Vinícius Torres Freire > Com PIB à beira do colapso, economistas do governo não fazem nada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Onde está Paulo Guedes? Junto com o Queiroz!
Todas as supostas medidas do Guedes é tentar reverter pautas bombas usadas no golpe cada vez mais claro. Sua 1a medida foi recriar Cpmf, extinta para causar contrangimento à Dilma, conjuntamente com o orçamento impositivo e os aumentos de gastos, como reajus. do funcionalismo(vetado pela Dilma) e aumento gastos saúde e educação cortando a Cpmf. Ai na hora de pagar a conta da maior compra de votos no Congresso(30bi), reclama do orçam. impositivo criado por eles. Não tem plano de Estadista.
desde a campanha, paulo guedes apresentou propostas mirabolantes que, quando analisadas por pessoas mais serias, como persio arida, se mostraram vazias. então, a elite economica do pais, que apoiou paulo guedes, não pode agora ficar surpresa. era e é um ministro incapaz de lidar com a atual situação da economia do paÃs, porque, no fundo, é tão insano quanto seu chefe, com o acrescimo do cinismo. diz-se interessado em salvar o brasil, mas só se preocupa em não estourar o teto de gastos.
A demora para tomar medidas economicas contra a crise é proposital e à espera do que o caos economico forçe as familias de baixa renda sair à rua para protestar .
O Paulo Guedes trabalhou implementando o neoliberalismo no Chile durante o governo Pinochet. Ao ser questionado sobre as barbaridades do ditador, Guedes respondeu "O que o Pinochet faz com o povo não é problema meu". E agora vocês querem que esse mesmo Guedes se sensibilize com o povo brasileiro? Vocês não sabiam em quem estavam votando? O Guedes não tem projeto nenhum para o Brasil a não ser privatizar tudo. Ele não sabe o que fazer na situação calamitosa atual. E não se importa.
Estão apostando no caos, essa é a atitude dos covardes. Quanto mais se demora a agir, maior o prejuizo. Onde está a tomada de decisões sérias que todos os paÃses civilizados realizam? Não há articulação nessa equipe de ministros zumbis que veneram um genocida. Não há saÃda quando os incompetentes no poder são cultuados por um grupo de ignorantes. O pessoal de cima do muro precisa agir.
Guedes está em sua torre de marfim, estendendo indefinidamente a fase de negação em seu luto pela morte prematura da sua visão de mundo (que já respirava por aparelhos por causa da persistência da estagnação antes dessa nova crise).
O ministro está no posto Ipiranga. Desculpe a brevidade.
Foi necessária uma pandemia para parte da população brasileira,incluindo mercado ,mÃdia etc, para que chegasse à conclusão que o Bolsonaro é um miliciano psicopata e que o Guedes é um enganador que entende de especulação...
Inclusive esta FOLH.A, no caso de Guedes.
Posso responder por Paulo Guedes. Abandonou BrasÃlia e está trancado em casa no Rio, em quarentena, por causa de uma epidemia que dizia não existir. Protege-se. O restante da área Econômica boia à deriva, em caravela sem timoneiro, e com um louco desafiando o mar. Os EUA destinaram 6,3% do seu Pib para ajuda a famÃlias e empresas. A Alemanha 12%. O Reino Unido 17%. O Brasil 2%, que até agora ninguém viu. O Brasil deve capitalizar o serviço da dÃvida de 350 bilhões anuais com os credores.
Muito bem colocado. Fizeram uma pseudo distribuição de recursos, sem regulamentação e sem esclarecer o como. Governo inepto.
"Depois de ler outra coluna, resolvi fazer um adendo. O plano de reduzir salários do funcionalismo pode ser um tiro no pé. Os salários são usados para os gastos no lar: condomÃnio, escola, supermercado... e, quando dá, gera renda para informais, como entregadores e diaristas. Bancos com lucros bilionários, chova ou faça sol, não geram renda para pequenos" ao i. Luiz H.A. Costa Parabéns! Há de pontuar a elevadÃssima taxa de imunidade das grandes fortunas desenvolvida à custa da ignorância do povo
Ele está sim no lugar certo. Lugar de apoiador do pessoal Financeiro. É isso que ele fez a vida inteira, ora..
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Por fim, ouço tanto falar em New Deal e Plano Marshal. Durante a Segunda Guerra algumas indústrias adotaram medidas excepcionais para manterem-se funcionando. Hoje contam com o auxÃlio da automação, mas muitas não prescindem da mão de obra humana. Já pensaram em elaborar estratégias para manter algum grau de atividade, algo como ocorre com os trabalhadores de plataformas de petróleo? Parece que o neoliberalismo é muito bom até a hora do aperto. AÃ, é só correr para o colo do Estado. Cômodo, não?
Paulo Guedes simplesmente não está a altura do cargo que ocupa. O governo demora demais para tomar as providencias necessárias para evitar um enorme colapso e o desemprego em massa de empresas que irão a falência despejando gente a esmo na rua e sem o pagamento da rescisão. O momento é de guerra e precisamos de gente competente e com coragem. Gudes não possui nenhum dos dois requisitos.
Depois de ler outra coluna, resolvi fazer um adendo. O plano de reduzir salários do funcionalismo pode ser um tiro no pé. Os salários são usados para os gastos no lar: condomÃnio, escola, supermercado, saúde, e, quando dá, gera renda para informais, como entregadores e diaristas. Bancos com lucros bilionários, chova ou faça sol, não geram renda para pequenos comerciantes, médicos, taxistas, diaristas, prestadores de serviços etc. Melhor taxar grandes fortunas, heranças e especulação financeira.
Paulo Guedes deve estar vivendo uma profunda crise existencial. Está sendo instado a adotar medidas que são o oposto daquilo em que acredita e planejava fazer. Sua proposta de conceder auxÃlio de 200 reais mensais aos informais mostra o quanto reluta em fazer o necessário e, ainda, o quanto está descolado da realidade. Por outro lado, foi rápido em anunciar socorro para as empresas. Houve até alta da bolsa de valores. Isso deixa claro por quem seu coração bate.
Desmontaram o SUS Desmontaram o programa 'saúde da famÃlia' Desmontaram o programa 'Farmácia popular' Desmontaram o 'mais médicos' Ou seja, o Paulo guedes só tem iniciativa quando é desmonte de programas que beneficiam a população. Nesta crise ele Sumiu, desapareceu. Pega 100 bi de dólares das reservas e mais 100 bi de dólares de divida nova, isso dá 1 trilhão de reais e distribui 300 bi para 100 milhões de brasileiros e 700 bi para as empresas. Isso não é a solução ideal, é a possÃvel.
Onde está Guedes? E os juros dos bancos aumentaram em vez de cair, o nome do paÃs não é Brasil é Banco do Brasil! E o ignorante do planalto fica fazendo polÃtica para o povo sair para a rua.Se estivesse preocupado com a economia teria puxado a orelha do seu ministro econômico, mas o ocupante do planalto não sabe nem fazer conta de porcentagem, imagina de juros sobre juros.
Fica até parecendo que a inércia de Guedes e Bolsonaro (e agora até Mandetta, o polÃtico) é proposital, para sufocar e inviabilizar medidas sanitárias restritivas. Parece que apostam tudo no retorno (forçado) à "normalidade" econômica, desprezando o colossal saldo de mortos que assim fomentam. A terem sucesso, logo adiante quem será sufocada será a rede de saúde, multiplicando muitas vezes a letalidade da pandemia neste paÃs. Genocidas.
E multiplicando também o colapso econômico! Não sei quando a classe empresarial brasileira vai se dar conta que este desgoverno age contra até os interesses dela. Estão fascinados e bestificados pelo lÃder de seita radicado na VirgÃnia que comanda o gado bolsonarista telepaticamente.
Bom dia a todos, Seja por medo, pânico, exploração polÃtica e obtenção de verbas adicionais do governo federal assim como suspensão de dÃvidas, boa parte de governadores, prefeitos deputados estão tomando medidas exageradas, irracionais e sem sentido. Muita coisa esta sendo feita, seja do ponto de vista de liquidez do sistema, redução de juro e várias outras medidas pra tentar amortizar o impacto, agora fazer milagre é um pouco mais difÃcil ou impossÃvel com tudo parado SR Freire.
Muita coisa está sendo feita, muitas outras medidas? Você poderia ser menos superficial e exemplificar uma a uma? Inépcia, covardia, medidas eugenistas, dicotomia com a classe cientÃfica, econômica. DifÃcil sustentar suas argumentações. Contra fatos não há argumentos.
A liquidez do sistema está sendo feita sim pelo banco central, mas você poderia citar ao menos uma medida dentro “das várias outras medidas para tentar amortizar o impacto”? Se a equipe do Guedes não tem ideias, basta a eles apenas copiar as ações da Markel, Macron ou mesmo do chefe Trump! O Sr Freire apenas está passando a mensagem que o Banco Central tem senso de urgência enquanto o Guedes não tem senso nenhum
Guedes está catatônico. Não sabe o q fazer. O seu manual monetarista de Chicago não tem soluções para crises dessa natureza. É quase como se ainda acreditassem q o sistema monetário internacional baseia-se no padrão ouro.
Bom texto no geral. Mas, falta dizer q as iniciativas de renda mÃnima para trabalhadores informais e para a manutenção do emprego e salários - contando com a utilização de recursos do governo - são todas dos partidos de esquerda. E por fim, não há competência do Banco Central na condução da crise enquanto a Selic não estiver na faixa de 0,5% aa. Com o conservadorismo atual q derruba pouco a selic, voltamos a ser o paÃs com os juros reais mais altos do mundo - ainda q muito menor q no passado.
Boldonaro está apenas interessado em sua (possÃvel) reeleição, a fim de se perpetuar no poder, implantando uma ditadura, se possÃvel. Toda a sua plataforma polÃtica foi formada neste sentido, e apoiando certos segmentos da sociedade (grandes empresários, ruralistas, evangélicos, e por este motivo faz de tudo para que "a máquina econômica" não pare. Quanto a pandemia e o restante do povo........é um problema deles!!!!.
O que espera do desgoverno? Apenas inépcia... O congresso precisa tomar as rédeas da situação...
A única preocupação do senhor Paulo Guedes foi acabar com a aposentadoria do trabalhador. Agora não interessa mais nada pra ele...
Guedes sumiu? Ele só tinha um plano: desmontar o Estado Social a qualquer custo e a qualquer preço. Mas teve uma pandemia no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pandemia. Guedes não admite fazer planos Keynesianos para ajudar miseráveis ou classe média. Guedes foi para o Ministério da Economia para trazer rentabilidade ao mercado financeiro, seu cliente, não pelo interesse público. Mas o mercado financeiro virou pó e ele ficou sem ter o que fazer. Não vai ajudar na crise que tb criou.
Eu acho que o Paulo Guedes está no esconderijo do Queirós.
Paulo Guedes está escondido no banheiro do Posto Ipiranga.
Deve ser muito difÃcil para um economista que durante toda a sua vida profissional se fechou de forma dogmática nas ideias de um liberalismo ortodoxo adotar medidas keynesianas, nas quais nunca acreditou, sempre criticou e agora constata ser o único caminho a ser seguido.
E fica mais difÃcil ainda se for incompetente
Há hoje um único grupo contra o Brasil, q são os bolsonaristas, liderados pelo Estúpido em Chefe. Aqueles q votaram em Bolsona, mas não são fanáticos, deveriam fazer uma reflexão: Bolsonaro defende a tortura e pretendia iniciar uma guerra civil, q matasse 30 mil pessoas, e implantasse uma ditadura. Seria de se esperar q alguém assim se preocupasse com vidas humanas e com o sofrimento das pessoas? A depender do governo Bolso, haveria um genocÃdio. Felizmente, nos salvam prefeitos e governadores.
A imprensa e seus comparsas (polÃticos corruptos + esquerdistas nocivos) tentaram emplacar uma narrativa falsa, mas não colou. Anota aÃ, para não esquecer... #BolsonaroTemRazao.. #BolsonaroTemRazao.. #BolsonaroTemRazao.
E a terra é plana né...até o Trump o chefe dele está pedindo para a população ficar em casa.
Como venho dizendo há dias, não há um plano governamental coordenado pelo Ministério da Economia, a fim de mitigar os problemas causados pela pandemia, protegendo os mais vulneráveis e as pequenas e médias empresas descapitalizadas. Economistas do governo preferem fazer coro com o Bozo, em relação ao confinamento, em vez de arregaçar as mãos e apresentar alternativas. São ultra-neoliberais, portanto, ineptos para lidarem com uma situação emergencial, não sabem o que é proteção social.
Penso que não há muito o que fazer. Todas as alternativas levam ao desastre , principalmente na mÃngua que nos encontramos. Se liberar os trabalhadores , será um desastre. Como estamos , também. Sobre Paulo Guedes, sobra ainda o tchutchuca trapalhão.
Parabéns às inteligências que defenderam a entrega da economia a um banqueiro, sem qualquer produção de relevância em administração pública.
O Brasil tem cerca de 350 bilhões de dólares estocados em reserva. Agora com necessidade de verba, e dólar a 5 reais, porque não vender no mercado metade deste estoque em rações diárias pelos próximos 3 meses?
Onde está o Guedes? Passeando na praia. Texto realista, bem escrito. Pena pena que o medo de encarar a triste realidade faça com que tantas pessoas escolham a “pÃlula azul”... que logo cessará os efeitos e, então, a insensatez já terá piorado surpreendentemente algo que já seria horrÃvel por si só.
Atualmente há 3 grupos contra o Brasil.. Os jornalistas desonestos, os polÃticos corruptos, os esquerdistas nocivos... Vão perder! A população não dá a mÃnima pelota para o que a imprensa vigar*ista publica diariamente. Atualmente a fonte de informações é na internet, onde as notÃcias fluem livremente. Jornalistas não têm credibilidade, são apenas militantes polÃticos infiltrados na imprensa. #BolsonaroTemRazao...
Mario. Internet publica-se o que quiser (mesmo os maiores absurdos) e por quem quiser. Informação carece de pesquisa, análise, e inteligência, requisitos inexistentes na "bolha bolsonarista" que age pelas redes sociais!
Mario, vc acredita que um capitão reformado compulsoriamente, sem ter estudado economia, biologia, que não sabe ler em outras lÃnguas, tem capacidade para saber tudo? Por isso disse ter montado um quadro técnico... Aonde? O governo dele é formado por gente indicada por amigos de balada dos filhos, um escritor que se diz filósofo, os bispos neopentecostais e um general que me lembra a ditadura. Isso é o que de pior poderia estar nos defendendo agora!
Guedes está fazendo uma revisão bibliográfica nos seus apontamentos do Friedman no seu ap do RIO, na epoca que estudou não tinha internet e gosta de anotações antigas.. O Mandetta saiu do ar, afinal o virus está mostrando que mata abaixo da linha do equador e ninguém é de ferro. O presidente não quer que ninguém se isole mas ele se isolou no palácio do planalto. Os 3 podiam se jogar numa fossa,numa live, sairem e provarem que o presidente afirma. Levem o vice e o Moro.
EUA, Reino Unido Alemanha, Suécia, França etc etc.... Todas as nações civilizadas estão praticando o isolamento social e aprovando pacotes trilionários de ajuda à s empresas e à s famÃlias. Todas elas agem responsavelmente para conter a pandemia e incentivar uma retomada da economia o mais rápido possÃvel, tentando atenuar as perdas e não deixar o povo na mão. E bozo? Bem, bozo manda o brasileiro tomar banho no esgoto. É Brasil-il-il!
É que você desconhece a capacidade da nossa ABIN, ja perceberam que esta crise foi criada pelo Lula, quando foi receber o tÃtulo na França. Está crise é do PT.
A imprensa parece que começa a entender q o governo Bolsonaro é um desastre, e que erraram ao endeusar seus ministros Guedes e Mandetta. Absurdamente, a imprensa vem há mais de 1 ano tentando nos convencer de q Bolsonaro não representa seu próprio governo, e q seus principais ministros seriam geniais. Mandetta não preparou o paÃs para a epidemia, não há testes sequer para os internados. Guedes nada faz para impedir q a economia afunde e ecloda uma crise social profunda.
Bom comentário. Acrescentaria esta FOLH.A no rol de apoiadores do agora sumido Guedes.
#BolsonaroTemRazao. Atualmente há 3 grupos contra o Brasil.. Os jornalistas desonestos, os polÃticos corruptos, os esquerdistas nocivos... Vão perder! A população não dá a mÃnima pelota para o que a imprensa vigar*ista publica diariamente. Atualmente a fonte de informações é na internet, onde as notÃcias fluem livremente. Jornalistas não têm credibilidade, são apenas militantes polÃticos infiltrados na imprensa.
Há um único grupo contra o Brasil, q são os bolsonaristas, liderados pelo Estúpido em Chefe. Aqueles q votaram em Bolsona mas não são fanáticos, deveriam fazer uma reflexão: Bolsonaro defende a tortura e pretendia iniciar uma guerra civil, q matasse 30 mil pessoas, e implantasse uma ditadura. Seria de se esperar q alguém assim se preocupasse com vidas humanas e com o sofrimento das pessoas? A depender do governo Bolso, haveria um genocÃdio. Felizmente, nos salvam prefeitos e governadores.
desde de segunda são paulo parece um domingo com parque fechados. então as pessoas estão se cuidando enquanto se cria novas vagas hospitalares é muito importante. Mais de 5000 mortos na espanha e 7000 na itália que ignoram a gravidade promovendo jogos da euroliga depois de saberem do virus. O presidente dos EUA também hesitou e o virus começa fazer sua carnificina lá. Afinal porque defender o que nao dá certo, nunca deu e nunca dará? Qual a lógica disto?
O governo Bolsonaro foi colocado no poder pelos donos do dinheiro, com a cumplicidade histérica de empresários médios e pequenos, com o propósito de privatizar o Estado de alto a baixo, vender o máximo possÃvel a multinacionais por bagatelas e destruir as redes de proteção social para fazer jorrar o dinheiro grosso para a mão dos rentistas e grandes empresários. Portanto, o governo que está aà está sendo totalmente consequente com o que se propôs. FSP e empresários, estão chorando por quê?
Acho que o VTF não lê os jornais. A matéria é insana, em total descompasso com as medidas anunciadas pelo governo. Fica a impressão que ele escreveu a coluna na semana passada, conseguiu, embora proibido, viajar para o exterior e de lá enviou essa mentira de hoje por e-mail. Já foram anunciados R$ 600,00 por trabalhador informal, pagamento (parte) da folha de pagamentos das empresas, postergação de impostos e empréstimos, aportes à Saúde e aos estados além de outras medidas. Tem alguém louco!
VTF lê jornais e entende o q lê, ao contrário de vc. O governo anuncia medidas, depois muda para outra coisa, faz recomendações, e não implementa nada! Foi o q a coluna disse. Guedes e Mandetta estão perdidos, pq não se prepararam para a crise, apesar de sermos um dos últimos paÃses a ser afetados pela pandemia. Não aprenderam nada da experiência dos outros paÃses, o preço será cobrado em vidas e numa prolongada crise social e econômica.
pois é posto ipiranga nao foram as domesticas fazendo farra na disney que trouxeram o virus. Os seus protetores financistas ,classe A que trouxeram e a que tudo indicam sao os mais afetados com o virus. Porque voces acharam o quiseram enganar o povo verdadeiramente trabalhador brasileiro que eles arcariam com essa tragedia sanitária econômica?
Mediador não tem como neutralizar a participação de robots do carlucho nesta pagina? Com o corona vÃrus pipocando para tudo que é lado e com a comunidade cientÃfica reiterando sobre as prevenções que devem ser tomadas, não acredito que haja tanta gente inconsequente.
#BolsonsroTemRazao. São 3 grupos contra o Brasil... Jornalistas desonestos, polÃticos corruptos, esquerdistas nocivos... Mas, vão perder!
De nada adianta acusar jornalistas, polÃticos e (pasmem) esquerdistas se é visÃvel a paralisia do governo diante da crise!!!
O envolvimento com milicianos, rachadinha, Queiroz...é mesmo o que? A já sei bota rara debaixo do tapete. Chega de hipocrisia, chega de olhar para o rabo dos outros...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Com PIB à beira do colapso, economistas do governo não fazem nada Voltar
Comente este texto