Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Matone

    Em hebraico, a palavra Elohim, o nome de Deus para se referir à Sua capacidade de controlar todas as forças da natureza, tem a mesma guematria (valor numérico) de tevah (natureza). Para quem é familiarizado com o tema, isso não é apenas coincidência.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      O valor numérico é 86.

  2. José Ramon

    Só alguém de Letras não consegue entender que "a natureza não perdoa" é uma forma poética (uma metáfora... também precisa que explique o que é?) de dizer: é impossível quebrar as leis da natureza... Até pelos deuses

    Responda
  3. NELSON PRADO ROCCHI

    Após tomar banho seque bem os pés.

    Responda
  4. Lisiane Vieira Ortiz Martinez

    Belo texto! A natureza não perdoa, e nós que lição vamos aprender?

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Jesus da Goiabeira!!! Qual será, então, a mensagem que as hemorróidas carregam???

    Responda
  6. Joao Cesar Galvao

    Como piada, ficou divertido.

    Responda
  7. Sanderson Castro Soares de Oliveira

    Textos como estes são uma oportunidade de popularizar ideias científicas importantes. O texto, ao escolher a caricatura do "churrasco de morcego", perde a oportunidade de levar ao leitor as discussões sobre feiras e tráficos de animais e sobre a invasão dos habitats de outras espécies.

    Responda
  8. BENJAMIN MAGALH ES BRAND O NETO

    Toda fauna e flora do planeta vivem em equilíbrio, apenas o reinado humano vive desarmonizado. Faz um experimento, transforma tua casa num esgoto, num lixão, e vê como fica tua saúde sem condições de higiêne...os negacionistas precisam deduzir que vivemos em uma cadeia viva, onde os seres vivos dependem uns dos outros...

    Responda
  9. VANDERLY CAMPOS

    Artigo preconceituoso que repete o mantra do Trump e dos bozumbis, colocando a culpa na China. O vírus surgiu na China como poderia ter surgido nos Estados Unidos (como a gripe espanhola), no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

    Responda
  10. Nilton Silva

    Eu também reciclo e só ando de bicicleta. Estou livre da peste. Rsrsrs

    Responda
  11. MARIA STELA C MORATO

    Adoro a ironia desse gênio.

    Responda
  12. edilson borges

    micose de unha é gato. joga no gato, 14 na cabeça.

    Responda
  13. Sandoval junior oliveira

    É que as suas maravilhosas letras, nao sabe que a sua ignorancia animal so usa 10% da sua cabeça animal, como dizia o velho RAUL, e ai te falta percepçao, sensibilidade e outras nuances incompreensiveis ainda pela pobreza da falta de uso..... nao é madrasta mas se defende aos ameaçadores da vida.

    Responda
  14. MARCELO FRANCA

    Excelente! A atribuição de vontade à natureza é reconfortante porque a coloca em certo pé de igualdade a nós mas é absolutamente egocêntrica. Somos parte da natureza e igualmente sujeitos ao aleatório que governa a maior parte de suas manifestações. O que a pandemia deixa claro é justamente o contrário: nossa vida é governada sobretudo pelo acaso e ter compaixão, perdoar, ser honesto, etc, são escolhas éticas a serem tomadas porque são corretas e não porque geram retorno ou dividendos.

    Responda
  15. jose roberto alferes siqueira

    Amazônia é igual ao sul, pessoas buscam sair da pobreza, escravidão , construindo sonho e buscando produção de bens agrícolas, minerais e outros .

    Responda