Elio Gaspari > Em tempos de pandemia, Bolsonaro deveria ler 'Brás Cubas' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Bem, ele poderia pedir à babá do Palácio que lesse O Alienista.
Ah, sr. Elio Gaspari, querer que o Bozo leia alguma coisa já é difÃcil, Machado de Assis, então, seria desumano.
Esse comentário foi o melhor do dia. O Presidente tem suas limitações que não é segredo para maioria dos brasileiros e também por uma fatia maior fora do paÃs. Mas, pedir para ler Machado de Assis e a mesma coisa que dar remédio para morto: não terá efeito nenhum.
Imagino a dúvida: -Aziago, deve ser que dá azia, porque na sexta a gente come demais, talkei?
Melhor presidentes ou presidenta não lerem. FHC esqueceu o que escrevera. O pior exemplo veio, portanto, do ex-sociólogo. Sarney lia Sermões de Vieira, não aprendeu coisa alguma. Itamar só lia a Constituição, se deu bem. Lula sequer gostava de quem lia. Preferia Palocci a Celso Furtado. Dilma lia tudo, sabia nada. Ao capitão de hospÃcio, só uma piada comunista: Os bolcheviques ofereceram a maior comenda soviética a Nicolau II pelo serviço prestado à Revolução de Outubro.
Eu pensei em dar um livro a Bolsonaro, mas me desaconselharam porque ele disse que já tem um!
Bolsonaro sabe ler. Estou surpreso.
O presidente ler? Kkkkkk Nunca leu nada na vida!
Elio afiado como um Machado ou será como o Machado? Joaquim José Maria Machado de Assis, brasileiro universal, negro maravilhoso, feriado nacional para ele? Voto sim.
Ah, esse texto parece revelar no escrevinhador os primeiros sintomas do coronavirus, não? Aguardemos... Grande candidato a hidroxicloroquina. Aguardemos.
Não dá, ele é analfabeto funcional.
A manchete erra, manda o mico, digo, mito LER. Já o texto está correto, manda OBSERVAR. Logo o Quincas Borba, um livro cheio de letras e palavras e sem nenhum desenho? O Almanaque Capivarol estaria mais bem posto.
Meu querido Élio, adorei o texto, mas infelizmente aquele a quem chamamos de presidente não sabe ler...
Permita-me acrescentar Viviane, ele os filhos e a plêiade de ministros ,em especial o da Educação.Mesmo se lessem, não teriam alcance intelectual para a compreensão !
Gosto muito do senhor, mas, hoje foi sem educação, mal educado. Como ousou sugerir bolsonaro ler livro, com muitas letras? Pelo que sei, não existe "Memórias póstumas..." em figurinhas(como a gente falava na infância,e ele é 2 anos mais jovem!),isto é revista em quadrinhos. Tinha o primário, quando peguei, 3 x para começar a ler.E não conseguia!Parava sempre na mesma página .Um dia, dei um arranque e li.Amo esse livro!Depois dos 17 anos já li algumas vezes.Machado de Assis:amo de paixão.
Obrigada, Gildázio. Não sabia!Aà presentearei para meu sobrinho com 9 anos.
Neli, existe em "figurinhas" também, é da Editora Prncipis e tem apenas 80 páginas, lançado em 2019. E o melhor de tudo, é muito bom, mesmo para quem nunca leu o que tem um "montão de amontoado de muita coisa escrita". E ainda tem o filme.
O máximo que o desenvolvimento mental dele permite é Recruta zero
Duvido que tenha lido qualquer coisa, até escritos de seu grande mestre inútil, Olavo de Carvalho. O Brasil tem um inimigo, maior que o vÃrus, ele se chama Jair Bolsonaro. Um sujeito despreparado, desqualificado, um perigo para a saúde do povo brasileiro, sem moral, sem ética, sem postura, sem nada. Esse sujeito é uma vergonha ambulante para o Brasil.
O que ainda se acha presidente está mais pra Simão Bacamarte de O Alienista de Machado de Assis. Um medico louco que aprisonou todos da cidade e sómente ele ficou de fora.A similaridade é bem nosso momento.
Gaspari, agora ultrapasse todos os limites! Sugerir leitura ao Bolsonaro!?!?! É mais fácil o cavalo do Mourão tornar-se especialista em Machado de Assis.
Bolsonaro ler Machado de Assis? Kkkk
Se não ler pode ver o filme. A cena do personagem sonhando com o sucesso futuro do emplastro é ótima, antes de abrir a janela e pegar a "friagem" fatal.
Como alguém que, a partir dos 14 anos, já leu mais de vinte vezes o mito da caverna sem entender nada teria capacidade cognitiva de entender "Memórias póstumas"? Oxála, tivesse lido, entendido e seguido à risca , pelo menos a última frase: "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria".
Bolsonaro ler Machado de Assis? Kkkkk
fui censurado - Vendo as retros e o pessoal com as pás trabalhando em SP, penso que o mito e seus seguidores deveriam estar ali junto, trabalhando e preparando o seu próprio lote .
Só prá avisar Dauner: não deve existir censor na FSP como existia na época da ditadura. O que deve haver é um corretor (ou um algoritmo) que caça palavras censuráveis e por isso aparece aquele aviso fatÃdico que rejeita o comentário postado. Sugiro que você separe as devidas palavras "censuráveis", mas claro sempre dentro de protocolos eticamente aceitáveis e na linha oposta dos negacionistas e da imbecilidade dos apoiadores da morte.
Foi de um sarcasmo excruciante a sugestão de leitura de Machado de Assis para um ser tão abjeto, incapaz de ler o texto do seu próprio discurso. Duvido que ele consiga compreender algo com mais de 5 linhas.
Se, por acaso, o Jair lesse algo além de twitters e, ainda, hj acordasse com uma súbita vontade de ler a coluna do Hélio Gaspari (acredite, é muito para o QI de cavalões), mas imaginemos tudo isso, ele diria: "quem é Machado de Assis? Quem é Brás Cubas e Quincas Borba? E que emplastro é esse? Frita esses aà para não serem meus concorrentes em 2022. Quem manda aqui sou eu!"
O Brasil tem um grande inimigo, maior que o vÃrus, ele se chama Jair Bolsonaro. Um sujeito despreparado, desqualificado, um perigo para a saúde do povo brasileiro, sem moral, sem ética, sem postura, sem nada.Esta quinzena é muito importante para a contenção dos infectados e do número de mortes. O isolamento é muito importante nessa quinzena. Entretanto, Bolsonaro, faz o contrário do que deveria fazer e é recomendado. Esse sujeito é uma vergonha ambulante para o Brasil.
O interessante é que estes empresários bolsominions que fazem esta manifestação defendendo o fim da quarentena utilizam os seus automóveis, obviamente com temor de pegar o covid-19. Para eles, seus funcionários que utilizarão os transportes coletivos podem se expor a este risco. Um bando de hipócritas que pregam o fim do isolamento social mas eles mesmos não se amontoam, ficam distantes uns dos outros com medo de pegarem a "gripezinha".
A prescrição é ótima, porém a cloroquina, à moda do emplastro de Brás Cubas é um detalhe. Leitura obrigatória seria O Alienista. No conto, o Dr. Bacamarte constrói um manicômio numa pequena cidade, a que chama Casa Verde. E, ao progredir de seus estudos, vai internando um a um, todos os habitantes da cidade. Depois de internar todo mundo, Dr. Bacamarte decide que o anormal é ele. Hoje, A Casa Verde é o Brasil. Os internados todos nós. Para Bolsonaro ler, só um problema. Tem muitas letras.
Se soubesse ler!
Bolsonaro passou de miliciano psicopata à Rainha Louca genocida,ou eja,atingiu o grau máximo da maldade...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Em tempos de pandemia, Bolsonaro deveria ler 'Brás Cubas' Voltar
Comente este texto