Hélio Schwartsman > Bolsonaro, a ciência e a ética Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Estranho achar que ciência esteja única e diretamente ligada a uma área especÃfica do conhecimento humano. Se os estudos da área médica não nos pode determinar que atitude assumir diante de suas descobertas sobre o vÃrus, outros, como das ciências sociais e aplicadas podem assegurar o tipo de prescrição. Ciência é diversidade de conhecimento e não uma área exata de observação,
Corrigindo:Estranho achar que ciência esteja única e diretamente ligada a uma área especÃfica do conhecimento humano. Se os estudos da área médica não nos podem determinar que atitude assumir diante de suas descobertas sobre o vÃrus, outros, como das ciências sociais e aplicadas podem assegurar o tipo de prescrição. Ciência é diversidade de conhecimento e não uma área exata de observação. Tem de ter objeto e método.
A questão agora é , " é ético jogar os velhos pra seleção natural ? "
Doria e Mandetta usam a palavra ciências para esconder o estrondoso fracasso do combate a pandemia no paÃs. Nunca procuraram saber porquê Taiwan há 180 km da China, com 23,4 milhões de habitantes, possui só 395 casos de coronavÃrus com 6 óbitos ,sem grandes abalos na economia. Só a incompetência de ambos para mim justifica.
Cara a ética faz parte da filosofia que é uma ciência, e pela lógica do seu texto, dependendo da visão, ela pode pode estar errada, então o seu texto também pode estar errado: pronto paradoxo!
A Filosofia não é ciência,pois ela se baseia em teses não em fatos cientificamente estabelecidos.
O jornalista rende-se à lógica do pensamento na situação atual.
Entre o É o o DEVE SER, a distância é intransponÃvel.
Conclusão: Tamofu! Ética e polÃtica primam pelos antagonismos.
A proposição do articulista é básica, faria sentido em tempos normais. Escapa a ele que hoje somos governados por uma horda de alucinados, que colocou um Napoleão de hospÃcio na presidência da república. E que tem como método a negação de fatos verificáveis empiricamente - a base de qualquer ciência. É uma turma para quem a terra é plana, o nazismo é de esquerda, o aquecimento global é uma conspiração financiada pelo Soros. E o COVID-19 não mata, é só uma invenção comunista.
Ciencia poderia ser traduzido como estudo, no caso do homem, de tudo. Cria modelos da natureza como um todo, , comportamento, e no caso do Covid se mistura ciencia do estudo e cura do Covid, administração e economia. Ate mesmo a etica se pretendde traduzida pelo Direito Legal, o tutelado pelo estado. O assunto e amplo. Bnaro, no caso do Covid, tem q ver a ciencia natural, mas tbem a economica e admnsitrativa. E nenhuma e preponderante, tem q ser vistas juntas. Salvar vidas ñ e arruiná-las.
Mmmm... Mais ou menos, seu Hélio. Se o problema de pesquisa for 'a cloroquina funciona?', vale sua afirmação. Caso ele seja 'qual o melhor método de administração' ou 'qual o melhor cenário para administrar qual remédio', há prescricionaridade. Sim, a decisão última sobre Qual ação tomar, ela é essencialmente ética; contudo, não dá para afirmar inequivocamente que a ciência não é prescritiva, porque pode vir a se-lo. e, neste último caso, a distância ética entre as escolhas é ainda maior.
Matéria confusa numa hora errada quando as UTIs da cidade de São Paulo estão lotadas. O confinamento horizontal deve ser mais rigoroso ainda em cidades com problemas de leitos de UTIs e respiradores.
Texto lúcido, claro e de fácil interpretação por quem saiba ler e tenha um mÃnimo de capacidade de raciocÃnio. Não tem nada de confuso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaro, a ciência e a ética Voltar
Comente este texto