Vinícius Torres Freire > No débito ou no crédito, vendas caem 50% Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O apego ao passado, a um cenário que talvez não volte tão cedo, ou mesmo não volte da mesma forma, somado à incapacidade de pensar fora da caixinha, vão causar a ruÃna de muita gente. Não vai adiantar jejuar e orar em sucessivos domingos, muito menos negar a realidade. Deus, ou a Natureza, não precisou de um milagre para afundar o Titanic. Bastou uma pedra de gelo. Agora, um vÃrus, um organismo insignificante, revoluciona a vida no planeta. É uma tremenda lição de humildade.
O capitalismo produz crises cÃclicas. Isso é inerente ao próprio sistema. Qualquer empresa ou negócio é uma atividade de risco. Nunca há certeza de que vai dar certo. Em um mundo que gira cada vez mais rápido, empresários que queiram sobreviver e prosperar devem ter capacidade de adaptar-se a novas circunstâncias. O que temos visto, mesmo na meca do capitalismo? Neoliberais correndo para o colo e o cofre do Estado. Claro que deve haver apoio, sobretudo aos pequenos e à população.
Como consumir, diante da incerteza quanto à renda e ao próprio emprego? O setor de serviços será duramente afetado, por se tratar de atividade que pressupõe interação entre prestadores e clientes, mas boa parte da indústria já poderia estar se adaptando às circunstâncias e retomando a produção. Alguns estão. O que impede os demais? Por um lado, a guerra ideológica, o negacionismo personalizado pelo presidente e alguns empresários, por outro, a incapacidade de ver que o cenário mudou.
As expectativas são realmente apocalÃpticas, mais ainda ao olharmos para a ignorância, a truculência e o atraso que estão no poder.
Essa crise demonstrou quem é Bolsonaro de fato: um absoluto incompetente. Ele e sua equipe, exceção feita ao ministro da saúde. Paulo Guedes demonstrou incapaz de apresentar medidas econômicas de urgência. Tereza Cristina, que poderia pressioná-lo, está mais muda do que um defunto do coronavÃrus. Moro só se pronunciou depois de muita pressão. Ficou evidente a paralisia, a falta de preparo, de cérebro e de planejamento desse governo absolutamente medÃocre.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > No débito ou no crédito, vendas caem 50% Voltar
Comente este texto