados não apresentam sintomas. Mas a imprensa tem noticiado recorrentemente a entrada de indivíduos com sintomas, que sequer foram identificadas e depois contagiaram outras pessoas.

    Responda
    1. PAULO EDUARDO NUNES DE MOURA ROCHA

      Se é assim, porque os demais países faziam esse controle antes do fechamento das fronteiras ? E também a desinfecção rotineira de aeroportos, da qual nem ouvimos falar por aqui? Hong Kong estabeleceu quarentena obrigatória para todos os viajantes do exterior desde o início da pandemia e conseguiu conter a doença, com nenhum caso de contágio local até hoje ! Ao mesmo tempo, Os dados de evolução do contágio no Brasil demostram que o Covid-19 entrou pelas cidades com aeroportos internacionais.

    2. Caubi Maciel da Nóbrega

      A contaminação a partir de portadores assintomáticos, muito mais numerosos do que os doentes, foi comprovada, o que torna cara e inútil a distribuição de vários funcionários e equipamentos em todos os pontos de circulação e todos os horários de todos os aeroportos e rodoviárias, apenas para a detecção dos que têm febre.

  18. Eustaquio Nunes de Morais

    precisamos atacar a pandemia dos penduricalhos no setores públicos, pois o teto salarial Já é elevado para os padrões do setor privado, ainda estendido como é para poderes legislativo e judiciário provoca a falta de recursos para as necessidades do setor de saúde .

    Responda
  19. Tersio Gorrasi

    O colunista raciocina como se houvesse somente essa infecção, ignorando todas as outras, inclusive epidemias e pandemias anteriores. Os cuidados com material biológico e pacientes infectados (e a insuficiência de insumos) já existem há muito tempo. Só agora que o tema está bombando é que se lembra disso?

    Responda
    1. MARCELO L MARIANO

      Esse colunista é um acadêmico coitado

  20. J J D Santos

    Comprar guarda-chuva quando está chovendo voce corre o risco de chegar em casa todo molhado.

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Sensacional José!!! Você resumiu tudo em poucas palavras!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.