Vinícius Torres Freire > Entenda fatos, mentiras e mistérios do gasto do governo contra o coronavírus Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Estamos assistindo os limites do neoliberalismo e suas consequências, quanto às necessidades urgentes da vida humana e da vida natural. Uma ideologia que vai sendo esgarçada e triturada pela realidade e pelos corpos amontoados miseravelmente pelo caminho. Afinal, para que serve a economia, enquanto ciência, a não ser prover os grupos humanos dos bens necessários à sua sobrevivência?
Só falta combinar com os bancos e com a transparência. Afinal, é o dinheiro público, do povo que paga imposto declarado ou não, que vai entrar nesse "auxÃlio" de compra de dÃvidas. O que já era imoral - a taxa de juros do crédito rotativo no Brasil -, tornou-se mais ainda em tempos de pandemia. A pergunta que não quer calar é esta: é publicável uma taxa média de juros de cartões de crédito chegar a 300% ao ano? O sistema bancário brasileiro não é intermediador de recursos, é saqueador do povo.
O senador Major OlÃmpio que é o relator do projeto e o conhece muito bem está aà defendendo a sua pronta aprovação. O IGF pode ser uma parcela importante dos recursos e já está quase nas mãos do governo. Seria um bom começo. Basta dar um pequeno passo.
Do senador PlÃnio Valério (PSDB-AM), o Projeto de Lei Complementar 183/2019 cria o Imposto sobre Grandes Fortunas que incidirá sobre patrimônios lÃquidos superiores a R$ 22,8 milhões, com alÃquotas que vão de 0,5% a 1%. Os recursos arrecadados serão direcionados para amenizar as consequências econômicas e orçamentárias geradas em virtude do combate à covid-19. Segundo o senador, a expectativa de arrecadação anual é de R$ 70 a 80 bilhões.
Há tempos, o peso da dÃvida malfadada tem impedido o paÃs de seguir seu caminho certo de prosperidade e bem-estar, apenas para projetar aos céus alguns banqueiros e outros bilionários. É hora do povo brasileiro retirar o seu olhar das estrelas e mirar na dÃvida pública.
Estas providências farão surgir uma nova condição de crédito do Brasil que será decisiva na realocação de recursos provocada pela transformação da ordem mundial. Não se pode desprezar a magnitude do efeito interno derivado de qualquer realocação mundial de recursos, mesmo que pequena, embora se possa esperar algo significativo.
A tributação progressiva excepcional da propriedade financeira, por motivo de calamidade pública, e a redução da taxa de juros, ao nÃvel praticado no mercado mundial, são medidas de justiça e eficiência, indispensáveis ao funcionamento do paÃs, porque produzem o verdadeiro equilÃbrio orçamentário e indicam claros avanços civilizacional e institucional, recobrando a confiança abalada pelo golpe polÃtico e tudo o que lhe sucedeu, a começar pelo impensável Michel Temer na Presidência da República.
Ademais, há indicações plausÃveis no sentido de que grande parte da dÃvida ainda esteja concentrada em mãos ligadas à sua catastrófica administração.
Não é por outro motivo que já é antigo e bastante conhecido o sentimento geral da nação de que a dÃvida não tem o indispensável fundamento de validade da correspondência com o desenvolvimento social e econômico.
O saldo atual da dÃvida pública brasileira é absurdo, porque carrega o resultado de grave descaso com o gasto público ao longo da história, sendo imensa a parcela relativa à catastrófica administração da própria dÃvida, na qual os juros estratosféricos são apenas o componente mais aparente.
A redução da atividade econômica, em resposta a eminente e grave risco de vida de tantos, pode e deve ser bancada, em parcela importante, via dÃvida pública já existente. Para se ter uma ideia do volume de recursos, basta pensar numas férias coletivas parciais.
Dificilmente, como muitos querem crer, aqui e alhures, e de fato seria como um milagre, haja uma realidade em que a dÃvida pública seja uma fonte sem fim.
No mesmo sentido, não resta dúvida de que o estado deve atuar com todo o seu potencial. Contudo, a distribuição de dinheiro alheio não é uma tarefa tão difÃcil de realizar, mesmo que alguns cuidados devam ser tomados, como prontamente avisaram Ciro Gomes e Eduardo Moreira. Cabe assinalar que outra tarefa também importante não tem merecido a devida atenção, qual seja, a indicação da fonte de recursos. No entanto, esta questão deve ser resolvida o mais breve possÃvel.
A amplitude do pensamento terráqueo é algo bastante convincente quanto à necessidade de isolamento da população para enfrentar o coronavirus.
Esta semana o Paulo Guedes disse que a economia estava decolando... e aà veio o corona vÃrus, mudando totalmente nosso rumo. Mas os números não mentem. O PIB de 2018 do governo Temer (c/ todas as denúncias e a greve dos caminhoneiros) foi maior do que o de 2019 do governo Bolsonaro. Em 2020, a revisão do PIB para baixo foi antes do corona. Como, então, a economia estava decolando? Assim, não basta destituir o Bolsonaro. É preciso que o Guedes embarque junto.
Este mantra de que tudo que não se alinha à boçalidade da extrema-direita é de esquerda já deu no saco. Os bolsonaristas provavelmente nunca ouviram falar dos grandes pensadores de direita.Leiam os livros de história. O José GenuÃno (do PT), que foi deputado constituinte, disse que, quando eles estavam redigindo a nova constituição, o único deputado que sabia o que estava fazendo era o Jarbas Passarinho (militar da ditadura). Alguém algum dia viu os Bolsonaros citarem Jarbas Passarinho?
Bolsonaro e Guedes: dupla M.A.L.ÉF.IC.A!!
Vai aparecer dÃvida privada de todos os lados. Já vimos este filme.
Até tu Vinicius, virando banalha esquerdista?
Um cérebro nasce vazio. Se for bem treinado eh útil. Se não for, eh isso.
Não gostou do que leu então é esquerdista. Isso já virou mantra, fez algo contra é esquerdista, abandonou as hostes do Monstro é esquerda. Pior não entendeu o que leu, melhor tachar de esquerdista.
Não gostou do que leu então é esquerdista. Isso já virou mantra, fez algo contra é esquerdista, abandonou as hostes do Monstro é esq
Este comentário tonto deverá orgulhar o nosso Vinicius: mostra não somente o inestimável valor, para a cidadania, do jornalismo técnico e bem fundamentado; mostra também que tudo o que é esclarecedor e eleva o nÃvel do debate público, ofende o algoritmo tosco dos teleguiados.
Causa-me profunda estranheza o fato de até agora a China passar, a olhos vistos da OMS, sem punição. Não é a primeira vez que isso acontece, como cediço. Incrédulo, também, pela ausência de ONGs no propósito de combater os mercados de animais domésticos, exóticos e selvagens, vivos, mortos, pré-cozidos, de onde surgem muitas doenças, vÃrus etc. Mortes pelo mundo, desemprego, depressão, recessão. Crise do vÃrus chinês. Mais um.
“Muita vez”? Que isso?
Nada do que vem desse governo pode ser levado a sério. Impressionante a ciriatividade que eles têm para mentir.
O pessoal chamar crédito de gasto foi surpeendente. Não deveria haver subsÃdio. Agora, a inadimplência de 4%, vai continuar tendo. Mas é um custo baixo para desempoçar a liquidez que está parada nos bancos. Este empréstimo ponte para pequenos e médios negócios para atravessar a crise é tão urgente como o apoio aos informais. Pode salvar milhões de empregos. Os pequenos negócios são os que mais empregam no Brasil. Você sabe. Parabéns por saber contabilidade.
Obrigado por ler a Folha e pela gentileza
O pessoal chamar crédito de gasto foi surpeendente. Não deveria haver subsÃdio. Agora, a inadimplência de 4%, vai continuar tendo. Mas é um custo baixo para desempoçar a liquidez que está parada nos bancos. Este empréstimo ponte para pequenos e médios negócios para atravessar a crise é tão urgente como o apoio aos informais. Pode salvar milhMes de empregos. Os pequenos negócios são os que mais empregam no Brasil. Você sabe. Parabéns por saber contabilidade.
Desde ontem este jornal não notÃcia mais nada a não ser coronavirus. Vocês não tem mais nada a oferecer aos assinantes, não? Tá uma porcaria esse jornal. Troca o filme.
Ninguém é obrigado a ler o que não interessa. Existem muitos sites de fuga da realidade. Infelizmente a realidade atual é essa espelhada nas mÃdias sérias. Tudo foi afetado, este virus atacou comércio, emprego, mobilidade, paÃses, diversão, até a vida. Este é o filme que está sendo gravado enquanto assistimos e participamos.
Dê sugestão à FSP, Maria do Socorro. Se a economia tá girando em torno disso, esportes/cultura em geral estão parados, não houve nenhum terremoto ou tragédia mundial diferente. Que assunto hoje não está ligado ao covid?
Os ricos vão encher os bolsos e vão dar migalhas pros pobres.
Dizem que esse Orçamento de Guerra abre brecha para, inclusive, o BC adquirir tÃtulos podres que se encontram nas nas mãos de corporações e de banqueiros. Não duvido. Vamos ver o quão será transparente a prestação de contas, em relação a esses desembolsos a serem efetuados por BC e bancos públicos...
Esse Paulo Guedes tem uma ficção quase que sexual por trilhao. Seu desempenho no ministério da economia e ridÃcula e ficam inventando número e não fazem o que devem fazer injetar dinheiro novo para todos
Embora eu e boa parte da população não suportemos mais os pronunciamentos do Bolsonaro, a interferência de seus filhos sem noção e de alguns ministros ideológicos como o ridÃculo e burro chanceler brasileiro, Bolsonaro foi democraticamente eleito e seus ministros da Agricultura, Infraestrutura, Saúde, Fazenda e mais alguns mais estão realizando um excelente trabalho e reconstruindo o Brasil em bases mais sólidas.
É pra dar gargalhadas
“Importante: vamos saber de quem o Banco Central comprou dÃvida e em quais condições? Hum?”
Esse governo vive mentindo, enganando o povo e vive distorcendo os fatos. Bolsonaro vive cometendo crimes de responsabilidade, é lunático, despreparado, desqualificado, mentiroso, sem postura, sem ética, sem moral, sem nada. Deve ser afastado porque é uma vergonha para o povo brasileiro. O pior Presidente que este paÃs já teve. Além disso é um perigo para a saúde do povo brasileiro.
Adjetivos precisos. Só faltou : moribundo !
Curioso em saber, porque este jornaleco dedica quase todo o jornal para falar mal de Bolsonaro e não pública nada a respeito de tirar o fundo eleitoral bilionário e usar o mesmo para assistir o povo durante a pandemia corona vÃrus.
Seria pq o fundo eleitoral é uma ME.R.R.ECA perto do que precisa?
Este é um dos robôs dedicados. Sempre escreve a mesmice em diferentes assuntos. Este é um dos robozinhos do Gabinete do Ódio que o primeiro vereador federal comanda. Esta famiglia de embananados já saturou, são contra o Brasil. Só aceitam pessoas subservientes, aqueles que ousarem pensar já são tachadas de esquerdistas. Pobres pessoas.
pelo comentário, imagino que vc não entenda nem placa de ônibus...
Carlucho, acha outro nome porque esse já tá manjado.
Porque são duas coisas distintas. O assunto aqui são as mentiras, basta ler o texto do inÃcio ao fim. E a porta de quem entra é a mesma que se usa pra sair.
Pq que vc não está fazendo trabalho voluntário num hospital, heim, gente de bem! Com medo de um "resfriadinho", destemido patriota?
Não entendi bem o foco do artigo. Critica gasto excessivo ou acha que deveria gastar mais? Critica os empréstimos a fundo perdido do BC que serão certamente alvo de inadimplência ou os apoia? Critica a emissão de dinheiro que trará de volta a inflação ou acha que o caminho é esse mesmo?
Tem muita clareza na exposição do jornalista. Se não foi possÃvel entendimento, esqueça. Pela suas dúvidas este artigo não é recomendado.
O artigo é uma peça rara de esclarecimento da cidadania, normalmente não afeita a esses raciocÃnios e manobras escusas. Alguns comentários aqui postados adicionam bons complementos.
Sim, o artigo poderia ser bem mais completo, mas a mensagem foi clara e direta, o governo mente e engana a população como sempre fez.
Comece lendo o tÃtulo, que é clarÃssimo. Depois vê seguindo o raciocÃnio do autor...
Basicamente, critica o fato do governo ser econômico com a verdade. Ele chega até a citar que os auxÃlios são importantes.
Critica o anúncio de um gasto que o governo federal não fez, critica o fato de lançar linha de crédito como gasto. Se tivesse gastado realmente um trilhão não seria criticado. Critica os moldes e quem se beneficiará com compras de tÃtulos de dÃvida interna ( que pode esconder benesses imensas aos novamente privilegiados bancos).
(Cont) Comprar tÃtulos privados e potencialmente podres das instituições financeiras só serve para uma coisa: limpar o balanço dos bancos e transferir o calote financeiro do setor produtivo para os contribuintes. Se o governo quisesse ajudar as empresas produtivas e não os bancos, ele permitiria q essas empresas emitissem novos tÃtulos (com larga carência, juros a selic e longo prazo de pgto) nesse momento de crise e os comprava. Isso sim, dentro de certos limites, faria bem à economia real.
I jornalista chama a atenção para a enormidade do gasto no enfrentamento da pandemia, os tais R$ 210 bi, mas não realça o suficiente o cheque em branco dado ao BC para ajudar bancos com seus créditos podres, cujo valor não se tem ou terá ideia, não se sabe ou saberá a quem beneficiará, mas sabe-se que não terá nenhuma contrapartida dos “ajudados”, amigos do Posto AÃ-5 Ipiranga. Mas para estes a liberação nao terá chororô nenhum.
Ora ora, VinÃcius. Aonde está a queda dos juros com essa compra de tÃtulos públicos pelo Bacen? Na ponta não está. Pelo contrário, não sei em q mundo vc vive, mas os juros subiram para quem precisa de capital de giro. Outra coisa: pq o governo está comprando tÃtulos de empresas privadas que estão no balanço dos bancos? Em q isso beneficia a economia real e o setor produtivo? Em nada. Só transfere os inevitáveis ca.lotes q os bancos privados vão tomar dessas empresas que emitiram os tÃtulos (Cont
Governo usando uma bela tática: privatiza o lucro, socializa os prejuÃzos. Povão ali sem saber como vai receber seus 600 mangos e os bancos já estavam recebendo dinheiro há tempo! Essa burocracia seletiva é de lascar: só se aplica a quem precisa...
Governo de aloprados, mentirosos, desonesto, irresponsáveis também.
Outros paÃses tem que enfrentar a pandemia, nós temos que enfrentar uma confusão para depois enfrentar a pandemia. Nossa sorte é que na ponta de quem faz e está junto da população está gente consciente, corajosa, competente. Mas é lamentável não termos um bom governo numa hora dessas.
Bolsonaro é despreparado, desqualificado, mentiroso, sem postura, sem ética, sem moral, sem nada. Deve ser afastado porque é uma vergonha para o povo brasileiro. Em matéria de esconder e distorcer os fatos seu governo é campeão. Já deveria ter sido afastado a muito tempo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Entenda fatos, mentiras e mistérios do gasto do governo contra o coronavírus Voltar
Comente este texto