Educação > Em meio a pandemia, governo Bolsonaro investe contra pesquisa em ciências humanas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Frederico Firmo

    A exigênca de pesquisas que deem resultado imediato, é mais uma demonstração de ignorância. Quando Faraday e Maxwell desenvolveram a teoria eletromagnética não se previa nenhuma aplicação imediata. Quando a mecânica quântica foi criada também não se imaginava alguma aplicação imediata. Hoje o quase 30% do Pib americano é baseado em Mecânica Quantica. Quando os segredos do DNA foram desvendados, não se previa nenhuma aplicação imediata. Só quem desconhece ciência propõe uma asneira desta.

    Responda
  2. Frederico Firmo

    Este é um governo que ainda não percebeu que não sabe agir socialmente sequer respeita os dados para orientar suas políticas publicas. Este governo deveria saber que as bases para políticas publicas estão por exemplo no IBGE, que como diz o nome envolve geografia que é uma ciência humana. A análise dos impactos da COVID não podem ser feitos por astronautas , engenheiros o agronomos. A ignorância é absurda pois não sabem o que é conhecimento. Estamos caindo no obscurantismo

    Responda
  3. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    Na ciência a ideologia fica de fora, não há espaço para ela. Mas se for procurar, não há nenhum expoente em ciências que defenda a ideologia da assim chamada direita (é porque ela não existe, a ideologia!). É que estes são ignorantes científicos, agora com um reforço importante, daquele que acha que a Sars-CoV-2 é apenas um resfriadinho!!

    Responda
  4. Tereza Yamabe

    Não é de se espantar que esse desgoverno, que despreza as Ciências em geral , deixe de lado das prioridades de investimento a Ãrea de Humanidades. Desde a sua indicação já se antevia a incapacidade do 'astronauta ' para tão importante Ministério.

    Responda
  5. Paulo Pinheiro Machado

    A medida é anti-Repiblicana, preconceituosa e obscurantista. É mais um ataque às ciências como um todo. Medida que não se pratica em país algum, só na terra dos seguidores do Olavão.

    Responda
  6. Hildebrando Teixeira

    Não tem que reduzir, tem que zerar e fechar essas madrassas marxistas mediante plebiscito para anular o chororô por pretensa intolerância. A fortuna economizada poderá ser investida em quem realmente tenta produzir ciência e conhecimento e não consegue por falta de recursos.

    Responda
    1. Paulo Pinheiro Machado

      Quanto obscurantismo e ignorância! Não fale sobre o que não conheces!

    2. Paulo Pinheiro Machado

      Quanto obscurantismo e ignorância! Não fale sobre o que não conheces!

    3. Marcio Francisco Colombo

      como sempre, e desde há muito tempo, este sr utiliza este espaço não para comentar e discutir. Utiliza-o para propagar notícias falsas, fake news no jargão da moda, travestidas de opinião. É tática terraplanista bem documentada. .... P.S:ocorreu perguntar-me porque gastei minhas letrinhas em papel roto. Já foi.

    4. H de Carvalho

      Por que não te calas? ... ah ... Deve ser só mais robô.

  7. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A área das Ciências Humanas contribui para que se desenvolva o pensamento sistematizado, isso não interessa a esse governo fascistóide alimentado pelo irracionalismo, quem defende que o nazismo era e é, ideologia de esquerda, não quer que a população seja educada, quer que ela seja doutrinada, então, da-lhe religião e educação militarizada, pensar é revolucionário!

    Responda
  8. Alvaro Neder

    Aplicação da Doutrina do Choque (Naomi Klein).

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Alvaro, quanto à moderação dos comentários do site da Folha, a mensagem que aparece é apenas um alerta. Você pode enviar o comentário mesmo assim, ele é avaliado por um moderador humano e, geralmente, aparece após alguns minutos. Já aconteceu comigo muitas vezes e não lembre de ter tido nenhum rejeitado.

    2. Eliane Morosini

      Esse livro é muito bom! Pena que brasileiro quase não lê....

    3. Alvaro Neder

      Fui forçado a picotar meu pequeno texto, que aparece abaixo na ordem invertida, porque a censura da FSP a todo momento dizia que "havia termos" no meu comentário que impediriam sua publicação. Que sistema tão "democrático" em que vivemos. Não me canso de me espantar com a "liberdade" no capitalismo.

    4. Alvaro Neder

      ...destruindo o sistema público de educação.

    5. Alvaro Neder

      Milton Friedman - Furacão Kathrina - voucher para os estudantes beneficiando o ensino privado e...

    6. Alvaro Neder

      No momento de uma grande tragédia, o neoliberalismo se apressa para explorar a comoção, pois as atenções estão voltadas para outro lado.

  9. Evandro Luiz de Carvalho

    Bom, meus caros, de uma coisa não podemos acusar o governo Bolsonaro: incoerência. Ele não é incoerente. Está perfeitamente alinhado com o obscurantismo, autoritarismo e idiotia generalizada que sempre pregou. Nem mesmo as ciências "duras" escaparão. São tempos de terraplanismo, não esqueçam.

    Responda
  10. nilo santos da silva

    Quando o "virus da ignorância educacional-social" é contaminado pelo "virus mental crônico e progressivo" o resultado é o vírus altamente devastador e perverso: "BOZO-TRAUB". Nós, verdadeiros brasileiros-patriotas, não mereciamos damanha "praga".

    Responda
  11. Joaquim Salomão

    A cachorrada fascista agindo na calada da noite contra a pesquisa, enquanto as atenções estão voltadas para a pandemia. Em relação à Lei de Acesso à Informação fizeram o mesmo, mas bateu na trave do STF.

    Responda
  12. josé Roberto de Menezes

    Pesquisa envolve diferenças e novidades. Não existe consenso. Diferenças criam o futuro.

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Se tem uma coisa que a turma dazumanas não admite são diferenças de opiniões. Caia na real.

  13. Maurício Serra

    Quanta estupidez. Nos próximos meses, a maior demanda de pesquisa será de serviços sociais, dilemas filosóficos como quem vale ser salvo?, antropologia, história... Uma pandemia é, antes de mais nada, um drama humano. Mais uma vez o Brasil ficará para trás, sendo que nós já temos a infra estrutura e os cientistas. Vamos deixá-los ociosos?

    Responda
  14. Alisson Sellaro

    Em 12 ou 20 anos teremos o potencial de ter outro ju.mento sentado na cadeira de presidente. Estamos formando fortes bases para isso hoje.

    Responda
  15. JOSE Júnior

    UmA verdadeira aberração, mas faz sentido eles cortarem, afinal são incapazes de ler e entender sequer o resumo das pesquisas. Ignorantes e invejosos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.