João Pereira Coutinho > Bolsonaro se alimenta do ressentimento contra a 'tirania dos especialistas' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Só incorre no erro comum na imprensa que levou a extrema direita ao poder. Igualar um partido social democrata a um grupo de extrema direita. A história não vai perdoar esse erro proposital da imprensa.
Fantástico! Perfeito! Uma análise psicológica do perfil dos Fundamentalistas de Plantão. Parabéns.
Você é absolutamente genial!
As limitações de Bols onaro deveriam ser ignoradas por seu manifesto primiti vismo. Inevitavelmente, porém, repercutem por se tratar de chefe do Execu tivo. Ele tira partido disso, na medida em que, de as neira em asn eira, segue desviando o foco do que de fato interessa. Ainda bem que o Le gislativo vem ativando as providências necessárias, ao lado das áreas sanitárias e outras que aprenderam a tocar o barco e deixar o de me nte falando sozinho.Já o petê, reb aixou o sentido de esque rda.
Sou português e o Pereira Coitadinho envergonha os portugueses ao zurrar alarvidades destas, furtando-se à verdadeira desgraça sóciopolitica brasileira que é este desgoverno bolsonaro, uma nova idade das trevas. Em vez disso, passa grande parte do artigo a atacar o PT, colocando-o num mesmo patamar dicotómico com o asqueroso olavismo, atribuindo ao PT uma suposta arregimentação das elites. É obra. Quem conhece o Brasil sabe como estas são visceralmente antipetistas e profundamente reacionárias.
Pandemia devastadora, presidente negacionista leva o paÃs à catástrofe... mas e o petê heim? E o Lula?
O Sr. Martim Vasques da Cunha já foi um discÃpulo de Olavo de Carvalho e, no fundo, bebe nas mesmas águas turvas, assim como o colunista. É um conservadorismo pré-moderno, que, ao contrário do que pensam alguns, não reage contra a esquerda ou o comunismo e, sim, contra a Modernidade, nascida no Esclarecimento. Em suma, essa gente não luta contra Marx e, sim, contra Voltaire.
Os autores do artigo e do livro estão equivocados qto a associação entre elite intelectual e o PT. Como anotado em comentários abaixo, a massa foi sempre contra a elite. Bozó e lula exploram o mesmo ressentimento. Coutinho e polÃtica é piada. Melhor fazer resumo de livros de outros temas. Me surpreendeu que ele não atacou o isolamento e, sobretudo, a Greta.
Coutinho, Seu caso já é clÃnico. Anti-intelectualismo de direita é patologia.
A revolta sempre foi contra as elites. Tanto assim que são figuras popularescas como Lula e Bolsonaro que chegam ao poder e mantém apoio suficiente da massa para governar. Perfis mais de "elite" de um lado e de outro como Ciro ou Amoedo tem muita dificuldade.
Quando eu acho impossÃvel, o Coutinho consegue se superar nas bobagens que escreve. Passou metade do artigo falando, não para o meu espanto, do PT e, de forma bem sutil, quase justifica os absurdos do atual presidente em função de uma suposta elite intelectual que só existe em sua cabeça. É muita paranóia... e ele só não está negando a pandemia porque na Europa o bicho já pegou e não tem mais para onde correr.
esse texto é lamentavel. o camarada parece não conhecer o brasil, sua historia recente e as razões pelas quais bolsonaro chegou ao poder. colocar o PT e o astrólogo Olavo numa dicotomia é risivel.
PhD em ciências polÃticas como? Ate eu, de outra área (bioquimica) posso citar por uma visão histórico materialista, que o capitalismo cria uma massa de excluÃdos da velha produção. Enquanto o próprio capital cresce em espiral, pelo rentismo e por novas tecnologias. Doutor em polÃtica... sei.
"As elites das universidades, da cultura, da mÃdia, gravitando em torno desse planeta imenso chamado PT" Ao ler este trecho vejo que este gajo nunca entrou numa faculdade federal. No meu departamento no mesmo andar tenho prof titulares que são do pt e psdb. Na medicina e na engenharia 80% é de direita. Nas humanas 90% é de esquerda. A Universidade é plural, a vida é plural. O autor está muito errado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Bolsonaro se alimenta do ressentimento contra a 'tirania dos especialistas' Voltar
Comente este texto