Mirian Goldenberg > Velhofobia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Concordo, Mirian. Mas, por outro lado, é preciso alerta quanto ao excesso de elogio aos idosos. Tudo bem, seu livro "A bela velhice", vale pois enfoca os velhos do "bem". Mas não esquecemos que muitos velhos elegeram um presidente, governadores, deputados, senadores e vereadores que não só estão se lixando pros velhos, mesmo eles sendo velhos, mas também porque promovem polÃticas contra-velhos, ódio aos velhos, etc
Quando uma só vida é descartável, todas são.
Ótimo texto .A vida em primeiro lugar O mercado espera .
Lamentável a falta de sentimento e sensibilidade do principal mandatário da nação em relação aos idosos. A mãe dele tem 93 anos, e por tudo o que ele disse, fica evidente a forma como ele a trata, certamente com falta de afeto, carinho, atenção e um certo desprezo. Um filho ingrato, é o que ele é. Uma das coisas mais bonitas que podemos presenciar são pessoas de idade avançada, sabendo conviver com sua experiência, conhecendo os seus limites, e fazendo-se respeitar pelo equilÃbrio.
Vale lembrar, aqui, a Misoginia do pseudo presidente, demonstrada por ele em várias situações. O que se pode esperar de um sociopata desse, carinho ou compreensão pela mãe e/ou pelos mais velhos que ele? (já que ele está quase na mesma situação de velho.)
Amo minha FamÃlia. Tudo o que sou devo aos Homens e Mulheres da minha FamÃlia. Morrerei abençoado. Se Deus assim o permitir. E digo Amém.
Bolsonaro tem 65 anos. Logo é também idoso e portanto de acordo com os critérios dele, descartável.
Excelente texto. Vinha percebendo a velhofobia nas declarações dos neoliberais que só se interessam no próprio lucro. "Como assim um bando de velhos inúteis ousam atrapalhar a economia, reduzir o meu lucro? Velho? Se morrer, morreu. Vamos trabalhar que as ações da bolsa precisam subir! Estou perdendo dinheiro!"
Minha avó morreu com 96 anos. Ficou de cama por quase 10 anos e eu cuidei dela nesse perÃodo. Eu daria tudo para poder carregar esse peso novamente.
Quem assistiu ao ótimo FamÃlia Dinossauro deve se lembrar do episódio do “dia do arremesso”, onde no aniversário de 70 anos o dinossauro era arremessado num poço de piche pela famÃlia. É esse o pensamento dessas pessoas? No caso do episódio a sogra (Zelda) não foi arremessada porquê eles entenderam viram a importância dela e o costume foi mudado.
O preconceito mais intenso é contra o pobre. Aguardo resultado da moderação.
Muitos jovens, por se acharem invencÃveis, inteligentes e melhores... acabam por algum motivo, partindo antes. Triste demais e descabido esse preconceito.
Do ponto de vista meramente econômico, muitos idosos geram mais renda do que muitos jovens sob a forma de impostos e taxas sobre consumo e bens. Sem contar que, por conta de suas aposentadorias, são o esteio financeiro de muitas famÃlias disfuncionais com seus jovens desempregados.
O Estatuto dos Idosos nunca foi cumprido por aqui, pois a MÃdia sempre deu preferência aos Movimentos Gays, aos Negros e aos Genéricos, os Velhos, ora, vão morrer mesmo, deixa pra lá. A MÃdia e os Governantes esquecem que 80% das aposentadorias pagas aos Velhos fazem parte de 80% da FamÃlias de baixa Renda e até de Alta Renda, as quais tratam dos Velhos somente por esse motivo, afinal eles, os Velhos, tem direitos a Financiamento Consignado e Médico de graça. Essa é a falsa "Solidariedade" aqui.
A colunista, que parece ter formação em antropologia, deveria saber que não existe rejeição a idosos, gays, negros, judeus, ou o que quer que seja, somente pelo fato de pertencerem a essas categorias. Tudo depende do carisma, da empatia, da inteligência, do otimismo e de outros atributos positivos de cada um. O fato de aspectos negativos da personalidade serem mais predominantes numa ou noutra categoria não implica que devamos generalizar para todos
Seria interessante ver como a colunista, que parece ser uma pessoa bem mais gentil que eu, comentaria essa sua... análise
Certa época, no escritório, ouvi estagiárias conversando: ah, não quero ficar velha, outra, nem eu. AÃ, disse : parabéns por não ficarem velhas. Em todos os cemitérios do mundo existem jovens eternos,por não terem o privilégio de serem velhos. O cara no Poder, quer matar os velhos, porque pensa que é um adolescente. Não assumiu a sua velhice.A Juventude não volta! E se diz cristão,. só que não conhece o Livro Santo:Salmos 71:18! Maningue menoscabo para os jovens "eternos"!
É muito fácil não envelhecer, basta morrer jovem. Alguém se habilita?
O preconceito contra os idosos e outra categorias é comum. Com a pandemia do corona vÃrus alguns aspectos tornam-se mais evidentes. O comentário original foi para moderação.
Quem diz uma coisa dessas não lembra de seus pais, seus avós, seus amigos mais velhos, não tem carinho no coração... para esses eu espero que o futuro seja melhor... que quando forem "velhinhos" tenham alguém que olhe por eles com uma visão diferente.
Torço sinceramente para que os que tenham esse tipo de consideração com os idosos, que nunca envelheçam, ou melhor nem cheguem a fase adulta! Boçais imprestáveis a menos no mundo!
comentário de uma bolsonariana: pós graduada Apesar de Bolsonaro querer exterminar os idosos como nós Ela defende a polÃtica de extermÃnio, desejada por ele
Só existem politicas para a juventude, secretaria municipal da juventude, estadual, mas se esquecem do principal, sem a velhitude a juventude não existiria.
Acho que a parte mais nefasta desse discurso é que os "velhinhos" a que se referem, com esse tom condescendente, são das classes mais baixas e pobres. Aqueles que estão nessa faixa e têm status social, são empresários, não são considerados "velhinhos" e sim, idosos vigorosos. Paulo Guedes tem 70 anos. Edir Macedo, 75. Drauzio Varela, 76. Silvio Santos, 89. Alguns desses é "velhinho"?
Pois é, mas essa mais classe mais baixa é formada pela grande maioria dos brasileiros. É a consequência da falta de investimento no setor educacional.
Lembrando daquela história (japonesa?) onde o filho leva seu velho pai para abandoná-lo na montanha e lhe dá um cobertor; o pai rasga o cobertor ao meio e o entrega ao filho, dizendo: - Para quando a sua vez chegar...
Não é o filme Balada de Narayama? Sintomática a publicidade de um crematório do lado direito da chamada para essa coluna...
Parabéns ! Exatamente o que sinto na crise atual. Como se somente servÃssemos como seres trabalhadores e produtores, fora disso, descartáveis na visão de muitos ! Obrigada pelo texto !
Mirian, vc está impossivel!!! Tenho 72 anos, e gostaria de divulgar o ditado popular: "Boa festa faz, quem em casa fica em paz". Gostaria que isto chegasse ao sr. Gilberto Machin (da reportagem). Pratico o ditado a cima, há tempos. Sugiro aos leitores que comprem um notebook, este sim o melhor para a cabeça, contra o "corona virus mental". Muito boa a reportagem de hoje. Continue Mirian, "os velhinhos", precisam de gente como vc.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Velhofobia Voltar
Comente este texto