Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lineu Saboia

    "Quem elogia tortura, admira torturador, não se coloca no lugar do outro" o que esta senhora pensa sobre a esquerda que apoia e admira Lenin, Stalin, Mao, Fidel Castro e outros tantos ditadores ditos socialista ou comunistas que mataram milhões pela tortura, fome, fuzilamento e trabalhos forçados em campos de concentração e que mantem ate hoje prisões cheias de opositores? Estas pessoas podem vivenciar a empatia? Acredito que a senhora seja religiosa para discorrer livremente sobre o tema.

    Responda
    1. LEANDRO DOS SANTOS

      Mas onde na entrevista que a professora fala de esquerda, de Lenin, de Stalin!? O problema de quem defende o presidente é que na lógica deles - e na sua pelo seu comentário - é que quem fala mal é de esquerda, ou quem fala mal é petista, etc e tal. Muda o disco!

    2. José Vaidergorn

      Que besteira, cara!

    3. ORLANDO MARETTI

      Muito em breve a História cobrará de você e de seu "mito" a responsabilidade pelas mortes que inevitavelmente virão. Tentar relativizar as ações nocivas desse atual desgoverno citando as atrocidades de ditaduras de esquerda demonstra o tamanho da viseira de quem não adquiriu empatia ou visão de mundo para entender a tragédia que abala o mundo.

    4. Maurizio Ferrante

      Estamos falando da coronavirus no Brasil, e consequentemente de quem tem a responsabilidade de lidar com ela. Seu comentário é típico de quem argumenta ad hominem, fugindo da discussão por não ter competência e conhecimento para mante-la num patamar civilizado

    5. Jarbas Vasconcelos

      O problema dos séquitos extremados da direita é o falso humanismo. Olha como Stálin é mal. Mas olha como o Ustra é bom. Contraditórios! Moralistas de gogó! O problema de vocês não é a morte ou a tortura, mas quem a pratica e em nome do que e de que causa a praticam. Ademais, os séquitos do Jair são tudo, menos democratas. Eles sonham com o Messias ditador, quem sabe matando 30.000, e com uma ditadura para chamar de sua.

    6. Ayrton Torres

      Você está certo Lineu, não foi apenas Stalin, Mao, Fidel e Lenin, todos comunistas, tiveram também do lado da direita os psicopatas da gestapo de Hitler, os apoiadores mais próximos de Mussolini. os Tonton Macoute de Duvalier, as torturas produzidas pelo grupo de Pinochet e aqui no Brasil o ídolo maior dos amantes da tortura; Coronel Brilhante.

  2. wanderley dantas

    Excelente. Me deliciei com a entrevista!

    Responda
  3. Hercilio Silva

    O comportamento lembra o de grupos fanáticos em outras pandemias que pregavam a morte como sacrifício. Hoje tem até vídeo dizendo que implantou o comunismo em alguns estados....

    Responda
  4. Dartagnan Santos

    Em suma, Bozo é um demônio desprezível. E isso surpreende zero pessoas.

    Responda
  5. Alexandre Miquelino Levanteze

    A empatia e solidariedade dela vai para ele próprio, seus milicianos de estimação,e quem puxa o seu saco, porém estes últimos só enquanto estiverem puxando o finado.

    Responda
    1. Alexandre Miquelino Levanteze

      Corrigindo: empatia e solidariedade "dele" ( o bozo)

  6. denise messer

    A pobreza de argumentos de alguns leitores chama a atenção, e comentam isso sobre um texto de fala de compaixão e empatia, nem lendo conseguem ter empatia. Só pra lembrar, o vírus não tem fronteiras ou ideologias. O fato de idosos e doentes crônicos sofrerem mais, não impede que jovens sofram, adoeçam e morram. Breve os doentes serão em maior número que os leitos, ainda dá tempo de ter empatia e ser solidário!

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Ele não lêem, Denise. Eles estão aqui movidos pelo ódio. São ignorantes e preconceituosos. A intenção deles é de tumultuar e encher a caixa de comentários para minar a diferença, o pensamento crítico. Não duvido que o gabinete do ódio esteja atuando aqui. Já alertei a Folha.

  7. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Será que a vida é somente flores, alegrias, vaidades, dinheiro e poder? Alguns paranóicos pensam que sim. São aqueles de personalidades egoístas e ensimesmados que dizem: “Eu sou eu, o resto que se lixe.” A humanidade já mostrou governantes assim. O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, mandou punir com execução sumária um de seus Ministros sexagenários, o qual havia dormido durante uma solenidade pública. De ditadores e maníacos tudo de ruim se pode esperar, pois são loucos mesmos.

    Responda
  8. reinaldo senna

    essa senhora é esquerdista, assinou um manifesto a favor da díuma... Suas opiniões tem pouco valor científico e estão impregnadas pelo preconceito ideológico. A imprensa sórdida poderia pelo menos escolher melhor as pessoas para darem opinião e palpites...

    Responda
    1. Ayrton Torres

      Quando você estuda história, percebe que sempre houve lutas entre o obscurantismo (ignorância) e o avanço do conhecimento, ou seja, o novo. Em todas essas lutas, eu disse em todas, sem exceção, o novo, o conhecimento cientifico ganhou. Portanto, essa f e d e n t i n a moral, popularmente conhecida como bolsonarismo, é algo que sempre existiu. A única diferença é que hoje, esses seres t r a v e s ti d o s de humanos, tem a internet para exalar m e d i o c r i d a d e. Mas irão perder.

    2. Ayrton Torres

      O aumento do acesso à escolarização para maioria da humanidade trouxe um efeito colateral que ninguém tinha previsto: A existência de pessoas que possuindo índole má com baixíssima inteligência ficaria excluída desse mundo contemporâneo. Essa exclusão gerou e gera dentro da mente desses excluídos inveja e ódio. Leia um comentário de um adorador de Bolsolini e constante esse fato.

    3. Ayrton Torres

      Há dois tipos de seres humanos que votaram em Bolsolini; Os degradados morais (aqueles que têm orgasmos quando se fala de tortura) e aqueles de baixíssima capacidade analítica, mas que revoltados com a k h o r r u p ç ã o do partidão, acreditaram que Bolsolini salvaria Brasil. O primeiro grupo não tem cura. Esses nem o s a t a n á s quer eles. O segundo tipo, quando devidamente protegidos de populistas fascistas podem ser úteis.

    4. Ayrton Torres

      Algumas pessoas ainda não perceberam o perigo que são os indivíduos de extrema direita que votaram em Bolsonaro. Não adianta argumentar, é o que diz a ciência em relação a psicopatas. A imensa culpa desses a n i m a i s terem saído do esgoto são aquelas pessoas cognitivamente sofríveis, que votaram em Bolsolini, e agora perceberam a bobagem que fizeram. Mas agora é tarde.

    5. Antonio Carlos Marques Braga de Yparraguirre

      Esse palhaço assina a Folha só para escrever contra... e vem falar de preconceito ideológico! O pessoal aqui já te mapeou, gado!

    6. Jarbas Vasconcelos

      'A imprensa sórdida poderia escolher melhor as pessoas para darem opinião e palpite'. Quem você sugere? A Damares ou o Bernardo Kuster? Ciência não é opinião e nem palpite. Não é achismo. É pesquisa e estudo sério. Anos de dedicação. Não é como o as'no do teu presidente que disse que tem que ca'gar um dia outro não para resolver o problema ambiental do Brasil. Leia a entrevista. Largue de ser ignorante e preconceituoso.

    7. neli faria

      Fanático pelo Lula acha que quem é contra ele é fanático por bolsonaro. Fanático pelo Lula é que nem fanático pelo bolsonaro: não pensa! E não sabe que fora dessa dicotomia existe gente que pensa nesse paupérrimo país. Ela pode ser de esquerda, mas, eu não ! E endosso "ipsis litteris" que escreveu e acrescento:o péssimo profissional( qualquer área),não respeita o próximo!E o bolsonaro nunca foi um bom profissional. Fico perplexa por ter chegado a oficial do Glorioso Exército. Uma vergonha!

    8. Jarbas Vasconcelos

      'Pouco valor científico e preconceito ideológico'. Tá falando do teu presidente, né não?! Um negacionista da ciência e antiintelectualista. Ídolo da extrema direita brasileira. Um sujeito que tem em Olavo de Carvalho seu guru intelectual. Este mesmo que afirma que a terra é plana, que vacina é bobagem, que a pepsi era feita de células de bebês abordados etc. Leia a entrevista. Seu fanatismo impede que você enxergue a um palmo do seu nariz.

  9. Jarbas Vasconcelos

    Bolsonaro sempre foi um necropolítico. Além de sua paixão pela ditadura militar: um regime de exceção que ma'tou centenas de pessoas, to'rturou outras milhares, retirou liberdades e deu poderes absolutos aos milicos; ele declarou em entevista para a televisão que tinha que fazer uma limpeza no Brasil, ma'tar pelo menos uns 30.000. Sem falar do seu slogan que é ban'dido bom é ban'dido mor'to e de sua ligação com as milícias do Rio. Ele não enganou ninguém e quem o apóia é fascista.

    Responda
    1. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

      E pior de tudo isso, caro Jarbas, é que pessoas com essa personalidade e histórico têm seus seguidores e admiradores. A loucura tem multiplicidade de facetas, tanto isso é verdade que o nosso Código Civil de 1917 Ao definir os absolutamente incapazes incluía os “loucos de todo o gênero”. E há muitos loucos por aí em todos o segmentos sociais.

  10. neli faria

    Aprendi em minha experiência de vida: quem não respeita o próximo é um péssimo profissional. O bom profissional respeita o próximo, em qualquer área. E tem gente que se diz Cristã apenas para aparecer, fazer autoafirmação de que crê, mas, não crê! Só não viro ateia porque as Sagradas Escrituras têm passagens que foram escritas mirando o Cusaruim*da Presidência:Coríntios 11:14,Marcos 13:22 e Êxodo 20:7!(* reflexos de minha infância, imagino que seria Coisa Ruim, vulgo Lúcifer!)

    Responda
  11. Diva Negri

    Gostei do texto...agora, quem mora em locais minúsculos, compram o que comer com o que ganham naquele dia como farão? Onde lavarão as mãos? O Bozo está demorando muito para liberar um pouco de dinheiro para os miseráveis. Que o uiverso puna esse homem grandemente!

    Responda
  12. romulo paiva

    A admiração é pelo fato que evitou o comunismo de Stalin no Brasil, que mundo afora matou milhões, perseguiu opositores e gerou miséria para a população ...

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Rômulo que ingenuidade a sua; conto de milico para tro'uxa cair. Não havia organização armada e nenhum plano de tomar o Brasil. Não havia contingente, nem condições bélicas dos comunistas darem um golpe. 64 ocorreu com o apoio americano no contexto da guerra fria para consolidar a hegemonia americana na região. A luta armada aparece em 67/68 como resistência a ditadura no Brasil. Mais história, menos teorias da conspiração.

    2. neli faria

      Comunismo ? Invenção de quem derrubou o (péssimo, mas não tão quanto bolsonaro) João Goulart. Jango comunista? Nunca! Tanto que se exilou em sua fazenda(fazenda!), no Uruguai. Carlos Lacerda comunista?J K ? Ademar de Barros,Magalhães Pinto?Poupe-nos! Esses ajudaram a derrubar Jango.Os terroristas vieram depois.Vivi no período e sei.Insegurança Pública e péssima educação? Reflexo da época.Tem que estudar a História do Brasil.

    3. Waldo Assahi

      Quem evitou *comunismo de Stalin* no Brasil? Ustra, o monstro assassino e torturador? Bozo, o palhaço psicopata que quer matar os velhos e doentes do Brasil?

  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    A entrevista é boa, mas incompleta. Faltou analisar a personalidade comparada à sintomatologia da sociopatia: Mentiras constantes.-Ausência de remorso, culpa ou vergonha.-Falta de empatia. -Habilidade em manipular.-Comportamento impulsivo. -Egocentrismo. -Falta de vínculos.-Desrespeito pelas leis, regras e costumes sociais. Dá para reconhecer alguém com esse perfil?

    Responda
  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    ?

    Responda
  15. João Batista de Junior

    Muito bom. Gostei

    Responda
  16. Jorge Couto

    Resumindo, o capitalismo é psicopata: não importa a morte do sujeito, mas o prazer que o lucro dá. Bolsonaro acaba sendo o representante dessa ideia no Brasil, quando profere o falso discurso de proteção ao emprego sem se importar com o falecimento das pessoas.

    Responda
    1. Cynthia Rúbia

      "Falso discurso de proteção de emprego"? Você vive no Brasil? Amigo, isso aqui não é Europa não, tanto demografica quanto economicamente, não vamos suportar esse isolamento! Quer comunismo? Se manda pra Venezuela, Cuba, vai lá ver se deu certo.

  17. ROBERTO RAMOS DOS SANTOS

    O Jair é um Sádico com um berrante nas mãos e milhões de cabeças de gado, que o seguem a cada toque. Toca o berrante Jair!

    Responda
  18. CLÃ UDIO DE BARROS PINHEIRO

    Quanto medo e quanto pavor por conta de um militar ter sido eleito Presidente do Brasil. A mídia esquerdista e as pessoas que são por ele influenciadas estão chocadas com o resultado das eleições. Todos os dias a histeria contra ele é apresentada, com títulos cada vez mais histéricos e até infantis. Impera a mediocridade da mídia, incapaz de mostrar analises de pessoas mais patriotas. Quanto pior melhor, manter a crise e o governo em crise parece que é a prioridade.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Fora Bolsonaro e leve seu gado junto.

  19. Isaias Lobao

    Isso vale para todos. Inclusive para quem defende Stalin. Autor da famosa frase: “A morte de uma pessoa é uma tragédia, um milhão de mortes é estatística”. Para isso, criou campos de concentração e perseguiu milhões de cidadãos “desleais”. Ele também executou intelectuais e figuras políticas consideradas uma ameaça a seu poder. Ele foi até capaz de fazer essas pessoas “desaparecerem” ao apagá-las de fotografias e registros históricos.

    Responda
  20. EDSON CARLOS MOROTTI

    Bolsonaro é um perigo para a população do Brasil. Mas não é só o Twitter do Presidente que deveria se apagado. Bolsonaro deveria ser apagado pelo Congresso Nacional através da abertura do processo de afastamento. Esse sujeito incapaz é um dos maiores problemas deste país. 50% dos problemas são gerados por esse incompetente, desqualificado, mentiroso, despreparado, sem postura, sem nada. Bolsonaro é uma vergonha para o povo brasileiro. Fora Bolsonaro!

    Responda
  21. Marcio de Mattos

    Eu, hein... Psicanalista... Será que ao invés de 'empatia' você não quis dizer 'culpa'??

    Responda
  22. Val Batista

    Bolsonero só está fazendo o que sempre fez e quis fazer: torturar,mentir e matar. Nem é do ethos dele fazer outra coisa que não seja mentir, torturar e matar. Seria mais fácil pedir empatia, solidariedade, compromisso com a população de IDI Amin Dadá que de Bolsonero e foram vocês que o elegeram. Quem pariu matheus que o embale.

    Responda