Marcos Lisboa > Oportunismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Carlos Lisboa

    Blá-blá-blá. Vamos aos fatos: congresso não vota matéria que regulamenta o teto; gastos obrigatórios são na sua maioria aposentadorias e assistência social, vai cortar o quê?; dos salários dos Estados 80% é de policiais, professores e saúde, vai cortar o quê? Esses economistas não sabem nada da realidade. A realidade é que rico paga pouco imposto neste país e tem que ser taxado, portanto, sim deve haver aumento de carga tributária, se simplificar o sistema ajuda. O resto é papo furado.

    Responda
  2. Paulo Reckziegel

    Venho dizendo a muito tempo que a Viúva é a maior estimuladora da desigualdade social que existe neste país. Mesmo alguns órgãos públicos que pagam menos, se dividirmos os salários pelas horas efetivamente trabalhadas, o salário aumenta ao menos 30%, pois há recessos, emendas de feriados, licenças remuneradas, etc, etc. Isso tudo sem contar outras benesses que fazem parte do pacote no etor público. Enquanto houver esse privilégio todo, não haverá a menor chance deste país se desenvolver.

    Responda
  3. jose roberto alferes siqueira

    Quando fala em diminuir despesas obrigatórias do estado, os beneficiários desta excressao espernean, mal sabe eles que não tem como manter o atual carga tributaria, a arrecadação tende a cair, e o tamanho do estado tem que diminur sob pena de pane estatal, arrecadação próprias dos poderes sem entrar no caixa da união , tem que ser usado para estancar esta crise , e reformas urgentes do estado devem ser iniciadas .

    Responda
  4. eli moura

    Este grave equívoco de aposentadoria integral dos servidores tem que ser corrigido, quanto eles pagaram do que vao receber de volta? Qual a lógica de alguém com produtividade 0 ganhar o mesmo de um ativo? Mas altos lucros como os dos bancos tem que ser taxados proporcionalmente. Qual a logica de proteger altos lucros em uma economia quebrada?

    Responda
    1. walter junior

      Armando Moura. Aposentadoria integral nao existe pra servidor desde 2004 e quem entrou em 2013 recebe teto do inss.Unico querecebe integral é militar. E aposenta com45 anos e deixa a aposentadoria pras filhas e viuvas. Mas concordo com vc. Ao inves de virar sua bateria contra quem esta na ativa ,ja que quer atacar o estado de direito, o sr.lisboa deveria pedir o confisco de 50%das aposentadorias integrais dos servidores antigos aposentados muitos dos quais nem concurso fizeram. FHC, Temer p.ex.

  5. walter junior

    Servidor nao tem cnpj. Nao tem como sonegar imposto, a proposito do aumento da carga tributaria. Paga previdencia mais alta que todo mundo. Conheco varios que sao arrimo de familia. Sustentam , pais e irmaos no interior. Ai vem um mauricinho desses pedir sacrificio a que. Ja foi tirado tudo. 30 mil . Com os impostos com qual financiamos a incipiente e mediocre iniciativa privada brasileira, viram 16 liquidos. Salario de gerente de agencia de banco. Acorda liberal. Vcs Erraram e nos ferraram

    Responda
  6. walter junior

    Como é que é doutor? O sr está defendendo atacar o direito adquirido? O ato jurídico perfeito? Otimo. Quando vamos começar a invadir bancos e saquear supermercados. Tem que ser muiro caradura pra vir com esse discurso. Imposto sobre lanchas, iates aeronaves. Imposto sbre patrimonio. Vire suas baterias para o empreendedorismo sem risco do Brasil. Nao venha pedir sacrificio de quemtem sido sacrificado ha anos.

    Responda
    1. Leo Barreto

      É de fato impressionante como estes defensores do liberalismo radical, tal qual este Sr.lisboa, chegam aos píncaros do disparate para, como abutres atrás de carniça, quererem aviltar salário dos servidores públicos e, ultrapassando todos os limites da sem-vergonhice, desejarem exterminar até o direito adquirido, um dos pilares básicos de qualquer sociedade minimamente civilizada... É triste

  7. Maurício Serra

    Como é que é? Agora esses neo-liberais querem acabar até com os direitos adquiridos, garantidos pela constituição? Se a gente chegar nesse ponto, podemos acabar com o direito à propriedade também. Que tal tomar todo o patrimônio dos bilionários rentistas e utilizar no combate à pandemia?

    Responda
  8. Hercilio Silva

    A disputa política veio de quem devia liderar a unidade.

    Responda
  9. João A Silva

    Ah, Marcos, você tem condições de fazer uma análise muito melhor do que essa. Quer defender os pobres e miseráveis? Por que não falar um pouco dos planejamentos tributários que desviam bilhões da arrecadação de tributos, privilegiando descaradamente os milionários brasileiros? Das estratégias no mercado financeiro para ocultar os reais beneficiários do grande capital? Por que não falar um pouco dos beneficiados pela repatriação que mantinham mais de R$ 300 bilhões de forma ilegal no exterior?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O Lisboa eh um marxista enrustido, não conta pra ninguém ele finge que defende o capital

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O João!!!! Por favor né?! Vc quer comprometer o Lisboa, poxa!!!!!! Tá revelando todo o âmago da alma socialista dele!! Não dá. Eh por isso que nossa revolução proletária Não dá certo. Quando aparece um verdadeiro companheiro de lutas , alguém vem e denuncia. Pronto ele tá descoberto. O capital vai ficar com a pulga... Sabe como sao os "mercados", sensiiiiiveis!!

  10. Marcello Santiago

    Va-ga-bun-do. Sempre em cima do servidor público. Pq não propõe reduzir a selic a zero como todos os outros países do mundo estão fazendo? A economia seria 20 vezes maior q um corte de 20% dos salários dos servidores públicos! E no final, fecha o txt com a história do 1% mais rico....o problema no Brasil, sr. Lisboa não é quem ganha 30 mil por mês. O problema é 0,0001% mais rico (200 pessoas). Eles sozinhos tem um patrimônio 4 vezes maior q os outros 99,9999% brasileiros. Vc é um com.pra.do!

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Marcello, aplausos entusiasticos para o seu comentário! Disse tudo o que gostaria de dizer para esse cre ti no!

    2. João A Silva

      É curioso, ele vive falando que em um país sério não pode haver quebra de contratos do governo com a iniciativa privada, mas com os servidores pode ?

  11. Carlos Simaozinho

    Senhor Lisboa, já ouviu falar de John Maynard Keynes, considerado o maior economista do século XX? Ou você leu somente Adam Smith e seus seguidores? Precisa fazer um texto desse tamanho para fazer uma cortina de fumaça sobre a responsabilidade dos milionários neste país nessa hora? Quem mais se apropriou de recursos públicos, os trabalhadores em geral, aposentados ou banqueiros? Pelamor...

    Responda
  12. Riler Scarpati

    Marcos Lisboa ou a desonestidade intelectual ambulante. O cara "consegue" escrever uma coluna sem mencionar a experiência internacional, sem mencionar o que os outros países estão fazendo em relação à crise. Nos termos do Weintraub, "imprecionante"!!!

    Responda
  13. maria gouvea

    Proponho quarentena de silêncio e recolhimento de nossos gurus neo liberais. Que aproveitem este tempo para estudar, se atualizar, parar de repetir esta cartilha obtusa e retrógrada, lendo o que os economistas do mundo todo, de países neo liberais inclusive estão dizendo e fazendo.. esqueçam Reagan, Tatcher, Pinochet, o mundo não está na década de 70 e 80, deu errado para voces!!...Silêncio, recolhimento , estudo e, principalmente, humildade

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Ótimo!!! Melhor conselho possível para esse lixoso mal di to!

  14. José Roberto Franco Reis

    Insper, o think thank do austericídio! Será que esse economista nunca ouviu pensou em taxar as grandes fortunas, heranças, impostos maiores sobre lucros e dividendos, enfim, taxar a grande e a super riqueza brasileira? A obsessão é o servidor público. Mesmo na hora que se está mostrando o enorme valor e a importância dos trabalhadores do SUS e pesquisadores das universidades, o economista de uma nota só não desiste.

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Ele escreve a soldo do mercado, José Roberto. Jamais escreverá algo que desagrade quem lhe paga. Não tem liberdade intelectual, visão ou sensibilidade social. No entanto, com toda a tragédia do coronavirus, a sociedade está deixando de dar ouvidos a economistas medíocres como ele.

  15. maria gouvea

    O título do texto define bem o autor: oportunista e arrogante. Todos os países do mundo com políticas estatais redistributivas e este sujeito vem falar em diminuir impostos? rentista, defensor de banqueiros, sem escrúpulo!

    Responda
  16. Eduardo Giuliani

    Precisamos de um Plano Keynes para sair deste imbróglio. Empresários tem que demitir onde a demanda ficou reduzida. O governo entra com seguro desemprego melhorado. Juro taxa neutra deve ser Zero. Câmbio de competitividade econômica internacional R$9. Imposto de 30% na exportação de commodities. Obras públicas importantes na construção de moradias populares para substituir as favelas. Temos que adequar nosso país a nova realidade. Não devemos proteger que precisam demitir como o transporte aéreo

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Juan Vera

    A desigualdade foi o que sempre tirou o equilíbrio no nosso pais. Sociedades mais igualitárias, politizadas, com clareza do que significa igualdade em todos os aspetos, tem menos problemas para sair das crises.

    Responda
  18. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Verdade né lisboa?! Na guerra a primeira coisa que se perde eh a verdade. Nunca vai dar certo, os pobres querem viver, os ricos querem carreatas, os banqueiros querem ganhar (mais) os aposentados querem, vejam só!, Morrer tranquilos, os cientistas querem pesquisar, os terraplanistas querem redescobrir a roda. Vc eh mesmo muito esperto.

    Responda
  19. ANGELA MARIA POMPEO PARREIRA

    Só o brasil e mais 3.países no mundo nao tem.ir sobre lucros e dividendos. Resultado: faz anos que advogados, gerentes de empresas, médicos, grandes economistas de consultorias, jornalistas de peso etc recebem salários de 80, 200 mil reais por mês e não pagam nada. Eles fingem ser pj, pessoas jurídicas. O funcionário público paga 27% de ir na fonte. E chegada a hora de os economistas fazerem uma campanha pela instituição do ir sobre lucros e dividendos. E depois pelo imposto sobre grandes fo

    Responda
  20. PAULO JORGE

    O título da coluna é ato falho: oportunista é quem neste contexto fático vem atacar servidores públicos, como se fôssemos o grande mal do mundo!

    Responda
  21. PAULO JORGE

    O título da coluna é ato falho: oportunista é quem neste contexto fático vem atacar servidores públicos, como se fôssemos o grande mal do mundo!

    Responda
  22. Cloves Oliveira

    A epidemia escancarou algumas chagas do nosso sistema social e político, a principal delas, a falta de solidariedade. Uma sociedade regida pelo Darwinismo, 'a lei do mais apto', certamente tem dificuldades de se organizar para enfrentar um inimigo que é diferente de uma catástrofe natural como enchentes e deslizamentos. Para frear a pandemia é necessário que os esforços sejam democráticos alheios aos aspectos sociais e financeiros. Para o vírus, a temporada de caça não distingue status.

    Responda
  23. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Acho, como o poeta, que esse jogo de culpas faz muito mal. Estamos em uma emergência e todos devemos contribuir. Esta é uma boa oportunidade para discutir taxação de grandes fortunas, mas também dos servidores com super salários darem sua cota de contribuição. Redução temporária de salários, frente ao quadro de desemprego que se vislumbra para os trabalhadores da iniciativa privada, não me parece absurdo. Enquanto isto...fiquem em casa!!!

    Responda
  24. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Ô falta de criatividade: culpar o servidor público pelos males do país. Seria uma maravilha se todos os servidores públicos fossem remunerados e tivessem a mesma formação e desempenho profissional dos demais trabalhadores privados, não? Por que será, então, que eles são selecionados mediante rigorosos concursos públicos? E o que ocorre na cúpula das grandes empresas privadas: um mar de competência e desprendimento em favor de todos os trabalhadores da empresa, não? Chega de demagogia!....

    Responda
  25. Ok Joo Park

    Desculpa, mas quais seriam os fundos dos legislativos e dos judiciários que o senhor se refere?

    Responda
  26. Ok Joo Park

    Desculpa, mas quais seriam os fundos dos legislativos e dos judiciários que o senhor se refere?

    Responda
  27. Ok Joo Park

    Desculpa, mas quais seriam os fundos dos legislativos e dos judiciários que o senhor se refere?

    Responda
  28. Ok Joo Park

    Desculpa, mas quais seriam os fundos dos legislativos e dos judiciários que o senhor se refere?

    Responda
  29. José Cardoso

    É preciso separar os servidores que estão trabalhando e muita nessa hora dos que estão em casa. E incluir também os aposentados, que tem renda garantida.

    Responda
    1. José Cardoso

      Sou um aposentado. É hora de contribuir, não de tirar o corpo fora.

    2. Said Ahmed

      Aposentados não devem entrar na conta, não são nem empregados nem desempregados. Já trabalharam muitas décadas para ter de volta pouco daquilo que deixaram nos cofres do sistema durantes todas estas décadas trabalhadas. Quem é você para vir vomitar um comentário destes?

  30. Rodrigo Silva

    Os neoliberais Samuel Pessoa e Marcos Lisboa apostam em mais do mesmo, apesar das evidências de que suas repetitivas receitas vêm naufragando, e isto bem antes do coronavírus.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      E não fazem a autocrítica que tanto cobram aos outros.

    2. maria gouvea

      Mas não perdem o salto alto da arrogância

  31. Fernando Nicolazzi

    O economista poderia também abordar o tema de saber o quanto a tal "mediocridade da economia" não é também resultado da mediocridade dos economistas convocados para atuar na economia... a começar pelo atual ministro da economia.

    Responda
  32. carlos becker

    Servidor público é aquele indivíduo que vive num mundo onde não há riscos, incertezas, desemprego. Tudo está assegurado, pois os pobres ainda têm espaço para ficar mais pobres.

    Responda
    1. walter junior

      Vc esta enganado amigo. Quem vive nesse mundo no Brasil é empresario. Monta empresa , no primeiro ano ja ta torrando o pro labore, fale, da cano nos empregados e monta outra empresa. Se lucra é dele, se da prejuizo ele socializa com anuencia dos seus capangas incrustados no governo, sem concurso. O pais do capitalismo comunista.

    2. denise messer

      O erro é tratar todos os servidores de forma igual, não são. Há muita diferença entre União, Estados e municípios, entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre comissionados e servidores concursados. Dentro dos poderes as diferenças salariais são gritantes,mas os gestores fingem que não estão vendo, é desonesto ignorar isso.

    3. Fernando Nicolazzi

      E sua proposta seria que absolutamente todos vivessem em um mundo de riscos, incertezas e desemprego ou que todos pudessem ter segurança para uma vida digna?

  33. Said Ahmed

    E os ricos? Nada de taxar as grandes fortunas??!!

    Responda
    1. TIAGO DONOSO

      Incrível, isso não passa pela cabeça dele. Cortar de funcionário público? Nossa elite e seus intelectuais da linha de frente são antropofágicos, não nos termos da semana de arte, mas em outro: se alimentam de carne de pobre. E ainda saem como os defensores da moral, defensores do povo, caçadores de marajás. Num momento como esse tais atitudes se tornam ainda mais asquerosas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.