Mariliz Pereira Jorge > Mandetta, o novo herói Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fico impressionada com a desinformação dos jornalistas. O Brasil tem 5.570 municÃpios e 438 regiões de saúde. Mais de 70% das cidades têm menos de 20 mil habitantes e dependem da cidade-polo. Portanto, este conceito de isolamento do MS é um critério que não foi utilizado em nenhum lugar do mundo, não se justifica, vai liberar a transmissão descontrolada do vÃrus. Apesar do discurso do ministro de "vou trabalhar com base na ciência, no foco e no planejamento".
Nada de herói, apenas está fazendo o que os burocratas da OMS orientam.
De herói ,Mandetta não tem nada ! Começou se "bicando" com o presidente , pelo protagonismo exercido nas ações técnicas preconizadas pela OMS e bateu de frente com o presidente, que defendia a flexibilização das medidas de isolamento social. Com demissão já certa e evitada pela ala militar do palácio e setores do congresso e judiciário , ficou e optou por se aliar politicamente com o presidente . Atitude decepcionante !
Cara Mariliz, Vc pontuou todas as virtudes do ministro. Vc imagina se ainda tivéssemos por aqui aquele contingente de medicos cubanos? Pois vc se esqueceu de dizer q o cidadao citado foi um dos responsaveis por aqueles profissionais da saúde. Seria honesto ter mencionado isso em seu otimo texto.
Em tempo: responsavel pela demissao daqueles profissionais.
Moro é herói somente daquela parcela da população que desconhece o que é seguir a lei.
O brasileiro precisa parar de criar espectros de heróis. É um atrás do outro.
Só falta agora o MaurÃcio de Souza fazer um super herói com a figura do Mandetta, ele tentou fazer do Moro e não vingou, ele já perdeu o prestÃgio, agora quem da bola é Mandetta.
Em geral, discordo da visão-de-mundo da colunista. Mas, dessa vez, percebi que muita gente comentou sem ler. O artigo traz uma análise sensata e o tÃtulo tem um tom crÃtico. Ela não está dizendo que, de fato, Mandetta é um herói, mas alguém que simplesmente segue os protocolos óbvios.
Depois de ver tantas baboseiras escritas, chego a conclusão de como faz falta jornalistas do porte de Clóvis Rossi e outros craques que se foram !
Comentário insonso dessa comentarista. Distorce a realidade e cria fantasias. Nem Moro deixou de ser herói, porque de fato nunca foi, e nem Mandetta é o novo herói e nunca será. O que temos são dois personagens que representam o pensamento da maioria dos brasileiros
Entre os dois heróis citados, eu fico com o Mandetta. Moro foi uma ilusão. E de herói não tem nada.
O próprio ministro Mandetta afastou para longe a alcunha de herói, ou salvador - como uma parte da imprensa e seus detratores agora o fazem. Prova disto é que ele citou poeta ao dizer que 'a mão que afaga é a mesma que apedreja' para comentar alta aprovação da Pasta da Saúde em pesquisa Datafolha. Esta heroicização caricata não traduz seu dedicado trabalho e é parte da estratégia dos seus próprios adversários que torcem para que tudo aconteça de ruim ao paÃs, já que estão fora do governo.
É por ai mesmo, tanto que a esposa Rosangela reclamou e apoiou o novo herói brasileiro, que já foi o marido dela, o Onyx já foi o Mourão quase foi, e agora o Mandetta esta na reta do presidente por isso por ter se tornado a pessoa que mais os ex coxinhas traÃras estão amando, deram até panelaço pro presidente que eles escolheram por ele ser anti petista, vai ter brigas de egos nos ministérios.
Mandetta descobriu a máscara semanas muito depois do inÃcio da pandemia. Era e é óbvio que a máscara protege quem a usa e também o outro que a esteja usando pois o vÃrus não circula no ambiente. O governo deveria ter determinado a produção maciça de mascaras e luvas.E pôr a economia para funcionar, sem quarentena. Preferiu o caminho da ilógica e desgraça econômica. Onde está a qualidade ????
RidÃculo a colunista dizer q Mandetta sabe planejar e tem as caracterÃsticas de um lÃder q faz história. Não temos sequer testes disponÃveis, apesar de sermos um dos últimos paÃses atingidos e eles estarem disponÃveis no mercado, como as compras atuais demonstram. Mandetta ignorou a melhor experiência no mundo, a da Coréia do Sul. Bolsonaro e Mandetta são farinha do mesmo saco, disputando como pavões o protagonismo para seu público. A depender de ambos, teremos um genocÃdio.
Concordo com tudo, só faço um desconto porque tendo o chefe que tem dificilmente poderia ser mais assertivo. Mas com certeza herói ou competente não demostrou ser.
Mandetta nada tem de herói, é um incompetente q não preparou o paÃs para a crise. A Coréia parou a epidemia em 3 semanas, rastreando transmissores assintomáticos. Após 1 mês, a vida já era relativamente normal. Graças à ação precoce, só 0,02% da população foi contagiada, e houve 200 mortos. Para uma população parecida com a de SP, gastaram só 400 mil testes. Aqui, nem testes há. Devido à inação de Mandetta, agora precisaremos de milhões de testes, a mortalidade e o custo econômico altÃssimo.
Qdo a imprensa vai denunciar o genocÃdio planejado por Bolsonaro e Mandetta? O ministro ainda está buscando a dita Imunidade de Rebanho. Em entrevista, declarou - .. setembro a gente deve estar voltando desde que a gente construa a chamada imunidade de mais de 50% da pessoas” - até setembro, Madetta espera q mais de 100 milhões de brasileiros tenham contraÃdo o vÃrus. Com mortalidade de 1,4%, seriam 1,4 milhão de mortos. A Coréia parou a epidemia com 0,02% da população contagiada e 200 mortos!
Mandetta é uma surpresa desse ministério. Não porque seja particularmente competente , mas por que se uniu a outros ministros, como aquele juiz que combinava os julgamentos com a acusação, o Beato Salu, a Miss Agrotóxico, aquele General que participou de trama de um golpe contra o Ernesto Geisel, o Ministro do meio ambiente autuado por crime ambiental, etc. Só gente fina. Aà qualquer um vira herói.
Mandetta uma grata surpresa desse ministério. Veio se unir a gente de peso como Moro, Tarcisio, Paulo Guedes, Tereza Christina, General Heleno, Braga Neto, e outros. Uma equipe de nomeação técnica, excelente.
Ô da poltrona! Hahaha!!!
Bolsonaro tem alguns méritos inegáveis. Nomeou ministros por indicação técnica. Acabou a farra do toma cá da lá. Moro, Mandetta, Braga Neto, Paulo Guedes, Tereza Christina, Augusto Heleno, Tarcisio, Roberto Campos, e outros. São expoentes naquilo que fazem. Tem reconhimento nacional. A midia que só sabe criticar, deve estar com saudade do Geddel Vieira Lima, Lobão, Renam, Mantega, Dirceu, Palloci, Sarney Filho, e outros..
Continuando: a sociedade como um todo precisa observar o que querem para o futuro do Brasil. Porque novos heróis vazios não são os mais indicados para acabar com a crise. Nesta bolsa de novos heróis vazios estão o ministro da saúde e o da justiça. Ambos fazem parte do pacote que veio com o Bolsonaro e que não esqueçamos fez e faz muito mal ao Brasil. Não precisamos de heróis, precisamos de gestor público competente e que governe para o bem do Brasil, só isso.
Excelente artigo. Não há que se ter muitos atributos para figurar como herói no meio do caos social e polÃtico no Brasil. Mandetta faz o trabalho de dele enquanto ministro da saúde. Dou-lhe os parabéns por não se deixar pressionar pelo presidente frente à s ameaças de demissão. Mas reflita: Mandetta não está sozinho nesta briga. Faz parte do partido polÃtico que preside a Câmara dos deputados lugar de limite do executivo e isso lhe dá costas quentes, o chamado QI - quem indica.
Como disse o Batman: infeliz do PaÃs que precisa de um herói desse naipe! Ou foi o B.B?
Muito bom artigo. Por diversas razões, talvez a mais visÃvel sejam as condições precárias de vida de boa parte da população Brasileira, o Brasileiro precisa de heróis. Triste!
Em terra de governo cego, inativo, incompetente quem tem um olho é herói.
O que Moro fez sozinho e a despeito da pressao politica e dos corruptos e corruptores que na epoca governavam o PaÃs ,já o Colocou na Historia como um dos Maiores Brasileiros ainda Vivos . Mandeta tem de comer muito pó ainda para chegar aos pés de Osvaldo Cruz
De herói em herói, vamos enterrando o paÃs.
Muito bla bla bla para aparecer no jornal nacional. E muito bate-cabeça com o médico que disse isso, o infectologista aquilo. E todos arrivistas querendo aparecer enquanto outros fazem seus negócios vendendo a salvação.
Caneta azul,azul caneta,o Bolsonaro está com inveja do Mandetta.
O governo só precisa esclarecer se está com o ministro da saúde ou se está contra. Fanáticos pelo presidente continuam me aporrinhando com postagens contra o ministro. Não entendo mais nada. Este é um governo que se tornou oposição a si mesmo? Feito raro e inédito.
ImpossÃvel ser ético e fazer parte desse (des)governo!
Mandetta herói? Nada! Ele ganha pontos num dia, perde todos no outro...No fundo, deve ser mesmo um puxassaco! Badala para não ser demitido!  Claro que ninguém quer ficar desempregado(ainda mais ele com filhos), e o passado? E as humilhações? Tudo bem que bolsonaro é sábio infectologista, conhece tudo, mas, badalar? !Vai para a TV vendendo o elixir da vida,como garoto propaganda que não é:Velho propaganda.E o remédio é tão bom que os médicos asiáticos, europeus e americanos não percebem ?
Mandetta: está cercado de excelentes técnicos e está fazendo um bom trabalho.
Temos vocação para a idolatria. O mais difÃcil para o Mandetta é convencer o Bozo que ele não quer ser "mito" .
Concordo, não está fazendo nada além do que a sua obrigação, cargo para o qual foi indicado, o que do difere é que se pauta na ciência, não em olavo de carvalho, edir macedo, etc, etc, e aà acontece que em terra de cego, caolho é rei, porém tem respaldo no congresso e também no stf, acredito que para o momento é o melhor que temos.
Mandetta faz o q qq um faria. Q experiencia de gestão tem o dito cujo? A estrutura burocratica faz, mal como sempre. O protagonista principal e o Convid-19 e o ministro e mero coadjuvante. E se discordou do chefe deveria ter tido pe na buda ha muito. Insubordinação. E a Oms é orgão palpiteiro em saude, digamos em diagnostico, mas o combate ao Convid esta mais relacionado a meios de atendimento, a administração, q a procedimentos medicos e ela ñ sabe nada de cada necessidade em cada paÃs.
A OMS é ruim! Bom, cientista notável, doutor em vÃrus é o bolsonaro, né? Ele disse: ex-atletas não pegam! Ele disse: vÃrus não passam nas blindagens das lotéricas. Ele disse: façam jejuns para Deus tirar o vÃrus. Ele , na televisão, parece aqueles Garotos de Propagandas do passado, incentivando as pessoas a comprarem algo. Ou melhor: garoto propaganda? Nada! Velho Propaganda vendendo o elixir da vida. E só os médicos americanos, europeus e asiáticos não sabem disso.
". E se discordou do chefe deveria ter tido pe na buda ha muito. Insubordinação." Isso também serve ao tenente do exército que se tornou um amotinado e terrorista e que hoje ocupa a presidência ?
Isso, parar de fabricar heróis, bem que poderia começar com a imprensa. Outra notÃcia de hoje dá conta de que a popularidade de Mandetta disparou. Nada mais natural. Só se fala em coronavÃrus, ele aparece todo dia na tv, em todos os noticiários. Concordo que ele está fazendo o que se espera de um ministro da saúde responsável, com a dificuldade adicional de ter de lidar com o chefe e forte oposição de empresários e fanáticos. Tem sido hábil, até agora.
Lendo um livro de ficção cientifica, de um autor chinês, Cixin Liu, encontro está frase, tão atual, tão Brasil: "Nesta época extraordinária, ninguém é “só um cara qualquer” — disse Wade. — Qualquer pessoa aleatória pode receber de repente uma grande responsabilidade, e qualquer pessoa importante pode ser substituÃda a qualquer momento. — Simples assim. Um só assumiu o momento que o outro desprezou. Também assumiu logo no primeiro mês a crise hospitalar no Rio
Entre adjetivos de revistas, jornais, microfones existem as verdades, omissões, erros e mentiras, sobre os fatos relacionados à Covide 19. DifÃcil, elogiar e esconder coisas básicas como: 1. Procedimentos sanitários do Carnaval Corona, 2. Disponibidade do teste de imunidade, um direito de todos. 3. Uso da ciência para obstruir de tentativas de controle. 4. Demagogias polÃticas, a arte de enganar o povo. A Vitória exige pelo menos eficiência e verdade.
São os chamados heróis de papel.
Cara Mariliz, não é somente em comparação ao Bozo que ministro se destaca. Os dois astros ministeriais, Moro e Guedes, pouco fazem que seja válido para além das fronteiras de seus próprios nichos e da espinha dorsal bozonéscia. O Jegues, pé-de-pato-mangalô-treis-veiz, só faz regurgitar medidas de desproteção à escumalha. Num contexto assim, ainda que com passado nebuloso, cai como uma luva o papel heróico a quem minimamente considera um dever proteger seus concidadãos, e o cumpre.
A Mariluz é uma gracinha, quando ela crescer, vai escrever textos ótimos. Eita menininha.
Quem cria heróis é a imprensa e não o povo . A Folha de São já esqueceu que fez uma pesquisa dizendo que o Mandetta era mais popular de todos os Ministros? Que até do Presidente?
Parabéns Mariliz! Adoro ler o que você escreve! É isso aà já que o mandatário maior não cumpre seu papel que um subordinado o faça e com competência. Assim, o povo brasileiro não sofrerá tantas baixas!
Os 'heróis' que emergem da insegurança e do medo precisam de uma memória seletiva, um pouco de esquecimento, para arrebatar corações (não mentes). Como não tenho amnésia, e sei o que o partido de Mandetta (o infame pefelê) fez no verão passado, não consigo ilibar o ministro abstraindo-o de suas origens e seu entorno. O fato de cumprir o dever e seguir o que é razoável não é suficiente para credenciá-lo a um papel de destaque em minha admiração.
Agradeço ao Wilson o esclarecimento. O DEM é a nova cara que quiseram dar ao pefelê após as acusações de corrupção que envolveram o presidente Agripino Maia e outros. Mandetta sabe disso, mas está limpo.
Só para ficar claro, o partido do Mandetta é como vc diz, o infame DEM e não o PFL (Ele antes era do PMDB, hoje MDB). O que impressiona nos comentários são as acusações as pessoas sem nenhum fundamento. Principalmente da turma que não paga o jornal e adoram uma boquinha.
Ah, ia esquecendo. Como disse Mencken, the average man does not want to be free. He wants to be safe. Nietzsche explica.
Mais importante do que seguir desÃgnios é cumprir o dever. Num paÃs de nés cios, esta obviedade soa como um achado, como diz o texto. Wall, que falta faz um Francis nessa hora.
A velha mania de procurar salvadores. Francis não faz falta nenhuma. Temos jornalistas melhores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Mandetta, o novo herói Voltar
Comente este texto