Ruy Castro > Longe do centro do universo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Essa ideia do mundo ter sido criado para o ser humano vem desde a BÃblia e está na origem da forma como tratamos a natureza e os outros animais. Brilhante crônica, Ruy.
Resumo da Ópera: A Natureza Fará Uma Happy Hour, Assim Que Desaparecermos!
Muito bem! Um calmo e respirante final de domingo.
Que belo texto do nosso querido articulista, que nos obriga a refletir com inteligência sobre a negligência do comportamento humano com a sua única morada, o planeta terra. Foi preciso que ficássemos trancados para que as águas se cristalizassem novamente, o ar se purificasse, e os animais pudessem ficar em paz por um tempo. A natureza é mágica. Ela mesma está se limpando do mal que lhe fizemos. O momento é histórico: o ano em que a terra sozinha, forçou o mundo a parar!
Freud dizia que o homem, como a ni mal 'consciente' entronizado pelos gregos, perdeu gradativamente o lugar central no cosmos com o Heliocentrismo (rebaixamento do 'habitat'), o Darwinismo (perda da primazia da espécie) e a Psicanálise (primado do 'inconsciente'). A pandemia, na visão de Ruy, mandou a pá-de-cal...'Revertere ad locum suum...'
Sim, respirar é preciso...
"...Tudo ficará sem efeito assim que a vida entrar de novo em ação, de mãos dadas com sua velha parceira - a morte". "...Isso nos fere a vaidade e põe em xeque a antiga ideia-feita(...)que entroniza o homem no centro do universo. A atual crise demonstra que longe de ser o centro, não somos nem periféricos." Brilhante e apocalÃptico Rui.
Lê-lo, Ruy, tem sido uma das poucas distrações lenitivas neste perÃodo difÃcil. Bravo!
Leitura maravilhosa. Aleluia! Respiramos! .../Claudia F.
Mas agora - e até que enfim! - poderemos curtir o dia inteiro as maravilhosas músicas e letras da MPB das 3 (três) últimas décadas. Vamos acabar de vez com o coronavÃrus ! Ele vai ter de escutar !
Moro aqui na região da avenida Paulista.E me visitam: sanhaço , maritaca , beija-flor, Bem-te-vi, rolinha,sabiá laranjeira,sebinho.E lógico que não aparecem para me admirar, mas, para se alimentarem. À noite,morcego.Tenho medo! E ontem, ao olhar para o topo de um prédio, o que vi chegando para pousar? Um urubu!Foi a primeira vez em ,quase, 8 anos que vi esse pássaro.Consegui fotografar. E admirando , não consegui fotografar ao levantar voo e pousar em meu prédio.Lado positivo do isolamento!
Bravo, Ruy!
Infelizmente, os golfinhos nao voltaram a Veneza, segundo a National Geographic, mas de fato a natureza se regenera espantosamente rápido...uma breve trégua!!!
Mesmo em termos de vida humana, a ironia será se alguma estatÃstica mostrar que o número de mortos desse ano acabar sendo menor que a média, dada a melhor qualidade do ar e menos acidentes de trânsito.
Ruy, sempre inspirado e inspirador. Nós, humanos e vÃrus, teremos que aprender a conviver. Mas, ao contrário deles, podemos nos tornar melhores no processo.
Também não podemos passar sem outras coisas que não vemos : Eletricidade, por exemplo. Sem ela, as Trevas voltariam a nos dominar. Há mais.
Quem sabe que com esse horror todo o ser humano comece a respeitar um pouquinho a natureza!
Final inspirado! O homem certamente tem papel especial na escala evolucionária, mas pode ser descartado se continuar a colocar em risco o todo do organismo planetário. Parece-me que estamos recebendo agora uma reprimenda/advertência...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Longe do centro do universo Voltar
Comente este texto