Hélio Schwartsman > Bolsonaro é burro mesmo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Jair Bolsonaro NUNCA governou para o paÃs.Ele desde sempre e até o momento governa e faz o que faz para seus seguidores ideológicos fiéis. Mesmo porque a idéia que ele tem de sociedade ideal é a Sociedade Medieval: o rei e os nobres, os senhores feudais e seus exércitos, o clero, e a imensa massa de servos miseráveis. Simples assim.
tenho certeza que os professores públicos doutrinadores estão felizes de poder contribuir para o fim das desigualdades no Brasil, pois é isso que eles pregam incessantemente nas salas de aula. A redução em seus salários de parasitas do dinheiro público da ativa e aposentados será muito bem vinda aos verdadeiros trabalhadores brasileiros. Parabéns professores! É um ato heroico abraçarem essa redução de salários com amor e solidariedade!
Olha nosso ressentido de plantão de novo. Fico triste ao ver alguém com tanto potencial, com tanta tenacidade, só encontrar prazer na mesquinharia. Oh vida, não deixem lançar ao fogo, as figueiras que não dão fruto.
O ressentido de plantão está em todas as notÃcias. Nem entendo como chegou a tal grau de ressentimento com a vida, com a felicidade. Com essa tenacidade em contrariar poderia ter sido feliz na vida. Oh vida, como foi injusta com a Figueira que não dá frutos.
Já falei Carlucho que esse Luis Figueira já tá muito manjado! Inventa outro!
Caro Luis, você tem problemas com escola?
Os bolsonaristas são realmente muito, muito, mas muito mais. E parecem ter orgulho. Cérebro de criança ciumenta invejosa num corpo de adulto. Prova de que o deus bÃblico não existe em hipótese alguma.
Bolsonaro é disruptivo demais para que uma coalizão seja formada em torno dele em momentos como esse. E os oponentes agiram de forma preemptiva ao mesmo tempo que o presidente ficava as voltas em meio a própria inação. Restou manobras discursivas e ataques pontuais que garantissem os já tradicionais 30% de aprovação como meio de evitar deposição. Mas a situação vem mudando, o objetivo é esvair o capital polÃtico dos adversários, o que envolve ações de degradação da conjuntura como um todo.
Burro, animal valioso , astuto, não cai em buracos, refuga perigo, ensina o dono a trabalhar quando domado com carinho. O que vc folha entende de animais, entende bem de argentinos, lula , Venezuela , Cuba, Dilma, sarnei , temer , quando tiram o seu quinhão pelo fato que é supérfluo por não trazer renda e trabalho ao povo se rebela , colocas seus cães a latir sem sessar e por motivos ideológicos.
É no momento difÃcil que os verdadeiros lÃderes surgem. E a contrario sensu, é também nessas horas que aparecem os falsos, verdadeiros jabutis nas árvores.
Bolsonaro acabou e se transformou numa Rainha Louca. O STF legisla para que ele não tome medidas genocidas e confere protagonismo aos governadores. O Congresso assume a pauta econômica diante da atitude catatônica de Guedes ,o ministro da Saúde ,no plano federal, assume o protagonismo do combate à trágica pandemia em consonância com os governadores e com a ala militar do governo.
Como considerar uma pessoa sem cérebro como burra? Bolsonaro é mais do que isso, sua ignorância e estupidez são muito piores que a burrice.
Melhor ignorar os b*rros conhecidos e concentrarmo-nos nos inteligentes que podem ajudar a Nação na conscientização. Nesta semana vamos ver a AGU entrando com algo legal contra governadores. Tirando as metrópoles brasileiras para as quais o isolamento social mais amplo se impõe mesmo, não se verifica alinhamento para a flexibilização nos municÃpios menores, que a própria equipe interministerial recomenda. Itália, EUA, mostraram que falhar no planejamento e perder tempo é fatal.
Sempre falei que Bolsonaro é tosco, sem preparo, altamente reacionário e extremamente prejudicial. Sempre fui hostilizado por isso. E quem hostiliza são pessoas que mais estudaram e mais ricas. É um fenômeno.
Fico curioso o que os estudiosos escreverão sobre esse fenômeno no futuro.
Minha hipótese é que Bolsonaro pegou a COVID-19 porém ficou assintomático. Só isso explica as negativas em mostrar seus resultados e o sigilo posterior sobre eles. Deste fato, como alguém fanático e megalomanÃaco, fez ilações erradas de que a pandemia é uma paranoia. Aposta também nas subnotificações e em um discurso para a pobreza desempregada ou subempregada, que são milhões e precisam voltar à s atividades para se alimentar. É um inconsequente que aposta alto. Tem ser deposto, urgente.
Ele não ficou assintomático com a covid 19. Ela está agindo no cérebro que já era ruim e está pior.
Será que, além da qualidade de completa ausência de bom senso e inteligência, haverá alguma outra qualificação para uma pessoa que insentiva a mortandade? Seria o caso?
Eu já sabia!!!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Repete os mesmos comentários em todas as matérias, bolso-robot?
Reduzir salário de professore? Enlouqueceu? OS privilégios do judiciário (não os servidores que carregam o piano) e do lesgislativo. Os suplentes de senadores (dois) que acabam se aposentando também; os planos de saúde sem limite para toda a famÃlia; os muitos servidores (maioria fantasma) e todas as mordomias (férias em dobro. Viagens. Penduricalhos). É aà que está o que deve ser cortado.
Você é um robô ou só é burr.o mesmo? Bem, o bom é que não preciso argumentar muito, basta ler a coluna e aplicá-la a si próprio.
É isso mesmo, façamos como Pol Pot e Mao! Exterminemos quem pensa e vamos todos para os campos de trabalho forçado sustentar o establishment. O Brasil precisa disso para se desenvolver. Ops, mas os bolsonaristas são anti comunistas ao extremo. Agora fiquei confuso...
Sou professor e seu comentário é uma ofensa vil. Será processado por suas palavras, Luis Figueira, já contatei a Folha de São Paulo para ter acesso a seu endereço. Enquanto formos coniventes com tais ofensas estaremos flertando com catástrofe.
Este argumento já não convence mais ninguém. O ódio ao conhecimento e à ciência levarão à destruição da sociedade. Sem conhecimento e sem ciência seremos presa fácil das pandemias e catástrofes no futuro.
O ex-presidente FHC declarou ao colunista Lauro Jardim faltarem dois ingredientes para o impedimento do bozo: crime de responsabilidade claro e ambiente polÃtico no Congresso. Então, o burro do artigo pode coicear e relinchar à vontade, inclusive insuflando a massa extremista ou desinformada a sair de casa, desde que tome cloroquina, que a elite intelectual e polÃtica continuará emitindo opiniões inócuas e pouco se lixando. Estamos bem!
Quem acredita que a Terra é plana e vota em um sujeito que diz que isto é uma "gripezinha", também é.
Esse presidente já é um cadáver insepulto, vÃtima da epidemia que ele nega existir. Como presidente poderia dispor de toda a inteligência brasileira para lhe dar suporte e se alavancar como lÃder. Ao contrário, apoia-se na bur rice ideológica de seus filhos e se afunda a cada dia, tornando-se um zumbi sedento do sangue das suas, milhares hoje e milhões quem sabe, de vÃtimas. Da sua já proverbial bur rice e sonhos ditatoriais.
Muitas vezes se conhece um burro quando ele rincha.
Atitude incompatÃvel com sua inteligência ? Só pode ser ironia do Colunista rssss
Quando um adjetivo como este é usado em tÃtulo de artigo jornalÃstico é porque já se foram o respeito, a consideração e qualquer resquÃcio de confiança no sujeito adjetivado. Mas aà a gente pergunta: por que só a oposição ainda trata o sujeito que recebe o adjetivo com algum respeito?ou seria medo?não medo do sujeito que recebe o adjetivo mas medo de, talvez, ter que assumir o comando do paÃs?
Rincham e relincham e povo assistindo ao teatro em crise com seus espetáculos dantescos e mal ensaiados.
É uma ofensa chamar o burro de Bolsonaro. O burro é muito mais inteligente que o BOZO. Um cara que só pensa em popularidade faz de tudo para perde-la. Uma confluência de situações levaram Bolsonaro à presidência, fakenews, bravatas, desconstrução do Lula num arranjo jurÃdico/midiático etc. Mas como ele não vai mudar sua essência a queda será inevitável.
Madalenas arrependidas ,que ajudaram esse psicopata se eleger , começam aparecer. A mÃdia,com raras exceções,se juntou aos evangélicos fanáticos,Mercado especulador ,ruralistas,oportunistas,bancada da bala,madeireiros desmatadores , garimpeiros irregulares e antipetistas coléricos e ajudaram a eleger esse psicopata.
Esse tipo de raciocÃnio superficial exibido desde o processo eleitoral de 2018 foi o que permitiu banalizar que o mal viesse a Cavalão. O articulista ignora que o centro de decisão é militar, policial e miliciano. A ordem é semi-pretoriana com amplo respaldo na Caserna. As pesquisas apontam - a despeito das estultices, desastre econômico e pandemia -, que a Era Beócia segue impávida, um colosso. Há mais burros no ar do que imagina a vã filosofia.
Burros são os cara como vc que ajudaram esse miliciano psicopata ,que virou a Rainha Louca ,se eleger. Menos mal que apareçam madalenas arrependidas agora mas terã que fazer mea-culpa...
É óbvio. Tá okay!
A pergunta que fica é: que Dados Bolsonaro teria acesso em detrimento do resto do Mundo?
A direita e a mÃdia já batem em Bolsonaro sem a menor cerimônia. Boa parte da população bate panelas imaginando que tem nas mãos a cabeça do Bolsonaro em vez de uma panela. Só a oposição, principalmente uma parte da esquerda, ainda não trata Bolsonaro como um incapaz, que conseguiu ser apenas um deputado dorminhoco do baixo clero preocupado apenas com a saúde financeira da famÃlia. Seja o burro do tÃtulo um substantivo ou um adjetivo, ele vale também para as oposições.
A dúvida é: Bozo é mais bur ro ou mais cana lha? De qualquer jeito, em ambos ele é imbatÃvel.
Com certeza ambos.
Foi preciso que pandemia desse seus primeiros passos rumo à tragédia inevitável para que um dos Ãcones da intelectualidade local abandonasse a postura olÃmpica de observador imparcial e, em termos populares, caÃsse na real. Tarde demais, né?
Ótimo comentário. O Hélio é bastante inteligente, erudito e arguto, mas falta a ele uma análise de contexto, uma certa malÃcia ao analisar alguns agentes e temas.
Meu caro Hélio. Não canso de repetir. Cultura é a ultima coisa que fica quando começamos a esquecer. É isso. Foi eleito. E agora! Onde está localizada verdadeiramente a burrice? Complicado heim! De 88 até hoje somente dois presidente terminaram seus mandatos.
Dona Dulce. Leia com atenção meu comentário. Falei: dois presidentes!!! E Dilma não terminou. Foi expulsa.
Fernando Henrique (2 mandatos) + Lula (dois mandatos) + Dilma (1 mandato). Acho que sua conta está errada...
Uma questão muito melhor, de resposta menos evidente, é por que nosso establishment ainda não tomou qualquer iniciativa para impeachar o presidente? Tenho duas respostas excludentes: 1) Não seria bom conturbar ainda mais o ambiente nas condições da pandemia, vários dignatários sugerem essa resposta, até o PT não quer o Fora Bolsonaro. 2) Quanto pior a crise enfrentada por Bolsonaro, mais finalizado ele acaba. Melhor que poder jogar na conta de um eventual substituto. Deixa o vÃrus rolar!
Interessante sua segunda resposta à pergunta que formulou. Por parte da oposição há também o pensamento de que, quanto mais ao fundo do poço Bolsonaro for -- e para isto basta que ele seja autêntico --, pior será para aqueles que aderiram ao bolsonarismo -- o Dória, p. ex. O Bolsonaro "faz seu trabalho" e a oposição se preocupa apenas em grudar rivais ao bolsonarismo. O sinistro desta estratégia é que ela terá como pano de fundo pilhas de cadáveres.
Já viram que a Itália está pedindo para seus cidadão deixarem este paÃs? Aproveitando para acrescentar o que esqueci de dizer antes: até agora os governos estaduais, tipo Dória, estão se dando melhor... mas é muito cedo para cravar o destino polÃtico desses senhores.
"A menos que Bolsonaro tenha acesso a conhecimentos privilegiados sobre a Covid-19 (...)." Ele tem! O problema é que a fonte é seu Rasputin tupiguarani, em quarentena da realidade na VirgÃnia, EUA.
Em quarentena da realidade. Vou adotar esta expressão rs
O dito guru está em quarentena de compromisso com a verdade. O seu Rasputin tupiguarani distorce tudo a favor do discurso imbecilizante que o gado, que adora não pensar, quer ouvir.
"Quarentena da realidade"... Melhor expressão, impossÃvel! E essa quarentena dele veio muito antes do coronavÃrus.
Rasputim tupiguarani é ótimo, hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha to rindo até agora
Brex e Guilherme: por favor, penso que já respondi para vcs dois, nas respostas para *Claudio Conceição* e *Andrea*. Agradeço pelas reflexões sobre o comentário sobre o artigo excelente de Hélio, o qual, também agradeço, pois, diariamente, nos faz pensar e debater ideias para aprimorar nossa democracia.
E quem se ocupa de um ? .
Não tem como discordar. Basta ver o nÃvel intelectual dos apoiadores.
Burrice, mesmo, das grandes, consiste em imaginar que práticas populistas do passado, lastreadas em “popularidade”, devem permanecer. Quanta ignorância e cegueira! Quanta vontade de continuar polemizando politicarias em meio à pandemia, desrespeitando a inteligência de quem vota. Triste.
Que há pouca estratégia nas atitudes do presidente já tinha percebido faz tempo. Também cheguei a acreditar que pudesse existir alguma lógica por traz do comportamento tresloucado, mas não fui tão lerdo assim. O chato mesmo é que o momento não é o melhor para se tirar a conclusão, o instinto de Bolsonaro de que corre o risco de ser o principal responsabilizado, faça o que fizer, deve estar certa. Daà a lógica da cloroquina: ele tinha uma solução mas o impediram. Pouco importa o efeito.
Excelente e objetiva análise, não perco uma coluna.
Colunista eleitor de Hadade , não engoliu a derrota até hoje. TÃtulo apelativo ,rasteiro , para um colunista que tenta vender uma imagem de inteligente..
Joaquim, você é um robô ou só é burr.o mesmo? Bem, o bom é que não preciso argumentar muito, basta ler a coluna e aplicá-la a si próprio.
O Brasil hoje sofre o ataque de duas pragas que poderá destruÃ-lo caso as medidas indispensáveis não sejam tomadas a tempo: - Novo CoronaVÃrus, atuando em Pandemia e sem meios fármacos de combate existentes até o momento, deve-se seguir as orientações da OMS—Organização Mundial de Saúde e assim promover o seu controle; - Bolsominionigite Aguda, esta praga surgiu em nossa sociedade e com força total em todo o território nacional em 2018. Tem cura: Psiquiatria!
Hahaha Joaquim.. vá comer bacalhau, vai
Andrea: 1) atualmente, há contexto para lÃderes autocráticos, tal como Bolsonaro com ódio à democracia q tem apoio num ultra liberalismo fanático. 2) não sou contra o lucro, desde que sejam respeitados os direitos da população; o privado é importante, mas o interesse público tb. 3) a memória social mostra que o lado certo da história é a defesa dos valores democráticos: buscar caminho do meio entre o público e o privado é o remédio contra essas tiranias...
Foi justamente que argumentei em resposta ao seu comentário. 1. Destaquei que este cenário de governos de extrema direita não é privilegio do Brasil. 2. Na sua critica a memória do eleitorado deixou a impressão que isso ocorria no Brasil. 3. Não vi ninguém minimizar valores democráticos ao contrário disso, procuram lÃderes salvadores da pátria. Equivocadamente com certeza. Temos um governo com capa de ditador, mas que não é nada! Pequenino, nem sabe governar seja deste ou daquele jeito.
O pior é que esta burrice nos levará a todos ao precipÃcio. Por certo aqueles 57 milhões estarão fazendo arminha, outros cantando aleluia, alguns batendo palmas com uma das mãos fechada.
Nuuu, que descoberta!!! O Hélio vai ganhar um prêmio.
Falar mal de Bolsonaro é como chutar cachorro morto, todos sabem. A questão é, por que, a despeito de todas as evidências contrárias, tantos ainda reafirmam a “questão bolsonaro”. Provavelmente é porque prepondera a dinâmica de uma torcida organizada, que, como no futebol, independentemente se o time ganha ou perde, continua torcendo e jamais o faria para outro time. Trágico é que as consequências da ineficiência administrativa nos atingirá a todos, jogando nos para trás por muitos anos.
Caro jornalista, não ofenda o an imal de tração. É útil para a sociedades. Já o capetão das milÃcias nunca serviu pra nada além de se servir junto com os filhos do dinheiro público.
os professores públicos doutrinadores ''assinantes'' gratuitos estão descontrolados. Seus comentários revelam um grau de loucura e delÃrios preocupantes. Vivem num mundo à parte, como parasitas do dinheiro público. Imagina quando reduzirem seus salários pela metade.. Vamos aguardar. Fiquei sabendo que essa medida será tomada em breve.
Isso é rancor. É inveja. É coisa de gente que fracassou e odeia quem obteve sucesso nos estudos. O lÃder desses fracassados é o Olavo de Carvalho, aquele que auto intitula-se "professor" e "filósofo". São de dar pena.
Combinou com o vÃrus manter a vida paralela das redes sociais do ódio? Porque se não combinou, o estrago será muito maior.
uma matéria sórdida, excretada por um jornalista sórdido, com objetivos sórdidos.. Mas, não cola. Enquanto isso, Bolsonaro cada vez mais é admirado pela população brasileira por ser Ãntegro, corajoso e preocupado com a melhoria do Brasil. Um verdadeiro lÃder sempre está junto com seu povo. Sem medo. De peito aberto. Um homem. É de matar de raiva escrevinhadores sórdidos a serviço do sistema corrupto, não?
Hahaha! Essa é boa!
Você só pode estar de zoeira.
Um vereador da cidade do Rio de Janeiro abandonou seu posto e foi morar na cidade onde o pai trabalha, montou escritório ao lado do pai e está lá cuidando dos negócios do pai. Claro que não abriu mão do mandato nem do salário de vereador do Rio de Janeiro. Que coisa mais sórdida!!
Rs... Bozo não manda mais nem na familÃcia.
Sabe contar, acho que não, verifica aqui os comentário conte-os e vera quantos a a favor e quantos contra, a admiração vira escárnio
É muito retar dado por metro quadrado.
robozinho de 5a.
Robô Luizinho de Carluxo delirando de febre pela Covid.
Concordo que ele é muito limitado, mas há método nesse comportamento. Como muitos, busca uma solução simplória para problema complexo, porque não enxerga o quadro, somente o que lhe interessa. Identifica-se com grande parcela da população e encontra eco fora do paÃs. Isso explica, em boa parte, os votos, o apoio e a postura, e também o fundo de abismo em que estamos. O simples acesso a informação e alguma escolaridade não nos fizeram melhores, nem nossas escolhas são mais racionais e sábias.
Claudio: a) nada justifica apoiar fascismos ou stalinismos, mas à s vezes a cultura explica; b) conheço alguém que trabalhou na Alemanha e, na Universidade de Berlim, no cafezinho, viu a foto de 23 Nobel que foram professores da instituição. Nem todos eles apoiaram Hitler, mas, à época, muitos apoiaram. DaÃ, atualmente, há na Alemanha polÃticas de memórias contra todo tipo de autoritarismo...c) ali, agora, ninguém admite pessoas ou candidatos que têm ódio à democracia. Isto falta no Brasil...
Eu me pergunto se nos últimos 16 anos tivemos presidentes inteligentes e bem formados? Sim tivemos dois, FHC e Temer somente.
Hélio, pode não ser burro, mas que é um animal ninguém duvida. Existem animais burros e animais inteligentes em todo o mundo. Isso é incontestável. Mas, ser um animal burro, deixa uma lacuna enorme na vida de povos civilizados, e transforma qualquer um, em qualquer um mesmo, sem diferença nenhuma da desqualificação. O azar do povo brasileiro, foi ter despejado grande quantidade de votos nas urnas, sem conhecer a criatura, que não parece ter tido nenhum aval de Deus para nascer.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro é burro mesmo Voltar
Comente este texto