Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luís Carlos da Silva

    Com o devido respeito discordo do articulista, a pandemia não aprofundou as desigualdades, estás são pré existentes ao Coronavírus, somos um país desigual e preconceituoso, morrerá mais negros (sou negro) , porque a grande maioria ocupa a base da pirâmide social, sendo um dos nefastos reflexos de mais de trezentos anos de escravidão.

    Responda
  2. edilson borges

    o algorítmo dos leitos de uti vai deixar a enfermaria toda branquinha, lotada com aqueles que sempre tiveram melhor alimentação, moradia e acesso as condições de tratamento.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Fundamentalmente, a discussão nos leva para a questão da pobreza, porque não são apenas os negros que estão mais expostos, mas também os latinos nas grandes cidades dos EUA e Europa, indígenas, imigrantes, enfim os mais pobres. A esquerda sempre veicula a pobreza à falta de bens, mas essencialmente a pobreza resulta da prática de certos comportamentos, os quais os pobres não podem ou não querem abandonar. Não podemos mudar o fato de que novas pandemias virão, mas podemos mudar os conceitos.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Dois leitores/comentaristas da FSP sao difíceis de aturar O douto Cloves que sempre co meça com ‘como já dizia/costumava dizer Fulano” exudando suposto saber enciclopédi co e intimidade com famosos - seu sonho e´ser editorialista da FSP Já Hildebrando Teixeira de Piumhi no interior do interior de MG exerce oficio de caçador de comunistas lendo a “Foice” de cabo a rabo para farejar e denunciar marxistas ao desavisado publico Debi e Loide não fariam melhor ...

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não querem ou não sabem?

  4. Galdino Formiga

    Porque os negros são os mais pobres.

    Responda
  5. lucio claudio

    Essa divisão não acrescenta em nada. Depois farão perguntas como: porque o corona vírus mata mais homens? por que mata mais idosos? porque mata menos gays, porque mata menos mulheres? e por aí vai......

    Responda
  6. Daniel Guedes

    Só uma elite muito cínica pra negar a importância da discussão racial num país onde durante séculos este componente determinou oficialmente a estrutura das classes sociais. Os números estão aí pra dizer que o acesso a saúde de qualidade, cada vez mais mercantilizada, irá determinar os atingindos entre os trabalhadores mais pobres em especial os negros. Graças a muita luta ainda temos o SUS, sem isso seria pior ainda...

    Responda
  7. Rene Cezarino Neto

    Alguns leitores insistem com a argumentação de que raça resume-se a critérios biológicos, enquanto sambemos que historicamente a "raça" foi utilizada como argumentação para dividir seres humanos, entre inferiores e superiores, dos que devem trabalhar dos "administradores", daqueles que devem morrem dos que serão mortos. Raça foi utilizada para discriminar, explorar e escravizar. Quando ela é utilizada para mostrar suas perversidades surgem silenciadores condenando o termo.

    Responda
  8. Chang Up Jung

    Estranho que, entre as informações que levaram o autor do artigo a assim raciocinar estejam excluídas as estatísticas fidedignas de um portal (https://transparencia.registrocivil.org.br/registros), as quais dão conta de que o Covid-19 não está causando letalidade maior em relação à media dos óbitos dos últimos anos pelo País afora.

    Responda
    1. ORLANDO MARETTI

      Honorável Mr.Jung, a maior parte dos mortos dos últimos dois meses foram enterrados sem que a causa mortis fosse exatamente determinadas, pois não havia (e ainda não há) testes suficientes no sistema de saúde brasileiros. Portanto, seu argumento não invalida o brilhante artigo do advogado Thiago Sampaio.

  9. Chang Up Jung

    O autor do artigo cita vários trabalhos alheios, até recentes, para concluir dessa forma, que considero leviano. Se até as autoridades especializadas na Saúde estão perdidinhas com o vírus da moda, não seria o autor do artigo para ter em mãos informações confiáveis para falar assim.

    Responda
    1. ORLANDO MARETTI

      Mr.Jung (se é que o sr. não seja um mero robô), desqualificar o articulista não é argumento válido ou suficiente para sustentar sua pobre argumentação. Aliás, essa postagem contradiz a que o Sr. postou mais acima.

  10. Paloma Fonseca

    Thiago, convém utilizar o termo raça para apontar a desigualdade social e econômica entre seres humanos? Lembro-me do historiador Joel Rufino dos Santos dar preferência ao termo cor para designar as diferenças fenotípicas que se traduzem em desigualdade: raça remete a teorias raciais do século 19 que serviram para legitimar regimes segregacionistas (judeus, negros etc.). Ou você considera indistintos os termos? Se puderes desenvolver esse tema em outra oportunidade, agradeço.

    Responda
  11. Hildebrando Teixeira

    O vitimismo é a arma mais eficiente dos oportunistas. Não à toa são todos marxistas.

    Responda
    1. Henrique Marinho

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  12. ANA PAULA TOMACHEWSKI

    Se a Suely ensinou algo sobre raça p vc ensinou muito mal e vc além disso não foi pesquisar e sai por aí disseminando fake news. Vou te ensinar então, raça só tem uma, a raça humana!

    Responda
    1. Sergio Marques da Silva

      Eu é quem vou lhe ensinar. Raça é um conceito sociólogico e cultural. Humano é espécie. Entendeu ou quer um desenho?

    2. Sergio Marques da Silva

      Eu é quem vou lhe ensinar, inculta. Raça é um conceito sociólogico e cultural. Humano é espécie.

  13. Sergio Marques da Silva

    Texto brilhante, doloroso e oportuno. Eminentemente real.

    Responda
  14. denise messer

    Ótimo texto! É preciso mais que nunca expor quem serão as principais vítimas do Covid19. E a medida que se expõe, muitos mostram o desprezo por essas mortes.

    Responda
  15. Carlos Fernandes

    Embranquecimento moderno.

    Responda
  16. Henrique Marinho

    Patético artigo. Luta de classes? Me poupe.

    Responda
    1. Sergio Marques da Silva

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Mariana Luz

      Patético é não enxergar que os apontamentos dele são baseados em número e não em opiniã. Raça, classe e gênero são estruturantes de sociedade

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Patético você!

    5. D Zappi

      Robozinho do Bozo.

  17. MARCOS BENASSI

    Seu Thiago, essa é uma realidade que, na atual condição de medo generalizado, ficará ainda mais enterrada a sete palmos. Em cova rasa, nossos concidadãos pretos; em um buraco bem fundo, nossa miserável consideração por quem se encontra no subsolo social e econômico. Bem sei que esta é só mais uma crise em meio à continuada resistência a que nossos irmãos pretos são obrigados há 500 anos. Sobreviverão a mais esta. Sobreviverá também nossa indiferença?

    Responda