Opinião > O custo da pandemia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    Começa-se a perceber equilíbrio e ponderação da imprensa. Parabéns, Folha!

    Responda
  2. ADONAY ANTHONY EVANS

    Minha formação inclui bioquímica, e físico-quimica, atividade celular, genética, microbiologia, fisiologia zoológica e vegetal, entomologia e botânica. Cálculo e estatística experimental. Micro e Macro Economia. Fico surpreso como Bolsonaro e os bolsominions, que aqui comentam, entendem tanto desses assuntos.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Só entendem de ódio e atirar em todos. Suponho que somente os fanáticos ainda acham que exista alguma inteligência deste grupo capaz de entender a complexidade da situação. Triste ver alguns generais apoiando e, pior, desprezando a recomendação dos 14 dias de reclusão.

    2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Só entendem de ódio e atirar em todos. Suponho que somente os fanáticos ainda acham que exista alguma inteligência deste grupo capaz de entender a complexidade da situação. Triste ver alguns generais apoiando e, pior, desprezando a recomendação dos 14 dias de reclusão.

  3. Mario Malvisi

    Realmente toda a sociedade deve pagar incluindo corte drastico de salário do executivo judiciário e legislativo em todas as esferas, federal, estadual e municipal.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    O que foi bom para Singapura não é necessariamente bom para o Brasil e nem o que acontece na Itália não vai necessariamente ocorrer no Brasil. O ambiente oferece um alto risco para todos os microorganismos, principalmente os patogênicos que são mais adaptados à fatores constantes como o organismo de mamíferos. Esses fatores do meio ambiente são, as temperaturas, humidade (relativa e absoluta), luz solar (UV) e até os poluentes atmosféricos. Esconder-se do ambiente pode piorar as coisas.

    Responda
  5. Waldo Assahi

    Todos os governantes sérios (e mesmo alguns não sérios, como Trump) estão instituindo renda mínima para os cidadãos, todos estão abrindo os cofres, entendendo que é necessário o isolamento e que as famílias precisam que o Estado provenha sua renda, neste período. T O D O S os governantes sérios estão fazendo isto. Mas o bozo não é sério e nem mesmo é governante. Quer cadáveres, é um carniceiro

    Responda
  6. EDSON CARLOS MOROTTI

    O Presidente é o maior mentiroso que já tomou posse neste país. É uma vergonha para o povo brasileiro. É também culpa de Bolsonaro 50% dos problemas no combate ao coronavírus no país. Já passou da hora do Congresso Nacional cumprir sua função e abrir o processo de afastamento desse Presidente i.g.n.o.r.an.t.e, incapaz, desqualificado, despreparado, mentiroso, sem moral, sem ética, sem competência, sem postura, resumindo, sem nada. Fora Bolsonaro!

    Responda
  7. José Alves

    A fome mata e não escolhe idade. Uma mãe com filhos famintos é como uma leoa na savana africana, se não sair e lutar não alimentará sua prole. É fácil defender o confinamento quando se tem rendimento certo. A fome é certa enquanto que o vírus é incerto. Pare todo mundo e não morreremos pela ação do vírus mas pela fome.

    Responda
    1. Waldo Assahi

      É para isto que existe o Estado. Todos os governantes sérios (e mesmo alguns não sérios, como Trump) estão instituindo renda mínima para os cidadãos, todos estão abrindo os cofres, entendendo que é necessário o isolamento e que as famílias precisam que o Estado provenha sua renda, neste período. T O D O S os governantes sérios estão fazendo isto. Mas o bozo não é sério e nem mesmo é governante. Quer cadáveres, é um carniceiro.

  8. Ricardo Knudsen

    Com controles adequados e precoces, como testagem intensiva e identificação de assintomáticos, como ocorreu na Coréia, teria sido possível voltar a uma relativa normalidade em 1 mês. Perdemos essa chance, devido à incompetência de Mandetta e Bolsonaro, não há sequer kits de teste, agora é fazer o possível. Temos a organização mais caótica E irresponsável entre todos os países afetados, o preço será alto, tanto em vidas como na economia.

    Responda
  9. Ricardo Knudsen

    Bolsonaro e Mandetta querem aplicar o modo fascista de acabar com o coronavírus. O ministro busca a Imunidade de Rebanho, através da estratégia de mitigação. Em entrevista, declarou - .. setembro a gente deve estar voltando desde que a gente construa a chamada imunidade de mais de 50% da pessoas” - até setembro, Madetta espera q mais de 100 milhões de brasileiros tenham contraído o vírus. Como mostrou o Imperial College de Londres, isso levaria a 500 mil mortos e 3 milhões de hospitalizados.

    Responda
  10. José Cardoso

    O confinamento total é não só excessivo como inútil como mostram os números da Itália, onde as mortes diárias não mostram sinais de redução. Uma partícula tão pequena como um vírus é levada pelo vento como qualquer grão de poeira, e chega em todas as residências de densos centros urbanos.

    Responda
    1. Waldo Assahi

      José, o jênio da mediçina, tá çerto.

    2. José Cardoso

      Se uma pessoa está com febre e tossindo é evidente que seu potencial de contágio é grande e deve ficar isolada. Por isso o grande risco para os profissionais de saúde. O resto estará exposto ao vírus seja em casa ou em qualquer lugar da cidade.

    3. Ricardo Knudsen

      Vc não entende nada de epidemias e expressou uma enorme estupidez sobre a ineficácia das medidas na Itália. Epidemias tem crescimento exponencial, portanto a eficácia das medidas é medida pelo aumento porcentual médio num período fixo. Na primeira semana da crise, o número de casos subia, na média, 30% ao dia. Hoje, após as medidas de isolamento, cresce 8% ao dia. Infelizmente, a curva exponencial é impiedosa, depende do acumulado de casos. Pare de brigar com a matemática!

    4. Ricardo Knudsen

      Bolsonaro e Mandetta querem aplicar o modo fascista de acabar com o coronavírus. O ministro busca a Imunidade de Rebanho, através da estratégia de mitigação. Em entrevista, declarou - .. setembro a gente deve estar voltando desde que a gente construa a chamada imunidade de mais de 50% da pessoas” - até setembro, Madetta espera q mais de 100 milhões de brasileiros tenham contraído o vírus. Como mostrou o Imperial College de Londres, isso levaria a 500 mil mortos e milhões de hospitalizados.

    5. Waldo Assahi

      Disse o especialista. Ei, José, porque vc não coloca suas análises cientificamente embasadas à disposição da OMS e dos outros cientistas?

  11. Vera Lúcia Daloia Vieira

    Só peço por favor que aqueles que concordam com o PR saiam para trabalhar (mas de metrô, ônibus e não de carro) e por favor que protejam os mais vulneráveis de possível contágio. Concordar em acabar com a quarentena e ficar em casa não vale.

    Responda
  12. josé Roberto de Menezes

    Pandemia é uma somatória de erros, maximizados por oportunismos. Covid 19 é mais um exemplo. A necessidade de isolamento social em 2020 é uma vergonha tecnológica. Um alerta para a humanidade. Cuidado com as críticas ao desenvolvimento tecnológico. Globalização comercial exige mais conhecidos científicos destinados à proteção das pessoas.

    Responda
  13. roberto foz filho

    É dever do estado garantir condições minimas de sobrevivência aos seus cidadãos. O aparecimento desta pandemia e suas consequências no Brasil, apresentam uma ótima oportunidade de se discutir o custo social do pagamento de penduricalhos aos servidores muito bem remunerados deste país. Qual a justificativa para essa imoralidade?

    Responda
  14. Beth Barra

    Folha vai abrir debate sobre tributação de grandes fortunas, rendas e bancos? NÃO! Empresários da imprensa integram o topo da pirâmide, lutam pela preservação da espécie. O editorial defende que toda a sociedade deverá arcar com os custos econômicos do combate ao coronavírus e os gastos dos governos. Elite que demoniza e defende corte no salários de servidores que ganham R$ 5, 8, 10 mil mensais, tributados na mesma margem daqueles que recebem R$ 100, 200, 300, 500 mil ao mês.

    Responda
    1. Vera Lúcia Daloia Vieira

      Isso mesmo Beth. Cadê a consciência humanitária da folha quando se refere às camadas mais abastadas da sociedade fazerem sua parte para minimizar o sofrimento da população mais pobre? Cadê o debate sobre taxação das grandes fortunas? Cadê o debate sobre os bancos privados ajudarem a socorrer o Brasil depois de anos e anos de lucros exorbitantes?

    2. Herculano JR 70

      Corte de salarios diminui a despeza do estado. Aumento de impostos, mesmo via tributar fortunas, onera ainda mais a sociedade, ja exaurida, os q podem produzir. Mas concordo contigo. Salarios e aposentadorias, acima de 30mil no estado, milionarias, são uma afronta. Lembrar q no regime geral o limite de aposentadoria beira os 6mil, e ninguem consegue isso. N se cosntroi um pais com tamanha injustica de distribuição da renda publica. E alimentando um estado ineficiente.

  15. EDSON CARLOS MOROTTI

    Nosso Presidente é o maior mentiroso que já entrou como Chefe de Estado neste país. É uma vergonha para o povo brasileiro. É também o causador de 50% dos problemas ao combate ao coronavírus no país. Já passou da hora do Congresso Nacional cumprir sua função e abrir o processo de afastamento desse sujeito i.g.n.o.r.an.t.e, incapaz, desqualificado, despreparado, mentiroso, sem moral, sem ética, sem competência, sem postura, resumindo, sem nada. Fora Bolsonaro!

    Responda
    1. Marcos Serra

      Edson, bom dia. Antes de só agredir, ser tosco, que tal raciocinar um pouco? Embora a esquerda não admita, ações dos ministérios da Saúde, Economia, Defesa, Infraestrutura e vários outros envolvidos no combate ao vírus, agem autorizados e com coordenação do PR. Inúmeras medidas positivas têm sido adotadas, mesmo que não reconheças. Depois, governadores e prefeitos agem de forma autônoma em estados e municípios. Queria saber quais são os 50%, de onde tiraste esse percentual. Fiquei curioso.

  16. Marcos Serra

    Aimar, bom dia. Nem é cheiro e sim uma densa cortina de fumaça atrás da qual a FSP tenta esconder-se e, mais uma vez, distorcer as declarações do PR. Contra fatos não há argumentos. Necessidades básicas não atendidas fizeram iniciar a busca por recursos, alimentos, viver em fim. Depois de pesadas críticas ao PR, o jornal vem, ironicamente, defender exatamente o que ele manifestou em eu pronunciamento. Aviltante é esse editorial e não o que, antecipadamente, o Bolsonaro alertou que iria acontecer

    Responda
  17. Marcos Serra

    Nada como um choque de realidade. Bastou pipocarem país afora manifestações movidas pelo desespero das camadas sociais com menos recursos que a FSP, tardia, dissimulada e cinicamente, passou a reconhecer que o pronunciamento do PR estava corretíssimo apesar de, como de praxe, com termos inadequados. O jornal, agora, defende o mesmo que utilizou para pesadas críticas na quarta-feira. O discurso falava da necessidades dos carentes, da retomada progressiva. O mundo dá voltas, muitas mesmo.

    Responda
    1. Waldo Assahi

      Termos inadequados uma ova. A última vez que o carniceiro veio a público, foi para (mais uma vez) minimizar a pandemia, desfazer tudo o que o ministro da saúde estava fazendo, criar contradição e confusão no discurso oficial, incentivar as pessoas a voltarem às ruas sem qualquer planejamento, tratar a covid19 por resfriadinho. Além de, mais uma vez, incentivar manifestações pró-ele-mesmo numa hora destas.

  18. AIMAR MATOS

    Tô sentindo cheiro de uma guinada na linha editorial desse Jornal. Só agora estão percebendo que a vida não tem preço, mas tem custo (que vai ser muito alto, diga-se).

    Responda
    1. Marcos Serra

      Aimar, bom dia. Nem é cheiro e sim uma densa cortina de fumaça atrás da qual a FSP tenta esconder-se e, mais uma vez, distorcer as declarações do PR. Contra fatos não há argumentos. Necessidades básicas não atendidas fizeram iniciar a busca por recursos, alimentos, viver em fim. Depois de pesadas críticas ao PR, o jornal vem, ironicamente, defender exatamente o que ele manifestou em eu pronunciamento. Aviltante é esse editorial e não o que, antecipadamente, o Bolsonaro alertou que iria acontecer

  19. Ruy Luís de Araújo Araújo

    Gostei do editorial. Moderado e preciso nas análises. Parabéns!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.