Opinião > Reduzir incertezas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marksh Zêniton

    Parabéns Folha! Quando mais informação tivemos pra fazer análises, ter perspectivas e traçar rumos, melhor.

    Responda
  2. Jandir Santos Silva

    Editorial assinado por Bolsonaro e Guedes. Parabéns FSP pelo desserviço

    Responda
  3. marcos teixeira de souza

    Editorial pertinente e em boa hora. Tem que haver parâmetros, acompanhamento minucioso, e, na medida do possível ir liberando atividades por etapas. Se as máscaras evitam contágio em transporte público, também evitariam em outras atividades.

    Responda
  4. Beth Barra

    Sério @folha? Cobrando certezas de governadores e prefeitos enquanto o mundo da ciência humildemente admite que ainda há muito a investigar? Covid-19 em três meses matou + que Sars1 em dezoito. Que desprezo à vida humana. Lamentável

    Responda
    1. Marksh Zêniton

      Que critica vazia, Beth! Parece forçada. Não tem nada de errado em pedir transparência de informações. A não ser que você defenda o obscurantismo de Estado

  5. Maria Bethania Malato

    Também não entendi esse editorial que vai na direção oposta à da segurança da população. Precisei ler duas vezes para me convencer que era aquilo mesmo que estava lendo.

    Responda
  6. Fábio Duarte

    Que editorial baixo e desumano, Folha de São Paulo. Que desserviço a essa causa chamada "confinamento", tão necessária e embasada academicamente. A serviço de quem está a Folha de São Paulo? Foi o Madero que encomendou? Tem a assinatura de Roberto Justus ao final desse editorial? Como continuar assinando um jornal com essa linha de pensamento?

    Responda
  7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    A única certeza é que o isolamento funciona. Vamos agora reduzir as certezas para aumentar mais ainda as incertezas? .../Claudia F.

    Responda
  8. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Que o grande Deus Mercado nos proteja! Amém.

    Responda
  9. SONIA GUTIERREZ

    Chocada. Como se atreve a FSP ajudar os arautos de um genocidio brasileiro? Expliquem-se, pque não dá pra assinar um jornal contra a VIDA. Faltam-lhe informações sobre a pandemia no mundo? Chocada!

    Responda
  10. Nelson de Paula

    A tendência é que os governantes estaduais e municipais sejam responsabilizados por questões de saúde e segurança. Já o governo federal costuma ser responsabilizado pelo tamanho do PIB. Isso é parte para entender algumas divergências.

    Responda
  11. Pedro Cardoso da Costa

    Pela linha de cobertura da Folha antes, não entendi nadica de nada. Mera especulação: sem produzir, seriam os recursos dos patrocinadores que estariam minguando? Perguntar não ofende.

    Responda
  12. Chang Up Jung

    Antes tarde que nunca! Se a TV Globo continua sEo querendo derrubar o Bolsonaro, a Folha dá uma guinada consciente em prol do bom senso. Não tenho saudade de nenhum dos 7 presidentes anteriores. Deixem Bolsonaro trabalhar. Depois, a gente critica.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O trabalho de Bolsonaro levaria a um genocídio. Leia o estudo do Imperial College de Londres, q acessora a OMS, e veja q eles estimam q haveria 500 mil mortos se o Brasil seguisse o isolamento vertical q propõe Bolsonaro. Mesmo com a estratégia dos governadores, devemos superar os 40 mil mortos, pois ninguém aprendeu com a experiência da Coréia do Sul, q domou a epidemia em 2 semanas.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Leia novamente. Vc não entendeu. A propósito, Bolsonaro não trabalha.

  13. MARCIA CRISTINA POLON

    Pois é, o editorial quer certezas que nenhum país do mundo tem, nem as nações como Alemanhã, França, Italia, Inglaterra, Noruega, EUA, China, Russia. Apenas chorar o leite derramado. Numa utopia, um pais "X" com 15 estados, 2 deles tem pessoas com coronavirus, fecha os dois estados, ninguém sai nem entra, fecha as entradas do país, isola completamente as cidades dos dois com coronavirus. Olha só, o restante dos 13 estados poderiam trabalhar.

    Responda
  14. Paulo Roberto Schlichting

    Surpreendente e decepcionante o editorial. Incoerente e distante do que até aqui vinha sendo avaliado como providências minimamente indicadas e mesmo necessária considerando-se o desconhecimento dos especialistas em relação às características do agente patógeno e, não menos importante, as carências da estrutura pública para o atendimento das emergências potenciais ligadas à pandemia. A Folha deve explicações aos seus leitores.

    Responda
  15. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Se o mundo ainda tateia procurando as certezas sobre o vírus, acho muita pretensão termos as respostas nesse momento. A única certeza é de que o perigo no os ronda. Mas ele não é eterno.

    Responda
  16. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Se o mundo ainda tateia procurando as certezas sobre o vírus, acho muita pretensão termos as respostas nesse momento. A única certeza é de que o perigo no os ronda. Mas ele não é eterno.

    Responda
  17. Ricardo Knudsen

    Nenhum país conseguiu fazer o q a Folha pede, pois não há modelo científico parametrizado para fazer previsões. Todos os países estão fazendo isolamento temporário, aprendendo semana a semana, para decidir o futuro. Como há vidas humanas em risco, a ética pede conservadorismo. A Folha sugere q o isolamento é ditatorial, mencionando a China, mas omite q nenhuma das democracias européias faz previsões, e que Fauci, o médico q lidera a crise nos USA, se recusa a fazer qquer previsão.

    Responda
  18. Ricardo Knudsen

    A Folha primeiro apoiou Mandetta e sua estratégia de Imunidade de Rebanho, que pretendia contaminar 100 milhões de brasileiros até setembro. Segundo o Imperial College de Londres, essa estratégia causaria 500 mil mortos. Agora faz campanha para que se quebre o isolamento social e as aulas retornem. No estágio em que estamos, a Coréia já havia controlado a epidemia, com apenas 320 mil testes. Graças à incompetência de Bolsonaro e Mandetta, nosso caminho é o dos USA.

    Responda
  19. José Cardoso

    O confinamento é como esses anti-inflamatórios que se toma depois de uma cirurgia, e que dão um calafrio ao ler na bula os efeitos colaterais.

    Responda
  20. EDSON BARBOSA ARAUJO

    O bolsonavirus atacou a fsp. Esse jornal já está costeando o alambrado, como dizia o velho Brizola, do bolsonaquistão.

    Responda
  21. José Alves

    Parabéns Folha. Prudência, bom senso e uma direção mais segura é tudo que a sociedade quer para atravessar essa turbulência.

    Responda
  22. José Bernardo

    Num momento em que o presidente trabalha para sabotar um ministro responsável, uma *fraquejada* da FSP...

    Responda
  23. Roseli Santana

    Que absurdo é esse? Onde está a responsabilidade do maior jornal do país? Vocês só pensam em dinheiro? Não me venham com a hipocrisia das aulas. É tudo dinheiro. Senti nojo.

    Responda
  24. Edson Manoel Couto

    Quem fez esse editorial? Que irresponsabilidade. É uma pena que não pensemos em outra coisa a não ser em dinheiro, dinheiro, dinheiro... Eis a nossa desgraça.

    Responda
  25. Edson Manoel Couto

    Quem fez esse editorial? Que irresponsabilidade. É uma pena que não pensemos em outra coisa a não ser em dinheiro, dinheiro, dinheiro... Eis a nossa desgraça.

    Responda
  26. Fernando Sergio Magalhães de Aguiar

    Editorial irresponsável... preocupado com o capitalismo selvagem???

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.