Opinião > Bárbaros no portão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Manoel Raimundo Alves

    Esse energúmeno precisa ser retirado, urgentemente, do poder, sob pena de levar milhares de brasileiros e brasileiras à morte.

    Responda
  2. MAURO BAPTISTA CAMILLO

    ABSTRUSA palavra difícil de entender.....(rs,rs,rs,)

    Responda
    1. Jovelino Cabrera Andrade

      Faz uma forcinha; você consegue... :-)

  3. Ricardo Knudsen

    Os governos rejeitaram fazer os testes para deter a epidemia. A Africa do Sul, país com metade da nossa renda per capita, fez 95 mil testes no 1º mês da epidemia, que começou na mesma época. No mesmo período, o estado de SP, com a mesma população, fez 14 mil testes. O Brasil inteiro, 63 mil. Na Ãfrica a razão de testes por diagnosticado foi 38, no Brasil não chega a 3. Eles tem 48 mortos e 2.600 casos. O Brasil tem 2 mil mortos e 30 mil casos. Não é questão de faltar testes, é de competência.

    Responda
  4. SILVANA MORAES

    Não existe nada que justifique termos que aguentar no comando do País tanta imbecilidade. Por que não podemos tirá-lo? O que nos obriga aguentá-lo com suas ameaças constantes

    Responda
    1. DENISE TRENTO

      Bom saber que a Folha se alinha aos veículo de informação que entendem a extrema gravidade do momento que vivemos no Brasil e a ameaça representada pelo atual senhor presidente da república. Tristeza enorme por saber que tantas vidas serão desperdiçadas, especialmente os mais vulneráveis e mais expropriados de seus direitos.

    2. LUTHERO MAYNARD

      Silvana, nunca, na História da República, o Brasil elegeu um presidente tão desqualificado como o Grande Mentecapto. Acredito que na raiz dessa eleição, além do medo do PT, está o colapso do ensino público, universal, laico e gratuito. Gerações de pessoas desinformadas, presas ao obscurantismo religioso, forneceram o caldo de cultura que permitiu a ascensão do bolsonarismo. E, agora, a solução é aguentar esse cálice venenoso até o fim.

  5. Daisy Santos

    A sociedade pagando um altíssimo preço. Como se sentem os que contribuiram para as invasões bárbaras ? Com a palavra os déspotas esclarecidos que foram coniventes com o escárnio, a misoginia, a truculência, a simpatia pela violência desse "mito" desagregador. Sequer foram capazes de dá-lhe um verniz de civilidade, de boa educação. Apostaram na brutalidade mesmo!

    Responda
    1. João Melo

      Análise perfeita, cara Daisy. E tem, entre esses fariseus, os arrependidos até a página dois, que insistem culpar oos governos e siglas partidárias anteriores pela eleição desse crime ambulante, e esquecem, por conveniência, a mesma situação retrógrada em vários cantos do mundo, como nos EUA, no Reino Unido e etc.. Azar o nosso!

    2. Claudiney de Oliveira

      Análise perfeita, irretocável! Parabéns Deysy. Continue emitindo suas opiniões interessantes e inteligentes, com maturidade de quem sabe o que está dizendo.

    3. Claudiney de Oliveira

      Análise perfeita, irretocável! Parabéns Deysy. Continue emitindo suas opiniões interessantes e inteligentes, com maturidade de quem sabe o que está dizendo.

  6. CARLOS TARDIVO

    Impressionante foi o abatimento do lorpa e o constrangimento de ambos ao apresentar o novo ministro, "médico-empresário" , sem experiência no setor público, que está arriscando "queimar" sua biografia juntando-se a este insano. A ver!

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Enquanto os xiitas da FSP destilam seu veneno demagógico aos poucos o país real vai encontrando os caminhos, primeiro para se livrar da pandemia do pânico criado pela imprensa ignorante e oportunista, e segundo para conter a epidemia real sem jogar a economia na lona. Cidades como Curitiba já se preparam para uma abertura parcial a partir de segunda-feira que é possível graças a união do bom senso com a ciência. No Século 14 os 'culpados' pela pandemia eram os judeus, hoje é a direita.

    Responda
    1. Manoel Raimundo Alves

      Com certeza, vc também acredita que a terra é plana e a roda é quadrada. Vá...!

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Cloves, voce e bur.ro ou mau caráte.r?

    3. Klemens Laschefski

      Enquanto a direita está sendo representado por pessoas como Trump e Bolsonaro ela tem culpa sim. Mandetta era um exemplo para alguém da direita que entendeu que a pandemia é uma temática que foge dos rótulos políticos. E o isolamento é até hoje o único caminho comprovado que pode amenizaras consequências em relação à saúde e a economia. Trump teve que engolir isso. Só Bolsonaro é imune à qualquer aprendizagem, assim como os seus seguidores. Estes, são culpados sim!

    4. FRANCISCO FRANCA

      Muuuuuu!

    5. Marcia Benetti

      "Pandemia do pânico"? Vamos ver a força dos joguinhos de palavras quando não houver leitos nem nos hospitais públicos nem nos privados, quando não houver ambulâncias ou sepulturas suficientes no país real.

    6. Fernando Minto

      Por que não de calas, gado. Ouviste o berrante? Cancele sua assinatura e assista o Ratinho. E não se esqueça do dízimo. O bispo poderá lhe excomungar.

    7. Hercilio Silva

      O problema não está lá em cima. Está em haver número grande de apoio à postura absurda do presidente. Enquanto houver orgulho em exibir truculência, brucutismo, ignorância e repúdio a ciência vamos continuar descendo ladeira abaixo.

  8. Tadeu Roberto Corbi

    Opor-se ao ins@no vai deixando de ser uma posição política para se tornar um ato de legítima defesa.

    Responda
  9. Klemens Laschefski

    Não entendo aqules que falamsobre a disputa entre a direita e esquerda. Eu estou apenas vendo que a esquerda esta bem calada. A direita esta brigando entre si, cada um comendo o figado do outro. Até dá esperança....

    Responda
  10. marenildes silva

    Meu Deus! a quanto tempo procurei pela expressão correta e só agora a descobri na fala do premiê japonês, só que eu replico para a imprensa. Gostaria de ver a falta de neutralidade política da imprensa e dos demais "defensores" da democracia.

    Responda
  11. eli moura

    não existe disputa entre direita ou esquerda, qual dos dois personagens é de esquerda? A disputa é por protagonismo, porque no Brasil não se precisa de dados e fatos, mas apenas de uma boa narrativa desconstrutiva do adversário e um bom método de divulgação pelos robots da mídas sociais e jornalistas de campanha ou interessados donos de mídias formais. O que a parte organizada da sociedade devia estar cobrando é um modelo de gestão desta crise que nunca foi apresentado e muito menos aplicado.

    Responda
  12. marenildes silva

    No meio a disputa entre direita e esquerda, estamos nós, pobres mortais, que não temos privilégios bancados com dinheiro público, a não ser as bolsas eleitoreiras, que minha opinião só empobrece mais ainda a nação, porque nos iludimos que o "grátis" é bom; ouço relatos que muitas pessoas não querem trabalhar, porque o salário mínimo é pouco; é realmente mínimo, mas a dignidade de quem prefere osauxílios, é pior do que o mínimo, é inexistente. Se não acordarmos seremos todos bolsistas no futuro

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Discursinho pronto de classe média contra auxílio do governo nessa hora, madame?

  13. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Genocida!

    Responda
  14. marenildes silva

    Não importa direita/esquerda sou Brasil; Sou do lado das boas idéias/debates, sejam de que vertente forem, mas a impressão nítida que tenho, é que o legislativo e o judiciário querem derrubar o presidente, e não é por questões positivas não, é meramente para continuarem saqueando o país. Com quase todos os problemas do Bolsonaro, com exceção do suposto vínculo com milicianos, ainda o acho menos pior que os demais poderes. Tudo agora é judicializado no país. E as despesas que querem criar?

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Hipócrita.

    2. Marcelo Guimarães Freitas

      Não és Brasil coisa nenhuma. É gado mesmo!!!

  15. José Eduardo Campos

    Interrompeu-se o cuidado com as palavras, sem receio, parece-me, dos rompantes do presidente contra a imprensa. As críticas contundentes que se lê, espera-se sejam seguidas pelos demais meios de comunicação. Apenas não defendo impeachment, prefiro a tese do isolamento ou emparedamento, como têm ocorrido no STF, Congresso ou mesmo no MPF. Talvez, assim, o atual titular do MS lidere o país contra a COVID-19, com liberdade e em sintonia com governadores, prefeitos e o resto do mundo.

    Responda
  16. Paulo Roberto Schlichting

    Passados os efeitos da pandemia, as lideranças do congresso devem concentrar energias para responsabilizar e defenestrar o mandatário genocida.

    Responda
  17. Leticia Ferreira

    Editorial lúcido,corajoso e inteligente. Chegamos a um momento tão dramático que lucidez,coragem e inteligência passam a ser virtudes em extinção frente ao desvairio e a loucura personificadas nesse presidente. Sim, a ele deve ser debitada cada morte, cada brasileiro em desespero e o abismo no qual estamos caindo. Impeachment já, pois já não suportamos mais. Impeachment já, pois somos muitos os que abriram os olhos e viram a realidade se impor frente a mentira. Impeachment já!

    Responda
    1. Arnaldo Flores

      Letícia, eu iria escrever um comentário, mas, após ler o seu, minha intenção tornou-se desnecessária. Espero que as instituições desse país tenham a mesma lucidez e coragem desse editorial e coloquem esse maluco no seu devido lugar. Ou seja, em qualquer lugar menos na presidência da república.

  18. Jose Carlos

    Em editorial, a fsp bate em um moribundo, em delírio, olhos arregalados, buscando deseperadamente o oxigênio que lhe falta. Em outros, recentes, ainda alinha-se a uma farsa, agora catatonica e delirante, agarrado a algo que entende pouco e não estuda faz meio século. Os editorialistas talvez não sejam os mesmos, mas o jornal aposta na camisa de força p/passar insaciáveis e intermináveis reformas que prolongam a agonia. Vale manter colunistas que forjam dados e mentem p/o congresso e p/ o povo!

    Responda
  19. José Valter Cipolla Aristides

    Ele é um fraco! Só os fracos de caráter costumam atacar os mais vulneráveis e bajular os que tem algum poder.

    Responda
  20. Ricardo Knudsen

    É desonesta a análise do jornal, q não admite q a saturação dos hospitais e UTI q se avizinha foi causada pela estratégia errada ea inação de Mandetta e Uip, então respaldados por seus chefes Bolsonaro e Dória. A saturação ocorrerá inclusive furando as previsões das autoridades sanitárias, pois as projeções estão completamente furadas, devido à falta de testagem. Um dos núcleos de inteligência previa no máximo 40 mil casos em mais 1 semana. Teremos perto do triplo.

    Responda
    1. Jesse G

      E numa hora destas, para quê servem os canais de informação à disposição do funcionário público aposentado, ministro (?) augusto heleno?

  21. José Valter Cipolla Aristides

    Concordo totalmente com o leitor Ricardo Knudsen. No Brasil o poder público é todo largado. Herança maldita dos coro. Se em fevereiro o vírus começou a expandir, porque o governo brasileiro não correu atrás de EPI, testes, respiradores, etc? Porque é incompetente e relaxado com os problemas da nação.

    Responda
    1. Claudiney de Oliveira

      O que mais tem nesse governo são sabotadores. Um detonando o outro. Festival de puxa-tapetes. Tudo isso acontecendo, porque falta um comandante com pulso forte e com inteligência.

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Corrigindo: herança maldita dos coronéis.

  22. Ricardo Knudsen

    Não conheço o novo ministro, nem suas idéias. Mas se fizer o q é preciso, q é copiar ao máximo possível o q fez a Coréia, será melhor do que Mandetta. Este, não só buscava um genocídio, mas também mostrou toda a sua incompetência ao não preparar o país para a crise. Somos o único país q não consegue testar pacientes graves ou saber quem morreu pelo vírus. E ao contrário do discurso dos bolsonaristas, era possível ter comprado os testes com antecedência.

    Responda
  23. Jose Carlos

    Em editorial, a fsp bate em um moribundo, em delírio, olhos arregalados, buscando deseperadamente o oxigênio que lhe falta. Em outros, recentes, ainda alinha-se a uma farsa, agora catatonica e delirante, agarrado a algo que entende pouco e não estuda faz meio século. Os editorialistas talvez não sejam os mesmos, mas o jornal aposta na camisa de força p/passar insaciáveis e intermináveis reformas que prolongam a agonia. Vale manter colunistas que forjam dados e mentem p/o congresso e p/ o povo!

    Responda
  24. Ricardo Knudsen

    A unica diferença entre Bolsonaro e Mandetta era o tamanho do genocídio que planejavam. Se considerarmos mortalidade de 1%, Bolsonaro queria 2 milhões de mortos (todos com a gripezinha) e Mandetta queria só 1 milhão de mortos (50% da população contaminada, para sua imunidade de rebanho). Esperemos q o novo ministro tenha a compreensão de q é preciso testar todos os q tiveram contato com infectados, buscando isolar os transmissores assintomáticos, os grandes vetores da epidemia.

    Responda
  25. Ricardo Knudsen

    É estúpida a afirmação de que a testagem em massa é necessária, mas insuficiente. Os editorialistas não entendem q testagem em massa se relaciona com a proporção entre o número de testes e o de casos. A Coréia fez 500 mil testes, 50 para cada um dos 10 mil contaminados. Assim parou a epidemia em 3 semanas, com 230 mortos. A Itália fez 1 milhão de testes, 6 para cada dos seus 160 mil casos. Vai demorar 3 meses para controlar a epidemia e amarga 20 mil mortos. Testar é o principal.

    Responda
  26. EDSON CARLOS MOROTTI

    Bolsonaro produz ruído em tudo. É o gerador de 50% dos problemas brasileiros. O pior Presidente que este país já teve. Uma verdadeira vergonha para o povo brasileiro. Não existe comparação com nenhum Chefe de Estado anterior. Ele é o pior, a vergonha. Desde o dia 1º de janeiro de 2019 o Brasil tem um grande inimigo, ele se chama Jair Bolsonaro.

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      50%? Só? Você é um otimista Edson! Esse sujeito é uma desgraça imensurável para o Brasil! Só divide, confronta, inventa mentiras ( a última é que Dória, Maia e STF querem derrubá-lo) e não governa pois é um incapaz.

  27. Herculano JR 70

    Autoridades sanitarias no mundo ñ administram recursos, e o Covid e muito mais isso q estrategia de cura. Mas, mudou o ministro e o discurso de Bnaro se fortaleceu. insubordinação e insuportavel. Uma pequena reação a insanidade d prefeitos e governadores, muitos fazendo isolamento parando a economia sem um caso de contaminação. Uma bestialidade. Em nome da vida como se a economia ñ fosse a verdadeira vida. Deixemos a economia fazer seu efeito perverso pra Bnaro ter razão.

    Responda
  28. Fernando Dolci

    Enquanto isso, o parlamentarismo nem é cogitado. Só se fala em impeachment com entrega do país a um generaleco de república bananeira.

    Responda
  29. EDSON CARLOS MOROTTI

    Bolsonaro produz ruído em tudo. É o gerador de 50% dos problemas brasileiros. O pior Presidente que este país já teve. Uma verdadeira vergonha para o povo brasileiro. Não existe comparação com nenhum Chefe de Estado anterior. Ele é o pior, a vergonha. Desde o dia 1º de janeiro de 2019 o Brasil tem um grande inimigo, ele se chama Jair Bolsonaro.

    Responda
  30. Magali Barbosa de Abreu

    o reie sta nu ha muito tempo. A questao é quando vai ser retirado

    Responda
  31. ADONAY ANTHONY EVANS

    Bolsonaro não tem culpa. É um bem intencionado. Apenas não teve sorte na vida. Nasceu pobre. De ideias. Carente. De Tirocínio. Empatia. Foi reprovado nessa matéria. Não é que seja ignorante. Mas os livros tem muitas letras. Cometeu, é verdade, o deslize de planejar bomba na Adutora do Guandu. Mas revelou seu croquis terrorista à Veja, como prova de sinceridade e transparência. Admira o torturador Brilhante Ustra. Mas, pô até isso? Na vida todos tem de admirar alguém. Não tem quem admira Proust?

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Ahahahah! Boa.

  32. Alberto A Neto

    Não há vacina contra a estupidez. O retrovírus instalado no topo do Planalto implica reconhecer que a tempestade perfeita está apenas começando.

    Responda
  33. Roseli Santana

    Excelente editorial, cirúrgico, preciso. Agora vai a pergunta: até quando o país aguentará esse desgoverno? Mesmo com essa camisa de força institucional o poder de destruição de Bolsonaro é imenso. Quantas vidas serão sacrificadas pela total incompetência, irresponsabilidade e desvario desse inconsequente que ocupa a presidência? O vice já demonstrou não ter a grandeza necessária para assumir a presidência. O que será de nós?

    Responda
  34. wilson kfouri

    Diante da atitude catatônica do Guedes frente a epidemia o Congresso assumiu o protagonismo da Economia. O STF determinou que Bolsonaro não pode tomar atitudes genocidas e concedeu aos governadores e prefeitos o protagonismo no combate a epidemia. STF e Congresso foram obrigados à entrar no vácuo do governo,reduzindo o papel de Bolsonaro à de Rainha Louca genocida...

    Responda
  35. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O editor e sua retórica. Foi a sanha neo liberal que nos trouxe até aqui. O que não esperavam eh que viria o vírus, que junto do Bozo ameaçam inclusive os liberais. Agora doi, né?!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Roberto: mas quando tudo isso passar, os capangas do n.l. voltam a agir. O capitalismo n.l. eh imune a quase tudo, mesmo que eventualmente um banqueiro possa até morrer de corona, eles de modo geral estão sempre ganhando, até em plena pandemia.

    2. João Melo

      Caro Roberto, a pandemia colocou o neoliberalismo e a sanha do Estado mínimo no chão, apesar do esperneio do Sr. Guedes.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Roberto: nada a ver. O problema foi o encadeamento histórico.

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Posso responder? Porque agora as políticas neo-liberais não servem para nada. Antes também não serviam, veja-se o desastre do segundo governo da Dilma e todos os sucessores do golpe em 2016. Mas conseguiam enganar. Agora nem isso. E os economistas neo-liberais vão se tornar keynesianos?

    5. Roberto Gomes

      Francisco, o que a pandemia tem a ver com neoliberalismo? Por favor, explique.

  36. SERGIO BARILLARI

    Irresponsável e com perfil de um genocida pois quer demonstrar o seu poder e preservar o seu futuro político às custas das vidas de brasileiros indefesos perante a pandemia. Ameaça também a população indígena com uma política ambiental criminosa para dizer o mínimo.

    Responda
  37. Vinícius de Oliveira

    O editorial desmerece o pluralismo político, um valor a ser preservado mesmo em momentos críticos. Um consenso se formou em torno da necessidade momentânea do distanciamento social ampliado entre a maioria da população, dos congressistas, dos juízes e de membros do MP. Consenso, porém, não significa unanimidade. Nossa democracia também pertence à minoria de "bárbaros" que ficariam sem voz entre as autoridades públicas não fosse a assunção do papel contramajoritário pelo Pr. da República.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Até que escreve direitinho pra quem tem casco.

  38. Paulo Souza

    É duro ter apoiado um criminoso de toga como Moro em sua perseguição contra Lula e agora posar de democratas, não é mesmo? Todos sabiam quem é e o que representa este senhor da Milícia. São cúmplices não vítimas. Enquanto isso na Argentina....

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      E ainda defendem o Guedes...

  39. Carlos Oliveira

    Excelente o texto e os adjetivos ao ocupante do Planalto. Já critiquei muito FSP mas mantenho a assinatura porque somente a imprensa pode faxer ecoar nos ouvidos do poder a voz do povo.

    Responda
  40. Jorge silva

    O mal existe e caminha entre nós e atende pelo nome de Jair Messias Bolsonaro

    Responda
  41. Vitor Viola

    Os bárbaros já estão no sofá da sala e quem está fazendo sala é aquele que foi alçado ao poder fermentado no caldeirão da ignorância. Com seu culto à violência, à morte, nunca poderia ter chegado onde está. Ainda luta com seu séquito de almas penadas para dar vazão ao seu instinto macabro. Tem que ser extirpado logo, é sua sobrevivência ou a nossa.

    Responda
  42. Maria augusta Silveira

    Perfeito seu texto. Muito apropriado para o momento tragicômico que vivemos no dia de hoje. Coitado do nosso país com um presidente em constante delírio.

    Responda
  43. Rafael BO

    Editorial lúcido e pragmático. Parabéns.

    Responda
  44. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    Como oficial do Exército, sinto vergonha de assistir a um Presidente demonstrar inaptidão e inépcia nesse grau, e ainda alegar sua "formação militar" como justificativa para reiteradas decisões/posturas inoportunas, mal estudadas ou improvisadas. A formação militar "ensina" a decidir e agir racionalmente, ainda mais em situações de crise. Vale lembrar que Bolsonaro é Presidente, não um General ou Coronel no comando de operação militar. Para sê-lo, não deveria ter abandonado a carreira como fez!

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Muito bom seu comentário, Marcelo. Demonstra que o Exército não é formado somente por oportunistas apoiadores de um mentecapto fascista, como é o caso do Heleno, Braga, Mourão e outros serviçais do obscurantismo.

    2. Guilherme da Rosa

      Muito legal seu depoimento, obrigado.

    3. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Comentário sóbrio, franco e perspicaz.

    4. Marcelo Marcelo Souza

      NÃO abandonou, foi expulso. O que assusta é lutar Alaor um insubordinação, indisciplinado e expulso por terrorismo no quartel.

  45. Ricardo Loes

    Editorial duro porém necessário. Por esses e outros motivos assinei a folha.

    Responda
    1. Aidil Oliveira Teixeira

      Idem

  46. PAULO EDUARDO CAJAZEIRA

    Cada vez mais feliz e satisfeito de ser assinante da FSP.

    Responda
  47. Mauro Souto

    Todos sabíamos que o "mito" era despreparado p/ a função, mas ele está batendo todos os recordes de estupidez....LAMENTÃVEL!!!

    Responda
  48. Joaquim Rocha

    Quem deveria ser trocado não era o ministro. Era o presidente. Ele além de nada fazer para ajudar na pandemia, atrapalha espalhando fake news sobre a pandemia e incentivando o fim do isolamento, para que a doença mate o maior número de idosos possível. Afinal o INSS gasta muito com eles. Mas o melhor é que o novo ministro foi escolhido a dedo pelo presidente por pensar da mesma maneira que ele. Só me pergunto: por quê o dem ôn io não leva de volta seu discípulo preferido?

    Responda
  49. Leoberto Carlos Waltrick

    Será real ou é uma bolha que tomou conta do Presidente Bolsonaro. Colocar a economia acima da vida das pessoas, só pode ser um mentecapto, que destila da sua própria loucura ou é alimentado pelo o próprio ego de superpoderoso. A economia se faz com gente, e gente doente como fará girar a economia? Chegou a hora de defenestar o Comandante do ódio. Isso é peculiar de mentes insanas e atrasadas. Pior que a pandemia, é o excesso de loucura de um presidente obsessivo, aloprado e amador.

    Responda
  50. Barbara Maidel

    Ignorante, pusilânime, apalermado. Excelentes os adjetivos que a Folha vem usando em seus editoriais para se referir àquilo alçado ao Planalto. Sem firulas, sem rodeios, sem eufemismos: a verdade como ela é.

    Responda
    1. Ricardo Loes

      Nua e crua.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.