Opinião > Sem tempo a perder Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Paulo dos Santos Diniz

    "Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;" O dispositivo acima transcrito é claríssimo. O Min. Lewandowski está correto.

    Responda
  2. Eden Dal Molin

    O Lewandowiski leu o editorial e já deu uma arrumada no texto.

    Responda
  3. Mário Luiz Casaverde Sampaio

    O Ministro Lewandowski está correto em seu posicionamento jurídico-constitucional. No art. 8º da CF/88 está claro. Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas (inciso III). Além disso, prevê a CF/88 é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho. Ora, estamos falando em reduzir salários de quem já faz "pro chá" e olhe lá.

    Responda
  4. Francis Bernado do Nascimento

    Pois é. Em vez de apresentar agilidade, membros do governo ainda estão preocupados com inflação. Hora de emitir moeda. Vamos agilizar o socorro aos estados, sem muito mimimi.

    Responda
  5. Maurício Serra

    Programa de apoio ao emprego? Onde? Tudo o que vimos até agora são programas para proteger os mais privilegiados - mercado financeiro, indústrias, grandes empresas. Todos os programas destroem a renda do trabalhador e massacram as micro e pequenas empresas. Cabe ao STF barrar qualquer tentativa de destruir direitos e renda dos mais vulneráveis - sempre os mais prejudicados, em qualquer crise, mas principalmente nesta.

    Responda
  6. José Cardoso

    Se o ministro não está simplesmente tirando sua decisão das teias de aranha de sua cabeça, mas do que está escrito na constituição, ele está certo. Mas depois do caso dos direitos políticos da Dilma pós impeachment, esse cidadão perdeu muito de seu crédito.

    Responda
  7. Rafael BO

    Ora, para agilizar ao máximo, bastaria que já estivesse acontecendo negociação coletiva para todas as categorias afetadas, via respectivos sindicatos. A decisão coletiva vale para todos, tem as maiores chances de proteger o trabalhador de abusos patronais (que infelizmente, há), e quando se olha o conjunto dos trabalhadores, é o caminho mais rápido.

    Responda
  8. Gil Filho

    Como sempre a FSP defendendo seus proprios interesses, tentando pressionar STF , congresso para tirar proveito de situaçoes a seu favor e dane-se a população.

    Responda
  9. cleomar josé cordeiro

    A vontade do bozo é aplicar o Socialismo para os empresários e o Capitalismo para os trabalhadores.

    Responda
  10. José Felipe Ledur

    Os editorialistas da FSP nada dizem sobre a letra do art. 7°, VI, da Constituição. Fazem a defesa da Constituição só quando lhes parece conveniente?

    Responda
  11. Hercilio Silva

    Chamar de programas de empregos esse absurdo de tirar renda dos celetistas é no mínimo falta de noção. Já alguns comentários falando em empresas e líderes passam ao largo de que a crise mostrou de forma inequívoca que sem trabalhador não existe empresa. Isso sim terá consequências e vai ampliar a consciência de classe.

    Responda
  12. Herculano JR 70

    As esmolas q o estado oferece ñ resolvem as empresas q bancarão 75% de salarios de empregados ociosos, por um tempo incerto pq ñ se realizarão as previsões incertas dos governos. O estado ñ pode substituir a sociedade da qual vive. Esse Corona e maravilhoso. Vai abrir os olhos da ignorancia. Discutira e agira em coisas q eram tabus, como por ex. a regulamentação medica q nega medicos, q alias ñ se fala em falta para combate ao Corona. Ou privlegios. Ñ nos esqueçamos: uma guerra seria pior.

    Responda
  13. Herculano JR 70

    Ta acordando Fsp, q apoiou, agora timidamente, o isolamento via fechamento das empresas? Quem dirige essa empresa? Algum desses poetas humanistas q ñ fazem contas? Seguramente a Fsp vai perder seus clientes patrocinadores, empresas clientes atingidas pelo caos q ela ajuda a causar. O momento exige estrategia. As empresas q ñ reagirem prontamente despedindo funcionarios quebrarão. O futuro e certo, piorara o q ja estava ruim e a recuperação sera longa e ardua.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.