-
José Cardoso
Uma dúvida que eu tenho é se o fluxo sanguíneo nesses condutos se dá por capilaridade, ou se isso é só coincidência de nome. Num coqueiro por exemplo a água é levada das raízes e enche todos os cocos sem necessidade de uma bomba, já que as árvores não tem coração. Tudo pelo princípio físico da capilaridade.
-
PAULO CESAR MELETTI
Olá José. No caso dos vegetais, embora a capilaridade auxilie, há uma pressão negativa criada a partir das folhas pela transpiração, e uma pressão positiva a partir da raiz, criada por osmose. Nos animais, a propulsão do sangue se dá pela pressão sanguínea, criada pelo coração. A pressão nos capilares sanguíneos é bem baixa, uma vez que a soma das áreas da secção de todos os capilares juntos é bem maior que a das artérias. Mesmo assim, a pressão é suficiente para que o sangue chegue até eles.
-
JOSE BENEDITO BORTOTO
Acho que as hemácias passam em "fila" pelos capilares. Opinião pessoal de um cirurgião.
-
-
Jose Silva
ah, Doutora, como é bom ler um artigo como esse, e pensar que lá nos recônditos do tecido cerebral a mágica acontece, tudo graças aos capilares
-
Maria Cristina Donadi Benassi
Suzana, quando vc diz que para mantê -los temos que nos exercitar, vc se refere a exercícios físicos ou exercícios de raciocínio?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.