Suzana Herculano-Houzel > Seus capilares cerebrais, até a morte Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Uma dúvida que eu tenho é se o fluxo sanguíneo nesses condutos se dá por capilaridade, ou se isso é só coincidência de nome. Num coqueiro por exemplo a água é levada das raízes e enche todos os cocos sem necessidade de uma bomba, já que as árvores não tem coração. Tudo pelo princípio físico da capilaridade.

    Responda
    1. PAULO CESAR MELETTI

      Olá José. No caso dos vegetais, embora a capilaridade auxilie, há uma pressão negativa criada a partir das folhas pela transpiração, e uma pressão positiva a partir da raiz, criada por osmose. Nos animais, a propulsão do sangue se dá pela pressão sanguínea, criada pelo coração. A pressão nos capilares sanguíneos é bem baixa, uma vez que a soma das áreas da secção de todos os capilares juntos é bem maior que a das artérias. Mesmo assim, a pressão é suficiente para que o sangue chegue até eles.

    2. JOSE BENEDITO BORTOTO

      Acho que as hemácias passam em "fila" pelos capilares. Opinião pessoal de um cirurgião.

  2. Jose Silva

    ah, Doutora, como é bom ler um artigo como esse, e pensar que lá nos recônditos do tecido cerebral a mágica acontece, tudo graças aos capilares

    Responda
  3. Maria Cristina Donadi Benassi

    Suzana, quando vc diz que para mantê -los temos que nos exercitar, vc se refere a exercícios físicos ou exercícios de raciocínio?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.