Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ADONAY ANTHONY EVANS

    E ri-se Satanás! Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta, Que impudente na gávea tripudia? Auriverde pendão de minha terra, Que a brisa do Brasil beija e balança, Antes te houvessem roto na batalha, Que servires a um povo de mortalha!*

    Responda
  2. ADONAY ANTHONY EVANS

    Guedes/Bolsonaro trazem o último capítulo de O Navio Negreiro de Castro Alves: Morrerão pretos e pobres *Mas que vejo eu aí Que quadro d'amarguras! É canto funeral! Que tétricas figuras! ... Que cena infame e vil . Gritos, ais, maldições, preces ressoam!

    Responda
  3. ADONAY ANTHONY EVANS

    satanás

    Responda
  4. ADONAY ANTHONY EVANS

    mortalha

    Responda
  5. Paulo Roberto Schlichting

    Destacado fanático, o comentador abaixo definiu a racionalidade representada pela oposição ao desastre Bolsonaro como uma doutrina da *neo esquerda* global. Somos todos novos-marxistas. Realmente, o caso é psiquiátrico.

    Responda
  6. Hildebrando Teixeira

    E finalizando, maldita não é a imprensa, mas somente a extrema imprensa com equipes doutrinadas das faculidades dazumanas. E não adianta teimar que é invenção; não existe homem bomba que se explode sem crer nas 60 virgens no paraíso.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Hildébra, você ainda tá aí? Cadê a motosserra? Não são sessenta, Hildébra, são 72. Até isso tem que te ensinar, homem? Vai capinar! kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Hildebrando Teixeira

    Aliás, os pobres estão morrendo percentualmente muito mais de gripe chinesa que os ricos, pois estão se tratando no SUS de Mandetta, SEM cloroquina. Já os ricos não precisam cair nas unhas do Ministro e se tratam da maneira obviamente mais adequada.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      çEI. Hildébra, cê tá com mão quebrada? kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Hildebrando Teixeira

    Muito mal informado o articulista; "liberalismo progressista e a social-democracia, genericamente rotuladas como "socialistas"; errado. São esquerdistas pós modernos, ou neo marxistas, inclusive com estudos acadêmicos a respeito ( óbvio que não aqui,. mas no hemisfério norte) com professores gabaritados estudando a estranha crença do Prof Demétrio.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Hildébra, monta um blog pra você, aí você disserta genialmente à vontade. Resta saber se vai ter leitores, mas vai, não se preocupe, até o bolso a s n o achou quem votasse nele. kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Flávio Rodrigues Fonseca

    Bolsonaro é um ser tão desordenado que receita um remédio par uma doença que acredita que não existe.

    Responda
  10. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Viver é fácil, e é, ao mesmo tempo, difícil. Senão vejamos : Se você, caro Demétrio estivesse à beira da morte, não olharia para qualquer coisa como sendo um pote de ouro? Fácil, não ? Difícil mesmo é olhar para uma montanha e dizer : Montanha, move-te daqui !

    Responda
  11. celso bittencourt

    A Guerra da Cloroquina foi declarada pelos Mesmos Líderes Políticos que, há pouco, qualificavam a Covid-19 como 'Gripezinha'. Agora, Desmascarados, eles se Reagrupam numa Trincheira de comprimidos de Cloroquina e armam Catapultas para Assediar o castelo das Democracias.***Bolzonaro, à la Edir Macedo, é Fã de Óleo Ungido para Exorcizar os Macunaímas!

    Responda
  12. Samuel Gueiros Jr

    Demetrio faz um verdadeiro Manifesto Anticloroquina "atacando supostos fanáticos que sofreriam manipulações de natureza conspiratória". Para ele o governo vai se tornando uma clorocolandia com luminares tipo Khalil e Uip. Só que nesse Manifesto Magnoli vai alinhar outros fan aticos que estão sofrendo manipulaçoes terr oristas que como Demetrio estao desenvolvendo uma paranoquina.

    Responda
  13. Francisco Gugé

    Fanáticos como o Dr. Uit e o Dr. Kalil

    Responda
  14. Elias Alves

    Demétrio excelente artigo. Claro que os robôs bolsonaristas irão te criticar. A propósito acabei de ver o Datena, nosso maior conhecedor de Covid-19 disse que o número de infectados e mortes, não só no Brasil como no mundo, não passa de chute! Além de de fazer apologia ao uso da Cloroquina. Uma tremenda irresponsabilidade. Mas sabemos que ele têm interesse político e é um tremendo puxa saco do Mico.

    Responda
  15. herbert tresoldi

    Impossível ir conta argumentação clara e sólida! Parabéns!

    Responda
  16. Maria do Socorro Castro Lopes

    Você é quem está precisando ficar mais esclarecido. É o medicamento correto e tem se mostrado eficaz no combate ao covid.

    Responda
    1. Antonio Ricardo G B Mello

      È medica? Tem ensaios que comprovem sua afirmação? Não existe remedio milagroso , todo o remedio deve ser analisado o seu beneficio em os efeitos colaterais. A ciencia é que dará a resposta. Talvez até funcione muito bem, mas será que devemos distribuir a todos como se fosse apenas um medicamento antitermico? Mesmo os medicamentos antitermicos tem as suas contra indicações. Deixe o de lado o fanatismo.

  17. Ary oliveira Oliveira

    Infelizmente nesse pais os debates tem menos importancia do que as brigas ideologicas, pelo poder, vaidades e outras mesquinharias fomentadas muitas vezes pela midia. Esse texto e" um exemplo disso.

    Responda
    1. Ary oliveira Oliveira

      Prezado Mauricio. Nao sei se o seu comentario e' uma ironia, mas ate agora nao li nessa folha qualquer reportagem minunciosa sobre esse tema importantissimo para os dias atuais. So' leio comentarios negativos - talvez pela insistencia do atual presidente

    2. MAURICIO CABUS MULLER

      Fico feliz em saber que ainda existem pessoas equilibradas e prontas para um debate lúcido. Bastam poucas mesmo ;)

  18. Ary oliveira Oliveira

    Prezado articuliata. O Dr Kalil e' considerado tambem "tolo fanatico" por essa folha?

    Responda
    1. Jan S

      Dr. Kalil disse q tomou a cloroquina além de outros medicamentos. Como ele mesmo disse " ñ poderia afirmar q a cloroquina o curou". Ñ devemos ser contra o uso nem tampouco assumir q esse remédio é a a cura, já q ñ há evidências cientificas suficientes.

    2. JOSÃ OLIVEIRA

      Só um carreirista! Teve muito próximo a todos os governantes da República: de Figueiredo até o governo Temer - bajulou e foi muito próximo a todos, sem exceção. E, ao que parece, começa a investir no do atual "mito"! Não é à toa que é uma espécie de manda-chuva no Incor, no Einstein e no Sírio-Libanês.

  19. Ary oliveira Oliveira

    O articulista ao inves de utilizar esse espaço para debetes construtivos como expor- caso tenha conhecimento- os pontos positivos versus os negativos e assim promover mais esclarecimentos aos "tolos fanaticos" , prefere critica-los primeiro.

    Responda
    1. Felix Miglioranza

      Esse procedimento seria estéril, pois os "tolos fanáticos" não leem mais do que 200 caracteres. A propósito, só para constar, o termo invés, é usado quando se trata de opostos: por exemplo, ao invés de descer, subiu, ao invés de sair, entrou. No caso que você quis exemplificar, o correto é "em vez de"...

    2. MAURICIO CABUS MULLER

      Pois é... Discurso para a sua platéia, exatamente como o outro lado faz.

  20. Ary oliveira Oliveira

    "Tolos fanaticos"? O que entao o articulista considera aqueles pais desesperados por remedios a base de Canabidiol - nao regulamentado no Brasil- e que desesperadamente os traziam de fora contrabandeados, para aliviar as dores dos filhos devido 'as doencas como epilepsia?

    Responda
    1. MAURICIO CABUS MULLER

      Exatamente!!

  21. MAURICIO CABUS MULLER

    Os fanáticos estão em toda a parte, patrulhando a torto e a direito, inclusive aqui. O Yin tem um pouco de Yang e vice versa. Infelizmente Ciência virou religião. Todas as grandes descobertas foram por cientistas independentes, com muito trabalho solitário. Nunca pela comunidade científica, que aliás, sempre foi conservadora.

    Responda
  22. João A Silva

    O fato é que não há como argumentar com um fanático. A possibilidade de que ele seja convencido por evidências fundamentadas na lógica, no bom senso e na inteligência é inexistente. Por um estranho processo psíquico as suas crenças se tornam a razão e o sentido de sua existência e quem as contesta é um inimigo a ser abatido. Ignorância e ódio fabricando mitos medievais, proliferando impulsionados pelas redes digitais. A razão, a ciência e os verdadeiros sentimentos cristãos irão prevalecer.

    Responda
  23. PAULO TAUFI MALUF JR

    No início dos anos 60, a HCQ foi usada com algum entusiasmo para tratar mononucleose, mas o tempo se incumbiu de mostrar sua ineficácia. A HCQ já foi cogitada para várias doenças virais, inclusive dengue, com base em estudos laboratoriais, que não se transpuseram à prática clínica. Para o COVID-19 tem ocorrido o mesmo, alguns estudos mal conduzidos relatam sucesso com a droga, mas a dose, tempo de tratamento, quando iniciá-la, tudo ainda carecem esclarecimento.

    Responda
  24. Edmundo Alvares Domingues

    Daí se conclui que opinião é como cu: todo mundo tem, mas o único cheiroso é o nosso. Enquanto isso, o corona vai matando os cheirosos e os fedorentos...!

    Responda
  25. Marcelo Linhares

    Você é um fanático, também. Só que fanático que defende ban di do.

    Responda
    1. Serafim dos Anjos Castro Neto

      Falar em fanatismo da cloroquina é criação de narrativa. O fato é é q as pessoas estão morrendo e tudo q puder ser feito para evitar isso é bem vindo. A comunidade científica é pródiga em falar q os estudos não estão terminados. Mais eles vão levar muitos meses ainda. Nesse ínterim, qual alternativa os cientistas oferecem. Todo mundo preso em casa por um ano? Como escreveu J.R. Guzzo, aquele q não aceita a cloroquina agora, q rejeite tomá-la qdo internado num hospital c/ CV-19. Façam por escrito

  26. Marksh Zêniton

    Bozófilos, ninguém está sendo contra um remédio por ideologia, por interesse político. Pelo contrário, vocês é que se agarraram nisso pelo fato de ser objeto de lobby do seu "mito". Não são somente efeitos relacionados à arritmia cardíaca. Existem muitos estudos sobre as suas complicações. Veja este artigo de 2010: (é ciência, vocês acreditam em ciência?): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492010000400019 Sim, a pessoa pode até ficar cega.

    Responda
    1. Elias Alves

      Ernesto ótima colocação. Mas os bozoidiotas não se interessam por estudos científicos. Afinal acreditam que a terra é plana. Se o Bolsonaro aparecer falando que capim é bom para combater o Covid-19 eles vão acabar com o pasto.

    2. Ary oliveira Oliveira

      Ou morrer no hospital devido o CV19

  27. José Lemos da Silva Filho

    A humanidade tem o caráter dos confrontos, acumulação, barbárie, individualismo e destruição. Crise após crise, a humanidade se reinventa e cria novas guerras. Os EUA, na sua propaganda de xerife do mundo e poderoso nos confrontos, cria seus super-heróis e seus valentes lutadores que vencem todas. Agora chegou numa encruzilhada. Sempre venceu ETs, terroristas, bandidos a cavalo, misseis russos e chineses, com Hollywood desfilando seus heróis que sempre se dão bem. E agora?!

    Responda
  28. Marksh Zêniton

    Além dessa questão ideológica, tem a questão negocial da cloroquina. O laboratório que tem a patente tem como sócio/parceiro ninguém menos que Donald Trump. Aí eu pergunto: quanto será que Trump paga de comissão pra alguém fazer lobby a favor do seu produto?

    Responda
    1. JOSÃ OLIVEIRA

      Que nada, o garoto-propaganda não faz esse "lobby" por dinheiro. Deve fazê-lo por amor! Ou, você já esqueceu da platônica declaração feita olho no olho: "I love you"!

  29. MARCOS CAMARGO

    Segundo os especilistas, quando a cloroquina é ingerida com chá de capim, o efeito é garantido.

    Responda
    1. Nivalda Viana

      Quem sabe se a última alternativa for essa para alguém hospitalizado o Sr dará esta sugestão? Ingerir com capim? O ser humano não mede as próprias palavras. Dr Kalil ingeriu o medicamento com capim???

  30. Hercilio Silva

    Os totalitários precisam de mitos, caíram um a um os mitos, então apelaram para a Cloroquina, possivelmente será desmoralizado por cadáveres. Para os cadáveres será que eles já tem um mito preparado pra vender?

    Responda
  31. José Cardoso

    Lembro de muitos programas na TV, onde o ipê-roxo era a grande esperança contra o câncer.

    Responda
  32. Eduardo Rocha

    No penúltimo parágrafo, acrescentaria: Bispos não rezam.

    Responda
  33. Julio Shiogi Honjo

    Zurro também transmite. Vejam os que estavam no entorno do dito cujo!

    Responda
  34. Luiz Almeida

    Parece que um familiar de um presidente de uma república americana é sócio numa empresa que produz a cloroquina e que foram produzidas milhões de caixas desse produto. Porque a insistencia diária e doentia em usar um produto sem comprovação científica ?

    Responda
  35. José Oliveira

    Infelizmente as pessoas angustiadas e desesperadas acreditam em tudo, até em reza!

    Responda
    1. JOSÃ OLIVEIRA

      "Reza", conforme você se refere ou, prece ou, ainda oração, dependendo da forma e a intensidade com que se faz, é pura energia mental concentrada, objetivando ser atendido em algo que se deseja fervorosamente. Você tem ideia de quantos bilhões de neurônio estarão fazendo conexões, simultaneamente, com todo o sistema orgânico e fisiológico do corpo humano e, produzindo substâncias essenciais que beneficiarão aos complexos celulares dos quais somos formados? Reza pode curar, sim!

    2. Marcelo Linhares

      Cuidado com suas palavras!

  36. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Natural. É uma falta de senso criar atritos com um poderoso império que está nascendo. Mas. Sempre há um, mas. Na historia das pandemias registra uma incidência de origens no território chinês. Com o desenvolvimento da ciência já era hora de se descobrir as causas dessas desgraças civilizatórias. “Somos deuses em tecnologia, mas continuamos macacos na vida”. Toynbee.

    Responda
  37. Nivalda Viana

    É muito fanatismo e tolice sua jornalista contra este remédio, que está sendo alvo de testes para certeza da sua eficácia e problemas colaterais, que já é de uso a 70 anos para outras doenças .O Sr tomaria este remédio em caso de contaminação ou não ? Chamaria o médico que prescreveu de fanático e tolo? Preferiria que alguém da sua família não tomasse em caso de gravidade? O Sr não informou isto no seu post. Vergonha.

    Responda
    1. Nivalda Viana

      Eu sei que ele é sociólogo mas no post em questão não vi nada com referência a sociologia e sim um artigo de opinião!

    2. Orlando Augusto Pinto

      Conforme se lê no final do artigo, Demétrio Magnoli não é jornalista, mas Sociólogo. O sr chegou a ler todo o artigo? Se leu, entendeu?

    3. Marksh Zêniton

      É uma lacuna de inteligência inacreditável. Leia o texto com vontade de entender, Nivalda. Sinta o prazer em degustar interpretações sistemáticas, literais, histórias e tentar extrair o que está sendo dito com as palavras.

    4. Carlos Simaozinho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Wallace marques

      A questão e o texto fala disso não é tomar ou não, é transformar um remédio em ideologia política, e levar o gado a embarcar numa maluquice que só os doentes que seguem esse presidente entendem, o que fizeram foi uma espécie de lavagem cerebral no gado, transforma um remédio numa guerra porque Bolsonaro falou, quem é Bolsonaro? Cientista?

  38. Nivalda Viana

    Sr jornalista, conforme Estadão de hoje: "Uma coalizão de centros médicos coordenada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz iniciará na segunda-feira um estudo para testar a eficácia da hidroxicloroquina em pacientes com quadros leves de infecção pelo coronavírus, mas que fazem parte de algum grupo de risco da doença". Eles são fanáticos e tolos também? Ou bolsonaristas e trumpistas? O Sr tomaria este remédio em caso de contaminação ou não ? Deixaria alguém da sua família tomar, em caso de gravidade?

    Responda
    1. Orlando Augusto Pinto

      Continua sem entender o texto. Pena!

    2. Carlos Simaozinho

      O senhor não leu ou não entendeu o texto, o que é próprio de bolsonaristas fanáticos...

  39. Plinio Góes Filho

    Esses olhos meio puxados de Magnoli não me deixam alternativas: Demétrio é chinês. Daí essa fixação pelo fanatismo, coisa que nunca passou pelos manuais do PCC, nem mesmo na época da revolução comunista. Então tá.

    Responda
    1. osmar pavani peres

      Escorregou e bateu a cabeça,

  40. Ayer Campos

    O problema é que a atmosfera tóxica tende a insuflar o pensamento mágico dos dois lados. Os 'mídia' têm seu pote de ouro no fim do arco-íris - e nem sempre extraído de um vetor resultante de correntes contrárias. O vetusto 'medio virtus' aristotélico, assim como a prudência cautelar dos efeitos contraditórios do 'pharmocon', parece que já não se impõem ao espírito contemporâneo...

    Responda
  41. ADONAY ANTHONY EVANS

    Em O Pêndulo de Foucault, Umberto Eco, relaciona de forma divertida, todas as manias edos prisioneiros do Grande Anel da Conspiração. Cósmica. Faltou incluir essa nnova Direita, de Fox News , trumpistas e bolsonaristas. Os alquimistas que compõe sua centúria, viram na hidroxicloroquina a pedra filosofal capaz de transformar excremento em ouro. Ou Bolsonaro em presidente.

    Responda
  42. Javert Lacerda

    Pobre Dr. Uip. Um homem honrado, de alta reputação, caiu na esparrela dessa gente sórdida. Não se discute com idiotas. Eles vão te levar para seu chiqueiro e fazê-lo chafurdar na lama com eles, como soem fazer. Lamentável.

    Responda
    1. Sandro Monteiro de Souza

      Eu já acho que ser alvo da seita bolsonarista é uma honra. Pior seria ser elogiado por essa milícia.

  43. Cristiano Jesus

    Primeiro, esse medicamento deve ser muito forte porque é indicado para lupus. Quem usa-lo sem precisar vai se arrepender amargamente. Segundo, essa é uma discussão de loucos. Em nenhum outro lugar do mundo a receita médica ultrapassa as portas de um consultório. O governo está cometendo um genocídio e ninguém reage a altura.

    Responda
    1. JOSÃ OLIVEIRA

      Verdade, Cristiano! A minha esposa tem 60 anos e, é portadora de LES - lúpus eritematoso sistêmico, graças a Deus, hoje sob controle. Porém, com a visão totalmente comprometida em consequência do uso prolongado de medicamento à base de Cloroquina. Já me disse que não voltaria a usá-lo! Que Deus nos proteja!

    2. Marksh Zêniton

      Sr. Francisco, ninguém está sendo contra um remédio por ideologia, por interesse político. Pelo contrário, vocês é que se agarraram nisso pelo fato de ser objeto de lobby do seu "mito". Não são somente efeitos relacionados à arritmia cardíaca. Existem muitos estudos sobre as suas complicações. Veja este artigo: (é ciência, você acredita em ciência?): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492010000400019 Sim, a pessoa pode até ficar cega.

    3. Francisco Henrique Dias

      Primeiro, mesmo com todas as evidências, vocês tentam desacreditar o remédio diariamente. É estranho. Chegam ao ponto de dizer que americano morreu ao se automedicar com Cloroquina - tinha ingerido limpador de aquários. Informaram isso? Genocídio é fazer de tudo para ridicularizar uma medicação que funciona. O que vocês realmente desejam? É claro e cristalino. Querem mortes e desemprego. Quanto mais melhor. Voces tem objetivos políticos inconfessáveis.