Jorge Abrahão > Um vírus democrático que evidencia a fragilidade da democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O melhor exemplo da fragilidade da democracia é o seu maior sÃmbolo: o Parthenon de Atenas. Por século vem sido atacado por guerras, disputas e o próprio tempo. Está de pé, sendo vagarosamente e cuidadosamente reconstruÃdo. Foi construÃdo em 9 anos e destruÃdo por 2000 anos, mas resiste! A democracia é uma prova de resistência. Tomemos as 3 Grandes Luzes da República Francesa como os "nortes" da verdadeira simbologia da democracia: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Estes 3 incomodam a muitos.
Raymond leu e não entendeu nada. Cegueira ideológica? O autor não diz para todos serem iguais. O que ele diz é que nosso paÃs é rico suficiente para que as pessoas tenham, pelo menos, água encanada. Ele não está falando de bmws e coberturas, está falando de coisas básicas, água e esgoto por exemplo.
Desigualdade sempre existiu e não é por culpa da democracia como insinua o articulista. Os seres humanos tem desejos, vontades, ambições, caracterÃsticas diferentes um do outro. O articulista não percebeu até hoje que mesmo membros de uma mesma famÃlia não são iguais? Um é empreendedor, cheio de ambição, disposto a se sacrificar para melhorar de vida. Outro somente espera o governo fazer alguma coisa para que não precise trabalhar . Igualdade? A utopia do comunismo não lhe ensinou nada?
É a boa e velha ilusão da 'esperança equilibrista'...
Como é possÃvel impedir o sequestro da democracia pelo poder econômico?
Obrigado, Jorge. Muito pertinente trazer esse ponto de vista para enriquecer o debate. Apesar de pouco esperançoso, torço para que possamos aproveitar essa janela para reinventar nosso espaço e discutir questões fundamentais que insistem em ficar nos calabouços da sociedade. obs.: como leitor, acho interessante ver as fontes dos dados fornecidos pra deixar o texto mais amarrado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Jorge Abrahão > Um vírus democrático que evidencia a fragilidade da democracia Voltar
Comente este texto