Ilustríssima > Coronavírus e fascismo de Bolsonaro nos fazem esperar por nova era, diz Sidarta Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O cara pode ter diploma de doutorado, mas ficar dando o tÃtulo de poeta e guerrilheiro cultural a Gregorio Duvivier... é curioso. Cada pessoa chama o outro como quiser e a gente concorda se quiser. A mesma coisa é ele falar e falar um monte de coisas baseando-se no ódio como os muitos polÃticos o fazem. Claro que ele joga a favor da platéia. O texto acaba sendo igual muitos outros que a folha publica.
Parabéns!!! É um texto muito bonito em sua poética e reflexões interessantes!...Mas apostar no vÃrus como o redentor da humanidade_ humanidade da Igualdade_ é um tanto quanto Messiânico. Um vÃrus fará o papel que muitos iluminados fracassaram!!!...Depois do vÃrus haverá a mesma humanidade. A pandemia passa, os homens permanecem!!!!
Negar a ciência ao lidar com a pandemia causará muitas mortes. No entanto, quem disse que os neoliberais de direita não sabem disso? Sabem, e não estão nem aÃ. A preocupação dessas pessoas é com o lucro pessoal, com as ações da bolsa, com a rentabilidade da grana aplicada. Entre a morte de milhões de desconhecidos e o próprio lucro, escolhem conscientemente o lucro pessoal. Por isso, de maneira cÃnica e dissimulada, agem como negacionistas.
Professor Sidarta, Parabéns pela lúcida reflexão, viva a Universidade Pública.
As próximas duas semanas serão as mais intensas para a transmissão e multiplicação do vÃrus. Elas serão decisivas para o Brasil e para a ocorrência de menos mortes possÃveis, entretanto, temos um doente mental na Presidência, insistindo na circulação de pessoas. Bolsonaro é desqualificado, despreparado, perigo para a saúde do povo, mentiroso, sem moral, sem ética, sem nada. Gostaria de ver poucas mortes, mas esse não é o desejo de Bolsonaro, suas ações dizem o contrário. Vergonha.
Quem viver verá!?
Meu domingo tornou-se pleno com seu texto. Muito obrigado. Parabéns e aplausos.
Muito lúcido, muito verdadeiro!
O colunista sucumbe a tentação humana de culpar as epidemias a fatores grandiosos que não sejam pulgas, ratos ou outros vetores de vÃrus mortais, tal qual se fazia no Egito antigo ou na idade média. Os alvos preferidos são sempre aqueles cujas ideias discordamos rotulados de fascistas, judeus, comunistas, dependendo do modismo da época. O vÃrus é acima de tudo oportunista e se aproveita dos nossos hábitos singelos, como comer com as mãos e lamber os dedos como fazem Americanos e Asiáticos.
Ma-ra-vi-lho-so
Texto lindo! Cheio de saberes, sentimentos e fatos. Bela escrita poética traduzindo a mórbida realidade. Parabéns!
O que dizer de um texto como esse, uma mistura de previsao futurista e sonho, sonho de uma nova ordem que tenha como objetivo a vida das pessoas e nao o lucro. Para quebrar a linha, que o mundo dito civilizado seguia, veio a natureza, com o virus. O virus vai redimir os pobres e todos aqueles que acreditam na saude do planeta. Viva a natureza!
Parabéns pelo texto maravilhoso!
Surge uma grande liderança cientÃfica no Brasil. Isso é muito bom.
Brilhante a análise apresentada pelo Prof. Dr. Sidarta Ribeiro ao retratar com maestria a conjuntura atual do processo de politização de uma questão de saúde pública, cujas proporções são ainda imprevisÃveis.
Querido professor Sidarta. Manifesto punjante e comovente. Ter a coragem de mostra o verso e o reverso exige de nós humildade...como bem e sabiamente dizia nosso ilustre colega João Guimarães Rosa (primo próximo de minha vovó paterna), nesta vida que ora incendeia e ora esfria, o que de nós se exige é coragem. E seu manifesto só inquieta em mim o ativismo da luta. Obrigado Sidarta!
Sidarta, aluno brilhante, pesquisador dedicado, cientista respeitado no Brasil e no mundo é também um verdadeiro cidadão e ser humano generoso. Parabéns pela excelente análise e magnÃfico texto. Erudição, correção, ciência, clareza e atitude. Me orgulho muito de você!
Muito mais do que muito bom! Prá lá de emocionante. Clarividente. Não trata apenas de afirmar a esperança: mostra um norte, indica o caminho.
Comovente. Obrigado !!!
Eu acho que o jornalista, além de fazer análises de probabilidades das consequências do vÃrus, em alguns cenários, faz também um contraponto à s atitudes inconsequentes do presidente.
É assim que começam as grandes revoluções: quando a massa de trabalhadores percebe que pode mais do que a pequena elite que os emprega, lucra e vive melhor do que eles.
O ódio é tóxico e está matando o nosso paÃs. Não posso criticar o ódio da famÃlia Bolsonaro sem criticar o ódio deste tipo de jornalismo. Vamos nos abster do ódio, brasileiros de boa vontade, temos todos as mesmas necessidades. Quem quer de fato resolver alguma coisa e não só destruir o inimigo tem que começar a tomar as rédeas da discussão e deixar os odiosos falando sozinhos.
Eu gostaria de ter este alcance, Paulo. Porque é isso que todos precisamos ouvir, principalmente o presidente. Esta discussão não pode virar briga de fã clube.
Daniel, se tiver oportunidade, fala isso para o presidente bozo. Quem sabe ele te ouve e recobra a lucidez.
A FSP procura exaustivamente para seus artigos, gente que é contra o governo. Esse Sidarta, é um prato cheio, bem radical. Parece professor de Deus, nao tem duvidas, sabe tudo e evidentemente o governo esta errado em tudo. Eu humildemente gostaria de parabenizar o ministro da saude pela conduta irreparável. Somente um ministério técnico escolhido por competência poderia nos dar essa bela surpresa.
E o que você diz dos ataques que o trabalho do Ministério da Saúde e o próprio Mandetta vêm sofrendo pelo presidente da República?
O cara é inteligente, pena que tenha aptidões ideológicas errôneas e ainda não percebeu que o socialismo está morto. Aqui na FSP ele ainda encontra guarida para destilar suas previsões catastróficas. A FSP continua na sua jornada de ódio.
O Brasil tem como dar respostas concretas aos desafios gigantescos que essa pandemia requer ? Se sim, será com muita luta e doação de todos deixando de lado ideologias e misticismo da idade do bronze. Se não, é melhor rezar, ou, procure outro paÃs se puder.
Oxalá tenhamos uma existência mais justa do que a que sofremos atualmente. O artigo é um manifesto contagiante, se me permite o trocadilho.
Artigo maravilhoso, mas: “Não podemos perder essa oportunidade, se houver. Veremos a redução da poluição e a desaceleração do aquecimento global. Virá uma nova ordem, bem mais chinesa do que norte-americana. Emergirá um Sistema Único de Saúde planetário. Ubuntu.” Desculpe, não sei se entendi. A nova ordem que almejamos seria a chinesa?
Este texto é uma colcha de retalhos. Tão coerente e intelectualmente honesto quanto os discursos de Bolsonaro. Os extremistas de esquerda e direita estão levando o paÃs para o buraco.
Eu demorei a entender também. Creio que o autor se refere ao fato de a China ter parado sua atividade industrial quando confrontada com evidências cientÃficas de que o vÃrus seria um risco, ou seja, governos que ouçam a ciência na hora de tomar decisões (outro ponto, que não foi discutido no texto, a China se tornará o primeiro paÃs a atingir as metas do Acordo de Paris para as mudanças climáticas, enquanto os EUA continuam negando). Ou seja, mais ciência e menos fake news.
Li o artigo, no inÃcio segue um caminho correto mas pouco a pouco se torna um desabafo ideológico. Traz sugestões interessantes - pouca!!! Faz as crÃticas óbvias : Bolsonaro, Guedes etc.... e perde a oportunidade de contribuir , de forma neutra, com possÃveis soluções ao caos instalado no Brasil.
Concordo. O espaço deveria ser melhor aproveitado. Mais do mesmo...
Entre vários aspectos, dignos de análise e conclusões, salta aos olhos a dicotomia entre os discursos da economia liberal e o papel do estado. Ou seja: a retórica é que o estado só atrapalha, porém, na horinha do aperto, se não houver o socorro do estado, a economia dita robusta, ideal e perfeita, se desmorona e se transforma em pó num piscar de olhos. Que economia é esta, tão eficiente, que não consegue se sustentar sozinha? Ora, que ingenuidade a minha. O estado é um mero instrumento do $.
As coisas e os fenômenos precisam ser estudados, analisados e entendidos. Assim, somente depois de profundas analises cientificas, as doenças podem ser combatidas. Nem todas as coisas e pessoas são iguais e o vulgar, o egoista não pode prevalecer nesse MOMENTO. Parabéns pelo artigo que é uma VERITAS VERITATIS.
Um otimista em sua expectativa. Ainda que jogando com todos os impedimentos da história recente. Depois de 10 mil anos de formação cultural, o humano está na cultura, em seu eterno dilema com a natureza biológica, por que não conseguimos nos ver sob essa perspectiva? Nosso caminhar, como bem apontou Foucault, foi sobre muito sangue e lama. Vivenciamos todas as tragédias para chegar aqui. E creio que sem um propósito maior, a não ser desfrutar do espaço e do tempo, nas relações de produção.
Bravo, professor!! Texto lúcido, corajoso e oportuno. Parabéns à FSP por publicá-lo! Bálsamo em tempos trevosos. Que possamos aproveitar a desconstrução em curso de certezas, ganâncias e vaidades para, com tranquilidade e sensibilidade, pensarmos novas formas de possibilitar a realização do enorme potencial do povo brasileiro e de seu papel no mundo.
Este jornal, faz já certo tempo, tinha gente bem melhor para ser lida. Coitado de Buda.
Gente, nem uma coisa nem outra. Os radicais de esquerda não percebem o quanto se parecem com os radicais de direita? Nos discursos de ambos o foco não é nunca resolver o problema, mas destruir o inimigo. Vocês se alimentam continuamente e não resolvem nada.
Melhor ler e se informar pelas super confiáveis "notÃcias" de Facebook e Whatsapp, certo? Pelo menos é assim que o rei do gado lá de BrasÃlia gosta de se informar.
Rsrs. Os bolsoneros não gostam de ler (recusam a ciência e os fatos), eles apenas repetem as ideias de Olavo de Carvalho e seguem o mito pelas redes sociais. Vamos ver se vocês sobreviveram...
Vamos nos informar pela CNN e deixar a Folha, a Globo e estes jornalistas de lado. Em brevevestarão no ostracismo quando as empresas deles falirem e um novo Brasil sem dinheiro público para estes parasitas. Vão trabalhar!
É, a mesma CNN que tirou a roupa do rei ontem?
Ba-ba-ca!
Tchau querido. Vá a igreja Universal também.
O pior é que caminhamos para um colapso econômico e social sem precedente, sem rumo. O Guedes só entende de polÃtica liberal, estado mÃnimo, monetarismo, blá-blá-blá. Assim sendo, reúne tanta condição de enfrentar a crise quanto o porteiro do meu condomÃnio, sem querer menosprezar a categoria dos vigilantes.
Pelo amor de Deus, que matéria idiota, ideológica esquerdista. Para a Folha Bolsonaro criou o coronavÃrus. As vezes penso o que estas universidades tanto brasileiras quanto americanas colocam na cabeça destas pessoas. Quanta bobagem e pensamentos confusos e delirantes!
Idiota é quem está aqui, repetindo mentiras, cujo desespero é indisfarçável!!! Fora seus bolsomions. Vão defecar na CNN, na Record, SBT.
o q tem de idiota aqui é o seu comentário, de alguém não entende nada de epidemias e defende o genocÃdio bolsonarista. O autor é médico de currÃculo impecável, e o q disse tem base cientÃfica. Vc é só mais um bolsonarista fanático.
Isso é só um teste para pegar os ignorantes negacionistas da ciência. Com você funcionou.
O Presidente é o maior mentiroso que já tomou posse neste paÃs. É uma vergonha para o povo brasileiro. É também culpa de Bolsonaro 50% dos problemas no combate ao coronavÃrus no paÃs. Já passou da hora do Congresso Nacional cumprir sua função e abrir o processo de afastamento desse Presidente i.g.n.o.r.an.t.e, incapaz, desqualificado, despreparado, mentiroso, sem moral, sem ética, sem competência, sem postura, resumindo, sem nada. Fora Bolsonaro!
viés politico em noticias não e uma coisa agravel
Exceto que isso não é uma notÃcia, é uma opinião, uma crônica, que pode ser publicada em um jornal para expor a visão particular de um autor sobre determinados acontecimentos. Melhor voltar ao Ensino Médio é aprender sobre a diferença entre os gêneros literários.
A hora de acabar a pobreza e gerar trabalho foi durante os governos populistas do Lula quando havia dinheiro fácil e barato no mercado mas ele optou por ajudar através de propina seus amigos empreiteiros,os petistas, sindicatos, MST, CUT e os aliados polÃticos governo cubano, venezuelano, moçambicano, angolano..fora a gastança com estádios superfaturados na copa e obras para as olimpÃadas, tudo sucateado.Agora a solução mágica é dar muito dinheiro. Acordem, Lula e a esquerda quebraram o Brasil.
O tiozao Lineuzinho, vive de passados! Suas falácias não convence nem a si mesmo. Se manca, e faça um favor si mesmo, cale-se!!!
Manhêêêê!!! E o PÊÊÊÊTTTTÊÊÊÊÊÊ?!?!?!?
A tentarica da inversão do ônus é uma tática utilizada pelos que não tem argumentos convincentes.
Viva um dia maravilhoso, um live de Vida Plena, justa e próspera. Sejamos esperança e de luta contra, contra os monstros, da covardia.
Obrigada, Sidarta, por tanta lucidez e sabedoria nesses dias duros! Admiro mto o trabalho desse grande cientista.
2 coisas estão reservadas para a matilha bolsonarista: o ridÃculo e a saudade.
#EleNão!
Lembrando: "ele" continua sendo o preferido para 2022. O Brasil tem jeito.!
texto longo demais, delirante, confuso e repleto de crenças ideológicas esquerdistas do autor. Quando o ministro Mandetta diz que a imprensa é sórdida, é disso que ele está falando. Não deveria dar espaço a alguém que não domina um assunto para fazer previsões apocalipticas sem fundamento e desinformar a população. Sidarta Gautama (o original) dizia: ''Três coisas que não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.'' #BolsonaroTemRazao.
O mundo inteiro está errado: os cientistas, os governantes de centenas de paÃses, os governadores e prefeitos do Brasil, os médicos, os organizadores das OlimpÃadas, etc. Só o Mito da Idade das Trevas é que tem razão...
Muuuuuuuuuhhhhhhh
Mario Sampaio, esta matéria não foi feita para você. Não insista! Você não vai entender. Vai ver o Faustão! Hoje tem.
Deixa de ser ridÃculo, pesquise sobre o autor.
O irresponsável aqui é vc, q não entende nada de epidemias e defende o genocÃdio bolsonarista. O autor é médico de currÃculo impecável, e o q disse tem base cirntÃfica. Vc é só mais um bolsonarista fanático.
Four days after Dr. Li gave the alarm, he was summoned to the Chinese Public Security Bureau where he was told to sign a letter. In the letter he was accused of "making false comments" that had "severely disturbed the social order". "We solemnly warn you: If you keep being stubborn, with such impertinence, and continue this illegal activity, you will be brought to justice - is that understood?" Underneath in Dr Li's handwriting is written: "Yes, I do. Entendam: Isso é a China.
Exatamente o que o Bozo estava ameaçando fazer com os governadores, exceto que a Justiça brasileira, sendo um poder independente (que o Bozo queria derrubar), ficou do lado dos governadores... A diferença é que o governo chinês reconheceu a gravidade da situação, dando ouvidos às equipes médicas e adotou medidas de quarentena. O Bozo, não.
Texto incrÃvel!
Belo e preciso!
O Brssil está sendo um exemplo para o mundo. Sua população tem demonstrado estar consciente do grave problema que, nós e o mundo, enfrentamos. As imagens de ruas e praias vazias mostram que os esforços da imprensa e dos governadores não tem sido em vão. A situação só não é melhor porque temos um presidente inapto e mal intencionado que rema contra. A crise econômica é inevitável e será maior se não fizermos quarentena.
Que texto! Obrigada
Gostei
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Coronavírus e fascismo de Bolsonaro nos fazem esperar por nova era, diz Sidarta Voltar
Comente este texto