Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério Pena Siqueira

    Este texto deveria ser de livre compartilhamento! É um serviço ao Brasil compartilhá-lo! Uma obra prima.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Esse é um dos poucos a admitir que o capitão é reflexo de nossa adoecida sociedade. É o resultado de nossa patologia social. Impecável.

    Responda
  3. Marli Miranda Vieira

    Essa mea culpa deveria ser assumida pela imprensa com raríssimas exceções que se fez de cega apoiando a candidatura desse monstro.

    Responda
  4. Claudio Goldman

    Estou realmente desgostoso e assustado... sinto que milhões de pessoas continuam nutrindo um enorme e irremediável encantamento por este ser ignóbil na Presidência... Não sei se a nossa sociedade chegará a portos mais amenos ou... o que será de nós...

    Responda
  5. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Belo e preciso o texto. Parabéns. Espero que seja compartilhado por muitos, para diminuir a cegueira existente.

    Responda
  6. Caio Pagano

    não podem se queixar aqueles que, calados, assistiram ao desmanche da economia e da estrutura por conta de 16 anos do mesmo governo corrupto. Ainda muita sorte temos de não terem eleito o Daciolo.... a revolta da população não tinha muitas opções de escolha.

    Responda
    1. Neber Fava

      Daciolo nunca teve o discurso de ódio. Estaríamos melhor.

  7. José Roberto Martins Filho

    Concordo discordando, pelo seguinte. Quem colocou e quem mantém Bolsonaro é o poder econômico, o sistema. Pois em 1964 e em 2018 assistimos à grande mídia trombetear: basta!! Bolsonaro é um monstrinho engendrado pelo sistema, que está pouco se lixando para o Brasil e seu povo. O negócio é sempre o lucro a qualquer preço. Portanto, prezado Bernardo, a crítica deve ser dirigida a quem o elegeu e a quem o mantém. Seria tão fácil tirá-lo, se houvesse vontade. Bastaria jogarem dinheiro na mídia.

    Responda
  8. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    Escrevi 240 textos em forma de poema sobre a loucura em que nos metemos. por ser contra fui odiado por familiares e amigos, que até agora não se convenceram que estão errados. eque foi o cúmulo da estupidez votar e fazer campanha para um psicopata por muita paciência não me separei

    Responda
  9. Ygor Heleno

    A melhor análise que li acerca de "onde nos metemos" com a eleição de um indivíduo como o que atualmente ocupa o maior cargo da República. Me faz pensar em Frankenstein, essa obra é interessante para pensarmos no monstro que foi criado pela maioria dos eleitores que se lançaram em uma espécie de "aventura neofascista", seja por ignorância, seja por maldade mesmo.

    Responda
  10. elsa silva

    Nunca imaginei que o nosso Brasil fose ser governado por terraplanistas 500 anos atrazados.

    Responda
  11. elsa silva

    Tomara que alguem que tem poder de um basta nesse hospicio que está se tornando meu Brasil comandado por um doido!

    Responda
  12. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Tudo tranquilo. 76% de Aprovação do Governo Bolsonaro. Satisfeito ?

    Responda
  13. najila abdallah jeha

    Texto primoroso, é só uma pena que o conteúdo seja tão verdadeiramente tenebroso.

    Responda
  14. Cláudio Moura

    Sr. Bernardo, seu texto espelha um verdade exposta e clara sobre o Brasil atual. Lamento que no passado o Sr. não tenha escrito nada sobre a destruição feita pelo PT. É está omissão que existiu no passado, que tira toda credibilidade daqueles que hoje são críticos, mas que antes eram entusiastas apoiadores dos governos que destruiram a economia e produzir milhões de desempregados. Pena que o Sr. Só viu a luz agora, neste Governo, e omitiu-se nos anteriores.

    Responda
    1. Cláudio Moura

      Caro José, leia novamente minha postagem. Nela não existe nenhum questionamento ao autor do artigo publicado. O que coloco em evidência é que vários jornalistas, que hoje criticam veementemente o atual governo, e há o que criticar, durante 16 anos nada falaram dos erros dos governos Lula e Dilma. Somente a ideologia justifica tamanha cegueira,que foi curada imediatamente com o novo Governo. Foi necessário a eleição de Bolsonaro para que alguns vissem a Luz?

    2. josé ninguém

      Eu queria entender porque, quando se fala qualquer coisa do atual Presidente, há uma associação imediata com os 16 anos do governo do Partido dos Trabalhadores. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma e Temer morreram. Todos, ao meu ver, foram Presidentes medíocres e/ou envolvidos em corrupção e este também o é. A única associação possível de Lula/Dilma com o que está aí é que eles foram os responsáveis diretos pela eleição do mitômano.

    3. Cláudio Moura

      Maurício, não questiono a análise feita sobre o Governo Bolsonaro, apenas mostro que os mesmos que hoje se manifestam contra os erros cometidos neste Governo, tenham ficado omissos e calados durante 16 anos. Só agora descobriram a Luz.

    4. Maurício Serra

      E o pt, hein? E o Lula? Quando terraplanistas ficam sem argumentos, se voltam como último recurso ao anti-petismo.

  15. Pedro Botan

    Texto da verdade e nada acontece e talvez nada acontecerá. Pobre sociedade brasileira .

    Responda
  16. MARCIA Carvalho

    Texto justíssimo.

    Responda
  17. José Oliveira

    O pior, o pior de tudo mesmo é todo mundo saber disso e não passarmos daquela gravura do artista mexicano Siqueiros: nossa imagem atual. Um País de homens e mulheres fortes estiolados por um desmiolado. E não podemos ou não queremos fazer nada. Nunca pensava que ia passar por essa vergonha novamente e a vergonha só cria uma coisa, desesperança. Antes fosse desespero! Catilina, não só abusa de nossa paciência, mas escarra em nossa cara!

    Responda
  18. Marcelo Santana

    Uau, ...e depois ri às escondidas do sucesso do próprio ardil.. Com certeza faz isso.

    Responda
  19. Rafael Zanata Albertini

    Apesar de medinho, não é surpresa que ele ainda tenha um público cativo, que o aplauda a cada sua sandice. O que me surpreende é ver uma PGR muda e manietada, como se tudo estivesse ocorrendo na mais cândida suavidade republicana.

    Responda
  20. Ayer Campos

    O 'punhado de generais seduzidos no final da vida por uma tentação imatura' é movido com uma alucinação melancólica: a ideia redentora do que 'poderia ter sido' o golpe de 64, inebriada por uma percepção delirante de que, com os tropeços dos governo de esquerda, a hora é esta de mostrar que sabem o que fazer. São 'Carolinas', que não viram o mundo passar na janela.

    Responda
    1. ALEMAR BRAGA RENA

      A democracia? Dê uma olhadinha no mundo atual!

    2. ALEMAR BRAGA RENA

      Paul, concordo. Pergunta que sempre me faço: Qual regime funcionaria, então? Po favor!

    3. Paul Muadib

      E a história da humanidade já mostrou que comunismo, socialismo e regime militar nunca funcionaram.

  21. Hildebrando Teixeira

    Pete zada, se eu fosse vocês tomaria atitude mais drástica, tipo ir pra Cuba ou Venezuela, ou pular da ponte, ao invés de continuar acreditando nas narrativas da elite do partidão, os únicos que se dão bem com sua seita de ódio; é que Bolsonaro será reeleito e fará seu sucessor. Tudo graças à imensa arrogância moral e ausência de ética do petismo. O Sejam humildes, olhem-se no espelho, pensem como se tornaram isso, tenho certeza de que deve haver algo bem melhor em seus corações.

    Responda
    1. Marcelo Guimarães Freitas

      Ninguém aqui quer ir pra nenhum lugar. Só queremos que vcs sumam e voltem pro esgoto de onde saíram. Entendeu Olavo?

    2. Sérgio Silva

      Gente. Isso aí é robô.

    3. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      Porque não te calas? Ninguém aguenta mais suas idiotices. Sempre o mesmo discurso insano. Cansa

    4. Hercilio Silva

      Não está na pauta, os seguidores insistem em assuntos do passado. A sociedade quer saber e afora José, vai fazer o que com a maior ameaça a saúde pública em 1 século. Isso interessa, Cuba, PT, não estão no governo, a bola está com o governo. Só no mundo fictício das redes do ódio a pauta não é a realidade. O vírus tirou o mundo a força do seu mundo de fantasia. Um grupo minoritário quer seguir nele, contando com esconder os números reais não fornecendo exames suficientes.

    5. Ayer Campos

      'E do amor (ao mito) gritou-se o escândalo Do medo criou-se o trágico No rosto pintou-se o pálido E não rolou uma lágrima Nem uma lástima para socorrer E na gente deu o hábito De caminhar pelas trevas De tirar leite das pedras'... A Rosa dos Ventos realmente se extraviou...

    6. Ayer Campos

      'E do amor (ao mito) gritou-se o es-cân-dalo/Do medo criou-se o trágico/No rosto pintou-se o pálido/E não rolou uma lá-grima/Nem uma lástima para socorrer/E na gente deu o hábito/De caminhar pelas tre-vas/De tirar leite das pedras'... A Rosa dos Ventos realmente se extraviou...

    7. Paul Muadib

      Não precisa viajar: o desgovernado presidente já está transformando o país numa Venezuela. E o mesmo talvez nem chegue ao final do mandato, quanto mais se reeleger...

  22. REGINA KERKEBE CANNELLINI

    Perco a esperança quando vejo pessoas que passei a considerar responsáveis (Caiado, Mandetta) se submetendo a fazer parte do teatro macabro do Presidente...

    Responda
  23. Hildebrando Teixeira

    Ser oportunista é um problema, agora bem pior é ser oportunista, dissimulado, acusando adversários de seu próprio oportunismo, amoral, adotando a moral que lhe convem (inclusive apoiar corrupção), arrogante, se achando sempre moralmente superior aos demais, e intolerante, jamais admitindo considerar opinião adversa. Pelo conjunto de adjetivos a esquerda brasileira é o grupo mais daninho e, por isso, o mais odiado do País; Bolsonaro, o anti-petista nº 1, agradece.

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      Tudo que se sabe é contrapor a esquerda ao Bolsonarismo. Não por virtudes do governo atual, pelo contrário: serve como uma justificativa para tudo de errado que Bolsonaro e familiares fazem, dolosamente ou não. E os direitistas que não chancelam o governo de situação? E o que fazem os liberais que vêem o liberalismo tacanho que apregoa um governante a quem interessa um Estado interventor na moral e liberal no auxílio aos necessitados? Não terão chance de testemunhar argumentos "menos piores".

    2. Ayer Campos

      E do amor (ao mito) gritou-se o escândalo... (etc)

  24. osmar pavani peres

    Esse monstro não está só..tem muitos monstrinhos que o seguem.

    Responda
  25. ELISABETE iori machion

    9 fora as circunstâncias, ele não chegou lá sozinho... e ainda tem 30% da população aplaudindo qualquer sandice dita pelo asno. "Que pais é esse, Renato?"

    Responda
  26. Adriano Ferreira

    http://cinegnose.blogspot.com/2020/04/coronavirus-o-sistema-operacional-que.html?m=1

    Responda
  27. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Faço minhas todas as suas palavras. Parabéns.

    Responda
  28. Fernando Jose da Costa Brito

    Uma calamidade este presidete . Ele vive da fama que alguns fanáticos os dão .

    Responda
  29. JOAO dos Reis

    Não sabemos se haverá um amanhã para nós. Mas espero viver pelo menos para conhecer o fim desse pesadelo a que estamos condenados ha 15 meses.

    Responda
  30. Weimar Donini

    Pegou pesado mas pegou leve. Bozo é tudo isto mas é muito mais. É pior que isto!

    Responda