Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Entendo que nem colunista nem leitores contextualizam corretamente o ex ministro num governo que desde primeiro dia exala inexperiencia, oportunismo, inépcia e arrogância ; alem de existir um inédito gabinete do odio capitaneado por dois filhos, ‘açeçores’ e um guru no exterior que já triturou outros ministros ate generais È um caos onde nada vinga nem obedece qq logica

    Responda
  2. Paulo Roberto Schlichting

    Contra fatos há argumentos? O ex-ministro teve seus méritos, desnecessário dizê-los. Um deles pode ter sido o fato de ter balançado o temperamento presidencial e com isto deixar nítida para parte de seus apoiadores a carranca do seu algoz. Terá sido pouco?

    Responda
  3. Igor Cornelsen

    Canzian fez bom jornalismo com um artico isento mostrando os defeitos do ex-ministro da saúde. Mandetta deixou a desejar na compra de testes, deixou médicos sem proteção nos hospitais contaminados com o vírus, não conseguiu comprar ventiladores pulmonares e exagerou na mídia, apareceu demais. Sua única política foi o isolamento da população, mesmo em locais sem nenhuma contaminação, e com boa estrutura de hospitais. A maioria dos articulistas da Folha fez política e não jornalismo.

    Responda
  4. Eduardo Silva

    Convenhamos: vc tinha um chefe que só fazia atrapalhar, então você tinha que se virar nos 30, e chega um ponto que você não aguenta. Para tudo há um limite! Mas vamos ver o novo subordinado até quando aguentará....

    Responda
  5. wilson kfouri

    Ruim com o Mandetta pior sem ele...

    Responda
  6. Marcio Coutinho de Mattos

    Testagem virou panacéia . Qual o real beneficio de um teste que só é crível o resultado positivo ? Sempre creditam a número de testes o achatamento da curva na Coréia , será ? Nova York Já testou mais que eles e a curva continua subindo. São muitos dados para explicar a situação em cada caso. Um fato comum a todos que se deram mal : o isolamento social chegou tarde .

    Responda
  7. Matheus Alano

    Sóbria, e corajosa a analise feita aqui, sem romantizar o Ministro, ressaltou pontos importantes que foram se acumulando e resultando na demissão de Mandetta, este que exerceu excelente papel na pasta, reconhecidos erros.

    Responda
  8. Ednaldo Miranda de Freitas

    Na verdade, em determinados momentos o Mandetta quis puxar o saco do mico. Não deu certo. O ex ministro falou bobagem em outros momentos. Aventar sobre o fim da gratuidade do SUS é uma coisa perigosa.

    Responda
  9. HERCULES EDUARDO DUTRA

    Não concordo com a afirmação do jornalista Canzian que houve falha por parte do ministro Mandetta na aquisição de testes e de equipamentos médicos para o controle da pandemia do coronavírus. É importante ressaltar que em momento algum houve da parte do presidente qualquer ajuda nesse sentido, sem falar na constante sabotagem nas divulgações da política do governo. Cabe lembrar as dificuldades encontradas por diversos países na aquisição dos referidos itens na China.

    Responda
  10. flavia battello dos santos

    Disse isso aos meus amigos. Lembro do Mandetta, em janeiro, dizendo que não iria controlar fluxo de pessoas que vinham do exterior, nem colocar em quarentena. Grande erro! Em janeiro, mesmo que não quisessem "estragar" o carnaval, já deveriam estar trabalhando a todo vapor pelos EPIs, testes, respiradores; ainda que secretamente. Fez um bom trabalho o Ministro, foi atrapalhado por Bolsonaro, mas, infelizmente, entregou-se também à fogueira das vaidades. Que o Universo nos ajude!

    Responda
  11. flavia battello dos santos

    Disse isso aos meus amigos. Lembro do Mandetta, em janeiro, dizendo que não iria controlar fluxo de pessoas que vinham do exterior, nem colocar em quarentena. Grande erro! Em janeiro, mesmo que não quisessem "estragar" o carnaval, já deveriam estar trabalhando a todo vapor pelos EPIs, testes, respiradores; ainda que secretamente. Fez um bom trabalho o Ministro, foi atrapalhado por Bolsonaro, mas, infelizmente, entregou-se também à fogueira das vaidades. Que o Universo nos ajude!

    Responda
  12. Helder Chaves

    Pelo visto, a Folha também está fazendo parte daqueles que querem desconstruir o excelente trabalho do ex- ministro Madetta. Lamentável.

    Responda
  13. MAURO TADEU FANTINI

    O que esse senhor comentarista fez de bom pelo Brasil? Qual é a formação deste senhor comentarista? Conheço o Mandetta, o melhor ministro deste governo....agora esse senhor comentarista não conheço não. Nem sei o que ele faz na vida. Deve trabalhar nestes programas de fofoca, nas tardes brasileiras. Eu creio......

    Responda
  14. João Praes

    Análise como se diz “in vitro”, o autor ignora a realidade das coisas fora do tubo de ensaio. Se mesmo agora, com tantas mortes, estava sendo difícil a equipe implementar medidas imagine se tentasse aplicá-las antes! Imagine a reação da Ambev se os blocos de carnaval fossem disciplinados, as do ministério da economia para mais gastos na saúde. Pois é, in vitro até vermífugo cura covid-19, mas no mundo real é diferente.

    Responda
  15. gilberto schoncer

    FELI Z NA TAL, MA ND ETAs e sua tch urm inha !!!

    Responda
  16. José Augusto Bernabé

    O Mandetta se tornou um Fantoche de Celebridade aos moldes atuais da Globo que manipula estrategicamente todos seus entrevistados, mais um Falso Herói ou Falso Patriota. Foi incompetente sim.

    Responda
  17. JANE TADEU DA SILVA

    Ainda bem que acabou essa novela Mexicana de Egos aflorados por um presidente e um comandado, pelo menos agora poderemos ir pro assunto principal que acabar com esse vírus que pelo jeito veio pra ficar no mundo terrestre, já tivemos na história bíblica que foi a praga dos gafanhotos, será outra, portanto esta na hora de Jesus voltar de novo, as pessoas só pensam em si, ninguém mais respeita a hierarquia, o mandatário não dá crédito ao seu comandado, e ai não dá certo né.

    Responda
  18. OSMIL GARCIA

    Apesar de concordar com as críticas, ele transmitia empatia e credibilidade, o que ajudava na transmissão de informações sobre a crise que vivemos. O difícil disso tudo é que ele não foi demitido pelos seus defeitos mas sim pelo mérito de ter feito uma abordagem reforçada continuamente pela valorização da ciência em contraposição à estupidez do estrupício do seu chefe. Vamos ver como se comporta o medico carioca zona sul e de fato torcer por ele.

    Responda
  19. Quintiliano Silva

    Alguém consegue atingir toda sua capacidade tendo como chefe um genocida do tipo do bozo? Hoje reclamam que o ministério da sáude deveria ter impedido o carnaval, já imaginou qual seria a reação do coisa ruim? Ou o que ele diria se o Mandetta quisesse comprar equipamentos hospitalares em fevereiro?? Tendo como chefe um discípulo do terraplanismo, do obscurantismo, inimigo da ciência, do bom senso e da educação acho que o Mandetta merece nota 10. E agradecimentos do país inteiro.

    Responda
  20. NELSON PRADO ROCCHI

    Impossível fazer testes em 215 milhões de pessoas. Importa saber quantas pessoas numa região já estão imunizadas. E isso não é tão difícil. Basta testar uma parcela representativa da população como é feito nas pesquisas sérias eleitorais. Numa cidade como S.Paulo uns 2 mil testes estatisticamente bem distribuídos poderia ser extrapolado para toda a população. Ainda hoje não sabemos a % de pobres e favelados já imunizados.

    Responda
    1. ULRICH LINGNER

      Já foi feito no RS - testaram mais de 4.000 - só 0,05% estavam com covid-19 ou imunizados, ou seja, 2.

    2. Ernesto Herbert Levy Levy

      Teste não para fazer estatística, mas para isolar os doentes são milhares de testes todos os dias.

    3. Fatima Marinho

      Desculpe mas 2 mil testes não são suficientes. Estudo de soro prevalência não é o mesmo que pesquisa de opinião.

  21. MAURICIO HIDALGO LOPES DE OLIVEIRA

    Críticas covardes, típica de jornalista que se supõe sumidade , professor sabe-tudo, e se porta como engenheiro de feita. Sabe de todos os defeitos, mas sempre depois.

    Responda
  22. MAURICIO HIDALGO LOPES DE OLIVEIRA

    Críticas covardes, típica de jornalista que se supõe sumidade , professor sabe-tudo, e se porta como engenheiro de feita. Sabe de todos os defeitos, mas sempre depois.

    Responda
  23. PAULO ROBERTO MACARIO

    Com todo respeito aos leitores mas só leio comentários imparciais. Não vejo ninguem tocando na ferida com isenção politica. Desde o inicio desse virus na China alguns meios de comunicação vem alertando que a propagação seria maciça e danosa. Onde estava nosso ministro tão elogiado pela FSP, Globo, colunistas do UOL, blogueiros, etc. no carnaval???? Por que desde então não fiscalizou aeroportos, portos? Palmas ao Datena que previu a pandemia antes do carnaval. E o ministro fazendo o que?????????

    Responda
  24. Luis Eduardo de Jesus Pereira

    Engenheiro de obra pronta!

    Responda
  25. Cassio Bustamante de Lima

    É meu caro Canzian, criticar num cenário deste é fácil, o difícil é realizar, ainda mais com sua excelência desconstruindo o ex-Ministro a todo o momento. A carência de material atinente ao corona, seja de identificação ou de prevenção, é generalizada em todo o mundo. Sabemos que o Mandeta, como todo político, tinha lá seus vieses. Todavia, penso que gente competente e séria é material escasso em toda a Administração Pública. Se antes estava ruim com ele, imagina agora com um adesista.

    Responda
  26. Marco A Moreira

    Bom artigo. Em Janeiro e Fevereiro ainda tínhamos boa quantidade de EPIs sendo comercializado no Brasil, principalmente no comércio online- me refiro a máscaras, PFF- 2. O ministério demorou a agir.

    Responda
  27. Carlos Lima

    Papelão, hein, rapaz?! Chutando a cara do cadáver ainda na sarjeta! Precisa aprender a controlar-se.

    Responda
  28. André Silva de Oliveira

    Muito bom, Sr. Canzian! Parabéns!

    Responda
  29. Virley de Oliveira Souza

    Mas nada se compara ao estrago produzido pelo presidente. Ao perceber que seu projeto de reeleição foi para os ares se agarra ao negacionismo da gravidade da pandemia e a cloroquina como remédio eficaz para tratar a doença. Loucura e paranóia.

    Responda
  30. Ayer Campos

    Mandetta está na tv, numa longa rasgação de seda para seus servidores e colaboradores no ministério. É o mais prototípico exemplo do 'homem cordial' do professor Sérgio Buarque: a par de suas estrepolias como político esperto e safo, afasta todo prurido de protocolos e formalidades para vender sua imagem de 'gente boa' (de fato é simpático). O interessante é que as viúvas do ex, Globonews e CNN, estão transmitindo o rasga-seda como se fora de interesse público. Haja lenço...

    Responda
  31. ANTONIO ROBERTO PEREIRA PEREIRA

    O ilustre colunista está claramente fazendo o jogo do Bolsonaro. Sou leitor da Folha e do Uol e salvo engano, pelo qual pedirei desculpas, não me consta que o colunista tenha feito tempestivamente tais reparos.

    Responda
    1. JOSE GERALDO DOS SANTOS

      É um colunista dos mais fracos mesmo por aqui. Espero que leia as críticas e melhore.

    2. Maurizio Ferrante

      Certo! Porque não falou antes! Deve ser esporte do colunista, o chute ao cachorro morto

  32. Wemerson Almeida

    É bom relativizar um pouco as coisas... Lidar com uma situação dessa complexidade com um inimigo dentro de casa transformando tudo em vendaval, onde havia dias que seu foco era costura crises políticas paralelas, onde empresas tem mais moral diplomático que o executivo, talvez não seja falta de competência.

    Responda
  33. Virley de Oliveira Souza

    Realmente o Mandeta cometeu erros. Os mais graves foram a demora em disparar as compras de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde, dos testes para isolar infestados e dos ventiladores pulmonares. O país vai pagar caro por isso. Devido a estas falhas há uma grande quantidade de profissionais de saúde fora de combate, a taxa de infeção poderia estar mais baixa e, o pior, não poderemos relaxar a quarenta tão cedo,

    Responda
    1. Luis Felipe

      Mandetta alega que a compra não era possível por conta da suspensão de exortações da china.

  34. celso bittencourt

    Bananândia, País com o Padrão Tabajara de Qualidade! Miséria!

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Quem puder, que se tranque em casa. Os outros, só Deus.

  35. Luis Felipe

    O que Mandetta repetidamente diz sobre a questão da compra de testes e equipamentos é que a China e a Coreia do Sul, principais fornecedores, estavam com exportações suspensas. Por isso ele diz não ter podido comprar antes. E quando estes paises reabriram exportações começou uma disputa global por esses insumos.

    Responda
    1. Luis Felipe

      Luis, lamentavelmente apesar da extrema qualidade dos nossos cientistas e da nossa ciência, nossa indústria foi desmontada e não possuímos os reagentes químicos necessários para os testes. Não possuímos e não produzimos. Assim como respiradores e até máscaras!

    2. Luís Santiago Málaga

      não sabia, deve ser verdade. mas duvido que não houvesse o que fazer. temos instituições de ponta em farmácia e biologia molecular...

  36. Eduardo Giuliani

    Boa coluna. Pecou na gestão, na ineficiência dos dados e toda esta estratégia de testes e equipamentos que poderia encurtar a quarentena. Mérito principal é que isolou ao máxima a Inépcia e o Mau Caráter do Bozo. Troca proporciona uma melhoria na gestão da saúde, mas a razão da troca (ciúme, inveja e falta de meritocracia/sabedoria) deixa uma grande cicatriz que o Bozo vai engolir mais para frente, no impeachment.

    Responda