Elio Gaspari > Nunca a elite do Brasil ofereceu um triste episódio como agora na pandemia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caro Gaspari, Mestre Cartola "o mundo é um moinho"... Outrora (ou ainda é) nosso "heroi da hora" sr. ministo Mandetta era contra o SUS. Apologista e defensor dos planos de saúde privados. Esse elitizado (mais um) emerge politicamente em cima de uma pandemia, com o marketing de jalecos das unidades públicas de saúde expostos em suas entrevistas. Mais uma ironia. É o povo elegendo suas elites; como as burguesias médicas e elas, dando-lhes pauladas. .. Como desde sempre.
Mas o sr. Elio não faz parte da elite intelectual?
Na mosca! Gaspari autor de 5 livros, jornalista e assim da nata da elite brasileira
Excelente Gaspari, na mosca. Um governo de um ano e meio, com muitos defeitos é claro, não pode sozinho ser responsável pela dessgraçça que é a eterna "côrte" brasileira, pelo rid Ãculo e imbhecillóide FLAXFLU, do festival de besteiiras ideoológicas, que sempre asssolou o paÃs. Stanislau nunca esteve tão atual. Uma côrte, que na prática do compradrismo, nunca mudou com a implantação da pseudo república. Parabéns pela honestidade intectual.
Élio, perfeito e simples. Na mosca
Bateu colocado, Gaspari! No interesse público. Está claro que há muito a ser consertado no nosso Brasil. Você poderia manter esta postura doravante e ajudar a limpar a pauta de privilégios de alguns brasileiros. No interesse público.
Pena que você só esteja enxergando esse lado podre deles agora no final da vida. Agora é tarde. O estrago já está feito.
Vc está mal informado. Pesquise as colunas de anos do Gaspari.
Que saudades de Vargas...
Nem tamanho de estadista tinha! Estancieiro ditador é vulgar!
O que entregou Olga Benario aos nazistas?
A elite e o povo, sim o povo, elegeram os boçais que aà estão, principalmente, no planalto central. Então eu digo que tanto um como o outro se merecem e são uma m e r d a.
O Itaú por incrÃvel que pareça também conseguiu enganar o Sr. Élio Gaspari.
Esses que hoje apoiam o retorno à "normalidade" por conta da economia seriam os mesmos que diriam, na segunda metade do século XIX, que a escravidão deveria ser mantida para "não quebrar a economia" - o que, no fim, foi o que aconteceu, e foi um dos fatores para o fim do regime monárquico.
O Brasil possui 206 bilionários que, juntos, acumulam uma fortuna de mais de R$ 1,2 trilhão. Estão no melhor dos mundos já que, proporcionalmente, pagam bem menos impostos do que as outras classes sociais. Um imposto de apenas 3% por ano sobre essa fortuna arrecadaria R$ 36 bilhões, mais de um Bolsa-FamÃlia/ano. E não faria nem cócegas no bolso dessa turma.
Belo texto!
Isso evidencia o papel de classe dirigente, ou dirijente no nosso caso. A India caminha a ser protagonista mundial junto com China e EUA e o Brasil se consolida como neo colonia terceiro mundista a caminho do quarto mundo. Jose Luiz Venancio
Bem aventurado aqueles que seguem homens que respeitam a vida e a colocam em primeiro lugar em detrimento do dinheiro e da ganância individual.
Cazuza estava certo na sua musica "Burguesia"!
O que seria esta "elite"? Os que intelectualmente têm o domÃnio do pensamento e elaboração das ações? Os que economicamente acumularam grandes riquezas, sabe-se lá como? Ou a combinação, o menos provável, desses fatores? Na leitura que se deve fazer de nossa história, desde os portugueses aos dias que correm, constata-se, sem muito esforço, que a "elite" só esteve interessada em explorar todos os recursos, humanos, materiais e simbólicos. Querer esperar algo além disso, é pura ingenuidade.
Precisou o mundo estar acabando com a avareza medonha da elite desta terra de espalhafatos, para o colunista extravasar as evidências factuais que sempre estiveram claras para qualquer leigo concluir o óbvio ululante. Não é o caso de o colunista não saber, não ter consciência, ou não transmitir as raÃzes de nosso atraso, mas finalmente vi um punhado de indignação do consagrado colunista. Mesmo que seja porque a água esteja batendo no nariz, antes tarde do que nunca.
Desculpe, camarada, se você percebeu resquÃcios de indignação nos textos do colunista, que não condiz com o que escrevi. É que costumo comparar com outros colunistas menos acostumados com as vicissitudes do poder. Ademais, só o acompanho há 10 anos. O camara comentarista deve lê-lo há mais tempo.
Se sua conclusão é de ter "finalmente" visto " um punhado de indignação do consagrado colunista", das duas uma: você começou ou a ler ou a prestar atenção ontem nos textos que ele escreve.
Betinho disse uma vez: “Não quero nem saber se o dinheiro é doação de traficante. Vai colocar comida na mesa de quem precisa”
O Itaú doou 1 bilhão à ...fundação do Itaú. Acredita nessa generosidade quem quer.
Essa doação certamente serve para tentar melhorar a *imagem* tão desgastada que essas instituições têm e, quem sabe, em se mostrando tão caridosas, possam evitar a consciência enorme que o povo vêm tomando do quanto ganham de dinheiro fácil por aqui... Haja visto o montante *doado* sem maiores complicações de caixa
Luiz Francisco, você tem toda a razão. Na verdade não foi doação por que o dinheiro continuou no bolso deles.
O Itau destinou a doação à sua Fundação e criou uma frente de combate ao coronavirus que inclui Drauzio Varella, Chap Chap do Sirio, Klajner do Einstein, FioCruz, IBMP, Conass, ou seja, uma grande equipe para o enfrentamento da Pandemia.E quero crer, que não doou diretamente ao governo, porque quem, em sã consciência o faria?
Isso só vai melhorar quando as pessoas se educarem, para daà escolher (votar) corretamente em um candidato com projeto de paÃs (de estado) e comprometidos com a identidade de seu povo! Enquanto acreditarem em mula sem cabeça, em chapeuzinho vermelho e lobo mal continuaram errando feio.
Quem critica as doações querem dizer que seria melhor não doar nada. Mas aà criticariam a falta de doações. Tem que ter saco.
Acho louvável os grandes empresários fazerem doação, só não podemos ser tontos de não enxergar os demais ângulos e os reais motivos de certas pseudas doações. Acima de tudo quero ver o resultado destas doações...porque não devemos esquecer que papel aceita qualquer coisa! Vide papel higiênico.
nada disso, o problema que muitos dos doadores não estão fazendo mais que a obrigação, visto que se enriqueceram à s custas do suor do povo. difÃcil entender?
O Paulo Guedes já gastou uns 36 bilhões de dólares da reserva internacional que o Brasil tem, para calibrar o câmbio e os Banqueiros! Um bilhão do Itaú é dinheiro de cafezinho, isto se não deduzir essa doação na hora pagar IRPJ. Quanta inocência de alguns comentadores.
Banqueiros deram 1 bi de ajuda e receberam 68 bi de depósito compulsório do governo, um mês antes. Assim até eu faço filantropia...
Senhor Joao, os próprios bancos dizem que os juros são altos no Brasil muito por conta do tal depósito compulsório. Ou seja, os juros cobrados de nós, pobre mortais, pelos bancos, já embutem esse custo. Entendeu?
O compulsório pertence aos bancos? Não. O compulsório pertence ao público correntista.
Lembre-se de que os compulsórios pertencem aos bancos
Oportunidade de emprego. O Brasil precisa de um estadista.
Nossa elite é vergonhosamente herdeira da casa grande, acredita ainda que a senzala não deve ser extinta. Vieram a reforma trabalhista (cadê os 2 milhões de novos empregos?); a reforma da previdência (cadê os investimentos estrangeiros?); agora querem obter vantagens junto ao governo e desempregar amplamente. Também com um presidente e governo deste nÃvel...
Banqueiro inocente nasce morto. Ontem, o Itaú ganhou preciosos minutos "gratuitos " no Jornal Nacional, sob o pretexto de destacar iniciativas solidárias diante do C 19. A elite do jornalismo ajudando a banca (perdoe o plágio, Elio). E o que é 1 bi para aquele banco? A ajuda daquela instituição tem lógica: precisamos de gente viva para auferir lucros. Morto não investe, não tem conta em banco. É muito pouco, caro articulista, para quem mantém margens absurdas de lucro.
Não só, este ano teremos PIb negativo, ou seja, os bancos não poderam abocanhar metade do pibinho, ano passado mais de 1 trilhão foi para os bancos, em percentual foi 38,27% de todas riquezas produzidas no paÃs. Por isso o Itaú e os demais concorrentes quer que os escravos voltem a trabalhar e produzir riqueza, para encher o bolso dos banqueiros.
Não só, este ano teremos PIb negativo, ou seja, os bancos não poderam abocanhar metade do pibinho, ano passado mais de trilhão foi para os bancos, em percentual foi pago 38,27% de todas riquezas produzidas no paÃs. Por isso o Itaú e os demais concorrentesquer, quer que os escravos voltem a trabalhar e produzir riqueza, para encher o bolso dos banqueiros.
Não só, este ano sequer teremos PIb negativo, ou seja, os bancos não poderam abocanhar metade do pibinho, ano passado mais de trilhão foi para os bancos, em percentual foi pago 38,27% de todas riquezas produzidas no paÃs.
apenas posso dizer que fui ridiculamente censurado pela fsp em um comentário que não tinha nada ofensivo. Nem era pessoal!
Artigo tristemente verdadeiro. Nossa história é mesclada no atraso educacional e, por consequência, social, com arrogância econômica. A rebordosa chegou.
De fato Helano. A nossa elite é tida como uma das mais atrasadas do mundo. Basta ver o apoio ao presidente que eles elegeram. Tomara que tomem consciência e façam como outros paÃses mais adiantados França, UEA que fazem contÃnuas doações à s universidades à s pesquisas cientÃficas e à educação !
Essa elite do atraso foi a mesma que armou para derrubar d. Pedro II. Essa elite rasteira não suporta evolução, mais igualdade social. Essa mesma elite que minou Trancredo N, Eduardo Campos e mina as possiBilidades de Ciro Gomes. Só anceiam manter o quintal todinho pra eles. O bozo os representa fielmente.
Ontem os grandes bancos fizeram doações milionárias para enfrentamento da pandemia. Fazem o marketing e garantem o perpetuação da atividade. Sabem que o dinheiro, compulsoriamente, vai voltar. É próprio do sistema. Aqui e no resto do mundo.
A elite da medicina existe. Mas, analise também as elites financeiras, econômicas, rurais, polÃticas e outras.
Ele analisou cada uma delas, a financeira de forma superficial, afinal, quem é que banca a grande mÃdia???
É urgente a criação de um imposto sobre grandes fortunas e aumento do imposto sobre o lucro das grandes empresas e corporações, inclusive igrejas. A base da pirâmide não pode arcar sozinhos com o custo da pandemia.
Senhor Elio, o Itua Unibanco fez doação, mas o fez para Entidade dele mesmo ou seja, dinheiro nunca chegara a lugar nenhum que precisa. Grande ajuda Itau Unibanco, querem enganar quem ? ah , deixa pensar, conseguiram enganar o Elio Gaspari.
Queria que colocasse na mão dos polÃticos?
Espero que não! Existem pessoas sérias para fiscalizarem essa doação e ninguém rasgará a construção do passado para paparicar o Itaú.
e a banca??? juros estratosfericos e o estrangulamento de emprestimos permanecem..quiça pioraram.. estamos falando da maior transferencia de recursos produtivos pra alguns poucos..esse processo nao tem paralelo no mundo..1 bi não cobre uma poça desta enxurrada. A banca não perde nunca.
Você quer o quê de um paÃs que paga pensão para mais de 100mil "filhas solteiras" de militares (e,agora descobrimos,até netas!)?Ou para a elite de um poder que exige gabinetes de mais de 300m2? Ou um presidente que ganha aposentadoria desde os 33 anos...
Aqui poderia ser oferecido o pagamento NÃO OBRIGATÓRIO de DARF de 600 reais em 3 parcelas mensais, dedutÃveis no imposto de renda como despesa de saúde. Não resolve o problema, mas milhares de cidadãos poderiam contribuiriam. Mandei a sugestão por tuÃte diretamente ao PR há mais de 2 semanas, sem retorno.
Não entendi. Doa 600 reais e depois deduz do imposto de renda? Isso é doação ou empréstimo? Mas taxar grandes fortunas, taxar capital enviado para o exterior, taxar ganhos de rentistas, taxar heranças bilionárias e fraudulentas, aliviar o imposto de renda dos baixos rendimentos e compensar com os alto... bueno, isso nem pensar, é coisa de comunista.
O maior problema é o eterno falar mal do Setor Público e "esquecerem" de mencionar a apropriação do Estado pelos particulares, ajudados, lógico, por polÃticos de certa tendência polÃtica que não é o Centro e muito menos a Esquerda; é outra vertente polÃtica que agora não lembro o nome. É bem verdade que o Centro volta e meia vira Centrão e aà ele vira o bicho em forma de deputado votante.
A idéia é simples e ótima mas não funciona em um paÃs dominado por corporações egoÃstas principalmente no setor público
Com toda certeza, o quê menos falta no Brasil é dinheiro, mas isso só vale para os que tem muito, banqueiros, mega ruralista, mega empresários, ou seja, quem menos precisa é quem mais recebe "ajuda". Em relação ao itaú, fiz um levantamento rápido, o lucro liquido entre 2011 e 2019, foi de + - 185 bilhões de reais, ou seja doaram + - 0,5%, uma mera esmola.
É uma podridão esses lucros desses bancos num paÃs como o nosso de milhões de miseráveis.
Somos mesmo a elite do atraso, até tu doutor Gaspari agora reconhecer!
Sobretudo a grande mÃdia brasileira, sempre colobora para eleger os piores gestores, e bombardeia os candidatos que ameaça essa "elite".
Afinal, as elites que viajam ao Exterior, Aspen, Biarritz, Riviera, vão dar ao brasileiro pobre um presente: a morte pelo coronavÃrus. Discordo porém do termo elites. Elite é o que um pais tem de melhor. Não o que tem de pior. As elites brasileiras hoje estão nos hospitais e laboratórios. Lutando contra a Morte. Não só a de seus pacientes, como contra a sua própria e a que podem levar por contágio a seus familiares. O termo certo é plutocratas.
Eu diria que são escravocatas merdocratas.
Excelente colocação. Vou adotar a nomenclatura para a vida.
Elite essa que elegeu esse idiota no poder sabendo quem era ELE.
Sempre o interesse privado, megalomanÃaco, sobre o interesse público, inferiorizado. Apesar de tudo, apesar das mortes...jaz Pátria Amada Brasil com sua elite estúpida!
É isso mesmo, sem tirar nem pôr.
Estamos chegando no momento entre decidir pelo Brasil ou pela elite. Já está caindo de maduro a taxação das grandes fortunas, mas a turma de Chicago continua segurando.
Perfeita, como sempre, a análise de Gaspari. A nossa elite é vil, asquerosa, aproveitadora, medÃocre, tal qual o ser que ocupa a cadeira presidencial, por isso se completam e o povo paga o pato amarelo.
A elite brasileira é ignorante, cruel e corrupta dizia Darcy Ribeiro. Raimundo Faoro descreveu-a como sendo um cÃrculo impermeável de poder e mando. Nelson Rodrigues deu a sentença definitiva que se aplica ao caso em tela como uma luva: Ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.
Carlos, o Mandetta é mais ou menos como o chefe, apenas que no momento eles discordam um do outro. Eles são parte do mesmo problema. O Caiado, o Dória e mais essa turma de militares desfardados que a população elegeu, também são parte do mesmÃssimo problema. Representam as elites. Vê se aprende de uma vez a respeito de Esquerda e Direita enquanto dá tempo. Escape dos tontos da Globo, a não ser que você esteja acreditando nessa briga do MitoMANO x Globo. Essa briga é pra inglês ver.
Aplica-se como luva no caso Mandetta X Lorpa!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Nunca a elite do Brasil ofereceu um triste episódio como agora na pandemia Voltar
Comente este texto