Ruy Castro > Merecendo o capitão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Penso que quem lá está, dá o respaldo rasgando a biografia do passado. Fora bolsonaro.
Perfeito! Vejo ultimamente muita gente criticar o desastre de presidente mas passar pano para os militares do governo, como se fossem pobres heróis de boa fé que em nada corroboram com as atitudes do descontrolado. A real é que a forma como os militares são doutrinados, principalmente os de alto escalão que tem gerações e gerações de militares, torna a personalidade de uma grande maioria totalmente inepta para liderança cÃvil. É comum a arrogância, prepotência e o autoritarismo.
As atitudes do Bozo com o Mandetta não é exclusividade da total falta de noção dele. Em tropas, é bastante comum embate entre oficiais da saúde com o alta escalão. Eles não entendem que um médico obedece a um código de ética e não vai descumpri-lo pra cumprir ordem negligente de superior hierárquico. Eles tem extrema dificuldade de aceitar ou discutir parecer técnico, pois ordens de comandantes tem que ser cumpridas e não discutidas, veem como insubordinação. É um desastre comandar um pais assi
Convido a todos que querem informações com qualidade a assistirem o programa Aqui na band do Lacombe. Único esclarecedor dentro de um universo de ¨verdades absolutas¨. Segue o link:https://www.youtube.com/watch?v=oz2DTuOaSZI . É sem dúvida o mais esclarecedor de todos até o momento. Vocês verão que o assunto é controverso e admite uma ampla discussão. Caros amigos ali vocês encontrarão opiniões importantes para um julgamento coerente.
Cronica genial! Um bálsamo! É tudo o que eu queria ler sobre essa gente maldita que tomou de assalto o Brasil!!
Isto me lembra a passagem escolhida por Orson Welles para abrir sua versão cinematográfica de O Processo de Kafka. Assustado e confuso, o herói Josef K. não atravessa o portão, com medo de um soldadinho absolutamente inofensivo. Enfim, por ora, o que me preocupa é o pouco caso que se tem feito do isolamento em algumas partes aqui do Rio. Vejo a feira-livre cheia da minha janela, o ponto de táxi movimentado, mamães passando com carinhos de bebé. Oh céus...
"Capitão" da reserva. Jamais passou de 1@ tenente, um Bananinha.
Preclaro Ruy, hoje Generais batem continência para um ex-capitão que ESTà Presidente da República, mas "amanhã" tudo voltará como dantes. Parabéns e se cuide!
Sensacional! Bela reflexão.
CF/88, art. 142: as Forças Armadas submetem-se à "autoridade suprema do Presidente da República". Será mesmo apenas ignorância, Sr. Ruy Castro?
Ele sabe e conhece o artigo da lei, a questão é outra.
Você não entendeu o espÃrito da coisa. A ironia está no fato de que não o expulsaram antes, por motivos óbvios, seguindo a velha mania brasileira de passar a mão na cabeça. Agora, generais de alto coturno, a maioria muito bem preparada, como temos visto, têm de suportar o — como você escreveu — artigo 142 da CF/88. Além do que, com Vargas e com Jango não foi bem assim, e já existia o dispositivo legal. Enfim...
Na verdade, uma incontinência.
Generais batendo palmas prá louco dançar.
Sua obra, digna dos grandes escritores. Suas crônicas, muito bem articuladas. Moro no DF desde 1962, com intervalos no RJ natal. Fui casado por 35 anos com filha de militar, ex-moradora da SQS 209 e da SQN 103. Existia (existe?) hieraquia na área residencial, um despropósito, mas a continência entre as crianças... sei não. A rigor inexistia "igualdade" (p/generais, aps - e casas - de 5 quartos; demais oficiais 4/3 quartos, vizinhos; para os de baixa patente, superquadras outras, populares).
Você concorda com tudo, exceto com o narrado sobre as crianças. Mas, é perfeitamente possÃvel que ali — não em toda super quadra — ocorresse esse tipo de coisa. As crianças tendem a imitar os pais. Pode-se imaginar que havia dentre os pais algum mais chegado à chatice, à casmurrice, à vassalagem de patentes mais baixas. VerossÃmil.
Bravo!
A submissão de vários generais deste governo a um capitão expulso do Exército talvez só encontre resposta na psiquiatria forense.
Ruy é Castro é ótimo. Mas deu uma furada. Não existe superquadra de frente para o Eixo Monumental em BrasÃlia.
Não faz a menor diferença se a superquadra é na frente, nos fundos ou que lugar que seja. Agora que a continência é batida no lado da testa isso é.
Verdade. Ele confundiu com as quadras de frente para os eixinhos e para o Eixão. As 100 e as 200. Eu tinha passado batido nessa. Valeu!
A farda é a menor jaula do mundo!
Desta vez, Ruy, você se superou. Esse é daqueles textos para se mandar imprimir e emoldurar. E colocar na parede mais importante da sala! A construção da história toda e até a conclusão, com um brilhante recado. Sem se descuidar das informações colaterais sobre a vida pregressa do atual mandatário. Parabéns!
Você me poupou um comentário. Que texto brilhante! Parabéns e obrigado, Ruy!
Também concordo. Excelente. Mas, o pais gosta do pior.
Caro missivista, absolutamente perfeita a sua análise. Permita-me fazer das suas as minhas palavras. Ler e gostar de um texto é sempre uma forma de coautoria.
O Exército está se apequenando diante de um miliciano psicopata genocida....
Xiiiiii, seu Ruy, daqui a pouco já vai ter neguinho torcendo sua fala, tipo 'se isso tá acontecendo, é porque os militares não estão no poder'. ' Se eles mandassem no paÃs isso não acontecia', e por aà segue. Tem mais ou menos a consistência gelatinosa do marido dizendo à esposa 'ah, se você não ficasse o tempo todo falando de acidente, a gente não tinha batido o carro' !
A hierarquia militar rima com regimes aristocráticos. Foi preciso a Alemanha perder a primeira guerra, e "cair" numa democracia, para que os generais prussianos batessem continência a um (se não me engano) cabo.
Ruy Castro, até o sobrenome já fiz algo. O cara não gosta de militares . Será por que ? Tira uns assuntos sem pé e nem cabeça , só para atingir militares . Acho que você queria ser militar e não conseguiu . Vá procurar sobre outras coisas, fazer mais biografias de comunistas , coisa que você parece gostar.
Sr., levante-se e apoie-se ereto somente por suas pernas.
Essas pessoas que fazem o Brasil real. Por isso tivemos e temos lideres tão mediocres.
Bobalhão fanático.
Ruy Castro sempre na veia.
Generais batendo continência para um capitão doidão.
Também as esposas de militares, quando moram em conjuntos de casas, mesmo térreas, seguem a hierarquia entre si. Assim, a esposa de um tenente, vale menos que a de um capitão, que vale menos que a de um major, devendo deferência, à s vezes sutil, outras não, à s esposas do nÃvel de hierarquia superior. Independente do valor próprio ou talento que cada uma apresente. Parodiando Clemenceau, as relações militares estão para as relações, assim como a música militar está para a música.
Um militar nunca aparece na mÃdia, não tem twitter nem fakebook. O que a gente costuma ver por aà são milicos, aqueles que usam penicos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Merecendo o capitão Voltar
Comente este texto