Mariliz Pereira Jorge > A burrice saiu do armário Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
imagino um influencer, artista, iutuber, apresentador de variedades ,pastores ou equiva lente que nos assolam por ai afirmar que mer..da combate o virus - quantos cidadoas irao experimentar a novidade ?
Artigo definitivo. Não precisamos falar mais nada. PoderÃamos acrescentar a mediocridade e a estupidez.
Yuval N. Harari em seu “Sapiens, Uma breve História da Humanidade”, explicando o encurtamento intestinal humano durante o processo de evolução ensina que tanto um intestino longo quanto um cérebro grande consome grande quantidade de energia, é impossÃvel ter os dois ao mesmo tempo. Parece que no processo a espécie "homo brasilianus" optou pelo intestino.
Concordo, nossa população é peculiar formada por uma parcela que anseia pelo socialismo, sem abrir mão de tudo o que a sociedade de consumo pode oferecer. Vá entender.
Seu comentário é exemplo perfeito do que a autora queria demonstrar.
Realmente Mariliz, a burrice saiu do armário . O número de burros em todos os lugares e principalmente nas redes sociais é de pasmar !
Parabéns, Mariliz! É preciso denunciar isso, a fim de que os burros tenham vergonha da própria burrice. Nesse dia, tornar-se-ão menos burros.
Fascismo não é loucura ou outra coisa, é método. Jornalistas deveriam saber disso.
Suponha que a jornalista deveria saber, como você sabe - oh!, como sabe - que fascismo não é nem loucura nem coisa diversa, e de fato saiba disso. Mas a coluna, observe, não é sobre o que seja o fascismo, mas sobre algo mais simples: apontar, com nome apropriado, a burrice que campeia dentre os membros do governo federal. Bur-ri-ce. Algo até gostoso de dizer, burrice, coisa própria de burro, que é o que informa a conduta dos néscios do poder de turno.
Gostei
...E não puxam mais carroça, fazem carreata.
Tomara que a Venezuela nunca vire um Brasil
Vai pra lá, então!
A estatÃstica da burrice aumentou com a sua presença MarÃliz . Tenho certeza q vc divide esse trono com toda a corja petista de ladões!
C.Q.D.
No PT também tem gente bur*ra...mas não tanto como no PSL
Que comentário grosseiro! Mariliz é uma profissional competente e corajosa .Mesmo que não fosse merece respeito. Menos por favor.Sejamos minimamente civilizados
A carapuça lhe serviu perfeitamente. E chega de mimimi. Mimimi é só para os comunistas. Aceite a crÃtica, bur..ra!
Parece que a carapuça foi feita à sua medida e lhe caiu muito bem.
Minha teoria sempre foi essa. Parte dos nossos problemas são causados por burrice e, parte, por safadeza. E a maior safadeza é ser safado, mas se passar por burro. DifÃcil distinguir.
O sistema propicia e incentiva a cada vez mais (agora, buscando costumes estranhos como fianças milionárias para comprar liberdades e prisões palacianas) que apenas ignóbeis desbanquem as fortunas históricas e éticas, paguem desembargadores, advogados infiltrados e marketing que inclui fake news e recursos de inteligência bélica transformando simplistas em zumbis e robôs virtuais ou quase). Se não mudar o sistema não teremos alternativas.
Caro Moacir e os demais...O grande 'equÃvoco' é continuarmos a defender esta 'dicotomia', esta 'cizânia'.Enquanto, não unificarmos o discurso , este grupo 'inepto' vai vigorar e vicejar. Precisamos não de 'divisão', mas de 'união'. Precisamos unificar o pensamento, e, sem desqualificar os demais!
Eu acreditava que o presidente mantinha seus apoiadores longe dos jornais por ser sua estratégia mantê-los desinformados. Tive, contudo, a oportunidade de ver bolsonaristas lendo "errado" informações "corretas". Enquanto sociedade, permitir o avanço escolar de alunos com analfabetismo funcional tem sido um erro de graves consequências (sem contar o peso do analfabetismo cientÃfico). Essas pessoas já estão refratárias ao conhecimento: são uma geração perdida. Não há mais o que fazer por elas...
Diferente de muitos jornalistas que só agora têm o pudor de expressar sobre o incauto e seus asseclas, sempre coloquei para os meus pares (colegas médicos) que esse sujeito que o por hora ocupa a Presidência não tinha e não tem a menor condição de ocupá-la, por ser um Oligofrênico e por sua História Natural na PolÃtica. Não adianta ir contra o DNA. O DNA é radical!!!
O que realmente chama atenção neste momento é a bu rrice arrogante: você mostra com dados que ele e seus seguidores estão errados, mas acham que suas fontes é que estão errados e manipuladas pela esquerda. Bu rros que insistem na bu rrice
Mariliz, buscando algo positivo para tirar disso tudo, talvez sirva de alento o fato do vÃrus ter escancarado a burrice que saiu do armário na eleição de 2018. A polarização pós eleição não havia deixado claro que a burrice absoluta estava num dos polos, pois os burros se colocavam como caça-corruptos liberais na economia e conservadores nos costumes. Se é que o vÃrus pode trazer algo de bom, que siga escancarando a burrice. Alguns se envergonharão, outros voltarão para o armário.
É um fato, não podemos negar o que a Mariliz expôs . Trágico. Acrescento que além de burros são totalmente cegos.
O pior é que com esse grupo no poder, os que tem esse "cérebro de barata" se sentem a vontade p se expressar, vemos as maiores barbaridades escritas!!!
Inepto, Mau Caráter e Perigoso. Pior presidente que já tivemos. Pior do que Artur Bernardes e Collor. E ainda apoiado por militares covardes, que respeitam hierarquia acima de meritocracia e sabedoria. É um fim de mundo.
Antes fosse só burrice: a essência do bolsonarismo tem uma dose bovina de mau caratismo.
Mariliz, excelente! Falta acrescentar outro adjetivo à esta tropa ocupando o poder: Chatos, imensamente chatos! Ninguém aguenta mais!
Adorei !!!!
O presidente é a imagem da saciedade, se 40% dos eleitores que não votaram nesse presidente, não é inteligente, se fossem, eles convenceriam os demais pela inteligência.
Prezada Mariliz...gosto da sua escrita, afiada como navalha, mas existem 02 - duas- coisas a ponderar. A primeira o Presidente e seu entorno, representam a sociedade que os elegeu, e, isto é fato desagradável. Existem pessoas assim! A segunda, quando a sua escrita é contundente, e, ou tão 'afiada', com o devido respeito, você se assemelha a este tipo de 'sociedade e entorno'. Saúde e Paz!
Quem votou nele sem notar que ele era burro, burro é; se já sabia da sua (dele) burrice, mais burro ainda. Resumindo, votar nele foi um ato de burrice.
Desculpe~me Paulo César mas vc. é quem está no tipo de sociedade que o elegeram e não Marrilis. Tem que considerara os investimentos dos poderosos milicianos, de grande parte dos empresários e de alguns poderosos evangélicos na campanha do Bozo. Some-se a isto o fanatismo eo ignorante discurso de antepetimo.
Isso não é um problema da Educação. Ninguém diz que a Educação do Reino Unido é ruim e lá tem gente que acha que o covid-19 é transmitido pelo 5G. Esse é um problema de instituições fracas. Bu.rros sempre existiram, mas suas vozes eram encobertas pelas vozes de cientistas, intelectuais e professores. De repente, passaram a acreditar que o terraplanismo que circula no Whatsapp é mais confiável que uma análise qualificada.
Bem lembrado. Nos EUA, 38% da população achava que o coronavÃrus estava relacionado à cerveja mexicana.
Existe um clima litigioso entre as pessoas que pensam diferente em todos os espaços sociais, inclusive aqui. Portanto, sugiro que minha colunista favorita, pela sua inteligência singular, reconheça que utilizou este termo pejorativo para qualificar as pessoas incautas porque foi tomada de um momento de indignação pelos fatos que nos assolam, Entretanto, deve se conter, pois as pessoas inteligentes se diferem pelo equilÃbrio.
oi Zé Lima, obrigado pelos seu comentário ao meu comentário ! Vc me fez ver que fui excessivamente civilizado neste ambiente de internet. Valeu !
beto, deixa de afetação menina, qual outro termo deve ser usado para esse tipo de gente fe baixo nivel cognitivo e moral ? qual qual qual ? beto afetado. menina a colunista está explicando que nao tem mais saco de ser polida com essa gente
Excelente comentário.
Ótimo texto!
Mariliz Pereira Jorge, estou aguardando os articulistas e colunistas inteligentes deste jornal que posaram de "isentos" e "não ideológicos" em 2018, fazerem sua mea culpa pela eleição desse sujeito! A posição de cada um de vocês em 2018 pode ser chamada de que?
Mariliz, perfeita como sempre. De novo, é gratificante achar pelo menos uma mente brilhante neste paÃs. Só não vou desejar mais sucesso a vc porque seria pleonasmo vicioso...
a revolução dos bu.rros, invasão bárbara. falta de polÃticas educativas, falta de escolas de qualidade, falta de cultura. Brasil mostra sua cara.
Ao falar das burrices alheias, a colunista inculca que não se atinge por elas. O tempo dirá. A colunista parece ser saudosista de governos anteriores. Poderia, por favor, citar algum governante que lhe tenha deixado saudades?
Múuuuuuu
Pra mim o Lula, no primeiro mandato.
Este comentário comprova a matéria.
mas que pergunta... vamos olhar pra frente?
O engraçado é que, como a autora, também tive mil pudores para descrever tal personagem e seus fanáticos seguidores - até porque tento não me igualar à baixeza deles! Contudo, a realidade dos acontecimentos se impõe e não nos deixa uma alternativa melhor do que esse qualificativo.
De burro ele não tem nada. Tanto que foi eleito e governa o Brasil, suporta todo tipo de crÃtica e dá uma canseira em seus adversários. Tem mais: não cassou direitos civis, como tem feito governadores e prefeitos a pretexto de salvar a população da ameaça do Covid-19. Seu ministério tem feito o possÃvel nesse momento de crise e tem se saÃdo muito bem. Além disso, em tempo de crise se espera união e apoio aos governantes e não epitetos depreciativos sob a aparência de jornalismo crÃtico.
Obrigado, Orlando, em comprovar que a autora TEM RAZÃO.
Mais um comentario que comprava a materia.
Orlando ou saia da caverna ou desobstrua seus ouvidos e olhos. Se continuar assim é surdo e cego. Se não for nada disso foi contemplado pelo artigo genial, real e que nos envergonha.
Mariliz, maravilhoso seu artigo. Precisamos dar nome ao que acontece no Brasil hoje. Voto na esquerda, sempre. Mas fica evidente que os governos de esquerda não investiram em educação e ajudaram a criar essa massa de analfabetos que elegeram essa gente.
Não foram os analfabetos que votaram nessa coisa. Foi a maior parte da elite e da classe média. Ele teve o apoio dos mais ricos e dos que cursaram o ensino superior. Uma gente racista, misógina, preconceituosa, saudosista de governos militares e muito perversa. A maior parte dos analfabetos nem vota, pois o voto não é obrigatório para analfabetos.
Pessoas burras são eleitas no mundo inteiro. O caso do Brasil é sui generis. Esqueça a retórica. Fale o que as massas desejam ouvir, tenha empatia,não sinta vergonha de parecer ou até mesmo ser um palhaço (literalmente, nada impede ). Olhe pras nossas casas legislativas, siga o exemplo de quem chegou lá. Uma vaga pode ser sua.
O cidadão que honra seus compromissos perante o Estado tem direito de cobrar quem está no governo; não importa se ele votou nulo,branco ou se absteve. A obrigatoriedade de comparecer às urnas não pode ser confundida com uma imposição em ter que votar sempre em alguém. No Brasil, o segundo turno das eleições às vezes é uma autêntica escolha de Sofia.
Há tantos burritos no paÃs que pela constituição eles tem direito a ter seus representantes em todas as esferas da vida pública.Mas a culpa de ter eleito um teimoso, também recai sobre aqueles que foram para a praia no dia da eleição e outros que lavaram as mãos e votaram em branco e nulo.O Bolsonaro foi eleito pela maioria dos votos válidos e não pela maioria dos que estavam aptos a votarem.Ele não me representa.
Outro comentário que comprova a materia.
O problema desse tipo de tratamento é o rebaixamento do debate. Nunca fui petista, mas por defender posições progressistas e à esquerda, fui chamado de jegue nas últimas eleições. Me senti muito mal ao perceber que não podia emitir minha opinião. Acho que ignorante, ignóbil e os adjetivos cultos da lÃngua fazem com que a burrice se afaste de nós. Precisamos vencer e, para tanto, vamos manter a calma.
E quem acha que em lotérica não entra vÃrus é o que?
Que o Bolsonaro é bu.rro já demonstrou até cansar. Bur.ro é nada, mas bur.ro com iniciativa já é perigoso, e o que dizer de bu.rro com iniciativa e com poder?
O que agrava nesta criatura que está na presidência é que ele é do mal.
Este baixo nÃvel de educação se deve principalmente a destruição em larga escala do ensino público, efetuada no inÃcio dos anos 70 pelo g.ov.erno mi.lit.ar com ajuda dos U.S., o acordo MEC/USAID, esfacelou o debate nas universidades e atingiu principalmente o viés cientifico e histórico do ensino médio. O resultado é esse, depois de 300 anos continuamos com um regime de escravidão, sem nenhuma segurança para as pessoas.
Ufa! Até que, enfim, dois jornalistas de peso resumindo o problema de forma realista, sem demagogia e longe do "politicamente correto": Mariliz e Hélio Schwartsman! Sugiro mais um tema: Burrice e Canalhice . Combinação explosiva !
Retire o "burrice", em referência ao equus asinus. Não maltrate o animal identificando com esse sujeito do Palácio do Planalto, que não merece. Diga que ele tem estrume no cérebro.
Bolsonaro age com astúcia, excluÃdo do Exército, ainda tenente, foi reformado com a patente de capitão. Com a missão de defensor polÃtico dos militares golpistas de 1964, se elegeu vereador pelo Rio (RJ), posteriormente deputado federal, e se destacou ao votar a favor da cassação da Dilma, com elogios a militar torturador, como é do conhecimento público! Foi à Presidência, com a prisão do Lula e suas consequências, salve melhor juÃzo!
Ué?! Há aqueles que demoram por demais a perceber o que está posto à luz do dia. Os alto-falantes da classe média mais asquerosa do mundo parece que preferiram não ver. DestruÃram a polÃtica e o debate por causa de caprichos diminutos.
Estamos esperando as imaculadas e os imaculados descerem dos seus saltos altos e "reconhecerem seus erros" como sempre exigiram dos petistas. Dá para confiar nesses moralistas que agora posam de esclarecidos, os mesmos que se empenharam a empurrar-nos para o abismo?
Concordo: 1) há vÃrus da burrice: atualmente se demoniza quem conquista emprego por concurso e/ou cria carreira por esforço e estudo; 2) valoriza-se mais os ditos *iluminados* do que o conhecimento de pesquisas que libertam a todos (todos); 3) vota-se em candidatos considerados mitos que tem ódio à democracia, baseando-se só em opiniões; 4) desvalorizam-se livros e estudos sérios. Ler: Andrew Heen. O culto do amadorismo. Lisboa: Guerra-Paz, 2008
Na mosca! Outro dia postei um comentário em que dizia que subestimávamos a quantidade de idi.otas que temos neste paÃs. Agora vejo que essa impressão não é apenas minha. Aliás, constatada pela última pesquisa DataFolha que encontrou 35% de pessoas que acham que o Bozo, o idi.ota mor, faz uma boa administração da pandemia. Temos futuro?
Era só tirar o pt...kkkkvotaram no Bozo e agora estão assustados...preconceito de classes...
mais um comentário que comprova a matéria.
A maioria que comenta nesse espaço votaram no Bozo,tão ruim quanto a burrice é o preconceito de classes...era só tirar o pt..kkkk
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > A burrice saiu do armário Voltar
Comente este texto