Comentários para:

Falso dilema

VER COMENTÁRIOS EM PVC

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    Gilmar Djalma Santos Nilton Santos garrincha Didi e Bellinni 1958.....carlos Alberto Jairzinho piazza tostão e Gerson 1970 ...falcão zico Luizinho 1982....aldair é Romário 1994...ronaldinho Gaúcho e Ronaldo fenômeno e Roberto Carlos 2002....marcio Santos...taffarel é Leão... selecao brasileira da terra e do céu

    Responda
  2. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    O goleiro e o centroavantev de 1982 eram fracos. Os dois laterais tomavam bolas nas costas o tempo todo ( tem um lance que Júnior cai ao ser fintado duas vezes seguidas)..excesso de confiança e falta de treinamento ao defender

    Responda
  3. Eduardo Mendes

    O distanciamento do tempo me fez perder um pouco o encanto que eu tinha com a seleçao de 82. Fomos campeoes dos amistosos e perdemos as competições: o Mundialito de 81 e a Copa. Passamos uma primeira fase com times baba ( o que ajudou a nos iludir ) e quando fomos jogar com times de verdade ganhamos uma e perdemos outra. Acho que fiquei mais triste em 86 quando aquela geraçao perdeu a chance de uma redenção.

    Responda
  4. MARIO SERGIO MOHRLE BUENO

    Até hoje não entendo como o melhor goleiro do Brasil na época, Emerson Leão, ficou na reserva do limitado Peres que, aliás, falhou em vários jogos naquela Copa.

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      Leão e Telê brigaram...tanto que em 1986, novamente com Telê, Leão foi o 3° Goleiro convocado!

    2. Marcelo Souza5

      Valdir Peres era bom goleiro, mas de fato o Leão era o melhor do Brasil, talvez entre os 3 melhores do mundo. O problema é que ele nem foi convocado. Até o Telê tinha suas "convicções".

    3. Rafael Mendes

      Nem convocado pra essa copa o Leão foi

  5. Fabio Neves

    Me lembro do jogo e, principalmente, me lembro do timaço do Brasil. Para mim, perdemos porque faltou humildade pra jogar pelo empate e também por conta de uma falha bisonha do excelente Toninho Cerezo.

    Responda
    1. SANDRA MUNOZ DE ALMEIDA

      Perdemos porque a Itália foi melhor que o Brasil, simples assim. Já tinha vencido a Argentina e depois não parou de ganhar. Era o melhor time daquela Copa. O Brasil, exceto o jogo contra a Argentina, só tinha enfrentado times sem expressão.

  6. Silvano Nogueira Pacheco

    A seleção da França de 82 era muito melhor do que a seleção brasileira, tanto é que em 1986 quem eliminou o Brasil?

    Responda
  7. ELIO DA ROCHA CAVALCANTE

    Até hoje não conformo do jogo contra Itália.

    Responda
  8. ELIO DA ROCHA CAVALCANTE

    Até hoje não conformo do jogo contra Itália.

    Responda
  9. Luiz Paulo Santana

    A seleção de 82 perdeu porque Telê teimou em deixar Serginho num time que tinha Sócrates e deveria ser o centro-avante, Zico que ele, Telê, entortou pra direita e tinha de jogar na dele, fazendo o quadrado com Cerezzo, Falcão, Zico e Paulo Isidoro, este sim, dono da camisa sete (ponta falso que fora nos três jogos que antecederam a copa e desempenhava muito bem essa função), equilibrando o conjunto. Serginho foi inútil naquele time (não por culpa dele, deveria ser reserva). Errar é humano.

    Responda
    1. Marcelo Souza5

      Para mim o Serginho jogou bem. Faltou ser um pouco Serginho, mas jogou bem. O Sócrates disse em uma entrevista que o Paulo Isidoro dava o equilíbrio ao meio campo, porque além de ser bom na distribuição do jogo, marcava melhor que o Cerezo. É infelizmente o Cerezo não teve a mesma sorte do Clodoaldo em 70.

    2. Silvano Nogueira Pacheco

      O erro do Telê foi o excesso de confiança e colocou Cerezo em vez de Batista. Se o Batista estivesse em campo o Brasil ganharia até com uma certa facilidade. A Itália tinha sido o time de jogo mais bonito de se ver na copa de 78, mas, ficou em 4º lugar inclusive perdendo o 3º lugar para o Brasil (com gol antológico de Nelinho).

    3. Silvano Nogueira Pacheco

      Embora Sócrates jogasse com a 9 ele não era o centro avante. Era assim no Botafogo-SP onde Geraldão era o centroavante na companhia de Socrates. No Corinthians ele jogava com o Casagrande que era o centroavante. Na seleção o titular era o Careca que foi cortado e entrou o Serginho que era o reserva.

    4. ELIO DA ROCHA CAVALCANTE

      Falou tudo.

    5. ELIO DA ROCHA CAVALCANTE

      Falou tudo.

    6. ELIO DA ROCHA CAVALCANTE

      Falou tudo.

  10. Rogerio Bianchi Mazzei

    Acho, humildemente, que vc esta equivocado PVC. Taticamente, na minha opinião, o time era fantástico. Revendo os jogos, percebemos que Reinaldo e Careca nos fizeram muita falta, principalmente nos jogos contra a URSS e a Itália, nos quais Serginho teve péssimas atuações. Além disso, o pênalti do Gentile em Zico, mudaria o jogo pq ele levaria o segundo amarelo e seria expulso. Ter opções de banco para mudar o jogo fica de lição para Tite: Edinho, Batista, Zé Sérgio, M. Sérgio, Tita ...

    Responda
  11. SAMUEL DE OLIVEIRA MAROTTA

    O PVC tá coberto de razão em relação ao jogo centralizado, mas somente contra a Itália. E creio que nosso jogo centralizado ali se deu justamente pelo fato da participação massiva dos nossos laterais ter sido uma das principais marcas até então, vide o jogo contra a Argentina. Bearzot tratou de barrar essa característica do time. E deu certo.

    Responda
  12. PERICLES DE ALMEIDA DIOGO

    Boa análise .

    Responda
  13. Carlos Simaozinho

    Fácil criticar 37 anos depois, né? O próprio Guardiola falou que se inspirou na seleção de 1982. Entre PVC e Guardiola, prefiro ficar com a opinião do espanhol...

    Responda
  14. William Charley Costa de Oliveira

    Vi a reprise do joga da seleção contra a Argentina em 1982, ocasião em que era garoto. Como jogava bonito essa seleção.

    Responda
  15. ricardo fernandes

    para esclarecer: 1. o brasil ganhou a copa de 70 porque tinha pelé, um jogador acima da média e por jogar num calor que acabou com os europeus. da mesma forma, por ter maradona, a argentina foi campeã em 86 e chegou à final de 90. 2. o desenho tático de 70 era equivocado. basta ver que em 70 o brasil fez 4 a 1 na tchecoslovaquia e dois anos depois, jogando no brasil, mas sem pelé, penou para fazer 1 a zero. 3. telê trouxe a modernidade da europa ao brasil, antes e depois foi mais do mesmo.

    Responda
    1. Silvano Nogueira Pacheco

      Mas em 1958 o Brasil de Pelé ganhou no frio da Suécia. E em 1962 ganhou no Chile que também não é quente. A Argentina ganhou em 1986 graças a "la mano de Dios" contra a Inglaterra. Em 1990 foi capengando até chegar a final.

  16. Fernando José Sanchez de Aquino

    Meu Deus! Tem gente que reclama até da própria sombra.

    Responda
  17. Hudson Luiz Vilas Boas

    Quanto à Itália, o distanciamento do espaço e do tempo nos fez ver que também se tratava de um grande time, provavelmente inferior ao brasileiro, mas ainda assim contando com Zoff, Scirea, Cabrini, Tardelli, Conti e Rossi. Além, claro, de uma consciência tática maior que a nossa.

    Responda
  18. Alberto A Neto

    Nenhuma equipe que disponha de vantagem no marcador por duas vezes, com o regulamento a favor de jogar pelo empate, e que não saiba fazer uso inteligente e útil dessa enorme vantagem, a meu ver não pode ser considerada uma grande equipe. Tele sempre foi endeusado mas sempre perdeu na hora "H". Não convocar Reinaldo do Atlético e Roberto Dinamite do Vasco são pecados mortais de Tele. Não mexer no time quando tremiam feito varas-verdes depõe contra aquela equipe.

    Responda
  19. Hudson Luiz Vilas Boas

    82 foi uma das melhores seleções que o Brasil teve, mas ter deixado Leão e Reinaldo de fora, duas personalidades completamente diferentes e o que mostra uma característica do endeusado Telê Santana, o seu autoritarismo, o mesmo que nos fez perder Renato, Éder e Leandro quatro anos depois. Na verdade, não sei como Sócrates foi convocado e capitão.

    Responda
  20. JOSE CAMPOS

    Assisti aos jogos reprisados e percebi que um dos jogadores mais criticados, Serginho Chulapa, era o mais aplicado taticamente. Jogou sem egoísmo, fazendo a parede e tocando para seus companheiros, mas não recebeu reciprocidade. Seus companheiros de seleção foram egoístas em vários lances que se tivessem tocado a bola para ele a chance de sair o gol seria muito maior.

    Responda
    1. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

      Serginho perdeu muitos gols decisivos

    2. Silvano Nogueira Pacheco

      O Chulapa as vezes se embolava com o Zico nas finalizações. Ele sempre fez gols na entrada da área recebendo em profundidade, só que o Brasil entrava na área tocando a bola e os cruzamento vindos das pontas eram mais direcionados ao Zico que sempre vinha penetrando de fora para dentro da área. Resumindo que o Zico jogou mais de centro avante do que o Chulapa.

    3. Eduardo Rocha

      Chulapa não era capaz de fazer três embaixadinhas e destoava da seleção. Era o "peixe" do Telê. Quando alguém elogia jogador porque é "aplicado taticamente", é por que esse é ruim de bola. E Chulapa era muito ruim de bola. Se recebecesse mais passes, seria ótimo para as defesas adversárias. Ou daria mais trabalho para os gandulas.

  21. Hamilton Medeiros

    Vejo muita gente enchendo a bola desse comentarista. Pra mim, ele apenas tem uma boa memória. Recorda nome de jogadores, datas, placares, etc. Nada mais que o google me daria. Visão muito míope do futebol e bairrista. Parece que somente vê futebol em SP e RJ.

    Responda
    1. Silvano Nogueira Pacheco

      Ele não é bairrista, pois fala muito do Gre-Nal, dos times do Nordeste também.

  22. osmar Carneiro

    Era bem capaz da Itália de Zoff e Bruno Conti perder para o Brasil de Valdir Perez e Serginho

    Responda