Hélio Schwartsman > Dá para ignorar o presidente? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Gostaria de saber quem são aquelas pessoas que todo dia ficam esperando o presidente sair e esperar ele saltar do carro. Para mim, parece algo combinado (estão parecendo aquelas pessoas que ganham uns trocados para ficarem em redor das bancas de jogos em festas nas praças como chamariz, fazendo de conta que estão jogando.).
Penso o seguinte: naqueles cercadinhos, onde ele fala e a turba vaia a mÃdia, os jornalistas não deveriam comparecer. E não se pode esquecer que a mÃdia que deu visibilidade Nacional a ele, quando disse algo para a deputada Rosário. Rezo todas as noites para que Deus se apiede e ajude o Brasil.
entao a Neli nao entendeu patavina do que leu do Helio E se nao fosse a presença da midia no momento em que 'dizia algo' pra colega nao saberiamos que o entao deputado é misogino machista , etc Dona Neli comete cada uma neste espaço que é de lascar deveria se ater á area esportiva e louvar seu clube do'coraçao'
O presidente segue à risca a máxima de Nelson Rodrigues: Menti-vos uns aos outros, com desfaçatez e convicção. Pior do que diz o presidente é o que ele faz.
Não sei o colunista aqui, porém, obviamente a mÃdia é tendenciosa e, em geral, favorece aos poderosos da elite de um paÃs, embora também precise informar o cidadão comum mesmo que através de verdades distorcidas, ou mesmo ocultando alguma parte crucial, principalmente quando se trata de assunto sensÃvel, ainda mais se for econômico
... fica permanente nas mÃdias, o famoso falem de mim porem, por outro lado, é um importante promotor de polÃticos principalmente à queles que diz serem seus opositores; vejam quantos conseguiu serem conhecidos nacionalmente.
A questão parece estar nesses filtros por que costuma passar a informação. Não noticiar seria reconhecer a desimportância de muito do que o sujeito diz. Ainda que haja uma linha sutil entre uma coisa e outra, lembro que a imprensa não apenas noticia, mas também produz os fatos ao dar relevo a eles. Bolsonaro sabe que os jornalistas mordem as iscas (quando não as procuram). Quem sabe a resposta estaria em noticiar os fatos, mas não os fatos retóricos e falsos? Distinguir entre fatos e frases.
Congresso Nacional até quando teremos que suportar esse sujeito incompetente na Presidência da República. Por gentileza, abram o processo do afastamento e livre o Brasil desse sujeito desqualificado, despreparado, perigo para a saúde do povo, sem moral, sem ética, sem postura de Chefe de Estado, sem nada. Uma verdadeira vergonha para o povo Brasileiro. O Brasil ficará mais aliviado sem a presença dele. 50% de nossos problemas são gerados por Bolsonaro: a vergonha em pessoa.
Bolsonaro se alimenta de polêmicas , e quando não tem uma à mão, inventa, como quando alegou fraude nas eleições. Como a mÃdia dá repercussão à esta atitude, acaba fazendo o jogo dele, que é desviar a atenção de sua incompetência e inconsequência.
Óbvio ululanti, além da Caneta o Presidente tem perto de 40 mil Cargos vagos e a sua disposição e mesmo sendo "tosco" com acham alguns é muito, mas muito mais inteligente do que a Dilma que se submeteu a Orcrim do PT e levou o SUS a essa penúria atual. Salve a Alemanha!
Dilma não se submeteu, pois não fazia parte. Não limpou a barra de ninguém, deixou a LJ comer solta. O SUS foi à penúria atual com a PEC do teto dos gastos, editada por Michel Temer, após o golpe. Não se faça de bobo.
Não se trata do presidente e sim do cargo máximo do paÃs, a presidência da República, onde se toma decisões diárias sobre nossas vidas. Se o titular do cargo é um imbecil, perverso, genocida, que só fala bobagens, o problema não é da imprensa! Até porque eles tem uma comunicação própria via redes sociais e robôs para propagar as fake news do gabinete do ódio. Cabe a imprensa trazer a luz sobre essa sombra maligna que tomou conta do paÃs !
Excelente comentário MaurÃcio. Vale acrescentar uma citação histórica ¨o rei reina mas não governa¨pois, na Guanabara quem governa são os generais que o cercam.
O fato de ser inoperante, e contra a ciência, inerte, me parece ser uma pessoa sem importância para o cenário. Deveria ser excluÃdo dos comentários, análises, fotos, filmagens etc. Se quer continuar a ser do baixo clero então devemos dar corda para que se torne cada vez mais inútil.
A imprensa é de oposição, nos paÃses democráticos, é o DNA dela
Como assinante da Folha à mais de 23 anos, vejo como nÃtido a tendência da Folha contra o senhor presidente Bolsonaro. Tendência nunca vista por mim antes em relação a um presidente.
Caro amigo, então vc deve ter ficado cego nos cinco anos que a Folha apoiou a LJ e bateu no pt e na Dilma diariamente, até derrubá-la e conseguir um novo governo neo-liberal.
Leitor da Folha desde 1975 , não concordo com a linha editorial do jornal, porem quanto ao presidente esse jornal segue uma linha correta nao tem como ser diferente junto ao incapaz, genocida e miliciano.
Onde foi parar meu comentário. Autorizei a reprodução no jornal.
Estava cético quando iniciei a leitura do texto. Mas você tem um ponto no último parágrafo, Hélio. Talvez a transparência à loucura presidencial seja benéfica no final. A imprensa precisa nos lembrar todos os dias que o rei está nú!
A imprensa sempre foi conivente com Bolsonaro, mesmo com as ações mais descabidas dele. Se não fosse assim ele não seria um polÃtico de 32 anos de vida pública sem ter feito um único projeto que fosse bom para os brasileiros. Bolsonaro só é bom, aliás muito bom para a famÃlia dele. Se Bolsonaro hoje ocupa o maior cargo do executivo é pelo excelente trabalho que a imprensa fez e faz para ele.
onvenhamos... os comentários dos professores doutrinadores ''assinantes'' gratuitos são hilários! Essa gente deveria ser proibida de se aproximar de crianças e adolescentes.. São radioativos. Seu ódio ideológico contra o novo Brasil que está surgindo é melancólico. Ficaram para trás, não perceberam que o mundo mudou e o Brasil se moderniza finalmente avançando em direção ao livre mercado e à democracia liberal. Definitivamente! Nosso grande parceiro é os EUA e o mundo livre... Vamos, Brasil!
O tratamento dispensado pela imprensa aos disparates proferidos pelo presidente sempre foi o mesmo, o de "amortecimento" e de conferir razoabilidade às sandices, preconceitos e malandragens, desde quando era um candidato improvável, mas apoiado por quantidade maciça de anunciantes. E isso o elegeu e isso mantém fiel a ele a dita parcela de 30% dos votos que recebeu.
A pergunta do leitor é A pergunta que não quer calar! É muito holofote, muita propaganda. O presidente e seus aliados devem adorar.
Helio, independentemente da ignorância e agressividade de Bolsonaro, honestidade intelectual que sei que você possui, te obriga a reconhecer que a Folha está em campanha sórdida contra Bolsonaro distorcendo notÃcias, etc. Entendo ser uma luta de vida e morte porque Bolsonaro cortou todas as propagandas institucionais que era o filet mignon da Folha e Globo.
Neves, você não prestou devida atenção. E empréstimos generosos dos Bancos oficiais.
Tenho curiosidade em saber quanto (em R$) a Folha perdeu, na jogada de Bolsonaro em repassar verbas públicas pra seus aliados (Record e SBT). Já assinei o jornal impresso por vários anos e não me recordo de propaganda de governo ou de estatais no jornal. Sempre me chamou atenção a propaganda de bancos, montadoras de veÃculos e de construtoras.
Discordo frontalmente da premissa do colunista. Ora, não dá para a imprensa tratar de maneira simétrica as posições bolsonaristas e outras posições fundamentadas e razoáveis. Não se trata de apresentar vários lados de uma questão para cada um apresentar seu próprio juÃzo. Isto é uma falácia absolutamente deplorável em todos os sentidos, pois autoriza o absurdo e concede espaço simbólico para abusos. Abrir aspas não vai desresponsabilizar ninguém.
A moralmente arrogante e totalitária elite neomarxista não gosta de perder. Fizeram chacota e ataques difamatórios a Jair Bolsonaro e Donald Trump antes mesmo de suas eleições, não pelo fato de como pudessem agir perante uma impensável pandemia mas porque pensam diferente dos esquerdistas pós modernos chegados a vitimismo, hedonismo, maconha, etc. Essa elite mesquinha jamais imaginava como então seriam ignoradas, pelos eleitores. Em 2022 tem mais.
Nao precisa esperar tanto em 2020...a derrota dos apoiadores como voce será fragorosa.
Se vc soubesse o que é marxismo saberia que as elites desse paraÃso capitalista não são marxistas, e que aliás não faz sentido esse seu comentário.
Baseado em que você fala em elite neomarxista? Além do mais, o que é que isso quer dizer objetivamente? À parte isso, creio que a imprensa tem mais é que fazer chacota mesmo. Trump e Jair são chacotas ambulantes. Seus seguidores simplesmente sentem-se autorizados a distribuir estupidez por aÃ. Os medÃocres chegaram ao poder, mas continuam a ser medÃocres. MedÃocre escreve muito comentário na internet, mas continua medÃocre.
A caneta do homem é pesada! E quando ele usá-la vai dar dó de vocês pseudos progressistas de meia pataca.
A caneta dele é de dar dó, assim como seu teclado. Mas, de fato, você está certo. Ficar refém de canetadas e tecladas desse nÃvel é deprimente.
Mas agora é uma questão de vida da sociedade brasileira! Não há o que discutir.
recomento a leitura do protocolo dos sábios de Sião
‘Washington PostÂ’ diz que Bolsonaro é o Pior lÃder global a lidar com o CoronavÃrus. Em Editorial, jornal americano coloca Presidente brasileiro ao lado do Chefe de Estado da Bielo-Rússia, que recomendou Saunas e Vodca contra o VÃrus! *** O Mundo Inteiro tem um Inimigo Mortal, o Brasil tem Dois!
WP é Democrata, ou seja, a mesma esquerda nojenta que existe no Brasil, e existe lá também.
The Economist chegou a dizer que Bolsonaro foi Tão Longe que em Seu Próprio Governo é Tratado 'como aquele Parente Problemático que dá Sinais de Demência'. *** Um AntiCristo MacunaÃma! Misericórdia!
A coisa mais estapafúrdia que leio nas redes é esse tipo de comentário: "já que não dá pra chamá-lo de corrupto..." É claro que dá. Bolsonaro sempre foi um batedor de carteiras no congresso. E agora que virou presidente seus negócios adquirem mais força. Já parou pra analisar a evolução patrimonial da famÃglia Bolsonaro desde que entraram pra polÃtica? Por favor...
Um Presidente honesto e corajoso incomoda muito, mesmo. Com não podem chama-lo de corrupto, entram em estado catatônico e ficam babando e balbuciando fora bozo, fora bozo, fora bozo...
Crise administrável. Esse eh o problema. Isso eh bom pra quem? A que preço?! Qual o resultado final?! Dissimulados responderão: Para o povo sofrer menos. Outros dirão , assim consegue-se controlar o ,p.s.i,c.o,p.a,t,a . E ainda , enquanto as reformas benfazejas vão sendo implementadas. Mas eh o inverso.
O povo , oras o povo diria justo verÃssimo. Controlar?! Milhões que assim pensavam , estão hoje batendo panelas. Benfazejas!? ai os banqueiros não tem dúvida nenhuma.
Ãndico a leitura do PROTOCOLO DOS SÃBIOS DE SIÃO
Crise administrável. Esse eh o problema. Isso eh bom pra quem?! A que preço?! Qual o resultado final?! Piedosos(?!) responderão : para o povo sofrer menos. Consegue-se controlar o Bozo em sua moléstia mental descontroladkd6a. As reformas benfazejas vão sendo implementadas . Mas temo que não. O povo?! Oras o povo diria justo verÃssimo. Controlar?! Milhões que pensavam assim, já mudaram de ideia. benfazejas?os banqueiros não tem dúvida nenhuma.
Acredito que deve ser adotado com ele os princÃpios que grande parte da mÃdia mundial já adota em relação a quem invade campo de futebol e até algumas espécies de atentado, não divulgar imagens, não reproduzir suas mensagens, ainda que tenha que noticiar o fato que envolve o criminoso.
A mÃdia precisa vender, e as performances do presidente dão mais lucro do que um reality show. Se quiserem ajudar o paÃs, devem se ater apenas a divulgar seus atos oficiais.
Não dá para ignorar qualquer presidente. Dá para ignorar a imprensa? Também não dá! É o óbvio.
Muito inteligente essa sua colocação.Parabéns!Torço para que todos aqui a entendam.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Um articulista do nÃvel e brilhantismo enciclopédico de Hélio Schwartsman jamais se tornará ignorado,mas entre Bolsonaro e a imprensa em face da atual postura desta em relação a ele,será mais fácil esta se tornar insignificante para nossa democracia do que este.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
A estratégia de mostrar JB como insignificante não pode dar certo, por um motivo: ele não é insignificante. É um psicopata hiperativo que cria conflitos e diz besteiras ininterruptamente. A estratégia correta e divulgar seus frequentes erros, suas besteiras e seus crimes genocidas. Assim a população receberá um fluxo contÃnuo de imagens negativas, e reais, que continuarão minando sua popularidade. É o que acontece e o motivo pelo qual ele combate a imprensa livre.
Sobretudo pq ele tem 3 canais ao seu serviço: Record, SBT e CNN. Quando saiu em fevereiro a divulgação do pibinho de 1,1 a Record deu que cairia para 2,4...
A grande imprensa , dominada por capitalistas e banqueiros, não quer, necessariamente, a deposição, e tenta diminui-lo, para não deixá-lo se entusiasmar com Um caudilhismo. Que fique só no milicianismo, os banqueiros aceitam , o importante são as reformas , se possÃvel ultra, senão Neo liberais mesmo já eh um bom começo.
No mundo civilizado Bolsonaro não passa de uma Rainha Louca genocida. Infelizmente parte do Brasil não faz parte do mundo civilizado...
lula presidente, dilma vice so assim votaremos ser um paraiso
hj umas pessoas estavam querendo saber pq tinham virado motivos de chacotas em redes sociais, encontraram mensagens com emojis e tudo. simples, os gados petistas e bozistas ja sao minoria do povo, portanto, tem sim que se sujeitar a serem zoados.
A melhor forma de nos livrar do bozo e deixar ele fazer o que ele quer mesmo.
Só vai ser um pouco chato se nós morrermos por causa disso, né?!
Brilhante !
quanto mais falam que ele é insignificante mais importante ele fica
Perfeitamente!! Vive num hos pÃfio com chapéu de Napoleão achando que manda em alguém, mas não faz nada além de deambular e falar coisas desconexas. É um pobre semi alfabetizado com sérios problemas mentais.
Apelidos do Bolsonaro no Brasil e exterior: capitão Corona,Bozo, capitão cloroquina, Rainha Louca,Bolsonero,Jim Jones...
Problema vem do Impeachment recente onde imprensa se mostrou partidà ria e parcial perdendo credibilidade. Exemplos claros disso se deram em algumas rede de televisão, que continuam nesse mesmo caminho. Agora alguns meios tentam recuperar credibilidade, mas continuam com essa mácula recente. O mesmo se aplica ao ato do Impeschment...
A mÃdia vem cumprindo o seu verdadeiro papel, apesar do cenário polÃtico adverso. Não fosse o noticiário cotidiano com o registro não apenas estatÃstico do avanço da pandemia, estarÃamos ainda na parte mais escura da caverna, onde quer nos manter esse paranóico que ocupa a Presidência. A mÃdia aberta e independente é o real antÃdoto à s redes sociais, estimuladas pelo gabinete do ódio, que atua a partir do Palácio do Planalto.
Só ilusão. A grande mÃdia eh dominada por grandes capitalistas e banqueiros, e usam da melhor ciência e tecnologia para fazer a cabeça da burguesia moralista e conservadora. Por isso ela acredita que as reformas neo liberais a levará ao paraÃso. Tudo ilusão, a única coisa real (aponte outra se conseguir) , imutável, em todos os tempos, eh o lucro de banco.
O problema não está no "que", mas no "como". Ao simplesmente analisar o que o presidente diz com a mesma seriedade com que posições razoáveis são analisadas, a imprensa legitima seus desatinos. Na medida em que não se adota uma outra forma de abordagem da irracionalidade, fica parecendo que a questão é apenas uma disputa de narrativas simétricas. O resultado é que os bolsonaristas se sentem autorizados a escolher a narrativa que lhes agrada, mesmo que cada vez mais minoritária.
Uma coisa é certa. Está sendo didático todo esse processo, inclusive para a imprensa. Lógico que muitos ainda continuarão com suas dificuldades de compreensão, e sem dúvida o maior polo nestas dificuldades cognitivas é o presidente e seus cegos apoiadores. Mas no balanço geral, talvez (nunca é certeza) deveremos avançar um pouco nessa difÃcil caminhada. Estou convencido que o melhor papel da imprensa no momento é não ignorar o presidente, mesmo que seja repetitivo.
Às vezes é preciso botar um poste na frente desses cegos, não acha? Se a gente ficar a mercê de apoiadores cegos e de uma mÃdia que ainda não entendeu que não se deve tolerar discursos baseados em "fatos alternativos", vamos ser arrastados para o abismo como na dança da morte de "O Sétimo Selo". Temos que largar a mão desses tresloucados, parar na frente deles e gritar para eles acordarem. Acordem seus loucos. Essa é a mensagem para esses dançarinos hipnotizados.
Bem colocado, porém ao expôr fatos a imprensa deveria ser terrivelmente transparente, expondo inclusive às próprias falhas. Só assim a narrativa se torna coerente na mente do povo. Não vejo a imprensa noticiar a estratégia de manipulação da extrema direita conhecida como firehosing, onde as fakes controlam e sobrecarregam o público mostrando a vantagem da primeira versão (independente do absurdo da mensagem). Quando o diagnóstico é a manipulação, a cura é a verdade, doa a quem doer!
O problema que esta dando toda essa polemica é que ele esta brigando com dois poderosos partido do BR que tem aval da PF PSDB e DEM, vide que o chefão dela não vem a público dizer o que a pasta dele esta fazendo pra ajudar no CoronavÃrus, ele saiu da vez de ser o queridinho das mÃdias e do povo elitista, todos voaram pra novo herói o tal de Mandetta que queimou o filme por isso, e ele é do DEM, e presidente não sabe aonde ele vai cair com esses Partidos,cuidado presidente.
Acredito que uma análise mais correta seja diametralmente oposta. Esse homem é hoje Presidente da República, entre outros fatores, exatamente por ignorarmos a difusão e conexão das perigosas ideias de Bolsonaro com parcela significativa da população. O erro permanece quando naturalizamos um lunático no cargo máximo da República para fiar uma ideologia econômica. É, de fato, como diz o chavão: "não se bate palma pra maluco dançar". O baile segue. À custa das vidas de muita gente.
Como já escrevi anteriormente, acho que a imprensa e todos os demais poeres não estão sabendo atuar contra Bolsonaro. Se para todos Bolsonaro é errático, incapaz e até lunático, para grande parte da população, principalmente entre os mais ricos, ele é um herói. Basta ver, que por mais estapafúrdias que sejam suas opiniões, este grupo as abraça sem discutir. E a força deles é muito grande, composta por militares, grandes latifundiários, religiosos, empresários e pessoas reacionárias.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Dá para ignorar o presidente? Voltar
Comente este texto